Fotografia

Pixelstick: gadget incrível para criar Light Painting

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Light Painting é uma técnica um tanto antiga e conhecida. Usando uma câmera que permita captura de fotos em longa exposição (quando o obturador fica aberto mais tempo, permitindo que mais luz impressione o sensor), os objetos um pouco mais luminosos e em movimento acabam sendo registrados em sua trilha de movimento.

Com qualquer câmera com controle de obturador, ou até as mais simples câmeras digitais onde se possa aumentar o tempo de exposição, dá pra brincar um pouco. Vai precisar também de um tripé ou outro apoio bem firme. Aí é só colocar uma luz em movimento e ver no que dá. Tem muitos exemplos no Flickr.

Mas esse projeto americano promete levar a brincadeira a um novo nível. Desenhado pela dupla Duncan Franzier e Steve McGuigan, da BitBanger Labs, o Pixelstick é um dispositivo que lê sinais digitais de imagens criadas no Photoshop (ou outro editor) e o exibe através de uma linha de pequenos LEDs dispostos dentro de uma caixa de alumínio.

Em formato de bastão, a caixa tem 198 LEDs RGB full-color, permitindo “criar” imagens com até 198 pixels de altura e milhares de pixels de largura. Pode parecer pouco, mas é o bastante para colocar as ideias mais criativas em prática e gerar imagens sensacionais em Light Painting.

As imagens que serão exibidas ficam armazenadas num SD card, lido pela “cabeça” do aparelho. O bastão de luzes tem ainda um eixo que permite girá-lo ou mantê-lo fixo durante a fotografia. Usa 6 pilhas AA, mas já foram feitos testes com baterias recarregáveis com sucesso. Pode-se ainda controlar brilho, velocidade de disparo, flip vertical, matiz e direção.

[videott site=youtube id=M1e0rumn9r4]

Se quiser um desses, ajude a financiar o projeto via Kickstarter. Você leva um a partir de US$300,00, mas se quiser só colaborar, tem outras pequenas recompensas para valores inferiores. Claro que a graça é ter um desse pra sair por aí fazendo artes luminosas.

Pixelstick

Pixelstick

Pixelstick

Pixelstick

Pixelstick

Pixelstick air grafitti

Pixelstick

Pixelstick tamanho real x projetado
A altura máxima de 168 pixels não interfere no resultado
Pixelstick kit
Aparência do Pixelstick kit

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Deixe um Comentário

Pin