Discussão

Pop-ups, Eis A Questão – Usar ou Não Usar?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

De uma ferramenta que podia ser fantástica, à vilã que arruina a vida dos visitantes. Será que ainda conseguimos limpar a barra delas ou o barco do pop-up já virou Titanic?

Antigamente elas só serviam para abrir mensagens tipo “obrigado pela visita“, “você é o visitante nº X“, “você ganhou um milhão“, mas graças à criatividade dos web designers, transformou-se numa poderosa ferramenta de divulgação e auxílio ao leitor de sites e blogs. Quem já não assinou um feed ou seguiu o perfil social de um blog através das famigeradas janelas que notificam o visitante ao chegar? Quase todo mundo.

MAS como sempre tem quem não sabe brincar, alguns começaram a abusar das tais janelas, enfiando pop-ups que aparecem quase diariamente, que não podem ser fechados se o visitante não fizer o que a janela manda, que ficam escondidas em links aparentemente normais, com longas e absurdas contagens, etc.

E o filme do pop-up foi ficando queimado.

Será que ainda vale a pena usar esse método de divulgação e lembrete, ou ele está condenado a ser eternamente chamado de “invasivo”, “chato”, “sacanagem do blogueiro”, etc?

Pop up, o terror
Pop up, o terror… ou não?

Bom Uso da Ferramenta

Nos últimos anos uma onda de bons plugins de pop-ups apareceram, alguns ficando bastante populares. Quase todo blogueiro já ouviu falar – ou até comprou – o famoso e bem-sucedido Popup Domination. Sem dúvida uma excelente forma de oferecer seu conteúdo na forma de brindes em troca da assinatura de feed.

Mais recente, com a popularização dos Lightbox (aquele sistema que dá destaque pra uma janela e escurece o fundo, muito usado em efeitos para galeria de imagens), surgiram alguns plugins pagos e grátis para promover redes sociais, e entre os melhores grátis está o Facebook Page Promoter Lightbox (para fanpages de blogs e sites).

Como eu já disse em outro artigo, o resultado que ele me deu foi excelente, mas depois de um tempo, por problemas de compatibilidade (relacionados ao Lightbox e meu tema), achei melhor desativá-lo.

Leia → Plugin Facebook Lightbox Promoter: Aumentando seu Número de Fãs

Deu resultado, mas não nego que alguns problemas vieram junto, com leitores incomodados pela presença do pop-up. Pelo que notei, a maior parte achava que a janela de alguma forma os obrigava a curtir a fanpage, o que NÃO É VERDADE.

Reclamações no Facebook sobre pop-up
Algumas das reclamações de fãs do meu outro blog quando ativei o plugin do pop-up

Tive que explicar que ninguém era obrigado a fazer o que a janela sugeria, bastava fechá-la e continuar visitando o blog normalmente. Ainda não sei o tamanho do impacto da janela quanto a uma possível perda de visitas, mas o blog continuou crescendo normalmente; foram pouquíssimas reclamações e muitos fãs novos, sugerindo que a maioria aprovou – ou ao menos não se incomodou com elas.

Por isso, não via motivo algum para sentir-me obrigado a remover o plugin, que exibia a janela uma vez por mês – não levava mais que dez segundos pra ser fechada, caso o leitor não tivesse interesse. Se a removesse por isso, estaria satisfazendo os poucos leitores que se incomodaram ou não souberam lidar com ela, e tirando da maioria a chance de ver o lembrete de curtir.

Mau Uso

Mas assim como tem gente que insiste em bater prego com alicate e cortar arame com martelo, alguns donos de sites e blogs não sabem usar as ferramentas, não configurando as janelas direito e transformando a visita num martírio. Se fechar a janela uma vez por mês não é quase nada, imagine ter que fazê-lo a cada página aberta ou todo dia! Até eu daria o fora ou mandaria uma reclamação.

Outra situação irritante é quando os pop-ups carregam informações que nada tem a ver com o blog. Lembretes de fanpage, rede social e feed acho aceitável (desde que não abusando do número de aparições), mas algumas pulam na sua frente com anúncios de sites de relacionamento, jogos online e sites de venda.

Outros chegam ao cúmulo de ter contadores que te impedem de ver a página até terminar – clicando em curtir abrevia-se a contagem – ou pior, sem contagem: ou curte, ou não visita.

Configurações do plugin Facebook Lightbox Page Promoter

Isso é o mesmo que vender o conteúdo, já que está condicionando a visita a ter curtido a fanpage, o que definitivamente não agrada ninguém.

Nem vou falar aqui de outros tipos de janela, como as que abrem de repente ao clicar num link – que, claro, não tinha nada a ver com a página ou o link. Você clica no link ingenuamente e pula uma janela enorme com propaganda. Quando isso acontece, fecho sem olhar, e aposto que a maioria faz o mesmo.

Alguns dirão que não veem diferença alguma entre o pop-up da fanpage que abre no primeiro carregamento e um desses que fazem “ataque surpresa”, mas pra mim são totalmente diferentes: enquanto um abre antes de começar a leitura, o outro se intromete de forma abrupta no meio dela. A diferença está exatamente na interrupção brusca. Na melhor das hipóteses, ela vai te roubar um visitante. Na pior, ele não volta mais ao seu blog e ainda pode falar mal dele por aí.

Então Há Esperança?

Não vejo motivo algum para não usá-las, desde que sem abuso, mas vai da cabeça do dono do blog saber o que fazer com seu projeto. Tenho visto por aí quase um “movimento anti-pop-up” e a maior parte dos blogueiros eliminou seu uso totalmente, por medo de espantar os leitores. Pessoalmente, não notei nenhuma rejeição tão anormal que tenha me feito desistir delas imediatamente.

Parte dos leitores não gostam mesmo das janelas pop-up – embora elas continuem dando excelentes resultados a quem usa. Se você está pensando em lançar mão delas, considere adicionar um aviso simpático como “essa janela só abre a cada 30 ou 60 dias, obrigado”. Talvez isso amenize a fúria dos que te acharem perverso por obrigá-los ao grande sacrifício de fechar a janelinha uma vez por mês em troca de seus preciosos conteúdos grátis.

E se usar, não esqueça de configurá-las bem. Evite que elas apareçam muito frequentemente pra não encher a paciência – defina um intervalo longo de aparições, e se possível, desative-as para quem já interagiu com ela.

E nunca, jamais, em hipótese alguma, coloque nelas coisas que não têm nada a ver com o blog. Elas devem ser um complemento, lembrete, não uma ladra de visitantes ou estorvo para o leitor.

Anúncios Google

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

2 Comments

  1. Eu tenho horror a popups. Sempre tive. Acho desrespeito obrigar o leitor do meu blog, por exemplo, a ter que ver um popup toda vez que entra no meu blog. Se ele quiser curtir algo do meu blog ele vai fazer, independente de ter ou não um popup. Acho isso desnecessário para blog. Mas acho válido para sites.

    • Essa relação autor/leitor é muito complicada mesmo. Eu já não vejo problema algum quando entro pela primeira vez num site e abre-se um pop-up, desde que ele fale algo sobre o site e não apareça toda hora.

      Por outro lado, tenho horror a email marketing, que quase todos os blogueiros fazem mas pra mim é uma forma de spam.

Write A Comment

Pin