Templates e Plugins

Plugins de Captcha: Acabe ou Diminua o Spam no WordPress e BuddyPress

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Está cansado de mensagens do tipo “viagra barato“, “participe da nova pirâmide“, e usuários que se cadastram como “jalqpoeloklmw” e outros nomes bizarros, publicando comentários e artigos cheios de link? Tem algumas ferramentas para WordPress que se mostram como solução para reduzir essa palhaçada, mas nem todos dão resultado. Infelizmente – já que incomoda os visitantes – o que ainda funciona bem é o velho e bom CAPTCHA.

Estive trabalhando numa pequena comunidade criada com WordPress e BuddyPress recentemente, e o nível de spam recebido em grupos e cadastro de usuários foi assustador. Mesmo aqui no Tutoriart eu recebia muito spam, que passava pelo Akismet, e o Captcha ajudou a reduzir muito. No BuddyPress ele fez quase um milagre, ainda que um ou outro ainda consiga passar.

Não sou adepto desses captchas numéricos, com desenhos ou outras frescurinhas. Os visitantes em geral estão mais acostumados com a tradicional mistureba de letras e números, então pra não confundir mais, vou mostrar como aplicar o reCAPTCHA em seu blog WordPress ou na página de registro de novo usuário de sua rede social com BuddyPress. O processo é similar.

reCAPTCHA no WordPress

Siga ao instalador de plugins, no menu Plugins > Adicionar Novo (está em inglês nos prints, mas é o mesmo lugar no seu blog aí em português). Na caixa de pesquisa, digite “recaptcha”. Clique em “Pesquisar plugins”.

Adicionar novo plugin

Após localizar, faça a instalação.

wp-recaptcha

Ative o plugins e siga à página de configuração, o link vai estar no alto da página, numa caixa de advertência em vermelho. Lá você vai fornecer os dados necessários para o plugins funcionar, como chave de ativação (“Fix this”).

Em “Authentication” vão as chaves. Para conseguir essas chaves, siga o link indicado em “You can get the keys here”. Será aberta uma página do Captcha; ali insira o URL do seu blog (onde vai usar o captcha). Clique em “Create Key”.

recaptcha

Copie a Public Key e cole no campo da instalação do plugin; faça o mesmo com a Private Key. Lembre-se de guardar essas chaves caso precise reinstalar o plugin depois.

O Captcha já deve funcionar, agora é só configurar.

Comment Options: “Enable for comments form” vai ativar o captcha nos comentários do blog. “Hide for Registered Users who can…” permite criar condicionais, tipo esconder o captcha só para usuários registrados, ou de acordo com outras permissões (moderadores, colaboradores, leitores, etc). Em “Presentation”, a aparência da caixa do captcha. “Tab Index” é a ordem de navegação até a caixa usando a tecla Tab (ordem de tabulação).

Registration Options: “Enable for registration form” ativa o captcha no formulário de registro no site. As outras opções são as mesmas anteriores.

General Options: ali você pode alterar o idioma do captcha. A caixa “Produce XHTML 1.0 Strict Compliant Code” faz a caixa produzir código válido com o XHTML 1.0 (para fins de validação de código, você provavelmente não vai precisar usar).

Error Messages: onde você pode criar mensagens customizadas de erro quando o usuário deixa de preencher o captcha (ignored) ou preenche incorretamente o captcha (incorrect).

O MailHide é um serviço adicional que não será abordado aqui. Essa é a aparência dos comentários antes e depois do reCaptcha.

Sem captcha
Antes do reCAPTCHA
Com recaptcha
Depois do reCAPTCHA

reCAPTCHA no BuddyPress

Para parar com o spam no registro do Buddypress, tente o plugin Buddypress reCAPTCHA. O processo de instalação é o mesmo anterior.

Nota: os dois plugins não funcionam juntos.

Para fornecer as chaves de ativação não tem um painel como no outro plugin para WordPress, tem que editar o arquivo “bp-recaptcha.php”. Logo no início, procure por esse trecho:

/* Options */
$public_key = ''; // get keys ( https://www.google.com/recaptcha/admin/create )
$private_key = '';
$theme = 'white'; // possible values: 'red', 'white', 'blackglass', 'clean' ( http://code.google.com/intl/de-DE/apis/recaptcha/docs/customization.html )
$lang = 'en'; // possibble values: 'en', 'nl', 'fr', 'de', 'pt', 'ru', 'es', 'tr' ( http://code.google.com/intl/de-DE/apis/recaptcha/docs/customization.html )
$strError = __('Please check the CAPTCHA code. It's not correct.', 'buddypress-recaptcha');

Edite-o para algo assim, veja os comentários para entender:

/* Options */
$public_key = 'PUBLICKEYAQUI'; // get keys (gere o seu em https://www.google.com/recaptcha/admin/create)
$private_key = 'PRIVATEKEYAQUI';
$theme = 'white'; // tema da caixa. Valores válidos: 'red', 'white', 'blackglass', 'clean'
$lang = 'en'; // idioma. Valores válidos: 'en', 'nl', 'fr', 'de', 'pt' (português), 'ru', 'es', 'tr'
$strError = __('Por favor, confira o código do CAPTCHA, ele está incorreto.', 'buddypress-recaptcha');

Esse é o resultado:

Registro buddypress sem captcha
Antes do reCAPTCHA
Registro buddypress com recaptcha
Depois do reCAPTCHA

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

1 Comentário

Deixe um Comentário

Pin