Windows

Dez dos melhores atalhos de teclado do Windows 10

Adicione esses atalhos do Windows à sua rotina e melhore o aproveitamento de tempo no seu PC.
Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Ainda não usa atalhos de teclado do Windows fora os básicos, tipo Ctrl + C e Ctrl + V? Então passou da hora de aprender alguns adicionais que vão melhorar o aproveitamento de seu tempo no PC com Windows 10. Essa seleção é pequena, mas tem um pouco de quase tudo: edição de texto, central de jogos, segurança e organização.

10. Fixar janelas

Tecla do Windows + setas: com uma janela qualquer aberta, segurar a tecla do Windows e pressionar as setas vai mover a janela para alguma posição. É muito útil para quem costuma ficar com várias janelas lado a lado, como uma do Explorer e um editor de texto ou imagem, por exemplo.

Se a janela estiver amplificada, pressionar uma vez ↓ a fará ser reduzida. Duas vezes ↓ e a janela será minimizada para a barra de tarefas. As setas ← e → vão fixar a janela num dos cantos da tela.

9. Gerenciador de Tarefas rápido

Ctrl + Shift + Esc: cansado de abrir o Gerenciador de Tarefas clicando com o direito sobre a barra de tarefas e procurando o menu? Simplesmente use esse atalho e o gerenciador é prontamente aberto.

8. Área de trabalho adicional

Ctrl + Tecla do Windows + D: a Área de Trabalho virtual é útil para quem trabalha com muitas janelas e programas e acha bagunçado tanta coisa aberta. Digamos que você tem dois ou mais documentos de texto ou planilhas abertas: fica mais organizado separá-las por área. Para criar rapidamente uma nova Área de Trabalho, use o atalho indicado. Para fechar uma Área de Trabalho virtual, use o atalho Tecla de Windows + Ctrl + F4.

7. Print rápido da tela

Tecla do Windows + PrtScn: salva um print da tela na pasta Documentos/Imagens/Capturas da tela. A tela vai piscar num tom mais escuro durante a captura.

6. Print de parte da tela

Tecla do Windows + Shift + S: clique e arraste para criar uma área com qualquer forma de seleção. A área selecionada será copiada como imagem para a Área de Transferência.

5. Abrir central de jogos

Tecla do Windows + G: abre a janela de captura da central de jogos do Windows. Serve para gravar a tela dos jogos, tirar prints, abrir o modo de acompanhamento de desempenho do sistema, etc.

4. Abrir modo de captura

Tecla do Windows + Alt + G: de onde você pode começar a gravar a tela do jogo que estiver sendo executado. Interrompa a gravação com Tecla do Windows + Alt + R. Para iniciar uma gravação imediatamente, nem precisa desse atalho: use Windows + Alt + R. Vai surgir um controle na tela com o tempo de gravação.

As gravações ficam salvas na pasta Vídeos/Capturas.

3. Abrir seletor de emojis

Windows + tecla de ponto: abre a janela de emojis.

2. Visualizador da Área de Transferência

Tecla do Windows + V: abre uma janela para visualização do que esteve recentemente em sua Área de Transferência (o que você andou copiando com Ctrl + C, por exemplo). Se clicar num dos registro, ele é colado imediatamente na área de texto ativa (como a do Word, por exemplo). Muito útil para recuperar coisas que você copiou e sem querer copiou outra coisa por cima antes de usar a informação. Vale também para imagens.

1. Abrir programas como administrador

Ctrl + Shift + clique num atalho de programa: o programa é aberto no modo de administração.

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Deixe um Comentário

Pin