Dicas

Qual a maior resolução e tamanho de arquivo no Photoshop

Anúncios Google

Muita gente passa anos trabalhando com o Photoshop e só usa tamanhos de arquivo comuns – por “comuns”, entenda resoluções como as de grandes papéis de paredes, ou fotografias de alta qualidade recém-tiradas da câmera e que já vêm com coisas tipo 3500 x 2500 pixels, etc. Muitos nem imaginam quais as dimensões máximas que o programa permite.

Apesar de precisar de uma supermáquina para lidar com arquivos em alguns casos, o software é bem servido quanto a isso. Digamos, por exemplo, que você quer criar um cartaz muito grande, coisa tipo 4 metros x 1,5 metro, com qualidade de impressão. Será que o Photoshop dá conta?

A resposta é sim, ele dá conta de imagens muito, muito maiores, com a ressalva que o formato de salvamento passa do tradicional .PSD para o .PSB – é só mudar na hora de salvar. Além disso, tamanhos acima de 30 mil x 30 mil pixels não são compatíveis com versões mais antigas do Photoshop.

Photoshop arquivo tamanho maximo
Um arquivo hipotético com altura e largura máximos (trezentos mil pixels) que o Photoshop permite, começaria com tamanho estimado em mais de 250 GB!

Limites

Quanto maior o arquivo em que estiver trabalhando, mais provável que você sofra com problemas como travamentos e lentidão. Por isso, se for criar ou editar aquele super-cartaz, certifique-se de ter uma máquina possante, com bastante memória RAM.

Esses são os limites em tamanhos de arquivos no Photoshop (dimensões e bytes):

  • Altura e largura: 300000 x 300000 pixels (trezentos mil), exceto para arquivos em formato PDF, limitado a 30000 x 30000 pixels e 200 x 200 polegadas
  • Tamanho de arquivos PSD: 2 GB
  • Tamanho de arquivos TIFF: 4 GB (Photoshop CS6 suporta TIFF acima de 4 GB). Nota: a maioria dos programas não aceita arquivos TIFF com tamanho maior que 2 GB.
  • Tamanho de arquivos PSB: 4 exabytes (4096 petabytes ou 4 milhões de TB!)
  • Tamanho de arquivos PDF: 10 GB (páginas limitadas a no máximo 200 polegadas)

300 mil pixels é um absurdo de grande; para criar uma imagem com 4,0 x 2,5 metros, a 150 dpi, por exemplo, seria o bastante “apenas” 23622 x 14764 pixels. Mas aquelas fotos tipo mega panoramas, que alguns sites fazem em eventos esportivos, podem chegar perto desse limite ou até passar, como esse cidadão aqui que criou um panorama com quase 385 mil pixels de largura, num arquivo de 47 GB!

Se um panorama gigante, num arquivo único de 300 mil x 30 mil pixels, nos mesmos 150 dpi, fosse impresso, teria algo como 50 metros de largura!

Photoshop formato psb documento grande
Vai trabalhar com arquivos que tenham mais de 30 mil pixels de altura ou largura? Salve-o no formato PSB

Note que os exemplos apresentados não condizem necessariamente com a prática. O caso do panorama de 300 mil pixels, por exemplo, dificilmente seria impresso, e mais dificilmente ainda usaria resolução acima de 96 dpi, a não ser que fosse desejada a visualização detalhada da imagem mesmo quando vista de perto. No caso de outdoors, que tem tamanho real de 9 x 3 metros, são criados em tamanho bem menor, porque é mais confortável para trabalhar e, como serão vistos de longe, a resolução é longe de qualidade fotográfica.

Então se for tentar algo parecido, lembre-se de salvar o arquivo no formato PSB, assim terá uma boa margem para produzir. E é mais que indicado também manter bons ajustes de memória, scratch disks, etc, como já falamos aqui.

Author

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Write A Comment

Pin