Diversos

Origem dos memes mais conhecidos baseados em imagem

Anúncios Google

Mesmo que você não saiba o que é meme, com certeza já viu muitos por aí durante suas navegações pela rede. O termo, cunhado em 1976 por Richard Dawkins em seu livro “O Gene Egoísta”, surgiu em referência a uma unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro, ou locais onde a informação é armazenada (livros, revistas, etc). Podem ser ideias ou parte delas, através de imagens, sons, links, textos, ou outro canal pelo qual possa ser transmitida.

Na internet, memes são qualquer ideia criada, assimilada e rapidamente difundida – caso dos memes de imagem. Quem não conhece o famoso “trollface” (ou coolface, problem?, entre outras denominações que recebe pelo mundo)? Claro que memes são encontrados em formatos diversos (o Trololó é um exemplo de meme em vídeo, e a hashtag do Twitter #CALABOCAGALVAO é outro tipo).

Mas você sabe a origem desses memes, quem os desenhou, de onde vieram? Vamos conhecer a fonte dos mais populares, falar um pouco de suas raízes e famílias (memes também têm família!) e algumas variações criadas por artistas.

Trollface

Trollface meme

Surgiu em 19/09/2008 na comunidade artística deviantART, com a tirinha publicada por Whynne, mostrando sua versão para a verdade sobre os trolls da internet. Conhecido como “trollface”, “coolface”, “problem?”, embora segundo seu criador, o nome seja mesmo trollface.

Ainda segundo o autor, a figura foi feita no Paint, inspirada em uma tosca tentativa de reproduzir a expressão do meme “Rape Rodent”. Vem sendo continuamente usado como símbolo da “trollagem”, na internet ou fora dela.

Trollface Approved
De Ninjatic

Trollface Approved, de ninjatic

Forever Alone

Forever Alone meme

Derivado do “Rage Guy” (mais conhecido como FUU), acredita-se que tenha surgido em abril de 2010, de acordo com o postador do meme original, mas não há links confiáveis para confirmar o fato. Usado para representar situações em que o personagem é solitário ou esquecido. Uma postagem num fórum de discussão pode receber, depois de muito tempo sem resposta, a imagem do Forever Alone (Sozinho Para Sempre); uma pessoa fotografada isolada numa festa pode levar a sarcástica cabeça do Forever Alone em montagens.

Forever Alone
de Elektronikage

Forever Alone, de Elektronikage

Rage Guy (FUU)

FUU meme

Apareceu no 4chan no fim de 2008, já com o formato de tirinha dividida em 4 quadros, como ainda é visto com frequência. Expressa desapontamento, ira ou insatisfação com qualquer situação. Também é muito encontrado em montagens com fotos.

A partir dele surgiram outros memes derivados, como o Forever Alone e o Me Gusta.  Continuou restrito ao 4chan até 2009, quando espalhou-se pelas comunidades online e daí para o “resto do mundo”.

Rage Guy
De guilemo

Rage Guy, de guilemo

Me Gusta

Me Gusta meme

Outro derivado do FUU, supõe-se que tenha sido feito pelo usuário Insert31990, ao postar a imagem num tópico no Reddit. A original pode ser vista em seu perfil no deviantART.

Um personagem estranho, apontando que o alvo da sátira gosta de coisas consideradas incomuns, ilegais ou bizarras.

Me Gusta
De bolognese

Me Gusta, de bolognese

Challenge Accepted

Challenge Accepted meme

Challenge Accepted (Desafio Aceito) também veio derivado do FUUU, e apresentado em tirinhas com 4 quadros. Brinca com o enfrentamento de grande desafio, geralmente impossível – ou quase – de ser vencido. Acredita-se que sua origem seja os fóruns da Bungie.net, no tópico “When Your Teacher Tells You”, de novembro de 2010.

Challenge Accepted, de TeamFortressgineer

Fuck Yea

Fuck Yea meme

Também da família “FUUU”, surgido em formato tirinhas de quatro quadros. Veio dos fóruns aleatórios (/b/) do 4chan, mais especificamente postado em 11/02/2010, mostrando um personagem que se sente ótimo, seja por uma vitória, prazer momentâneo, ou só por achar-se o melhor em alguma tarefa.

Fuck Yea butter

Pedobear

Pedobear meme

Derivado do personagem Safety Bear, no 2Chan, em data desconhecida, tornou-se popular no 4Chan fazendo referência à pedofilia. O nome Pedobear é uma contração de “Pedophilic Bear” (Urso Pedófilo). Em qualquer tópico onde fosse postada uma imagem de criança ou adolescente em pose aparentemente sexualizada, fatalmente a resposta seria o Pedobear, fosse como crítica, ou pelo autor demonstrar estar sendo (de forma reconhecidamente inapropriada) atraído pela figura.

Acima de tudo é uma imagem irônica, não sendo símbolo da pedofilia ou contra ela, mas sim uma abordagem sarcástica do tema, mesmo algumas vezes sendo usada fora do contexto original.

oh sh-aaaaa its Pedobear, de kekochan78

Okay Guy

Okay meme

Oriundo do 4Chan, surgiu em 2010 e representa um personagem que sempre acaba conformado com as situações, mesmo que a contragosto. É uma variação do FUUU, mas em vez de se enfurecer com os acontecimentos, fica triste e os aceita resignado, com a desanimada expressão e a resposta “Okay…”

Okay Guy
De lysgaard

Okay Guy, de lysgaard

fsjal

fsjal meme

Personagem com os braços em posição de grande expectativa ou excitação, olhos esbugalhados. Teve origem na tira de 2008 chamada “BROTHERSTORY“, postada por burgertime em seu perfil no deviantART, sendo reutilizada no tópico sobre games do 4Chan cerca de 1 ano depois.

Mais tarde, a imagem seria outra vez postada num tipo de competição, que dizia algo como “post [id] terminando com 69 vai dar nome a este meme.” O post cujo id terminava com 69 dizia apenas “fsjal”; o meme estava criado e rapidamente se espalhou.

Mr. T fsjal
De LunarMeshArt 

Mr. T fsjal, de LunarMeshArt

Awesome Smile

Awesome Smile meme

Smile popular no 4Chan, Something Awful e outros fóruns, tem a origem creditada ao designer de games Chris Ainsworth. De acordo com ele, foi feito para um novo fórum sobre software que estava desenhando, e representaria algo como um “sorriso ridiculamente infantil”.

Mais tarde, uma usuária não identificada dos fóruns do Pokemopolis desenhou o meme, onde apareceu pela primeira vez. Esta pessoa teria visto o smile original no blog de Ainsworth e feito o Awesome Face baseado nele.

Usado em referência a coisas fantásticas.

This is AWESOME
De darseth

This is AWESOME, de Darseth

I Accidentally…

Não veio de uma imagem, mas de um texto postado no 4Chan em 2008 pelo membro Anon, que esqueceu de digitar o verbo ao transmitir sua mensagem. O tópico não foi arquivado mas restaram os prints, veja:

I accidentally 93 mb

Traduzindo:

“Ei /b/ Preciso de sua ajuda
Eu acidentalmente 93 MB de arquivos .rar
O que devo fazer…isso é perigoso ?”

Comentários engraçadinhos sobre o erro gramatical foram resultar em frases com a falta proposital do verbo. Exemplos: “eu acidentalmente a sua mãe“, “eu acidentalmente sua conta bancária“. Combinando as frases com imagens, duplos sentidos ficaram mais ricos.

I Accidentally…
De Kristian444

I Accidentally..., de Kristian444

Cereal Guy

Cereal Guy meme

Personagem comendo cereal que é usado para expressar reações de surpresa. Sua origem é o fórum SomethingAwful, onde foi postado pela primeira vez pelo designer gráfico Bob Averill (conhecido como Lego_Robot), em meados de 2007.

A tirinha insana mostrava uma discussão por telefone de um casal, usando como gancho o slogan dos comerciais de TV do cereal Reese’s Puff: “Candy?!… For breakfast? It’s Reese’s“.

Tirinha que deu origem ao Cereal Guy, traduzida para o português

A popularidade da tirinha levou Averill a iniciar sua própria série, Lego Robot Show, agora conhecido como Plastic Brick Automaton. No fim de 2009, o personagem ganharia a cara do meme ao ressurgir como representação de surpresa no 4chan, onde foi apresentado com o nome “Cereal Guy” (Cara do Cereal).

Cereal Guy comenta sobre Osama

Com a popularidade, um grande número de derivados surgiram, como o Cereal Guy 2.0 (a versão mais bem acabada em relação à original), o Bubble Pipe Cereal Guy, o Cereal Guy Ninja, o Beer Guy, etc.

LOL Guy

LOL Guy meme

Personagem com um riso bizarro, bicudo. Não tem muito segredo: é uma representação gráfica do LOL. Dizem que surgiu no 4chan, embora tenha sido postado antes num tópico do Reddit, em 18/06/2010.

O LOL, em texto, já era usado muito antes da imagem, desde os tempos do Usenet, uma das redes de comunicação mais antigas. Significa “laughing out loud“, ou “rindo alto”. Ou seja: tal como o “I accidentlly”, mesclou um meme não-gráfico com imagens para tomar a forma final.

Exemplo de tirinha do LOL Guy, com outros personagens

O desenho pode ter sido inspirado nesta foto – também um meme que já circulava pela internet.

Foto que deu origem ao LOL Guy

Segue na página 2 (link mais abaixo ↓)

1 2
Author

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

29 Comments

  1. Luciomar Shartener Reply

    Parabéns pelo trabalho… Gostaria de saber da origem do FFFFUUUUUUU…
    Por favor, sacie minha sede de informação…
    TKS!

  2. nao interessa Reply

    faltou o nao ligo faltou o True Story e faltou o que derruba a mesa

  3. Memesdemais Reply

    Gostei!Nunca pensei que o primeiro meme de desenho fosse o Cereal Guy.
    Eu não curto esse muito esses de frases e vídeos,gosto mais do de desenhoa!
    A posso ajudar a voce em algumas coisas sobre memes(ao total de faces existem mais de 300),visite meu blog barbatanas da água obrigado :D!

  4. Bom dia.. inicialmente, parabens pela matéria.. bem elaborada e explicativa.. acredito que muitos, como eu, sempre tiveram a curiosidade de saber de onde veio os famosos Memes.

    Mas possuo uma duvido, os direitos autorais dessas imagens são de quem?? ou não possuem direitos autorais?

    Abs

    • Olá, Fernando!
      Como qualquer outro trabalho, os memes de autoria conhecida devem estar sim protegidos contra uso comercial (apesar de já ter visto muitos produtos à venda, como camisetas, chinelos e cadernos usando memes). Veja o exemplo do Trollface: foi criado por Whynne. Como autor, ele pode requerer algo pelo uso comercial do seu meme.

      E os de autoria desconhecida… também têm direitos reservados a alguém, afinal, não surgiram do nada… então, exceto para compartilhamento em sites e redes sociais, acho preocupante usar os memes para fazer dinheiro.

  5. Challenge accepted e Cereal Guy são os mais engraçados! uahhuahuauh eu raxo de rir com as tirinhas…

  6. Ana Luíza Reply

    Nossa, muito legal os significados, de onde vieram, sempre fui muito fã dos Memes, adoro a forma como eles vem o humor! Parabéns, ficou muito legal!

  7. Muito, mas muito boa sua postagem.
    Enfim esclarecidas dúvidas que me aterrorizavam.
    Obrigadaço por ter ser inspirado no meme: Challenge Accepted e ter feito minha alegria.

  8. Excelente matéria camarada. Eu ri muito de vários significados. Agora só faltou um novo meme que surgiu: O do Freddy Mercury! Acho que podia atualizar ou deixar para um post filho deste.
    Parabéns, continue fazendo esse ótimo trabalho!
    Abraços.

    • Obrigado, Dr. Maurício. Os memes surgem e ficam famosos tão rápido, que só estou colocando no artigo os que se fixam por mais tempo, mas vou considerar a ideia de um novo post sobre o assunto. O Freddy Mercury “quase consegui” e o “Ui” estarão na próxima atualização.

      Abraço!

  9. Ahhh amei saber sobre a origem dos memes , Iceman parabéns!

  10. Eu queria saber de onde vieram aqueles “Na união soviética, -tal coisa- -tal coisa- VOCÊ!!!”

    Isso deve ter alguma base histórica, não?

    • Tem, Alice, foi um humorista chamado Yakov Smirnoff, que inventou a piada da Inversão Russa (Russian Reversal), fazendo quadros humorísticos onde comparava a vida dele na América com a antiga, quando fazia parte da União Soviética, e sempre terminava com “In Russia, …”

      Olha o comercial com ele, que termina com a inversão: “Na Russia, a festa acha você”

      http://www.youtube.com/watch?v=AbP1DVeJCT0

      Na próxima atualização do post vou adicionar essa também (e também o Ui, lembrado pelo Vininho). Obrigado por citar.

    • Viagens Baratas, provavelmente a ideia do meme sim, mas a origem do gráfico, com o desenho e as tirinhas, é o fórum da Bungie.net mesmo.
      De qualquer forma, obrigado por adicionar a informação sobre o How I Met Your Mother.

    • Verdade, Leoncio, quando escrevi a matéria esse meme não era TÃO popular ainda. Vou atualizar o artigo logo e incluí-lo.
      Abraço

  11. bacana einh! até que enfim matei minha curiosidade… os memes são febre mesmo.

  12. haha, muito legal, sempre quis saber a origem essas imagens, valeu !!

Write A Comment

Pin