Primeiros Passos

10 plugins obrigatórios para WordPress [atualizado]

Começando um site e usando WordPress? Uma lista básica de plugins que vale a pena olhar.
Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

[Atualizado em 2018]

As extensões do WordPress, ou plugins, são pequenos aplicativos que acrescentam novas funções ao pacote básico. Embora exista um consenso de que, se usados em exagero, tornam-se prejudiciais, alguns são tão úteis que beiram o obrigatório.

Para usuários com experiência em PHP, HTML e CSS, substituir os plugins por código pode ser melhor, mas quando não é o caso, sem dúvida eles simplificam. Vamos ver alguns ótimos para quem precisa de algo mais, sem precisar “sujar as mãos” com o trabalho pesado.

De novo: não exagere, plugins são algo mais a processar a cada carregamento de suas páginas. Se notar lentidão ou outros comportamentos estranhos após ativar algum plugin, melhor desligá-lo e procurar alternativas.

Akismet

Tão fundamental que já vem na instalação básica. Já falamos sobre sua configuração e ativação, e não fazer isso é quase certeza de dor de cabeça com massivas quantidades de spam. Deixe o software fazer sua parte filtrando as mensagens.

All-in-One ou WordPress SEO

Apesar das excelentes características nativas de estrutura, o WordPress peca em alguns detalhes. Esse plugin supre uma das mais urgentes, que é tornar seu site mais amigável aos motores de busca.

Com ele, fatores importantes como o formato de títulos de páginas, descrição do site, uso de atributos nofollow e outros podem ser modificados sem muita dificuldade. Grande parte dos sites usa esse ou algum plugin, como o Yoast SEO (hoje chamado só WordPress SEO).

 

W3 Total Cache

Esse plugin ajuda você a servir as páginas do seu site de forma mais rápida e eficiente aos visitantes e motores. Também reduz a carga no servidor, importante para hospedagens mais modestas.

Se não puder ou não quiser usá-lo, uma opção similar é o WP Super Cache.

Contact Form 7

Quase todo site precisa de uma página de contato, aquela que o visitante usará para enviar mensagens a você. Se não sabe criar o formulário “na raça”, há boas opções de plugin. Como o Contact Form 7: basta o uso de um shortcode [contact_form] para criar o formulário, inserível em qualquer lugar do site. A única configuração necessária é adicionar um endereço de e-mail para receber as mensagens.

Disqus

O sistema nativo de comentários do WordPress é bom, mas se você precisa de algo diferente, o Disqus costuma ser o melhor. Para evitar configurações complicadas, use o plugin, que vai direto ao ponto: instale, configure com a conta, e pronto.

Subscribe to Comments

Quando um visitante deixa um comentário numa discussão, talvez queira acompanhar as respostas. Com este plugin, será dada ao comentarista a opção de fornecer um endereço de e-mail para receber notificações sempre que algum novo comentário for adicionado ao artigo em que ele postou. Se ele já tiver conta no site e estiver logado, só precisa marcar um checkbox.

O plugin tem alguns anos sem atualização, mas ainda funciona perfeitamente.

BackWPup

Fazer cópia de segurança do seu site é importantíssimo. Esse plugin abrevia demais o trabalho de backup, copiando o conteúdo da pasta wp-content para a nuvem. Você pode usar serviços como o Google Drive, Dropbox, um endereço ftp, etc.

WP-PageNavi

WP-Pagenavi plugin para WordPress

O sistema de navegação nativo entre os posts do WordPress pode ser bem desagradável quando se tem várias páginas. Alguns posts usam um simples gerador de links “página anterior” e “próxima página”, então imagine como é navegar entre digamos, 200 páginas.

Este plugin simples gera links numerados, facilitando a vida de seus visitantes.

Google Analyticator

Facilita muito pra quem usa o sistema de estatísticas do Google no site. Nem precisa editar arquivos para adicionar o código de rastreamento: instale o plugin, faça login no Analytics através dele, e o código é inserido automaticamente na seção header das páginas. Você ainda terá opções, como remover o administrador dos dados de análise, vincular dados do AdSense e muito mais.

WordPress Manutenção

Cedo ou tarde você vai precisar tirar o site do ar para manutenção. E não vai querer aquela mensagem padrão do WordPress. Esse plugin exibe um aviso de “site em manutenção”, e tem opções como alternar entre online ou manutenção sem precisar desativar o plugin. Você também pode apresentar uma página personalizada ou redirecionar todos os visitantes para outro URL enquanto a manutenção estiver ativa.

👍

De novo, lembre-se que plugins são como álcool: use com moderação ou vai ficar travado.

Anúncios Google

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Write A Comment

Pin