Tutoriais

Etapas de pintura digital no Photoshop: Abelha

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Acompanhe neste passo a passo, escrito pelo artista e web designer Cris Arlidge, como recriar a pintura apresentada, com o tema “Abelha”, usando o Photoshop. A evolução é mostrada em diferentes etapas, o que torna o tutorial facilmente compreensível mesmo para iniciantes na pintura digital. O resultado final, usando uma fotografia como referência, é bem realista.

Embora não seja necessário grande conhecimento prévio, um mínimo de conforto ao trabalhar e configurar a Ferramenta Pincel é desejável, assim como, se possível, a utilização de uma tablet. Qualquer versão do programa acima da 7 pode ser usada. Experiência prévia com desenho e pintura ajudam muito, mas se não tiver, tudo bem: o importante é começar!

Selecionando o pincel

Durante o tutorial, o artista usou basicamente um único pincel, variando apenas o tamanho e, claro, as cores usadas; estas são as configurações nas opções de pincel, para criá-lo:

opções do pincel
Em Outras Dinâmicas, mantenha Tremulação de Opacidade ajustada em Pressão (funciona apenas se você é usuário de uma tablet)
ponta do pincel
Em Forma da Ponta do Pincel, ajuste o Espaçamento em um valor baixo (foi usado 7%)
fluxo do pincel
Fluxo baixo, em torno de 10%

Criando o esboço

Usando uma foto como referência, desenhe o esboço básico, e determine as áreas mais importantes com um pincel pequeno. Neste ponto, concentre-se apenas nas proporções e formas. Trabalhe em quantas camadas achar necessário; usualmente não é preciso mais do que três camadas: uma para o esboço, outra para pintar, e uma de fundo.

Neste trabalho, o artista optou por usar mais uma camada, para o sombreamento, mas não se preocupe com isto agora, pois luz e sombra será um assunto tratado mais à frente.

esboço da pintura

Definindo áreas coloridas

Uma ideia interessante é preencher com cor sólida as áreas, tendo assim uma visão superficial de tons que poderão ser usados. Comece com cores mais escuras, então passe gradualmente para as mais claras. Faça isso em uma camada própria (pode nomeá-la “pintura”), mantida abaixo da camada do esboço e acima do fundo.

O desenho foi colorido todo em uma única camada, mas se você não está confiante neste método, talvez prefira fazê-lo em camadas separadas: uma para as cores sólidas, e outra para a pintura com cores de tons variados. Recomenda-se desligar a Opacidade de Tremulação nesta etapa.

pintura de cores sólidas

Adicionando sombra

Sombreamento ainda inicial, use uma camada separada para criar algumas áreas de sombra com cores sólidas. Coloque esta camada abaixo da camada da pintura feita no passo anterior, e claro, acima da camada do fundo.

Tente não usar preto ou cinza sólidos para as sombras, preferindo tons mais próximos à luminosidade da imagem que está pintando.

sombreamento com cor sólida

Mais cor

Adicione aos poucos tons de vermelho e azul em diversas partes da figura. Como explicado antes, use uma opacidade baixa no pincel enquanto trabalha; faça isso sem pressa, para obter um melhor resultado

Adicionando cores

Luz e sombra

Neste passo, o artista começa a construir as luminosidades, Usando um tom de laranja amarelado, mais saturado do que a cor original da abelha.

Criação de áreas luminosas

Mais cores

Como no passo anterior, continue pintando para melhorar as cores, mas agora adicionando mais luz às partes azuladas, mesclando-as com a parte escura. Isto é feito através da mudança da opacidade do pincel, e da escolha das cores, que são capturadas das regiões próximas com a Ferramenta Conta-Gotas (atalho: I, ou mantenha pressionada a tecla Alt enquanto usa o Pincel para ter acesso rápido ao Conta-Gotas).

As cores estão mais saturadas agora, buscando uma maior vivacidade na imagem.

adição de cor e detalhes

Adicionando detalhes

Com um pincel pequeno, foram adicionados detalhes, como os pelos no corpo da abelha. Continue pintando, adicionando mais profundidade à figura. Trabalhe com a imagem ampliada (Ctrl e +) para os detalhes, usando um pincel de 1 pixel, com pinceladas curtas.

detalhes finais

Mais luzes e algumas texturas às partes sólidas da abelha (amarelas). Use o mesmo pincel de 1 pixel para esse trabalho.

detalhes finais

Suavização de cores e sombra

Com um pincel bem largo, redondo, usando a Ferramenta Desfoque, vá suavizando a sombra da abelha (não esqueça de ativar a camada da sombra).

suavização das sombras

Resultado

pintura digital concluída

Não esqueçam de visitar o site de Chris Arlidge para ver muitos outros tutoriais e trabalhos!

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Deixe um Comentário

Pin