Templates e Plugins

Plugin para guest posts no WordPress: configuração e tradução

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Os guest posts (posts de convidados) apareceram como uma febre anos atrás, a solução mágica pra quem tinha blog e queria enriquecê-lo. Abrir espaço para textos de leitores é vantagem pra todos: seu blog cresce, o leitor ganha mais conteúdo e o autor mostra conhecimento num espaço consolidado.

Pena que – pra variar – teve gente que fez péssimo uso deles, alguns por desleixo, outros pela velha “malandragem”. Andaram publicando coisas horrorosas, mal escritas, de pobreza total e ainda por cima com links a cada parágrafo para vender infoprodutos de toda espécie, ou direcionando para páginas que não tinham nada a ver com o post.

Quem pensou que aceitar cinco posts toscos por dia não teria consequências, dançou: muito blog andou perdendo relevância perante o Google, e por consequência, tráfego. Isso não significa que a técnica seja inválida ou deva ser abandonada, basta ter controle sobre a qualidade, filtrando o que vai ser aceito. Aqui mesmo no Tutoriart tenho espaço pra quem sabe escrever sobre arte digital e design web.

Se gostaria de receber posts de convidados no seu blog e usa WordPress, uma grande ferramenta é o plugin User Submitted Posts, de Jeff Starr. Ele cria um formulário automático numa página designada por você, de onde visitantes podem enviar artigos, incluindo imagens, tags e categorias. Os artigos ficam sob revisão e só aparecem online depois da aprovação do administrador.

Veja como instalar, configurar e traduzir o plugin para o português.

user submitted posts

Instalação

Baixe o plugin no diretório oficial do WordPress, descompacte e coloque na pasta de plugins do seu tema, ou baixe direto pelo painel de instalação do seu blog, em Plugins > Adicionar Novo. Digite o nome, pesquise e instale. Não esqueça de ativá-lo.

As configurações estarão disponíveis no menu Configurações > User Submitted Posts.

configurações do plugin

Configuração

Sâo muitas e originalmente em inglês, então vou mostrá-las aqui nesse idioma. Se baixar e ativar a tradução (logo mais abaixo), fica ainda mais fácil.

Options

Guia onde escolhemos quais campos nosso formulário vai exibir.

Em “show/hide the following form fields“:

  • User Name: para o nome do autor.
  • Post URL: permite que o autor edite o URL do artigo.
  • Post Title: título.
  • Post Tags: uma ou mais tags, separadas por vírgula.
  • Post Category: categorias. Você pode escolher uma ou mais entre as existentes pra ficar disponível, impedindo que o convidado exagere e coloque várias no mesmo post, ou use categorias inadequadas.
  • Post Content: o corpo do post. Não é um editor avançado mas serve aos propósitos, ou seja: mesmo um autor que não conhece o editor do WordPress consegue criar seu artigo.
    Note que se quiser dar mais ferramentas de edição basta ativar, veja mais adiante.
  • Post Images: para anexar imagens ao artigo ou definir uma miniatura do post.
  • Challenge question (Captcha): evite spam no formulário ativando uma questão de captcha matemático simples.

Em “Choose some general form options“:

  • Form style: para escolher que tipo de marcação será usadas para criar o formulário. É recomendável deixar em HTML5.
  • Include Javascript – se marcar, o Javascript necessário será carregado de uma folha externa e não dentro do código principal do form. Deixe desativado se quiser impedir o carregamento de imagens.
  • Targeting Loading – por padrão, o script e CSS para o formulário é carregado em todas as páginas, desnecessário. Nesse campo você deve indicar o URL completo da página em que colocar o formulário, assim só ela terá o carregamento.
  • Categories – marque as caixas das categorias que vai deixar disponíveis para o autor convidado.
  • Assigned Author – decida qual será o perfil usado pelo autor convidado. Você pode, por exemplo, criar um perfil para todos os convidados e atribuir os artigos a ele.
  • Auto Publish – é recomendável sempre moderar as publicações (“always moderate”), mas se quiser publicar automaticamente, use a opção “publish imediattely”. Ou libere a publicação automática se o autor tiver um certo número de posts já aprovados (escolha o número).
  • Receive email alert – se marcar, sempre que um post for enviado, você (administrador) recebe uma notificação via e-mail.
  • Enable Rich Text – se marcar, a caixa de edição do artigo para convidados terá as ferramentas de rich text, como negrito, itálico, etc.
  • Set Uploaded Image as Featured Image – se marcar, a imagem enviada pelo campo de imagem será usada como miniatura do post, se seu tema suportar.
  • Email Address for Alerts – forneça o e-mail para onde serão enviadas notificações de novos artigos.
  • Redirect URL – forneça o endereço de uma página para onde o convidado será redirecionado após enviar o artigo. Se deixar em branco, a página será recarregada.
  • Success Message – uma mensagem para o autor que confirme o envio com sucesso do artigo.
  • Error Message – uma mensagem caso o envio do artigo falhe.
  • Custom content – para adicionar conteúdo antes do formulário. Deixe em branco para desabilitar a função.

Em “Use registered user info“:

  • Use registered username for author? – se marcar, o usuário registrado será marcado como autor do artigo. Só use se seu blog exige o registro e login de usuários.
  • Use registered URL for submitted URL? – se marcar, a URL fornecida por usuários registrados será usada no artigo.
  • Use a hidden field for submitted category? – se marcar, um campo secreto do formulário vai determinar uma categoria padrão para o artigo.
  • Category ID for hidden field – forneça o ID da categoria para o campo secreto da opção anterior. Nota: não é o nome da categoria mas seu ID. Para saber o ID de uma categoria, siga ao menu Posts > Categorias, passe o mouse sobre o link da categoria e veja no URL.

Em “Challenge question (captcha)“:

  • Challenge Question – insira nesse campo sua questão de captcha. Por exemplo: “2 + 5 = 7, verdadeiro ou falso?”
  • Challenge Response – insira a resposta da sua questão.
  • Case-sensitivity – se marcar, a resposta da sua pergunta vai diferenciar letras maiúsculas. Logo, uma resposta “Verdadeiro” não será o mesmo que “verdadeiro” ou “VERDADEIRO”.

Em “Options for image uploads“:

  • Upload Message – o texto que aparece junto ao campo de envio da imagem.
  • Minimum number of images – especifique o número mínimo de imagens que o autor convidado deve enviar com o artigo.
  • Maximum number of images – especifique o número máximo de imagens que o autor convidado deve enviar com o artigo.
  • Minimum image width – largura mínima das imagens que podem ser enviadas.
  • Minimum image height – altura mínima.
  • Maximum image width – largura máxima.
  • Maximum image height – altura máxima.

Como criar o formulário

Crie uma nova página no seu blog (menu Página > Adicionar Nova), e no corpo do texto insira o shortcode:

[user-submitted-posts]

Se quiser inserir o código direto no seu tema, o código em PHP:

<?php if (function_exists('user_submitted_posts')) user_submitted_posts(); ?>

Depois de tudo instalado, você deve ter algo parecido com isso (com a aparência do seu tema, lógico):

página de guest posts

Veja também o formulário de exemplo na página do plugin, e o nosso aqui no Tutoriart.

Tradução português

Para traduzir é preciso editar o arquivo template.po, que vem com o plugin, na pasta languages. Abra-o com um programa como o Poedit, então é só ir traduzindo cada campo disponível.

usando o poedit para traduzir

Leia também Como Traduzir Temas e Plugins Usando o Poedit e o arquivo .PO.

Ao salvar será gerado um arquivo com o mesmo nome no formato .mo. Nomeie ambos como “usp” e coloque a extensão do seu idioma. Se for português brasileiro, use “usp-pt_BR.mo” e “usp-pt_BR.po”; se for português de Portugal, fica “usp-pt_PT”. Deixe os arquivos na mesma pasta languages.

Agora o detalhe: o plugin ainda não tem compatibilidade total com traduções. Entrei em contato com o autor e ofereci uma solução, que ele se mostrou solícito em aplicar na distribuição principal. Se não puder esperar até lá, abra o arquivo user-submitted-posts.php que fica na pasta do plugin e logo no começo dele (depois de <?php)  insira o seguinte:

function uspi18n_init() {
 load_plugin_textdomain( 'usp', false, dirname( plugin_basename( __FILE__ ) ) . '/languages/' );}
add_action('plugins_loaded', 'uspi18n_init');

Aí mande pro servidor junto com os arquivos da pasta languages e tudo deve aparecer em português no seu blog.

Se acha que usar o Poedit é muito trabalhoso, vou quebrar seu galho e colocar aqui minha tradução dos arquivos; é só baixar, colocar na pasta languages do seu plugin e fazer a alteração que citei aí em cima.

Links

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

2 Comentários

Deixe um Comentário

Pin