Diversos

O Traço de Matt Groening com os Famosos nos Simpsons

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Quando desenhou pela primeira vez a típica família norte-americana em meados de 1987, como parte de uma série de curtas animações para o programa de TV The Tracey Ullman Show, o escritor e cartunista Matt Groening certamente não tinha ideia de que lançava a semente de um dos shows mais populares da história, que chega a inacreditáveis 23 temporadas e segue…

Com traço bem diferente na primeira aparição, até virar aquilo que conhecemos no seriado da Fox, a família composta por Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie, com seu humor ácido, satírico e contundente, fez parte de situações cômicas e dramáticas sob um mar de referências culturais através do tempo. Da música às tecnologias do novo milênio, passando por campanhas eleitorais, religião, fatos históricos – nada escapa ao mundo da pequena Springfield.

Na outra mão, esse mundo também foi inserido em nosso cotidiano por quase todas as mídias. De músicas compostas por Michael Jackson (o rap Do The Bartman) a videogames, longa-metragens, livros, atrações em parques de diversões, premiações e homenagens como uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood, e muito mais.

Traços iniciais de Groening para os Simpsons, antes da série
Traço inicial dos Simpsons, no Tracey Ullman Show, 1987

Parte notável da série são as centenas de convidados famosos que por qualquer razão resolvem dar uma passadinha na cidade. Políticos, músicos, celebridades, esportistas, cientistas, escritores… Alguns entram só com as vozes – caso do primeiro, o ator Sam McMurray, dublando um empregado da Usina Nuclear de Springfield.

Mas os mais lembrados são os que entram no desenho, às vezes com dublagem do próprio convidado. O cantor Tony Bennett foi a primeira estrela a aparecer como si mesma. Entre os mais difíceis de negociar, o ex-primeiro ministro britânico Tony Blair e o ex-Beatle Paul McCartney.

Selecionei 20 famosos que graças ao peculiar estilo de Groening foram eternizados em versões “simpsoniadas”. Entre eles tem até um brasileiro! Confira.

Mick Jagger e Keith Richards

Mick Jagger e Keith Richards no seriados Simpsons

No episódio “How I Spent My Strummer Vacation“, o vocalista e o guitarrista dos Rolling Stones, junto com vários outros rockstars, participam de um acampamento rock para o qual Homer é mandado pela família. Outras estrelas participantes são Elvis Costello, Lenny Kravitz, Tom Petty e Brian Setzer.

Ronaldo “Fenômeno”

Ronaldo Fenômeno no seriado Simpsons

Tem brasileiro nos Simpsons! O “fenômeno” apareceu em “Marge Gamer“, advertindo um Homer árbitro de futebol sobre o hábito ruim da filha Lisa em simular faltas. O jogador aparece em duas versões nos cartazes promocionais: um mais mulatinho com uniforme da Seleção, e outro mais claro, com o do Real Madrid.

Red Hot Chili Peppers

Red Hot Chili Peppers no seriado Simpsons

A banda californiana ajuda a reeguer a carreira do palhaço Krusty, em “Krusty Gets Kancelled“. Além deles, também apareceram nesse episódio Liz Taylor, Johnny Carlson, Better Middler, Luke Perry e Hugh Hefner.

Ramones

Ramones no seriado Simpsons

Muitas bandas e músicos passaram pelo seriado. Entre eles uma das precursoras do punk, os Ramones, no episódio “Rosebud“.

Paul e Linda McCartney

Paul e Linda McCartney no seriado Simpsons

O ex-Beatle e sua então esposa apareceram no episódio “Lisa the Vegetarian“. Uma curiosidade é que Paul só aceitou participar se a personagem Lisa continuasse sendo vegetariana pelo resto da série.

Smashing Pumpkins

Smashing Pumpkins no seriado Simpsons

Em “Homerpalooza“, Homer vira atração bizarra de um festival de rock, onde além dos Pumpkins também “tocam” Cypress Hill, Peter Frampton e Sonic Youth.

Bill Gates

Bill Gates no seriado Simpsons

Em “Das Bus“, Homer e Marge abrem sua própria companhia na internet, que acaba sendo comprada pelo magnata da Microsoft – mas no fim não rende nada aos dois. Nesse caso, o personagem não foi dublado pelo próprio Gates.

Britney Spears

Britney Spears no seriado Simpsons

Apareceu em “The Mansion Family“, como apresentadora do evento em que o Sr. Burns é declarado o homem mais velho de Springfield.

Metallica

Metallica no seriado Simpsons

A banda de heavy metal aparece no primeiro episódio da 18ª temporada, “The Mook, the Chef, the Wife and Her Homer“.

Arnold Schwarzenegger

Arnold Schwarzenegger no seriado Simpsons

A partir do filme “The Simpsons Movie”, o ator austro-americano passou a aparecer em Springfield como Presidente Schwarzenegger. Será que eles estão adivinhando o futuro?

Stephen Hawking

Stephen Hawking no seriado Simpsons

O gênio da astronomia e física aparece em “Don’t Fear the Roofer” para ensinar algumas coisas a Bart sobre um estranho amigo – que todos pensavam ser imaginário – de Homer.

Andre Agassi, Pete Sampras e Irmãs Williams

Andre Agassi, Pete Sampras, Venus e Serena Williams no seriado Simpsons

Um grande time de tenistas americanos, que no episódio “Tennis the Menace” participa de um torneio com Homer e Lisa.

Lady Gaga

Lady Gaga no seriado Simpsons

Em “Lisa Goes Gaga“, a popstar ajuda Lisa a sair da tristeza por ter sido eleita a garota mais impopular da escola. Foi a segunda aparição de Gaga no seriado. Com direito a Homer comendo parte de seu famoso vestido de carne.

Mark Zuckerberg

Mark Zuckerberg no seriado Simpsons

No episódio “Loan-a Lisa“, o fundador do Facebook participa de um encontro de empreendedores, onde confessa que abandonou a faculdade – o que suporta a ideia de Nelson de largar a escola para cuidar de um negócio em parceria com Lisa.

R.E.M.

A banda R.E.M. no seriado Simpsons

Em “Homer the Moe“, Homer administra o bar do Moe por um tempo e decide abrir outro em sua garagem – ele acaba tão popular que até a banda de Michael Stipe aparece pra tocar.

Michelle Obama

Michelle Obama no seriado Simpsons

Em “Stealing First Base“, Lisa torna-se popular na escola ao receber uma nota baixa por engano – mas Bart a desmascara e a Sra. Obama, depois de ler em seu blog sobre como fica triste por ser acima da média, vai à sua escola pedir que os alunos não tratem mal os “superdotados’.

Não foi dublada pela verdadeira primeira-dama americana, e sim pela atriz Angela Bassett.

Fidel Castro

Fidel Castro no seriado Simpsons

Na nona temporada, em “The Trouble With Trillions“, O Sr. Burns tenta comprar Cuba de Fidel Castro para fundar seu próprio país, mas este acaba por lhe roubar uma cédula no valor de três trilhões.

The White Stripes

The White Stripes, no seriado Simpsons

Mais música, com a dupla que aparece em “Jazzy and the Pussycats” em meio à disputa entre Bart e Lisa – o primeiro aprendeu a tocar bateria e faz barulho o tempo todo, enquanto a irmã insiste para que ele toque jazz.

Blink-182

Blink-182 no seriado Simpsons

Em “Barting Over“, a banda que fez sucesso no começo dos anos 2000 está em uma festa no apartamento do famoso skatista Tony Hawk, vizinho de Bart, que foi emancipado ao descobrir que Homer usou sua imagem quando bebê para um comercial sobre mau-hálito infantil.

J. K. Rowling, Tony Blair e Ian McKellan

Tony Blair, JK Rowling Ian McKellan no seriado Simpsons

A autora de Harry Potter pode não gostar muito de aparecer, mas fez uma participação especial em “The Regina Monologues“, com um elenco cheio de britânicos famosos. Entre os que fizeram sua própria dublagem estão ela própria, além do político Tony Blair e o ator Ian McKellan.

Blair demorou cerca de 8 meses até aceitar participar, desde que fosse como forma de incentivar o turismo no Reino Unido – sua assessoria chegou a mudar o script original para isso. A Rainha Elizabeth II também aparece no desenho – claro que não dublada pela verdadeira.

Um pouco mais de Simpsons:

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Deixe um Comentário

Pin