Método avançado de seleção de cabelos no Photoshop

4
2175

Selecionar determinados objetos no Photoshop pode ser complicado. Capturar partes de uma foto com cores e luzes muito semelhantes ao fundo, por exemplo, é tarefa árdua se o usuário não usar a técnica certa.

Um dos elementos de imagens mais "temidos" são os fios de cabelo. Quem já não sofreu ao tentar excluir o fundo de uma foto cuja figura em primeiro plano mostra cabelos ao vento? Ou fios dispersos, que insistem em não entrar nas seleções, sejam elas feitas por varinha mágica, caneta?

Neste artigo você confere uma técnica para criar seleções perfeitas ou quase perfeitas em cabelos. Como exemplo, usaremos a imagem abaixo:

A modelo tem fios de cabelo soltos. Isso seria uma grande chateação para selecionar (ou melhor, quase impossível) caso você tentasse, digamos, com a Varinha Mágica. Não importa qual o nível de tolerância usado, sempre ficaria grande parte dos fios de fora da seleção, já que sua visibilidade é pequena.

Para selecioná-los, vamos apelar aos canais.

Janela de Channels

Antes, já que nosso propósito é separar a modelo do fundo, você pode eliminar o quanto puder dele. Para isso, pode usar a Magic Eraser Tool (Borracha Mágica); com um clique, ela apaga todos os pixels semelhantes próximos.

Use a tolerance em cerca de 20; vá clicando nas partes ao redor da modelo, até que ela fique "quase" isolada na imagem. Não se importe com o que restar entre os fios de cabelo.

Antes e depois de clicar com a Magic Eraser; o fundo vai sendo apagado. Repita até remover o fundo

Deve ficar assim:

Após eliminar tudo o que for possível do fundo com a Magic Eraser

Clique na paleta de Canais, então elimine a visibilidade de cada canal de cor, até descobrir qual delas mostra os detalhes que queremos manter com mais destaque.

Veja no nosso exemplo como ficam os canais no modo de imagem RGB:

Aparência do canal vermelho
Aparência do canal vermelho
Aparência do canal verde
Aparência do canal verde
Aparência do canal azul
Aparência do canal azul

Para essa imagem, o canal do vermelho (Red) é a única que mostra os fios de cabelo, e torna o fundo que restou sob eles bem claro, quase invisível. Os canais do azul (Blue) e verde (Green) mostram os fios bem escuros, mas também deixam muito resíduo do fundo.

Então, arraste a miniatura do canal Red para o botão New Channel, para duplicá-lo.

Canal vermelho duplicado

No canal duplicado, aplique um ajuste de Níveis (Ctrl + L). Tente deixar a imagem geral mais escura, ao mesmo tempo clareando áreas indesejadas. Veja o histograma abaixo:

Ajuste de Levels no canal duplicado

Ainda na camada Red duplicada, com a Brush Tool (Ferramenta Pincel), termine de preencher de preto a parte de cima do corpo da modelo (cabeça), deixando parecido com isso:

Pinte de preto as partes do rosto até deixar parecido com isto

Como a parte de baixo do corpo perdeu muitos detalhes no canal duplicado, vamos usar uma seleção na imagem com todos os canais para acabar de preencher de preto: volte à paleta das camadas, então segure Ctrl e clique sobre a miniatura da camada. Será criada uma seleção em torno da imagem toda.

Selecionando o conteúdo da camada principal

Então, volte ao canal vermelho duplicado e acabe de pintar a parte de baixo do corpo de preto. Não pinte de preto as partes que ficaram sobrando do fundo, ao redor da modelo. A ideia aqui é isolar seu corpo e objetos em uma silhueta.

Quando terminar, pressione Ctrl + D para eliminar a seleção. Em seguida, inverta o canal com o comando Ctrl + I.

Canal antes e depois de ser invertido (Ctrl + I)

Segure Ctrl e clique sobre a miniatura do canal duplicado e invertido. Isso vai criar uma seleção em torno de seu conteúdo (a parte branca do canal).

Volte então às camadas, selecione a camada única e pressione Ctrl + J (nova camada por cópia). A modelo ficará isolada em uma camada própria.

Conteúdo do canal selecionado; Ctrl + J na camada isola a modelo em uma camada

Ao inserir a imagem sobre um fundo preto, por exemplo, você ainda vai notar algum efeito desagradável de recorte nos fios. Para suavizar, crie outra seleção em torno da modelo (segure Ctrl e clique sobre a miniatura da camada), então clique na paleta Mask (se ela não estiver visível, ative-a no menu Window > Mask.

Paleta Mask

Clique no botão Add a Pixel Mask. O controle de Density ajusta o quanto a máscara será escura, e Feather torna suas arestas mais suaves. Clique em Mask Edge para ajustar o Refine Mask (ajuste para tornar as bordas mais suaves).

Ajuste do Refine Mask

Após a suavização, a parte do corpo também será suavizada, gerando um efeito esfumaçado no contorno geral da modelo. Para corrigir isso, clique sobre a miniatura da máscara na camada, e com o pincel, pinte outra vez as bordas.

Miniatura da máscara, clique nela antes de pintar
Pinte de preto sobre a máscara para esconder o efeito de suavização nas regiões indesejadas

Resultado final com um fundo aplicado, repare que outros ajustes podem ser necessários para uma melhor adaptação da figura com outro fundo (como ajustes de cores, iluminação, etc).

Seleção avançada de cabelos - finalizado

Veja um detalhe do efeito aplicado, com a modelo colocada sobre outro fundo.

Finalizado, sobre outro fundo

O arquivo deste tutorial no formato do Photoshop (.psd) está disponível para download. Para baixar, clique no botão abaixo. Use de acordo com nossos termos.

- Publicidade -

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

4 COMENTÁRIOS

  1. Me perdi na parte...
    "Ao inserir a imagem sobre um fundo preto, por exemplo, você ainda vai notar algum efeito desagradável de recorte nos fios. Para suavizar isso, crie outra seleção em torno da modelo (segure Ctrl e clique sobre a miniatura da camada), então clique na paleta Mask (se ela não estiver visível, ative-a no menu Window > Mask."
    a minha ficou ruim nos fios ainda fico meio embaçado ...

    • Scarr, dependendo da imagem que usou, os ajustes ao longo do processo podem ser ligeiramente diferentes; neste caso, tente outras configurações, com as mesmas etapas.
      Se você usou a mesma imagem, ao criar a máscara, use os ajustes de Density e Feather para controlar quanto será mascarado dos fios de cabelo, e com que intensidade. O Density foi colocado em 100%, já que em fundos escuros os fios ainda mantinham resíduos do fundo. O Feather controla o "esfumaçamento" da máscara, então para manter os fios bem "afiados", deixei em 0%. No Refine Mask, use as configurações mostradas na imagem, ou próximas disso.
      Se ainda assim, o cabelo estiver aparecendo muito para seu gosto, mude os ajustes. Ao criar a cópia do canal vermelho, mude o ajuste de níveis, deixando-o mais claro do que foi mostrado no tutorial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui