Tutoriais

Manipulação no Photoshop com tema espacial “photobomb”

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Já ouviu falar de photobomb, certo? É aquela foto (principalmente selfie, mas tiradas por outras pessoas também) em que uma figura inusitada aparece no fundo, dando um toque cômico, bizarro ou surpreendente à cena.

É com esse tema que vamos fazer um colagem de várias imagens para praticar a manipulação e técnicas de correção no Photoshop. O tutorial é muito indicado pra quem começou há pouco tempo, tendo instruções detalhadas de cada passo.

Serão abordados: ajustes com camada, pintura básica, criação de seleções com caneta e Laço, efeitos de iluminação e muito mais. Se tiver dificuldade em qualquer etapa, por favor comente e ajudo no que puder.

Antes de começar, uma conferida no resultado aproximado que você deve ter:

tutorial manipulaco photoshop astronauta photobomb

Baixe as imagens que serão usadas. As imagens do espaço são propriedade da NASA e ESA, sob copyright livre para uso a não ser quando especificado o contrário.

Abra o Photoshop, então arraste para cima da área do papel o arquivo com a imagem da Terra (baixado no pacote “Fotos espaciais”. Ela será aberta como plano de fundo de um novo documento.

Use o atalho de teclado Ctrl + Shift + I (segure Ctrl e Shift juntos, e sem soltá-las, aperte I). Na caixa de diálogo “Tamanho da Imagem”, reduza sua largura para 2000 pixels. Reduza a resolução para 72 dpi, já que não vamos imprimir o trabalho final, não precisa de uma densidade de pixels tão alta.

Certifique-se de que o ícone com o elo está ativo ao lado das caixas, assim qualquer alteração feita numa dimensão, altera automaticamente a outra, evitando deformações na imagem.

Redução da imagem
Redução da imagem

Imagem redimensionada

Siga ao menu Imagem > Tamanho da tela de pintura… (ou atalho Ctrl + Shift + C). Mude a largura do papel para 2400 pixels, a altura para 1500 pixels, e na caixa “Cor da extensão da tela de pintura”, clique na caixinha de cor e selecione preto #000000.

Na caixa “Âncora”, clique no primeiro quadrado, referente ao canto superior esquerdo do papel – assim a imagem vai crescer a partir de lá, ficando o planeta no canto.

Agora você tem o fundo pronto para começar a aplicar elementos.

Tamanho da tela de pintura

Imagem com papel redimensionado
Imagem com papel redimensionado

Arraste para cima do documento a imagem do astronauta e solte, ele será colocado ali como um Objeto Inteligente. Isso significa que você pode redimensioná-lo à vontade, sem causar distorções, desde que não o amplie muito mais que o original. Mas não se preocupe, pois vamos reduzi-lo.

Astronauta adicionado

Clique e arraste os pontos de transformação da imagem, até deixá-la do tamanho visto abaixo. Confire o redimensionamento teclando Enter.

Tamanho da imagem redimensionada

Uso da caneta: agora vamos isolar o astronauta do fundo usando um dos melhores métodos de seleção disponíveis no Photoshop, que é com a ferramenta Caneta (atalho: P). Ela funciona como um jogo de “ligar os pontinhos”, ou seja, a cada clique no papel você cria um ponto de ancoragem. Leia aqui tudo sobre o uso da caneta, caso não tenha experiência com ela.

Amplie bem o zoom no documento (Ctrl e tecla de positivo + para ampliar, ou de negativo – para reduzir) e vá criando pontos com a caneta, circundando o astronauta da melhor maneira que puder. Trabalhe com calma pra conseguir um bom demarcador. Confira na barra de opções da ferramenta, que fica no alto da tela, se ela está ajustada para criar um demarcador. Veja a seguir:

Opções da ferramenta caneta
Opções da ferramenta caneta

Detalhe demarcador caneta

Procure criar o demarcador bem justo no contorno do astronauta, mas como precisamos eliminar bem o planeta ao fundo, se preciso, prefira que o demarcador passe um pouco para cima dele do que deixe rebarba. Faça com capricho, mas também não precisa ser muito cirúrgico.

Ao final, deve ter um demarcador assim (repare que “cortei” as pernas dele, não serão usadas):

Forma do demarcador

Não precisa ser muito preciso nas mãos, já que elas serão cobertas por outra imagem por cima. Fiz ali só para uma melhor visualização. Note também que ficou de fora do demarcador o equipamento perto do ombro dele, onde tem a bandeira, e também perto do braço direito (esquerdo dele).

Clique na guia Demarcadores (fica perto da guia Camadas; se não estiver visível, siga ao menu Janela > Demarcadores). Lá no rodapé da janela, clique no botão “Carregar demarcador como uma seleção”. Será criada uma seleção com o formato do demarcador.

Criar selecao com demarcador

Seleção criada
Seleção criada

Clique de novo na guia Camadas, certifique-se de que a camada do astronauta está ativa (marcada em azul, em destaque; se não estiver, clique sobre sua miniatura). Use o atalho Ctrl + J para criar uma nova camada a partir da seleção, ou seja, com o formato do astronauta “recortado”.

Clique no ícone do olho na camada original do astronauta para desligar sua visibilidade. Agora você deve ter três camadas: o fundo, o astronauta “invisível” e o astronauta recortado.

Ordem das camadas

Com a mesma técnica do demarcador via caneta, crie seleções pegando as partes do planeta que aparecem entre os cabos e espaços ao lado do corpo do astronauta. A cada seleção feita, clique Delete para limpar a região, exclua a seleção (atalho Ctrl + D) e faça o mesmo na outra.

Ao final, você deve ter seu astronauta “limpinho”. Posicione-o como visto a seguir usando a ferramenta Mover (atalho: V):

Posição final do astronauta
Posição final do astronauta, com fundo limpo

Dica: um jeito mais rápido de converter o demarcador em seleção é com o atalho Ctrl + Enter. Isso evita ter que abrir toda hora a janela de Demarcador e clicar no botão indicado antes.

Dica 2: o astronauta foi levemente ampliado, basta usar o atalho Ctrl + T para ativar o comando Transformar.

Dica 3: é uma boa prática dar nomes adequados às camadas. Por exemplo, a camada do astronauta recortado atualmente é “Camada 1”, nada interessante. Clique duas vezes sobre seu nome e digite “Astronauta”. Faça isso sempre que puder com outras camadas.

Insira no documento o arquivo do “astronauta joinha”. Usando os métodos já explicados, crie um demarcador pegando só sua mão direita (esquerda de quem olha) e também parte do braço. Copie-a para uma nova camada.

Camada luva duplicada
Camada com a luva já isolada. A “779599…” é a imagem original, e pode ser excluída depois que você copiou a luva para a outra camada.

Exclua a camada “779599_98181127”, não precisamos dela. Pode excluir a camada original do astronauta também, ficando só com o sem fundo. Posicione e redimensione a luva sobre o braço direito do astronauta. Use a curva do cotovelo como referência.

Posição da luva

Ative a camada “Astronauta” (clique sobre seu nome ou miniatura), então clique no botão “Adicionar Máscara de Camada”.

Máscara de camada

Será adicionada uma miniatura de camada ao lado da miniatura normal. É uma máscara: qualquer área branca é revelada, enquanto áreas pretas são escondidas, como se tivessem sido apagadas. Pinte de preto sobre as partes do braço do astronauta que devem ficar ocultas, veja a imagem como referência.

Nota: pinte de preto NA MÁSCARA, não na imagem do astronauta. Veja se a máscara está com um traçado ao redor, senão é só clicar sobre sua miniatura.

Pintura na máscara
A miniatura branca é a máscara – o elo significa que se o astronauta ou a máscara forem movidos, o outro se move junto.

Braço mascarado

Mesma coisa com a camada da luva: crie uma máscara, e usando um pincel suave redondo, pinte aos pouco de preto na máscara, ocultando um pouco do tecido do braço, até suavizar o encontro entre o braço original e o implantado lá.

pincel suave photoshop

Luva mesclada com braço

Insira a imagem “9301420611_336a3e8835_o” no documento. Como antes, isole agora a mão junto com a câmera, copiando-a numa nova camada. Pegue junto uma parte do braço.

Braço e câmera

Vire a imagem na horizontal (menu Imagem > Transformação > Virar Horizontalmente). Com a ferramenta Mover, mova e gire (ative a transformação com Ctrl + T) até ficar na posição ideal.

Posição do braço

Crie uma máscara de camada no braço, e com um pincel macio pequeno (uns 10 pixels), pinte cuidadosamente para deixar revelado apenas a mão e a câmera. Depois trabalhe na máscara do astronauta para esconder partes da mão e do braço, até obter uma boa fusão entre o braço e sua nova mão com a câmera.

Deve ficar assim:

Conclusão da mão

Como as cores das mãos “implantadas” não batem muito com o astronauta, vamos usar algumas camadas de ajuste. Uma excelente é a de ajuste de Curvas, que altera o nível e o contraste ao mesmo tempo, servindo também para alterar canais de cor individuais. Essas camadas não alteram a imagem de forma permanente, ou seja, você pode dar um duplo-clique na camada de ajuste mais tarde e corrigir como precisar.

Ative a camada da câmera e siga ao menu Camada > Nova camada de ajuste > Curvas. Marque a caixa “Usar Camada Anterior para Criar Máscara de Corte”, assim qualquer efeito causado pelos ajustes só serão vistos sobre o conteúdo da camada “Câmera” – sem isso, os ajustes afetariam toda a imagem.

Nova camada de ajuste curva

Clique uma vez bem na ponta direita da linha diagonal (a extremidade mais alta, à direita) e arraste para baixo, em linha reta. A imagem vai ficar mais escura. Clique mais ou menos na metade da linha e arraste um pouco para cima, e a imagem terá seus tons médios clareados.

Ajustes da curva

Reparou que tem uma linha azul também, que no seu aí ainda não apareceu? É porque eu já havia ajustado a curva do canal azul. Clique naquela caixa escrito “RGB” e mude para “Azul”, e faça um ajuste parecido com o visto na imagem anterior. Isso vai deixar a mão com a câmera mais inclinada para o azul, já que originalmente era muito amarelada e não combina com a iluminação do astronauta.

Deve ficar assim, veja o antes e depois:

Com ajuste de curvas

A mão dando joinha também precisa de ajuste. É do mesmo jeito, mas o ajuste muda um pouco, precisando de mais azul.

Ajuste de curvas da mão
Ajuste de curvas da outra mão

Antes e depois luva

Nota: pintei um pouco mais de preto na máscara da camada da “luva joinha”, e escondi a parte de baixo do braço, acho que ficou melhor assim, como visto acima.

Vamos trabalhar agora nos elementos de fundo. Começando pelo mais simples, que é a Lua lá no canto superior. É só inserir o arquivo “4971882646_138ef76d76_o” no documento, redimensionar e posicionar (ferramenta Mover e transformação com Ctrl + T).

Posição da lua

Ficou uma parte preta da imagem ali cobrindo a Terra; pra sumir, altere o modo de mesclagem da camada Lua para “Clarear”, assim só os pixels brilhantes dela (a imagem da Lua, já que o resto é preto) serão visíveis sobre as demais camadas.

Mesclagem da camada em divisão

Insira o arquivo “ATV-4_docking” no documento e com a transformação ativa, clique e arraste perto dos pontos diagonais da imagem para girá-la, até ficar como visto mais adiante.

Aplique uma máscara de camada na imagem e pinte de preto na máscara, ocultando a parte visível do planeta. Mude a mesclagem da camada para Clarear.

Nota: não esqueça de continuar nomeando adequadamente suas camadas. Essa, por exemplo, levou o nome “satélite”.

Máscara da camada do satélite

Aparência apos satélite

Adicione o arquivo “12619190424_ede625b724_o” ao documento. Com a transformação ativa, aumente bastante seu tamanho usando as caixas de porcentagem no alto da tela. Aumente para cerca de 250% do original, e na caixa de ângulo, para uns 10°.

Posição da imagem

Usando a ferramenta Laço (atalho: L), selecione um pedaço do equipamento que ficará visível em primeiro plano. É só “desenhar” um risco em torno do objeto e quando a seleção se fechar, usar o atalho Ctrl + J para copiá-lo em uma nova camada. Exclua a original.

Objeto isolado em camada

Selecione a ferramenta Varinha Mágica (fica logo abaixo do Laço, no menu de ferramenta, lado esquerdo, atalho: W).

Varinha mágica
Selecione a rebarba preta com a Varinha Mágica

Pressione Delete para excluir essa parte preta. Siga então ao menu Filtro > Desfoque Gaussiano, e aplique-o na camada com Raio de 25 pixels.

Aplicação desfoque gaussiano

Mais um pouco, agora com a adição das estrelas ao fundo: arraste a imagem “stars_by_paulinemoss” para o documento, mude a mesclagem da camada para Divisão. Mantenha a camada logo abaixo da camada “Astronauta”.

Posição das estrelas

Como não queremos as estrelas aparecendo por cima de outras imagens que também usam a mesclagem Divisão ou Clarear, vamos criar uma máscara de camada nela, então pintar de preto para esconder as sobreposições. Use um pincel macio redondo.

Trabalhe com bastante zoom, facilita demais. Se não tiver uma mesa digitalizadora essa etapa pode ser um pouco mais complicada, mas nada impossível de ser feito com o mouse.

Pintura na máscara de camada

Logo acima da camada das estrelas, crie uma camada e usando os pincéis baixados no começo, pinte estrelas e outros “itens espaciais”. Para carregar o pincel: selecione a ferramenta Pincel e no menu superior, siga pelo caminho indicado, até “Carregar Pincéis…”

Carregar pincéis

Aí é só navegar até o local em que salvou os pincéis e carregá-los. Eles aparecem na lista de pincéis abertos, no final.

Lista de pincéis

Não use só branco, vai ficar artificial. Crie bases de estrelas com tons de azul médio, e por cima dela estrelas mais brilhantes. Pode também sobrepor as estrelas da imagem, usando aquelas com pontas que vieram no pincel, e criar mais camadas para sobrepor efeitos com nebulosas ao fundo e estrelas brilhantes na frente. Use tons de azul e alguns puxados para roxo.

Não exagere, colocando um monte de galáxias e tranqueiras, vai ficar artificial demais. Ou exagere, afinal a montagem é sua!

Adicione de novo a imagem das estrelas, dessa vez bem menor que a primeira, e posicione-a mais perto da Lua e do alto do satélite. Com uma máscara de camada, esconda suas bordas deixando só as estrelas brilhantes preenchendo aquele lugar que antes não tinha quase nenhuma estrela. Mude a mesclagem da camada para o modo Clarear.

Depois que tiver pintado estrelas e nebulosas à vontade, trate de mascarar cores sobrepostas aos objetos como satélite e astronauta. Veja como deve ficar.

Pintura das estrelas

Adicione o arquivo “Deep Nebula” no documento, posicione-o no canto inferior direito, abaixo do braço do astronauta. A camada pode ficar acima da camada do planeta. Mude sua mesclagem para Divisão.

Tal como antes, adicione uma camada de ajustes (menu Camadas > Nova Camada de Ajustes > Matiz/Saturação). Marque a caixa para criar um recorte e ajuste como visto a seguir. As nebulosas devem ficar azuladas.

Depois crie uma máscara de camada na nebulosa e esconda onde ela aparece sobre o planeta de fundo.

Ajustes de matiz e saturação

Posição da nebulosa

Um dos últimos – e mais importantes – detalhes: nosso intruso na foto, o alienígena. Insira a imagem no documento, redimensione e mude a mesclagem da camada para Clarear. Posicione-o como mostrado bem escondido no alto do satélite. A camada dele pode ficar logo abaixo da camada do satélite.

Alien introduzido na imagem
Alien introduzido na imagem

Agora pra finalizar, algumas camadas de ajuste. Acima de todas, crie uma camada de curvas, alterando a curva do RGB e um pouco a curva do azul (removendo um pouco do azulão geral).

Ajuste final de curvas

Uma camada de ajuste de Matiz/Saturação, essa em recorte de camada (lembra como faz isso? Já fizemos nesse tutorial) com a camada de fundo, para tirar o azul saturado demais da Terra. Clique na caixa “RGB” e selecione “Azuis”, então faça o ajuste.

Saturacao do fundo

Complete criando uma camada acima de todas, então pressione Shift + F5 para abrir a janela de diálogo de preenchimento. Selecione “50% cinza”.

Comando preencher

Mude a mesclagem da camada para “Sobrepor”. Agora, onde você pintar de preto nessa camada, será subexposto (fica mais escuro) na imagem; onde pintar em branco, será superexposto (fica mais claro). Esse é um bom meio de criar luzes e sombras.

Pinte com um pintel macio, alternando entre branco e preto. Veja o antes e depois.

Antes e depois da iluminação

Veja de novo o resultado final:

tutorial manipulaco photoshop astronauta photobomb

tutorial manipulaco photoshop astronauta photobomb detalhe

O arquivo criado durante esse tutorial está disponível para download no botão abaixo, troque-o pela divulgação dessa página numa rede social de sua escolha (Twitter ou Facebook). Lembre-se que o arquivo só pode ser usado com fins de estudo, qualquer outra utilização é proibida.

Anúncios Google

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Deixe um Comentário

Pin