Tutoriais

Pintura digital no Photoshop com a Assassina de Vermelho

Acompanhe o passo a passo da arte "Assassina de Vermelho", pintura digital no Photoshop com tema oriental.
Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Pintura digital é um dos meus temas favoritos no Photoshop. Não que eu seja um grande pintor digital, mas convenhamos que é uma área interessante. Com um pouco de técnica, dá pra substituir os pincéis e tintas de verdade em quase tudo. Até texturas de papel podem ser refeitas no computador.

Para a primeira postagem aqui no Tutoriart, não poderia abordar outro assunto, com um passo a passo na criação da arte batizada de “Assassina de Vermelho“. Você poderá usar sua mesa digitalizadora para maior conforto, mas ela não é indispensável — se tiver habilidade o bastante, conseguirá resultados satisfatórios também com o velho e bom mouse.

Note que o tutorial é de nível avançado, pois não conta com explicações detalhadas sobre o uso e localização das ferramentas. Para segui-lo, você deve estar familiarizado com o Photoshop. Experiência mínima com pintura digital e uso de mesa digitalizadora também ajuda.

Nas próximas postagens vou escolher tutoriais de dificuldade moderada. Agora, que tal seguir este?

Esse foi o resultado final:

Assassina de Vermelho - Trabalho finalizado

Aqui vemos um rápido esboço da figura, sobre fundo ainda negro. Ele será preenchido com as cores mais tarde. Normalmente, o artista posiciona amostras da paleta de cores ao lado do desenho, em uma camada separada, sabendo assim que cores utilizar.

Assassina de Vermelho - Passo 1

Pintura digital no Photoshop - amostras de cores

Já com as cores definidas, comece a pintura pela cabeça. Pinte dos olhos para o resto do rosto. Após obter a silhueta básica do rosto, deixe-o um pouco de lado e siga a pintura pelo corpo, ainda de forma pouco detalhada, só espalhando cor. Detalhes serão adicionados em um estágio final. O importante agora é determinar corretamente as regiões de sombra e as cores.

Trabalhe com camadas, pois elas dão controle total sobre os objetos que estão sendo coloridos. Separe camadas para as sombras, luzes, elementos como personagens e para o fundo.

Pintura digital no Photoshop - pintura do rosto

Nesse passo, apenas a continuação na tarefa de adicionar sombras próprias e luzes à pintura. Adicione sombras negras às dobras no tecido do vestido pois isto torna a imagem mais realista. Foram adicionados também mais alguns detalhes ao rosto.

Pintura digital no Photoshop - detalhes do rosto e cabeça

Complementando, aplique as luzes e sombras em seus devidos lugares. Roupas apenas em vermelho, detalhes iniciais no cabelo e detalhes do rosto. No próximo passo, serão adicionados enfeites do vestido e cabelo.

Pintura digital no Photoshop - aplicação de luzes e sombra

Desenhe o dragão no vestido em uma camada separada, com a cor laranja; mude a mesclagem da camada para “Divisão” ou “Clarear”, ambos funcionam bem.

Em outra camada com mesclagem “Divisão” pinte as partes douradas do vestido com amarelo alaranjado. O desenho deve se encaixar nas dobras do tecido, para uma aparência mais realista. Faça do mesmo jeito para pintar a tatuagem na perna da personagem.

Pintura digital no Photoshop - desenho da tatuagem

Adicione detalhes como a espada e os prendedores de cabelo em uma camada separada, assim caso não goste deles poderá simplesmente “desligar” a visibilidade da camada. Isso serve para qualquer detalhe adicional.

Pintura digital no Photoshop - detalhes finais

O fundo e o piso são bastante simples. Use texturas de concreto, madeira e tatami (o autor as encontrou na internet, mas esqueceu de disponibilizar ou não podia), ajustando-as à parede ou ao chão.

Pintura digital no Photoshop - criação do fundo e piso

A imagem do exterior, mostrado através da janela, é apenas um círculo com pinceladas de branco. Após as primeiras pinceladas, aplique um filtro de desfoque (Blur), e então pincele mais branco, onde estarão as áreas mais profundas do campo de visão, dando ilusão de profundidade.

Corrija a posição das sombras e luzes para tornar o ambiente mais realista. Se preciso, use mais de uma camada para gerar níveis de profundidade diversos.

Pintura digital no Photoshop - finalizando o cenário

O último passo é o detalhamento da ilustração. Isso é importante pois dá “vida” à pintura. Com pincéis de espirro de tinta (ou “splatter brushes”, há vários disponíveis na internet), aplique espirros de “sangue” à parede em outra camada, com a mesclagem em “Multiply” (Multiplicar). Por fim, adicione sombras e luzes ao solo.

De novo, a pintura finalizada

Assassina de Vermelho - Trabalho finalizado

Conseguiu algo parecido? Não desista: pratique bastante, vá adquirindo técnicas e logo terá uma boa coleção de pintura digital no Photoshop.

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Deixe um Comentário

Pin