Ideias

Mosaicos Tecnológicos Retrô de Charis Tsevis

Anúncios Google

Grande fã da história da computação e cybercultura (inclusive sendo colecionador de peças como computadores e hardwares diversos), o designer grego Charis Tsevis uniu seu talento com a paixão por velhas tecnologias para criar esses cartazes para o livro Gadgets, Games, Robots and the Digital World“, da Dorling Kindersley, publicado no Reino Unido.

Eles mostram personagens que fizeram parte das indústrias de games e tecnologia em mosaicos surpreendentes, formados por imagens diretamente ligadas às suas histórias. Estão na série desde Tomohiro Nishikado (criador do mítico Space Invaders, um dos jogos responsáveis pela popularização dos games), até nomes atuais como Bill Gates e Mark Zuckerberg.

Trabalho minucioso e sensacional, confira.

Tomohiro Nishikado

Então funcionário da Taito, Tomohiro Nishikado é lembrado como o criador do game Space Invaders, lançado em 1978 para arcades. Com o sucesso mundial, o jogo ajudou nos passos iniciais os videogames a tornarem-se a força que são hoje.

O cartaz é todo feito com os sprites do game (naves), usando apenas as 7 cores originais.

Tomohiro Nishikado, mosaico de Charis Tsevis

Tomohiro Nishikado, mosaico em detalhe

Bill Gates: The Windows 1.0 Portrait

O fundador do império Microsoft é admirado por uns, contestado por outros, mas ninguém duvida de sua genialidade criativa e comercial, e da importância em causas filantrópicas, com doações que já acumulam mais de US$30 bi.

Esse foi o primeiro cartaz da série, usando ícones do Windows 1.0.

Bill Gates mosaico Windows 1.0, de Charis Tsevis

Bill Gates mosaico Windows 1.0 em detalhe

Bill Gates: Windows Portrait

Nessa versão, Tsevis usou ícones das versões 2.0, 3.0 e 95 do Windows para reproduzir Gates, num trabalho muito mais detalhado que o anterior.

Bill Gates mosaico Windows de Charis Tsevis

Bill Gates mosaico Windows em detalhe

Grace Hopper

Então analista de sistemas na Marinha americana, Hopper é creditada como  criadora da primeira linguagem de programação “humana” (com afirmações semelhantes ao inglês, como INPUT e IF), o B-0, depois FLOW-MATIC. Ela foi base do COBOL, a princípio direcionado ao uso militar e governamental, depois ganhando importância em sistemas comerciais, financeiros e administrativos.

Para esse cartaz, o autor usou a fonte PF Centro Pro representando códigos.

Grace Hopper mosaico por Charis Tsevis

Grace Hopper mosaico em detalhe

Cynthia Breazeal

Um dos maiores nomes da robótica, é engenheira, professora e criadora do Kismet no final dos anos 90, um robô com sistemas que lhe permitem interagir com humanos e simular emoções e expressões, características do nosso aprendizado. Ele é creditado com um dos melhores já criados e hoje está no museu do MIT.

Claro que o cartaz só podia ser formado por peças como parafusos e afins. Além da própria Cynthia, lá está também sua criação.

Cynthia Breazeal mosaico por Charis Tsevis

Cynthia Breazeal mosaico em detalhe

Mark Zuckerberg

Será sempre o “fundador do Facebook”, rede social que criou junto com três colegas de faculdade. Um dos bilionários mais jovens, tem distribuído parte de sua fortuna em ações de caridade como auxílio a startups e fundos como o The Giving Pledge.

No cartaz, o autor buscou a aparência de um céu noturno rodeado de astros, como numa rede “galáxia” social. O original tem 11776 x 7680 pixels!

Mark Zuckerberg mosaico de Charis Tsevis

Mark Zuckerberg mosaico em detalhe

Sir Clive Sinclair

Britânico pioneiro dos eletrônicos, criou na Sinclair Research os computadores pessoais ZX, como o ZX Spectrum – o primeiro de muita gente, incluindo profissionais hoje renomados como grandes desenvolvedores de games.

Para esse cartaz, Tsevis usou a imagem das teclas do ZX.

Clive Sinclair mosaico de Charis Tsevis

Clive Sinclair mosaico em detalhe

Para ver a galeria completa, visite o perfil do artista:

Behance
Site do autor

Author

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Write A Comment

Pin