Diversos

Photoshop Portable (ou lite) é cilada, Bino

Não existe versão oficial de Photoshop portátil. Se encontrou por aí, é "não-oficial".
Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Encontrou um tal “Photoshop Portable” ou “Photoshop Lite” naquele site logo ali e pensou em baixar? Parece legal existir um Photoshop mais leve, com os mesmos recursos da versão completa. Ainda por cima pode ser carregado de um pendrive, sem instalação nem complicação. Pelo menos é o que está escrito no tal site.

Mas a esmola não está um pouco demais? Se a Adobe pudesse ter feito isso por conta própria, já o teria. E se o Portable tem os mesmos recursos do completo, qual o sentido de existir o completo? E mais: por que o site da Adobe não fala nada sobre esse precioso pacote portátil?

A resposta é simples e você já deve imaginar: não existe Photoshop portátil da Adobe. O que crackers fazem é desmontar o programa original, eliminando a necessidade de instalação, cortando tudo que podem para reduzir o tamanho. E claro, colocando alguns “extras” pra infectar sua máquina.

É assim, reduzindo ao máximo os recursos do completo, que conseguem distribuir ilegalmente o programa para caber em pendrives e até em CDs.

Vantagens e desvantagens do “Photoshop Lite” ou “Portable”?

Vantagens

Se você insiste…

  • Facilidade: a vantagem dos programas portáteis em geral é a facilidade de uso. Não exigindo instalação, basta manter os arquivos em qualquer canto e executar.
  • Preço: grátis, até porque é pirata…

Desvantagens

Muitas, vamos enumerar algumas:

  • Cópia ilegal: já sabe. Contravenção, cópia de software, etc.
  • Compactação: alguns têm arquivos descompactados só na hora do uso, geralmente são mais lentos que o Photoshop completo instalado.
  • Personalização: várias distribuições só funcionam no estado, ou seja, se quiser instalar fontes, plugins e outras melhorias, vai ficar querendo.
  • Ameaças: não existe almoço grátis. Quem crackeou esse Photoshop Portable colocou alguma surpresa em alguma etapa do processo, mesmo que não tenha notado ainda. Pode ser um vírus, malware, spyware, keylogger… O pagamento pelo trabalho de te fornecer aquele software VAI sair de algum lugar.
  • Falhas de funcionamento: é bem grande a possibilidade do programa falhar no meio das atividades, sumindo com seu trabalho ou deixando-o na mão na hora de maior necessidade.

P: “Dá pra limpar o Photoshop pirata e deixar ele sem ameaças?”
R: Dependendo de como foi feita a “contaminação”, pode ser, pra um usuário com conhecimento avançado.

P: “Tem vantagem, se eu assumir os riscos?”
R: A única vantagem seria levar o programa para máquinas sem internet, mas se for o caso, é melhor fazer a instalação do completo usando um disco.

P: “Como saber com certeza se que meu Photoshop Portable veio com vírus?”
R: SEMPRE tem alguma coisa. Ou no software, ou no site onde você achou o link, ou no site de download, etc.

P: “Você é otário mentiroso funcionário da Adobe, tenho aqui e ele veio limpo.”
R: Pra mostrar que seu antivírus é um lixo e agora você já pode estar ferrado, baixei como teste um desses Photoshops fajutos e fiz escaneamentos rápidos neles — eu disse rápidos, nem procurei com ferramentas avançadas.

O experimento:

instalador photoshop portable

Vamos baixar um tal “Photoshop Portable CC v14” num certo site de download, o primeiro resultado no Google, e ver o que acontece.

Logo de cara, uma janela popup marota nos links, levando para outro site. É baixado um “instalador” automático (esse aí ao lado), que como qualquer criança de 5 anos devia saber, é uma típica safadeza digital moderna: instalam o que você quer e mais uma porrada de lixo e ameaças junto. NUNCA use esses instaladores ou gerenciadores de download.

Aliás, era pra ser portátil e sem instalação de nada, clicou e usou. Mas logo de cara já vem um gerenciador 🤔.

Ou seja: você baixa um arquivo totalmente estranho, que ao ser executado, terá direitos de administração (veja o escudo no ícone), com permissão para instalar qualquer coisa em seu computador, alterar o registro, etc.

O Avast em minha máquina não viu nada de ameaçador no arquivo. Mas o virustotal.com pensa diferente: 19 potenciais ameaças em 52 testes feitos. A expressão “presente de grego” não me parece menos apropriada.

virus em photoshop falso

Uma análise rápida de algumas ameaças:

MalSign.Skodna.BRS: instala um software para exibir e/ou baixar conteúdo indesejado como anúncios, barras de ferramentas e outros de invasão. Essas ameaças, chamadas adwares, rastreiam o tipo de uso do computador para determinar que anúncios você deve ver. Podem também alterar o comportamento dos navegadores — lembra quando “de repente” seu navegador parou de ir ao Google e passou a exibir a página inicial do Xing-Ling Search? Então…

Atualização 2017
Pra você entender melhor o risco dos adwares: recentemente foi descoberto um adware/malware chinês denominado Fireball, em mais de 250 milhões de PCs pelo mundo. A maioria no Brasil, México e Índia. Além de mudar páginas padrão do navegador, ele podia ser configurado para “ler” a tela, roubando dados como senhas.

APPL/Downloader.Gen: cavalo de troia que afeta o Windows. Cria uma conexão entre a máquina infectada e um servidor para o download e/ou upload de dados, para obtenção de informações armazenadas em seu computador. Normalmente causa também uma sobrecarga no sistema, o que pode ser notado no gerenciador do sistema (altas cargas de uso do CPU, mesmo com todos os programas aparentemente fechados).

Trojan-Banker.Win32.Lohmys.a: trojan capaz de roubar dados bancários usados em seu computador, como senhas e nomes de login. Alguns podem também tirar prints da tela e enviar para servidores remotos.

Win32.Troj.Banker.(kcloud): depois de instalado, o trojan muda o registro do sistema para iniciar junto com o Windows sempre que o computador for ligado. Ele abre brechas que permitem o roubo de informações pessoais e financeiras.

E por aí vai… O relatório completo está aqui.

Bino…

Não existe Photoshop Portable, é um programa crackeado e em 99% das vezes, cheio de perigos para seu computador. Quer segurança? A Adobe tem vários planos mensais e anuais. Se usa o Photoshop profissionalmente, nada mais justo que pagar pela ferramenta.

Mas se nada disso o convence e vai continuar usando os piratas, ao menos use todas as ferramentas de escaneamento que tiver à mão, e mantenha seu antivírus ativo e atualizado. Nunca acredite naquele papo de “pra instalar, você precisa desativar o antivírus”. Sabe por quê?

Atualização 2017: comentários continuarão abertos, mas quem vier só ofender, nem perca tempo. O comentário será excluído.

Atualização 2018: como os comentários seguem rasos, sem o mínimo a acrescentar e se resumindo a defender de forma passional a cópia ilegal de software, vou deixar alguns links sobre o tema. Não que adiante, porque a trupe do “você é funcionário da Adobe” não dá o braço a torcer, mas enfim:

Lifewire
What is the Photoshop Portable Version
(O que a versão Portable do Photoshop)

Não existe Photoshop Portable ou Photoshop Lite publicado ou suportado pela Adobe. Se você encontrar um Photoshop Portable disponível para downlaod, é quase certamente uma versão ilegal crackeada, que potencialmente pode carregar um vírus ou outro malware.”

Adobe Forums
Photoshop CS6 portable?

Resposta de Chris Cox, funcionário da Adobe: “A única referência a um Photoshop “portable” que eu pude encontrar é uma versão pirata, carregada com malwares em sites de torrent. Fora isso, não tenho ideia do que você está falando“.

Carbon Black 
Latest Malware Uses Compiled AutoIT Script to Masquerade As Photoshop CS6 Installer

(Malware recente usa script AutoIT compilado para se mascarar como instalador do Photoshop CS6). Demonstra passo a passo como um malware permite acesso remoto a máquina infectada por um instalador aparentemente inofensivo – e 100% funcional – de um Photoshop Portable.

Malware vem em todas as formas, tamanhos e linguagens para fazer a defesa contra ataques mais difícil. Um dos jeitos mais nefastos de um malware se esconder é mascarado como instalador de um aplicativo legítimo. […] Uma amostra recente encontrada pelo time de pesquisa do Carbon Black usa um script AutoIT compilado que finge ser o instalador do Photoshop CS6 portable“.

Nem vou postar mais, quem tiver interesse é só pesquisar. Quem não tiver, siga no risco.

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Pin