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Posições de AdSense que funcionam (pelo menos pra mim)

Anúncios Google

Este artigo tem mais de cinco anos, então use o conteúdo com sabedoria!

Abrir uma conta no AdSense e enfiar um monte de anúncios no site é fácil. Difícil é encontrar pontos quentes, onde fiquem bem visíveis e interessantes para os leitores, mas ao mesmo tempo não causando incômodo, o que os afugentaria (ou faria ativar um bloqueador, caso não o tenham). Saber que modelo de anúncio usar em certo local também ajuda a ter retorno em cliques e visualizações.

A melhor maneira de descobrir? Não tem fórmula mágica, só testando, já que cada nicho e público reage de um jeito aos anúncios. Tem muita coisa envolvida, como o layout do seu blog, cores, tamanho de fonte… Tudo pode influenciar. Mas para não ficar em cima do muro, vou sugerir as posições que mais convertem pra mim. Fiz um “Top 5” dos melhores pontos; experimente e veja se dão resultado pra você também.

Note que essas posições e tamanhos estão longe de serem padrões incontestáveis. Cada caso é um caso. Tente diferentes posições, deixe por um tempo e veja se deu melhor resultado; se não, mude. Mudar tamanho e posição dos anúncios de vez em quando é útil também pra “renovar” o visual. Sempre que mudo, o impacto momentâneo é interessante (depois volta ao habitual, a não ser que tenha escolhido um ponto ruim; neste caso, mais mudança!).

5º) 468 x 60, dentro do post

Um bloco apenas de texto inserido logo após o início do artigo, geralmente colocado após o segundo ou terceiro parágrafo, após uma breve introdução. Lembre-se de usar uma estilização (principalmente cor) parecida com os demais links da página, para não ficar muito berrante em relação ao resto.

MAS não tente disfarçá-lo como parte do conteúdo (fonte idêntica, mesmo tamanho, etc), ou pode ser punido.

Bloco de anúncio textual dentro do post
Bloco de anúncio textual dentro do post

Neste caso, não recomendo usar imagens no lugar, pois uma imagem ali bem no começo, especialmente se você já usa miniatura de post, vai ficar um pouco sobrecarregado.

4º) 336 x 280 imagem, fim do post

Uma caixa grande retangular de rich media no final do post serve como link de saída para alguns visitantes. Sendo bem visível, se o conteúdo do anúncio for interessante (relevante ao seu nicho), a chance de leitores ocasionais clicarem nele aumenta.

Banner retangular grande no final do post
Banner retangular grande no final do post

Nesta posição não uso anúncios em texto, pois mais links ali acabariam sobrecarregando a região, que já tem posts relacionados, e em alguns casos, blocos de link.

Em blogs sobre filmes, música, games e outras coisas “baixáveis”, costumam dar ainda melhor resultado, já que alguns anunciantes criam banners com frases como “Download”, “Clique aqui”, etc, o que aumenta o interesse (muitos chegam ao blog, mesmo não sendo de download, e ficam procurando um link pra isso).

3º) 728 x 90 perto do menu, início do post

O formato de banner mais largo do AdSense. A posição que funcionou melhor pra ele foi no alto do blog, mas não acima do cabeçalho como alguns usam, e sim abaixo, perto do menu de navegação.

Olhos “treinados” geralmente não dão a mínima atenção ao que se passa acima da header, ainda mais grandes banners rapidamente associados à propaganda, mas se colocado perto da navegação, não dá pra escapar de pelo menos ler o que está ali.

Banner grande perto do menu de navegação
Banner grande perto do menu de navegação

Mais uma vez, não tive bons resultados com anúncios em texto ali, preferindo ficar só com os rich media, mas ainda não estou convicto sobre os resultados. Talvez com um layout mais adequado, textos ali funcionem; faça testes e veja o que consegue.

Tenha cuidado para não colocá-lo perto demais do menu, nem usar submenus que deslizam sobre o anúncio. Se o Google achar que você está tentando causar cliques acidentais no banner, poderá ser punido. Mantenha-o a uma distância segura para evitar este tipo de clique. Se os links do menu abrem submenus, não recomendo essa posição.

2º) 468 x 15 em bloco de links, início do post

Três blocos de link logo no início do post. Pode parecer um pouco agressivo, mas dá ótimo resultado. Adotei esse formato praticamente desde o início de meu site principal, “copiando” a ideia de outro lugar (aliás, ver o que os blogs maiores fazem pode ser ótima escola, mesmo que nem todas as práticas deles funcionem 100% no seu).

Três blocos de link no início do post ou página
Três blocos de link no início do post ou página

Como já disse antes sobre links, use uma cor similar ao resto da página. Se seu blog usar a mesma fonte dos anúncios, melhor ainda. Quanto mais integrados visualmente ao resto da página, maior a chance dos anúncios receberem cliques.

1º) 336 x 280 rich media, início do post, com float

Um banner retangular grande, inserido dentro de uma div com alinhamento a esquerda (com CSS).

Leia também
O que é CSS?

Desde que o blog tenha a coluna principal (que leva o texto) larga o suficiente para isso, ter essa caixa com o texto flutuando ao seu redor a fará ter visibilidade máxima. Todos os leitores, sem exceção, verão a caixa de anúncio, já que ela estará integrada ao início do post.

Esse formato é disparado o de melhor resultado pra mim, com quase dez vezes mais cliques que o segundo melhor.

Rich Media retangular grande, com float no início do post
Rich Media retangular grande, com float no início do post

Para fazer a div com a caixa flutuar lateralmente, basta adicionar um pouco de css:

<div style="float: left">
código do anúncio
</div>

Lembrando que essas posições funcionam para meu caso, em meus projetos. Talvez em outros layouts e outros nichos, ou blogs com temáticas mais abertas, outros formatos tenham mais sucesso. Por isso é importante testar bastante até encontrar o ideal para seu caso.

Se tiverem sugestões de posições e formatos que funcionam bem, compartilhem!

Author

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

13 Comments

  1. Formato persiana seria o mais correto, que o meu eu fiz somente imagens, teria que fazer imagens e textos correto?

    • Esses drop-down são coisa do Google, Edson. É automático, tipo esse com vários menus da barra lateral, eu só colo o código do ad e ele já vem pronto.

  2. Queria saber como se faz este tipo de anúncio que você tem no inicio da sua postagem, em formato menu dropdown, estou curioso, abrigado.

  3. Agora fiquei com uma dúvida, o Google AdSense permite 3 blocos de links, 3 blocos de anúncios gráficos e 2 caixas de pesquisa por página certo? mas se eu colocar no meu blog 3 blocos de links e 3 blocos gráficos mas nesses blocos gráficos também aparecer blocos de links, então vai ter mais de 3 blocos de links, posso ter meu blog penalizado pelo Google AdSense?

    Abraços!!!

    • Não se preocupe, mesmo que apareçam links no bloco de anúncios, não conta como “bloco de links” – esses são só aquele tipo em linha, igual o que eu uso aqui no final dos posts.
      Abraço!

  4. Excelente post! Penso o mesmo a respeito de posicionamento, muita gente diz que adsense nao da dinheiro,mas insiste no posicionamento que tal blog famoso usa, sem perceber que nada tem a ver com seu layout.

    • É isso, mestre dos sites… eu mesmo faço muitos testes em cada blog, e nem tudo que funciona em um, dá certo em outro. Cada público reage de um jeito ao tamanho, posição do anúncio, etc…

    • Legal, Rosiel, acho uma boa. Não uso por questão de layout (a coluna tem que ter pelo menos 600 pixels de largura pra ficar certinho), mas vejo muita gente usando mesmo.

      Valeu!

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