Dicas

Por que no meu Photoshop não aparecem as ferramentas 3D?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Você vê um tutorial legal, que envolve algumas etapas com objetos 3D no Photoshop. Corre pra tentar fazer e aprender um pouco mais, mas quando vai procurar a tal janela de 3D, cadê? Procura em Visualizar, nas opções e nada. Pensa se é por causa do software pirata, ou se o autor do tutorial esqueceu de alguma coisa…

O problema quase sempre está em três pontos: a versão de seu Photoshop, problema na instalação, e / ou seu hardware de vídeo (ocasionalmente seu sistema operacional também pode influir). Embora o programa não chegue a ser um CAD de tanta exigência, é preciso ter uma máquina com mínimas capacidade de lidar com cálculos 3D para que a opção esteja ativa.

Caso contrário, você vai ver o famoso e inglório X vermelho, algo parecido com isso.

Marca de erro de 3D inativo no Photoshop

Se isso estiver acontecendo, você tem opções, mas algumas não muito fáceis de resolver.

Placa de vídeo, tem?

Verifique se seu Photoshop está reconhecendo sua placa /driver de vídeo, em Editar > Preferências > Desempenho. Se em “Configurações do processador gráfico” não estiver nada, verifique primeiro se seu vídeo é compatível com o Photoshop.

Segundo os fóruns de ajuda da Adobe, essa é a lista de hardwares testados e aprovados (até o Photoshop CS6):

nVidia: GeForce séries 8000, 9000, 100, 200, 300, 400, 500; Quadro 400, 600, 2000, 4000 (Mac & Windows), CX, 5000, 6000;

AMD/ATI: Radeon séries 2000, 3000, 4000, 5000, 6000, 7000; FirePro 3800, 4800, 5800, 7800, 8800, 9800, 3900, 4900, 5900, 7900;

Intel: Intel HD Graphics, Intel HD Graphics P3000, Intel HD Graphics P4000

As séries ATI X1000 e nVidia 7000 não foram testadas e portanto, não são oficialmente compatíveis com o CS6, mas algumas funções GL podem estar disponíveis com elas.

Como descubro qual é meu vídeo?

O melhor é usar um programa como o Everest (ou o Aida, ou outro similar). Em Monitor >Vídeo do Windows, você encontra tudo sobre seu hardware.

No meu caso, era um “Intel GMA 4500”, nem um pouco compatível com a lista da Adobe D=

Identificando o dispositivo de vídeo pelo Everest

Seu vídeo também não é nenhum dos citados? Isso não significa que as ferramentas não funcionarão, mas que podem rodar em hardware incompatível / não testado, portanto sujeitas a erros diversos. Ou não, dependendo do uso que você fizer.

Certifique-se de que seu vídeo é capaz pelo menos de lidar com Open GL, arquitetura essencial para gráficos e ferramentas 3D com qualidade.

Meu vídeo é Onboard

Não é um impedimento total. Eu mesmo tinha vídeo onboard em casa e usava as ferramentas 3D (exige muita paciência, suficiente só pra trabalhos menores, mas funciona). Se pretende fazer uso frequente delas, é recomendável adquirir uma boa placa offboard, de preferência uma dessas testadas pela Adobe.

Mesmo que você use o BIOS setup da sua placa-mãe e reserve bastante memória para os trabalhos de vídeo, isso pode não ser suficiente. Uma tarefa simples com 3D pode engolir mais de 1GB de RAM.

Meu vídeo não roda OpenGL

Adquira uma placa de vídeo, é o melhor a fazer.

Não vejo as opções 3D

Se você já procurou no menu principal, nas Preferências, e não acha uma guia ou janela sequer sobre 3D, o problema pode ser:

a) o sistema operacional. Segundo a Adobe, não há opções 3D no Photoshop CS6 rodando em Windows XP.

b) a versão de seu Photoshop. Só o Photoshop CS6 Extended tem ferramentas 3D, e é fácil descobrir se o seu é Extended ou não.

c) software pirata. Durante a instalação é comum dar problema. Usuários relatam que ativação errada costuma bloquear as ferramentas 3D.

Sobre a versão: no menu Ajuda, clique em Sobre o Photoshop… Se aparecer uma tela como essa aí embaixo, você não tem 3D, esqueça.

Photoshop CS6 tela Sobre

Seu Photoshop precisa ser o Extended. Como esse:

Photoshop CS6 Extended tela Sobre

Percebeu a “pequena” e crucial diferença?

Dicas adicionais

Prioridades: quando for usar 3D no Photoshop, feche qualquer outro programa que também pese no sistema, principalmente se requer muito do vídeo. Mesmo com bastante VRAM, você corre o risco do programa falhar e acabar perdendo dados.

Duas placas? se você usa mais de uma placa de vídeo, é melhor que sejam absolutamente da mesma marca e modelo, segundo recomendações da Adobe.

Open GL mínimo: se for usar OpenGL, a placa deve ter suporte ao 2.0 e Shader 3.0. Para Open CL, no mínimo 1.1.

Reset os ajustes: se você já tem o driver de vídeo atualizado, e mesmo depois de mexer em todas as configurações o 3D ainda não funciona ou acontece algum problema de vídeo, dê um Reset: reinicie o programa enquanto segura a combinação de teclas Shift + Ctrl + Alt (Shift + Option + Command no Mac). Clique sim quando surgir a caixa de confirmação.

Modo normal do OpenGL: feche todos os documentos, siga ao menu Editar > Preferências e na guia Desempenho, clique em Configurações Avançadas, retornando para o modo Básico. Se resolver, tente o modo Normal e caso apresente problemas, continue no Básico.

Níveis de Cache: verifique em Desempenho se os níveis de cache estão pelo menos em 4, já que menos pode causar erros gráficos.

Notas importantes

Embora muitos recursos funcionem com placas de vídeo de 256MB, outros como 3D precisam de mais – no mínimo 512MB, ou mais que isso para melhor rendimento. Não se surpreenda se ao tentar renderizar um objeto 3D com menos de 512MB de memória de vídeo, levar dezenas de minutos até completar a tarefa.

Além disso, todos os recursos 3D e alguns que usam Open GL NÃO FUNCIONAM NO WINDOWS XP. Considere uma atualização do seu sistema operacional se ainda não o fez. Se seu SO já é atualizado, tenha os Service Packs recentes, assim como os drivers certos.

Se tudo estiver em ordem, as ferramentas 3D vão aparecer sem ativar nenhuma “opção secreta” – estará ao lado do menu Filtro.

Ferramentas 3D em uso no Photoshop CS6
Ferramentas 3D em uso no Photoshop CS6

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Pin