Diversos

Photoshop Portable (ou lite) é cilada, Bino

Não existe versão oficial de Photoshop portátil. Se encontrou por aí, é "não-oficial".
Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Encontrou um tal “Photoshop Portable” ou “Photoshop Lite” naquele site logo ali e pensou em baixar? Parece legal existir um Photoshop mais leve, com os mesmos recursos da versão completa. Ainda por cima pode ser carregado de um pendrive, sem instalação nem complicação. Pelo menos é o que está escrito no tal site.

Mas a esmola não está um pouco demais? Se a Adobe pudesse ter feito isso por conta própria, já o teria. E se o Portable tem os mesmos recursos do completo, qual o sentido de existir o completo? E mais: por que o site da Adobe não fala nada sobre esse precioso pacote portátil?

A resposta é simples e você já deve imaginar: não existe Photoshop portátil da Adobe. O que crackers fazem é desmontar o programa original, eliminando a necessidade de instalação, cortando tudo que podem para reduzir o tamanho. E claro, colocando alguns “extras” pra infectar sua máquina.

É assim, reduzindo ao máximo os recursos do completo, que conseguem distribuir ilegalmente o programa para caber em pendrives e até em CDs.

Vantagens e desvantagens do “Photoshop Lite” ou “Portable”?

Vantagens

Se você insiste…

  • Facilidade: a vantagem dos programas portáteis em geral é a facilidade de uso. Não exigindo instalação, basta manter os arquivos em qualquer canto e executar.
  • Preço: grátis, até porque é pirata…

Desvantagens

Muitas, vamos enumerar algumas:

  • Cópia ilegal: já sabe. Contravenção, cópia de software, etc.
  • Compactação: alguns têm arquivos descompactados só na hora do uso, geralmente são mais lentos que o Photoshop completo instalado.
  • Personalização: várias distribuições só funcionam no estado, ou seja, se quiser instalar fontes, plugins e outras melhorias, vai ficar querendo.
  • Ameaças: não existe almoço grátis. Quem crackeou esse Photoshop Portable colocou alguma surpresa em alguma etapa do processo, mesmo que não tenha notado ainda. Pode ser um vírus, malware, spyware, keylogger… O pagamento pelo trabalho de te fornecer aquele software VAI sair de algum lugar.
  • Falhas de funcionamento: é bem grande a possibilidade do programa falhar no meio das atividades, sumindo com seu trabalho ou deixando-o na mão na hora de maior necessidade.

P: “Dá pra limpar o Photoshop pirata e deixar ele sem ameaças?”
R: Dependendo de como foi feita a “contaminação”, pode ser, pra um usuário com conhecimento avançado.

P: “Tem vantagem, se eu assumir os riscos?”
R: A única vantagem seria levar o programa para máquinas sem internet, mas se for o caso, é melhor fazer a instalação do completo usando um disco.

P: “Como saber com certeza se que meu Photoshop Portable veio com vírus?”
R: SEMPRE tem alguma coisa. Ou no software, ou no site onde você achou o link, ou no site de download, etc.

P: “Você é otário mentiroso funcionário da Adobe, tenho aqui e ele veio limpo.”
R: Pra mostrar que seu antivírus é um lixo e agora você já pode estar ferrado, baixei como teste um desses Photoshops fajutos e fiz escaneamentos rápidos neles — eu disse rápidos, nem procurei com ferramentas avançadas.

O experimento:

instalador photoshop portable

Vamos baixar um tal “Photoshop Portable CC v14” num certo site de download, o primeiro resultado no Google, e ver o que acontece.

Logo de cara, uma janela popup marota nos links, levando para outro site. É baixado um “instalador” automático (esse aí ao lado), que como qualquer criança de 5 anos devia saber, é uma típica safadeza digital moderna: instalam o que você quer e mais uma porrada de lixo e ameaças junto. NUNCA use esses instaladores ou gerenciadores de download.

Aliás, era pra ser portátil e sem instalação de nada, clicou e usou. Mas logo de cara já vem um gerenciador 🤔.

Ou seja: você baixa um arquivo totalmente estranho, que ao ser executado, terá direitos de administração (veja o escudo no ícone), com permissão para instalar qualquer coisa em seu computador, alterar o registro, etc.

O Avast em minha máquina não viu nada de ameaçador no arquivo. Mas o virustotal.com pensa diferente: 19 potenciais ameaças em 52 testes feitos. A expressão “presente de grego” não me parece menos apropriada.

virus em photoshop falso

Uma análise rápida de algumas ameaças:

MalSign.Skodna.BRS: instala um software para exibir e/ou baixar conteúdo indesejado como anúncios, barras de ferramentas e outros de invasão. Essas ameaças, chamadas adwares, rastreiam o tipo de uso do computador para determinar que anúncios você deve ver. Podem também alterar o comportamento dos navegadores — lembra quando “de repente” seu navegador parou de ir ao Google e passou a exibir a página inicial do Xing-Ling Search? Então…

Atualização 2017
Pra você entender melhor o risco dos adwares: recentemente foi descoberto um adware/malware chinês denominado Fireball, em mais de 250 milhões de PCs pelo mundo. A maioria no Brasil, México e Índia. Além de mudar páginas padrão do navegador, ele podia ser configurado para “ler” a tela, roubando dados como senhas.

APPL/Downloader.Gen: cavalo de troia que afeta o Windows. Cria uma conexão entre a máquina infectada e um servidor para o download e/ou upload de dados, para obtenção de informações armazenadas em seu computador. Normalmente causa também uma sobrecarga no sistema, o que pode ser notado no gerenciador do sistema (altas cargas de uso do CPU, mesmo com todos os programas aparentemente fechados).

Trojan-Banker.Win32.Lohmys.a: trojan capaz de roubar dados bancários usados em seu computador, como senhas e nomes de login. Alguns podem também tirar prints da tela e enviar para servidores remotos.

Win32.Troj.Banker.(kcloud): depois de instalado, o trojan muda o registro do sistema para iniciar junto com o Windows sempre que o computador for ligado. Ele abre brechas que permitem o roubo de informações pessoais e financeiras.

E por aí vai… O relatório completo está aqui.

Bino…

Não existe Photoshop Portable, é um programa crackeado e em 99% das vezes, cheio de perigos para seu computador. Quer segurança? A Adobe tem vários planos mensais e anuais. Se usa o Photoshop profissionalmente, nada mais justo que pagar pela ferramenta.

Mas se nada disso o convence e vai continuar usando os piratas, ao menos use todas as ferramentas de escaneamento que tiver à mão, e mantenha seu antivírus ativo e atualizado. Nunca acredite naquele papo de “pra instalar, você precisa desativar o antivírus”. Sabe por quê?

Atualização 2017: comentários continuarão abertos, mas quem vier só ofender, nem perca tempo. O comentário será excluído.

Atualização 2018: como os comentários seguem rasos, sem o mínimo a acrescentar e se resumindo a defender de forma passional a cópia ilegal de software, vou deixar alguns links sobre o tema. Não que adiante, porque a trupe do “você é funcionário da Adobe” não dá o braço a torcer, mas enfim:

Lifewire
What is the Photoshop Portable Version
(O que a versão Portable do Photoshop)

Não existe Photoshop Portable ou Photoshop Lite publicado ou suportado pela Adobe. Se você encontrar um Photoshop Portable disponível para downlaod, é quase certamente uma versão ilegal crackeada, que potencialmente pode carregar um vírus ou outro malware.”

Adobe Forums
Photoshop CS6 portable?

Resposta de Chris Cox, funcionário da Adobe: “A única referência a um Photoshop “portable” que eu pude encontrar é uma versão pirata, carregada com malwares em sites de torrent. Fora isso, não tenho ideia do que você está falando“.

Carbon Black 
Latest Malware Uses Compiled AutoIT Script to Masquerade As Photoshop CS6 Installer

(Malware recente usa script AutoIT compilado para se mascarar como instalador do Photoshop CS6). Demonstra passo a passo como um malware permite acesso remoto a máquina infectada por um instalador aparentemente inofensivo – e 100% funcional – de um Photoshop Portable.

Malware vem em todas as formas, tamanhos e linguagens para fazer a defesa contra ataques mais difícil. Um dos jeitos mais nefastos de um malware se esconder é mascarado como instalador de um aplicativo legítimo. […] Uma amostra recente encontrada pelo time de pesquisa do Carbon Black usa um script AutoIT compilado que finge ser o instalador do Photoshop CS6 portable“.

Nem vou postar mais, quem tiver interesse é só pesquisar. Quem não tiver, siga no risco.

Anúncios Google

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

43 Comments

  1. Designer Experiente Reply

    Conhecimento bem raso o seu do assunto. Ainda bem que tu não é formador de opinião.

  2. A Adobe no passado fazia suas versões LE. Hoje chamamos de Portáteis (Portable) ou Leves (Lite).
    A Adobe não faz versões portáteis? O que vem a ser o Lightroom em relação ao Photoshop?
    A Adobe também parou de vender programas completos. Agora só pagamentos mensais.
    Assim, vamos a outras considerações.
    Corremos riscos de infecções por programas piratas? Sim com certeza. Inclusive com os programas completos que você indica no lugar do portátil como solução. Corremos mais riscos navegando na internet do que instalando um programa. Deixe de ser dramático e drástico com os seus 99%, pois, fazer quimioterapia também é arriscado mas é uma solução para o problema.
    Os Hackers “desmontam” o programa e não os Crackers. Vamos atualizar o seu vocabulário. Desmontar é vulgar, então vamos usar o termo correto que é engenharia reversa. E isso é feito normalmente por muitos países, pois constam de suas legislações. O hacker soviético ivanopulo sofreu muitas perseguições das multinacionais por causa dessa atividade (Engenharia reversa e distribuição gratuita usuários). Daí a preocupação com a patente. Que também é quebrada depois de alguns anos para uso popular. Assim, devo dizer que grátis não é pirata. A lei da pirataria é clara, e seria bom você ler melhor, na parte que diz que é crime SE a pessoa obter LUCRO com a venda.
    O seu artigo é cheio de temor e preocupação e demonstra muito pouco conhecimento sobre o assunto. Só isso.

    Abraços

    • Continua sendo cópia ilegal, e vários continuam cheios de malware, trojans, keyloggers e afins. Abraço.

  3. José Wilson Fernandes Reply

    Minha Nossa! Quer mesmo discutir sobre vírus e outras pragas da web?
    Qual o problema? O argumento da pirataria e ilegalidade, ainda que cheia de “desinformações” da sua parte, não é suficiente para cumprir seu papel? Tem que inventar esse monte de baboseira a respeito dos portables? É… tá cheio de “entendedores” da lei da informática por aqui…

  4. Tenho a versão completa da Adobe, o Photoshop CC, porém, não vi vantagem comprando o programa, pois atualiza demais, e com essas atualizações se gasta muito. SIM, para quem trabalha com Photoshop, talvez vale a pena ficar pagando as atualizações, porém eu não trabalho com isso, meu uso é pessoal, e sinceramente, quem quiser um programa bom e não pagar por ele, usa o Portable, pois tive que baixar para ficar atualizada…. E outra, em o GIMP que é totalmente gratuito, se não quiser “piratear”, então essas suas dicas não são úteis, poderia ter indicado o GIMP gratuito, ou u teste GRÁTIS do Photoshop que é bom pra você saber que vai sair muito dinheiro do seu bolso comprando o cloud. Abraços

  5. Por mais que o tema do seu tópico seja interessante por nos lembrar que downloads supostamente inofensivos possam ser um vírus, backdoor’s ou keyloggers, a maneira como você tratou o assunto foi bem sensacionalista.

    Baixei o photoshop cs6 e até agora não vi vírus nem nada do tipo. Ele é tão rápido quanto um original e quebra muito o galho. Atualmente, nem preciso baixar o original, pois só ele dá conta.

    E sobre a pirataria, isso é bem polêmico. A música que vc tem no seu celular foi paga ou vc baixou piratão por aí? Não vejo crime algum em usar uma versão não oficial.

    Como todos estão dizendo, seu post parece patrocinado. E olha que eu entendo de segurança da informação.

    • De novo: o post não é patrocinado. E na minha visão, não é sensacionalista. Qualquer pessoa pode repetir o teste, é só baixar um pirata por aí e passar nos softwares antivírus. A maioria tem alguma coisa, porque ninguém (ou quase ninguém) trabalha de graça.

      Sobre usar música ou filme pirata, uma coisa não justifica outra, continua sendo pirataria.

      • Ricardo Magalhães Reply

        Rapaz… Uso até hoje produtos pirateados da Adobe, até porque não tenho como pagá-los(Não tenho dinheiro para nada, antes que questione) e muitos outros e nunca tive problemas no meu PC. Desde quando me entendo por gente baixo coisas pirateadas e meu PC continua funcionando kkk Obviamente alguns download aqui ou acolá tem vírus, mas muita coisa por aí é pirateada e funciona MUITO bem. Todo esse pessoal que pirateia recursos e programas são uma comunidade; realmente, não trabalham de graça, ajudam uns aos outros conforme pode, porque isso não é um trabalho, é uma mão amiga para aqueles que não podem pagar por tais produtos, seja qual ele for(se alguém nunca viu a clássica frase “If you like it, buy it”, é porque nunca abriu o arquivo INFO que comumente vem nesses downloads).

        Enfim, concordo com o Link, o criador do tópico/você abordou de forma sensacionalista, e eu diria que é por causa da generalização. Não nego que possa haver vírus ou que usar um produto original não seja melhor(obviamente que é), mas cada caso é caso, uns terão vírus, outros não. Dependerá da sua fonte

        • É aquela história: bom pra você por saber limpar o software pirata ou achar um limpo, o que é muito, muito raro — se o vírus não está no pacote, está no site de download; se não está no site, está em algum outro ponto do processo. Só que o público médio não sabe fazer isso, vai no “avança, avança, pronto” e depois reclama porque o computador está lento…

        • JHONATHA

          Bom saber, trabalho no setor de pirataria da adobe 😀

  6. Usam o Gimp, acredite é melhor manipulador de imagem free. totalmente grátis e open source. o Gimp é tão bom quando Adobe Photoshop, so tem que larga a preguiça de lado e apreender a usar ver monte tutorial no you tube e site pela net, e se souber.

    • Tentei o Gimp muitos anos atrás e não gostei da interface com janelas, confusa. Preciso dar outra chance pra ver como anda.

  7. Se não sabe o que diz,não escreva.Nunca lí tanta baboseira.

  8. Quanta ignoraaaaancia.

    Portable Funciona e Funciona muito BEM! O numero de crashs e freezes nao difere nada do que o “original” da.. Nao fale o que nao sabe.

    E outra Fontes, Estilos e ate salvar a Workspace e possivel sim! Ate plugins externos uso no portable sem problemas..

    So saber a fonte certa para baixar. Uso a muito tempo e e muuito melhor do que instalar a suite adobe e ter varios processos inuteis rodando de fundo na maquina como por exemplo AdobeHelper…

    E sinceramente nao sintam do em fazer copia do produto… A massa sustenta e sempre sustentarao a infraesturura da elite.. Quem pode paga, se nao pode, PORTABLE!!

    • So saber a fonte certa para baixar.” Ou seja, só nesse trecho você já justificou o post, porque como disse em outra resposta, a minoria dos usuários tem conhecimento suficiente para “limpar” esses hacks ou pegá-los “dos lugares certos”. A maioria vai é baixar de sites com “gerenciadores de download”, se encher de crapware, e ainda levar outras ameaças no pacote.

      • Mas todo jogo, programa, musicas, filmes, torrents… corre esse risco… E as pessoas baixam mesmo assim. Virus é um risco em qualquer coisa baixada na internet que não é paga oficialmente. Isso não cabe como desvantagem do portable. A pessoa tem q ter bom senso e saber fazer o download.

        • Sim, mas o post é direcionado a quem não conhece e acha que é produto oficial, ou super confiável. Nem todos são avançados pra saber diferenciar um resultado no Google do que é verdadeiro ou falso.

  9. O cara mostra um scan qualquer para explicar a bosta que falou… eu já usei um destes e não vi vírus algum, toda semana faço uma análise no PC e nunca encontrei nada nestas versões piratas e não existe vírus que não seja detectável então tenho certeza do que estou falando

  10. Ridiculo,uso varios portables ha anos enada aconteceu,ninguem precisa ser advogado pra saber os direitos autorais de uma ou um em especifico.

  11. O cara sendo patrocinado ou nao, nao mudam os fatos. O post me ajudou muito e ultimamente tenho perdido grande parte do preconceito em pagar por coisas que funcionam direito. Principalmente com aquele deadline que vc esta suando frio e o cliente esta esperando com urgencia. Vou pesquisar mais e comprar o plano da Adobe. Vlw pelo post

    • Pois é, Silvia, o que muita gente não entendeu e veio aqui me xingar, é que não faz diferença se estou julgando alguém ou não, o fato é que os programas crackeados tem ameaças, ponto. Se o cara sabe limpar o programa e usar é outra questão, mas é bom lembrar que muitos (talvez a maioria) não sabe.

      • Cara você escaneou aquele um daqueles falsos gerenciadores de downloads e sobre vírus você falou bosta e pronto pois nestes gerenciadores sim tem vírus mas não nestes portables… idiota, tudo isto pra ter visualização pqp

        • É claro que ele vai dizer que contém malwares nesse portátil, o cara trabalha para a photoshop, acha que ele iria incentivar a pessoa a baixar o pirata sem risco nenhum???

  12. Não me ofendi. Sobre informática você achou errado, mas a discussão a respeito de violação de direito autoral ser crime ou não é mais ampla, e aí eu não domino mesmo (você é advogado? Se não for, provavelmente também não domina). Aqui tem considerações profissionais sobre o tema, caso tenha interesse http://vicentemaggio.jusbrasil.com.br/artigos/121942477/consideracoes-sobre-a-violacao-de-direito-autoral

    De resto, não tenho nada pra responder. Argumentos como “só é ilegal se vender” ou “se não for leigo tudo bem usar software ilegal” são tão absurdos que anulam-se sozinhos.

    • é ilegal mas não é crime. Ninguem vai preso por ter uma copia de um software. Somente a comercialização, pirataria, caracteriza crime, sendo assim n faz diferença alguma.

  13. Não se ofenda, mas acho que você não estudou muito sobre o assunto antes de postar isso. Ou então tem alguma relação com a Adobe.

    Uma coisa que me chamou bastante atenção no seu texto: “Cópia ilegal: já sabe. Crime, cópia de software, etc.”.
    O que você citou acima não é verdade. Não é crime possuir uma cópia não oficial de um software. Crime é comercializá-la.

    O usuário, realmente, corre riscos de infectar seu computador com vírus, mas quem baixa programas pela internet tem que estar ciente disso. E outra: usuários leigos não devem baixar cópias de programas, uma vez que não sabem como reconhecer uma cópia com vírus.

    Por fim, posso estar enganado, mas você não parece ter um conhecimento avançado em informática, com base nas informações que trouxe em seu texto. Seria melhor se você postasse artigos que tenha plena segurança no que está falando, que tenha domínio completo e não apenas análises superficiais e tendenciosas a respeito de um assunto que você não domina completamente.

    • Nenhum nem outro!
      A lei diz que você pode sim possuir APENAS 1 cópia do software como backup, desde que o software seja comprado de maneira lícita.
      A mera utilização do software sem a licença já é caracterizada como pirataria SIM! com pena de detenção! (começa em regime semi-aberto)
      Caso a finalidade seja de comercialização é ainda pior, pois tem pena de reclusão! (começa em regime fechado)
      Então por gentileza estude mais antes de se pronunciar 😀

  14. Lucas Stylinson Reply

    Concordo plenamente com o Luciano Marinho, e também uso e já usei portables, como o CS4, CS5 e CS6, sempre optei por baixá-los em rar ou zip e em sites com boas avaliações sobre o produto, também lia os comentários de quem fez o download antes de sair enchendo meu sistema! Portanto cabe a pessoa que vai baixar portables tomar cuidado, hoje em dia na web sempre é bom pesquisar bem o que vai fazer pra não ter futuramente sérios problemas. Ressalto também aqui sobre os portables que no seu tópico você diz desde começo até o fim serem desfavorecidos, lentos e cheio de problemas e tal, na verdade não é bem assim amigo! Alguns dos meus portables sempre se mostraram bons em tudo, não vi diferença nenhuma entre eles e os originais, além disso, tudo sempre funcinou como o original, plugins, fontes, styles, brushes e etc, exceto por um que eu usei e não rodou o dynamic link, isso por que no portable uma coisinha ou outra pode vir falhas por ser portable, e isso é super normal, ainda assim esses arquivos portables são uma mão na roda e muuuuuito mais leve que os que requérem instalação! PS. Se for pra usar o Photoshop próprio da Adobe é melhor crackear ao invés de comprar, dinheiro não cresce em árvore não mano!

  15. A Adobe nao faz isso porque é mais lucrativo pra ela vincular o programa à uma certa máquina do que deixar seu software com a capacidade de ser passado para diversos computadores apenas por um Ctrl C + Ctrl V. Fora o lado legal… Pelo menos eu como empresa faria isso.

      • achei muito útil, não sabia que tinham tantos riscos usar o portátil, de qualquer maneira quando usei faz muito tempo, e utilizei em máquinas q não foram as minhas! rsrsrsrs

        • Tudo balela. No mínimo esse post foi patrocinado pela adobe.
          Uso portables há anos e NUNCA tive problemas com isso.
          Aí vai da inteligência do ser a frente do monitor saber o que está fazendo.
          😉 Ah, e antes que eu me esqueça: “que bosta de tópico ²”

        • Entre o usuário PENSAR que não está infectado e realmente não estar, tem um grande vácuo. Mas a máquina é sua, faça o que quiser dela.
          E não, infelizmente não sou patrocinado pela Adobe.

        • Esse vácuo felizmente eu sei muito bem preencher.
          E muitas pessoas saberiam se APENAS procurasse se manter informado um pouco mais.
          É muito fácil comprar um pc hoje em dia e pagar R$ 80,00, o que é um absurdo, para os chamados “técnicos” formatarem ao invez de estudar um pouco, ler tutoriais e aprender a limpar a própria máquina.
          Seria como comprar roupas novas e mandar pra lavanderia ao invez de aprender a lavar.
          Enfim. Chega de balela.
          E infelizmente você não é patrocinado, mas bem que pareceu 😀

Write A Comment

Pin