Melhores sites para obter imagens grátis em 2017

Confira estes sites de imagem e encontre a fotografia que precisa para completar seu trabalho. A maioria permite inclusive uso comercial.
1
161

Encontrar bons estoques de imagem para uso pessoal é fácil. Mas e quando você precisa de mais? Uso comercial costuma ser a barreira que nos separa da boa qualidade. Afinal — pensam os donos das imagens, não sem razão — se alguém lucrará com minha foto, que pague por ela. Justo.

Mas nem tudo é tão preto no branco. Às vezes o uso pode ser enquadrado como comercial, mas renderá o mínimo, quase nada. Pagar licenças de uso comercial, que costumam ser bem altas, por algo que não dará 1% de retorno?

Imagens grátis com licença comercial são bem-vindas nesses casos, certo? Então confira esses sites e encontre o que precisa. Eles reúnem material suficiente para anteder praticamente qualquer projeto, e a maioria dos autores sequer exige crédito (embora seja muito legal da sua parte fazê-lo).

Importante notar que alguns itens podem ter regras específicas, então nunca deixe de ler os termos.

deviantART

Começando com um velho conhecido. O deviantART é uma comunidade artística para todo tipo de trabalho, desde escultura e pintura até fotografia e poesia. A seção de fotografia tem muita coisa na subseção Resources > Stock Images, vale a pena conferir. Muitos tutoriais publicados no Tutoriart e outros sites apontam para recursos hospedados por usuários do deviantART.

Como já disse, não deixe, porém, de conferir os termos de uso de cada autor. Alguns permitem uso apenas pessoal, outros comercial, e alguns ainda apenas uso para trabalhos publicados dentro do deviantART.

Flickr

Antes de tudo: o Flickr não é um banco de imagens. Já o incluí em outra lista desse tipo e um leitor comentou indignado que eu estava incentivando o roubo de fotografias. Mas o site oferece filtros, e com ele podemos encontrar, sim, itens com licenças permissivas até comercialmente. Basta saber usar.

Negative Spaces

Excelente opção entre bancos de imagens, com milhares de imagens. A política do site é que todas as imagens sejam gratuitas e sob licença Creative Commons CC0 (uso comercial permitido, domínio público). Então é só baixar e usar.

Free Images

Versão atualizada do velho SXC, também bastante conhecido de quem está na área a muito tempo. Os termos de uso admitem impressões, inclusive em revistas e embalagens de produto, mas não permite que seja usado em produtos nos quais o principal valor seja a imagem em si, cuidado com isso.

Pexels

Um dos queridinhos de muita gente, o Pexels oferece milhares de imagens de alta qualidade. Todo o conteúdo do site é gratuito, com uso comercial liberado e sem sequer a exigência de creditar os autores. Um paraíso (mas dê crédito sempre que possível).

- Publicidade -

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns Daniel pelo ótimo conteúdo postado!!!

    Vou aproveitar e lhe perguntar se vc conhece algum artigo que fala sobre o uso paletas para uso de cores

    Explico: sou engenheiro e programador (também eventualmente maltrato meu violão) mas tenho muita dificuldade em combinar cores por total incompetência artística nesta área

    Assim se tivesse uma orientação básica poderia melhorar meu trabalho

    No mais obrigado pelas publicações que são ótimas !!!

    Abraço Ciro Peixoto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui