Dicas

Métodos mais usados ao criar seleções no Photoshop

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Há muitas formas de se alcançar um mesmo resultado no Photoshop; elas variam, às vezes pouco, ou muito, e são escolhidas de acordo com o tipo de trabalho desenvolvido, com a imagem que está sendo editada. Na hora de criar seleções, por exemplo: são várias opções, passando pela velha conhecida Varinha Mágica, os Laços e métodos mais avançados, como seleção de canais, conteúdo da camada, intervalos de cores, etc.

Vamos ver aqui alguns métodos mais recomendados e como proceder para criar seleções bem-feitas e de acordo com aquilo que você pretende obter. Indicado especialmente aos iniciantes.

Acompanhe!

Letreiros

Logo que se fala em seleções, uma das primeiras ferramentas que vêm à mente são os Letreiros. Não há nenhum segredo neles, que são indicados para seleções simples com forma definida, como retangular, oval, redonda…

Se a seleção for feita enquanto a tecla Shift for mantida pressionada, a forma será proporcional; caso contrário, você terá liberdade para deformar a seleção.

letreiros do photoshop
Letreiros Retangular e Elíptico, com a tecla Shift mantida pressionada durante a criação da seleção (seleções da direita) e sem pressionar

Opções da Ferramenta Letreiro

opções da ferramenta ativa no Photoshop

1- Predefinições: por padrão, não tem

2- Modo: como a seleção criada será feita: como uma nova seleção, em adição à uma seleção já existente, subtraindo área da seleção existente, ou criando uma intersecção com a seleção já existente.

Subtrair da Seleção: arrastando a seleção sobre a existente; a área selecionada é subtraída da seleção já existente.
seleções do Photoshop

seleção com subtração
No modo Subtrair, a parte sobreposta pela nova seleção é removida

O mesmo vale no modo Adicionar à Seleção

seleção com Adição
De forma similar, mas no modo Adicionar à Seleção

No modo Intersecção, a área escolhida quando o cursor é arrastado é selecionado dentro da seleção que já existe.

Seleção com interseção
No modo Intersecção, partes sobrepostas criam nova seleção

Quando o modo Nova Seleção está ativo, é possível alternar entre os outros modos mantendo algumas teclas pressionadas durante a criação do Letreiro:

Alt: Alterna para o modo Subtrair da Seleção
Shift: Alterna para Adicionar à Seleção
Alt + Shift: Alterna para modo Intersecção
Ctrl: permite mudar a posição do Letreiro, junto com o conteúdo selecionado, recortando-o do local e arrastando-o pela tela.
Ctrl + Alt: permite mudar a posição do Letreiro, junto com o conteúdo selecionado, como cópia, arrastando-o pela tela.

posição inicial do letreiro
Posição inicial do Letreiro
seleção e conteúdo movidos
Arrastando com Ctrl pressionado
seleção e conteúdo copiados
Arrastando com Ctrl + Alt pressionados

3- Difusão: cria uma suavização nas arestas da seleção criada. Quanto maior o valor, mais a borda vai ficar arredondada. Quando esta seleção for preenchida, haverá um efeito esfumaçado nas bordas.

Seleção com difusão

SuavizSerrilh.: Suavização do Serrilhado; não é usada nos Letreiros.

4- Estilo:
– Normal – o Letreiro pode ser feito livremente;
– Proporção Fixa: o Letreiro criado terá sempre proporção na forma, mesmo que você arraste o mouse de forma irregular durante a criação da seleção;
– Tamanho Fixo – você pode fixar um tamanho para as seleções que forem criadas.

5- Largura e Altura predeterminados para o Letreiro quando a opção Estilo – Tamanho Fixo está selecionada.

6- Refine Edge: abre as opções de Refino de Borda.

Uso- claro que os Letreiros são indicados para desenho de formas geométricas, recortes de formas como quadrados, retângulos, etc.

Preenchimento de degradê radial
Exemplo de uso do Letreiro Elíptico: com preenchimento Degradê Radial

Laços

O Laço é uma ferramenta de seleção básica, pois cria arestas não tão perfeitas quanto outros métodos. Assim sendo, não deve ser encarado como uma forma profissional de criar seleções, destinando-se mais às ocasiões em que seleções simples podem ser consideradas.

As opções da ferramenta para os Laços simples e Poligonal e funcionam do mesmo modo que nos Letreiros, mas são menos opções:

opções da ferramenta Laço

A Ferramenta Laço Magnético, por sua vez, tem algumas opções a mais:

opções da ferramenta Laço

Contraste: define o contraste da borda do objeto que será demarcado, ou seja, quanto mais alto, mais próxima da aresta será feita a seleção.
Frequência: quanto mais alta, maior será o número de pontos feitos no caminho da seleção.

A opção “Utilizar pressão do digitalizador para alterar a largura da caneta” muda o traçado para usuários de tablets (mesa digitalizadora) de acordo com a pressão da caneta sobre a superfície. Ou seja, para a maior parte dos usuários triviais, que não tem uma mesa digitalizadora, não terá função. 🙁

Varinha Mágica

Provavelmente o mais simples dos métodos de criar seleções. Algumas de suas opções são exclusivas:

opções da ferramenta Varinha Mágica

Adjacente: quando for definido o ponto de seleção, apenas os similares vizinhos serão selecionados. Se a opção não estiver marcada, todos os pixels similares na imagem serão selecionados (e, claro, não apenas os vizinhos).

seleção de conteúdo Adjacente
Seleção no modo “Adjacentes” (esquerda) e sem marcar “Adjacentes”

Mostrar Todas Camadas: se marcada, a seleção será feita com base na amostra clicada, mas em todas as camadas; senão, a seleção só será feita com base no que for encontrado na camada clicada.

seleção no modo Todas as Camadas
Seleção da Varinha no modo Todas as Camadas (esquerda): seleção pegou tons avermelhados do fundo, que está em outra camada, mas o clique foi feito no avermelhado de dentro do balde.

Máscara Rápida

Seleções feitas neste modo são criadas pintando com a Ferramenta Pincel, o que exige mínima habilidade, mas permite criar seleções suaves se você usar um pincel aerógrafo. Recomenda-se trabalhar com zoom ao usar este método.

Caneta e demarcadores

Tranquilamente, é o método mais recomendado para criar quase todas as seleções, já que um demarcador convertido apresenta a borda perfeita, em contraste com as bordas irregulares de outras ferramentas. Para usar este método, é preciso ter habilidade com a Ferramenta Caneta.

De forma similar, é possível criar seleções a partir de todos os outros demarcadores (retangulares, elípticos, formas personalizadas, etc.)

As opções da Ferramenta Caneta

1- Predefinições: não tem predefinições;
2- Tipo de demarcador:
– Camadas de Forma – quando utilizando algumas das Formas Personalizadas, esta opção faz com que seja criada uma camada preenchida pela cor de primeiro plano, ou pela opção que surge à direita das opções, determinada pela área da Forma através de recorte. Não funciona para a Caneta.

Forma Personalizada no modo Camadas de Forma
Forma Personalizada no modo Camadas de Forma

Esta forma pode se transformar depois através de outras ferramentas, basta clicar com o botão direito sobre a miniatura da forma vinculada à camada e selecionar a opção Rasterizar Máscara de Vetor. Ela será convertida em bitmap, sendo facilmente editável.

Forma convertida e deformada
Após rasterizada, a forma foi transformada no modo Deformar

– Demarcador: o modo que nos interessa! Aquilo que você demarcar com a caneta, será convertido em um demarcador, o mesmo que após clicar com o botão direito e selecionar a opção Criar Seleção…, será convertido em uma seleção perfeita.

Demarcador Elíptico
Demarcador criado, clique com o direito…
Janela Criar Seleção
Opções: Raio de Difusão – quanto mais, maior o esfumaçado na borda; Operação – modo de criação da seleção, exatamente como visto no caso dos Letreiros

– Preencher Pixels: só para os Demarcadores. Cria uma forma preenchida com a cor do primeiro plano.

3- Tipos de Demarcador:
– Opções da Ferramenta Caneta: o modo de criar Demarcadores “ponto-a-ponto”, ou seja, a cada clique um ponto de ancoragem é criado. É como o velho jogo de ligar os pontos, até fechar o contorno da imagem. Quase todo mundo já brincou de ligar os pontinhos um dia 😀

– Caneta de Forma Livre: permite criar um demarcador a mão livre; basta clicar e ir desenhando com a caneta. A opção Magnético faz com que o contorno seja atraído pelas bordas da imagem, exatamente como a Ferramenta Laço Magnético. Infelizmente, não é um método muito eficaz (para não dizer que é praticamente inútil, salvo em pouquíssimos casos).

– Ferramentas Retângulo, Retângulo Arredondado, Elipse, Linha e Forma Personalizada: demarcadores criados com essa ferramentas também podem ser convertidos em seleção. Basta usar a guia Demarcadores e clicar no botão Carregar Demarcador Como uma Seleção (ou, usando a Ferramenta Caneta, clicar com o botão direito e selecionar a opção Criar Demarcador).

demarcador no Photoshop

4- Adic/Rem Auto: permite que, ao clicar sobre uma linha já criada, o demarcador seja fechado automaticamente.

5- Adicionar, Subtrair, Cruzar Áreas e Excluir Sobreposição: Adicionar e Subtrair funcionam do mesmo modo que nas seleções, ou seja, adicionar soma o demarcador aos já existentes, enquanto subtrair remove. Cruzar Áreas cria demarcadores onde houver intersecção com demarcadores já existentes, e Excluir Sobreposição torna essas áras vazias. Veja os exemplos: o primeiro demarcador criado é sempre o inferior esquerdo, com o superior fazendo a sobreposição.

demarcadores no modo Adicionar
Demarcadores criados no modo Adicionar, e preenchidos com cor
Demarcadores no modo Subtrair
Demarcadores criados no modo Subtrair: toda a sobreposição é subtraída do primeiro demarcador
Demarcadores no modo Interseção
Demarcadores criados no modo Interseção: a sobreposição é a demarcação
Demarcador no modo Sobreposição
Demarcadores criados no modo Excluir Sobreposição: apenas as áreas onde não há sobreposição é demarcada

Seleções por intervalo de cores e canal

São ideais para imagem com contorno indefinido, ou de difícil recorte.

Menu Selecionar > Intervalo de Cores. Clique com o conta-gotas na cor que será a amostra. Todos os pixels daquela cor serão selecionados. Quanto mais alto o grau de seleção, mais ampla será a seleção.

O conta-gotas com o sinal positivo adiciona mais uma cor à seleção, enquanto o negativo remove.

Seleção de cores

Essas são as ferramentas mais usadas para criar seleções. Para seleções em forma de texto, há também a Máscara de Texto (agrupada no mesmo botão que a Ferramenta Texto).

Se tiver alguma dúvida, poste nos comentários!

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Write A Comment

Pin