Diversos

WordPress: como exibir caixa de “like” do Facebook em janela

Anúncios Google

Redes sociais são uma arma poderosa de aumentar as visitas em seu site ou blog. Uma das formas mais comuns de ganhar seguidores é solicitar que eles curtam a página, num botão discreto, ou na caixa que a própria rede oferece.

Porém, dependendo de quanto organizado — ou mal organizado — é o seu template, mais difícil será o visitante dar atenção à caixa. Além disso, sempre achei que ela polui um pouco o tema. Há quem prefira uma abordagem mais agressiva, com janelas que abrem no início ou durante a visita. A caixa aparece em uma janela popup, com efeito lightbox (aquele que escurece suavemente o resto da tela), ganhando atenção total do usuário. Na janela, só sua caixa oferecendo ao visitante a opção de curtir a página. Se ele não quiser, não é obrigado: basta clicar no X e fechar, continuando a navegação tranquilamente.

Para ter tal janela, uma opção é o plugin FB Page Promoter Lightbox. Siga ao painel de controle de seu blog, passe o mouse sobre Plugins, selecione Adicionar.

Adicionar novo plugin no WordPress

Em Pesquisar, digite “fb lightbox promoter”, e clique em Pesquisar Plugins.

Plugin Facebook Page Promoter Lightbox já encontrado, é só instalar

Quando obtiver o resultado, clique em Instalar. Aguarde o processo.

Instalar plugin

Já instalado, clique em Ativar.

Ative o plugin

Configurando

Bem simples. Se você visitar o seu blog já, vai notar que a caixa deve estar ativa, mas exibindo o “curtir” para a página de fãs do desenvolvedor do plugin. Não se espante, é normal.

Plugin Facebook Lightbox já ativo

Para mudar isso, no menu a esquerda da tela, procure a opção Arevico Settings, passe o mouse sobre e clique em Facebook Lightbox

Configuração do facebook lightbox

Na caixa “Facebook Page Url”, é só trocar o número pelo da sua página. Para encontrar o seu ID, é fácil: abra sua página de fãs, procure no final do endereço por um número. O do Blog Aprendiz, por exemplo, é 340742549272535.

Nota: só o número, não inclua nada que estiver a partir do ponto de interrogação.

Página de fãs no Facebook: Id é o número no fim do endereço

As caixas Show on permitem que você escolha onde a caixa vai aparecer: todas as páginas (All Content), apenas em páginas (Pages), posts, só na página inicial (HomePage), ou nas páginas de arquivos, como listas de categorias, tags, etc (Archives).

A opção “Show Once Every” permite que você controle a frequência com que a caixa será exibida. Se deixar em zero, ela aparece a cada carregamento. É totalmente agressivo; sugiro que aumente esse número para algo como 15 dias. Assim, depois que a caixa for vista, ela só reaparecerá para aquele visitante, tenha ele curtido sua página ou não, na primeira visita depois de 15 dias.

Se colocar um período muito curto, como 1, poderá irritar o visitante frequente, perdendo um leitor. Por outro lado, lembrá-lo de vez em quando que sua página no Facebook existe e ele pode curtir não custa nada. Então, escolha com sabedoria.

Em Delay, podemos causar um atraso no carregamento da caixa. Digamos que você só quer que a página apareça depois de 10 segundos em que o visitante chegou. Basta inserir 10000 na caixa (o tempo é em milissegundos).

Marcando a caixa Overlay Click, a janela é fechada a qualquer clique sobre a caixa, mesmo fora do botão X.

Show Scrollbars permite controlar se o site vai mostrar a barra de controle lateral ou não enquanto a janela do Facebook estiver ativa. Assim, você pode esconder o tamanho real da página enquanto o visitante não decidir o que fazer com a caixa de like.

Marcando a opção Submenu, a opção “Arevico Settings” fica dentro do submenu da opção Configurações, no seu painel de controle. É uma opção de controle interno apenas.

Em Performance, você decide como o site fará o carregamentos do script que gera a caixa. Minify reduz o tamanho dos códigos, mas pode causar erros; sugiro testar e ver se tudo está correndo bem. Inline faz o código ser colocado dentro do código da própria página em vez de adicionada externamente; melhora o desempenho, mas de novo, teste quando ativar e se notar problema, desative. O modo de load (carregamento) define se o código da caixa será carregado antes de todos os demais da página (Load Synchronous) ou em paralelo (Load Asynchronous). Mais explicações na página do plugin.

Depois de clicar em Save Settings, visite seu site e veja que sua página de fãs já aparece na caixa.

👍

Essa opção de Curtir em lightbox é muito eficiente. Veja a evolução de meus likes em outro blog, antes e depois do sistema.

Evolução no desempenho de uma página de fãs no Facebook antes e depois do plugin Facebook Lightbox

É isso!

Author

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

11 Comments

  1. Fala Daniel tudo bem, instalei o plugin mas na minha fanpage nao tem ID tem o dominio, é só substitiur e colar onde colaria os numeros do ID.
    abraços

  2. Amigo algum tipo de conflito esta acontecendo no meu blogger esse plugin esta sempre levado para o final da pagina e quando voce rola ela ela aumenta sem fim alguma solução ?

  3. Fantastico plugin,

    Porem eu o instalei no meu site e a pagina não carrega no Internet Explorer!
    Saaberia dizer qual é o problema?
    Obs: testei nos navegadores, Firefox, Safari e Chrome e o plugin funcionou normalmente.

    Parabens pelo Site!

  4. entrei no mundo blogosfera a pouco tempo a mais ou menos 3 meses e acompanha as postagens via agregadores de links,mais pensei em fazer um pra mim e fiz .Ja que estou a pouco tempo so sabia do blogspot
    nao do wordpress :/
    e nem sabia que a google dava mais atenção há wordpress.
    Agora o Jeito vai ser comprar mesmo.Estou montando o meu site de curiosidades e fatos estilo um agregador proprio ^^

    • Nem é que o Google “dá mais atenção” ao WordPress, é que as opções de otimização nele são mais acessíveis, com plugins que facilitam, por exemplo. Então, para um principiante mexer com isso pode ser mais simples.
      Mas tem alguns blogs ótimos em Blogger, fica ao gosto do dono mesmo.

    • Esse é sim, jeferson. Desconheço de algo parecido para Blogger, mas se alguém souber, fica o espaço aí pra comentar.

      • Queria um para o blog :/
        tem mais é pago,e gostaria de adquirir tem mum plugin da google mais se eu nao me engano é 8 dolares qualquer coisa eu nao ache na net o jeito vai ser comprar.

        • Por isso sempre recomendo usar WordPress, jeferson. A facilidade e variedade de plugins é enorme.

Write A Comment

Pin