Manipulação no Photoshop com formas geométricas

0
7616

Nesse tutorial para Photoshop você vai colocar em prática várias técnicas para criar uma bela colagem, envolvendo recorte e manipulação de fotografia, máscaras de camada, ajustes de cor, curvas, etc.

Além da edição fotográfica, usará pincéis especiais, aplicará texturas e criará também um padrão geométrico de fundo, além do elemento decorativo com deformação em perspectiva.

Veja como deve ficar depois de pronto:

Tutorial finalizado

Antes de começar, faça o download de alguns arquivos que serão usados no processo:

Crie um novo documento do Photoshop, tamanho 1200 x 1500.

novo documento do Photoshop

Aplique um degradê (gradiente) radial, começando em branco e terminando na cor hexadecimal #eee6ca: selecione a ferramenta Degradê, mude os pontos de cor e clique no meio do papel, arrastando para fora, então solte. Deve ficar um degradê circular.

editor de gradiente Photoshop
degrade radial aplicado

Selecione a ferramenta Letreiro de Linha Única. Crie uma nova camada e renomeie-a como "Linhas". Clique uma vez sobre o papel a certa distância do topo e será criada uma seleção linear.

Preencha essa linha com a cor hexadecimal #bcb189. Exclua a seleção da linha com o comando Ctrl + D.

linha preenchida
Linha preenchida.

Duplique a camada da linha com o comando Ctrl + J. Segure a tecla Shift e pressione a tecla para baixo ↓ oito vezes, sem soltar o Shift. A linha duplicada será movida a certa distância.

Repita o procedimento várias vezes (cerca de 20) até que o papel fique todo coberto por linhas. No fim, ative todas as camadas (clique na miniatura da primeira, segure Shift e clique sobre a última) e achate-as numa só (comando Ctrl + E).

camadas de linha duplicadas
Camadas de linha duplicadas e movidas.
camadas antes e apos achatar
Ative as camadas e depois achate todas juntas (Ctrl + E).

De forma similar, crie linhas verticais, preenchidas com a mesma cor, e achate todas as linhas juntas. Seu papel fica com um quadriculado por cima do fundo em degradê.

Como criar a linha vertical? Com a outra ferramenta, o Letreiro de Coluna Única.

Dica para acelerar o processo: em vez de duplicar e mover linha por linha, você pode usar o comando "Novamente" do Transformar, desde o início. Assim:

  • crie a primeira linha
  • duplique a camada da linha com o Ctrl + J
  • use o atalho Ctrl + T para começar o comando Transformar
  • mova a linha conforme ensinado antes (Shift e oito cliques na seta na direção desejada: para baixo nas linhas horizontais ou para a esquerda ou direita nas linhas verticais). Aperte Enter para confirmar a alteração.

Agora é só usar o atalho Ctrl + Alt + Shift + T para repetir a transformação várias vezes: para cada ativação do atalho, uma nova camada de linha será criada mantendo automaticamente a distância determinada antes. É fácil.

Crie uma nova camada acima de todas, nomeie-a como "Círculo". Selecione a ferramenta Letreiro Elíptico e preencha a forma de preto. Segure Shift enquanto arrasta para criar a forma e ela ficará perfeitamente redonda.

Se seu círculo não ficou bem no centro do papel, ative a camada Círculo e a camada do degradê, então clique nos botões "Alinhar centro vertical" e "Alinhar centro horizontal".

alinhar centros horizontais
Depois de desenhar o círculo, alinhe-o no centro do papel.

Agora aplicaremos um estilo de camada tipo Sobreposição de Degradê, radial, de verde #375043 para preto #000000, transparente no segundo ponto.

estilo de camada degrade

Ajuste também em Opções de Mesclagem, a Opacidade de Preenchimento da camada para 0%.

opcoes de mesclagem
circulo com estilo de camada

Abra a foto da modelo em um novo arquivo do Photoshop. Para um bom recorte dela do fundo, vamos com a técnica dos canais: clique na guia de canais e duplique o canal Azul (clique com o botão direito sobre ele e em Duplicar Canal).

Por que o canal Azul? Porque no caso da nossa foto, é o mais escuro, e como você verá, é o ideal para o que faremos.

canal azul duplicado

Aplique agora dois ajustes sobre esse canal azul duplicado (desligue a visibilidade de todos os outros para facilitar). Comece com um ajuste simples de Curvas (atalho Ctrl + M), seguindo por um ajuste de Níveis (atalho Ctrl + L). Nossa meta é deixar a modelo o mais escuro possível, com o máximo de áreas totalmente pretas, em contraste com o fundo claro.

O ideal é não exagerar nos ajustes para não deixar suas bordas muito "duras", pixeladas. Veja os que usei:

ajuste de curvas sobre o canal
ajuste de niveis

As partes dela que não ficaram totalmente pretas - como zonas mais claras da pele, olhos, etc - cubra com tinta preta, usando um pincel bem duro, redondo. Procure não pincelar muito perto dos limites entre ela e o fundo, ali pode ficar mais suave.

silhueta em pintura

Ao final, deve ter algo assim: só uma silhueta com fundo bem claro, sem partes visíveis.

silhueta da modelo

Siga ao menu Selecionar > Intervalo de Cores. Clique na parte preta, ajuste o Grau de Seleção em cerca de 60 e confirme.

intervalo de cores

Na guia de Canais, exclua o canal Azul duplicado que foi pintado de preto, já temos a seleção que queríamos. Volte à guia de Camadas e dê um Ctrl + C, para copiar a modelo.

De volta ao documento original, cole a modelo e redimensione (Ctrl + T e ajuste) para caber na imagem como abaixo.

posicao da modelo

Para as linhas atrás da cabeça da modelo, insira no documento a imagem "" do pacote "Linhas" que baixou no começo. Redimensione (Ctrl + T) e reposicione a imagem. Mude então a mesclagem da camada para o modo Exclusão.

posicao das linhas

Selecione a Ferramenta Pincel e carregue o pincel que baixou no início (clique no ícone do menu da ferramenta e navegue até o local em que o pincel foi salvo e descompactado).

carregar pincel
Após selecionar a Ferramenta Pincel (atalho: B), siga esse caminho para carregar o pincel externo.

Selecione o pincel tamanho 174 (pressione F5 para ver a lista de pincéis, na guia Predefinições de Pincel).

predefinicoes de pincel

Ajuste o pincel com tamanho 400 px, dureza 0, opacidade 40%, e a cor de primeiro plano em preto. Crie uma máscara sobre a camada da modelo (com ela ativa, clique no botão "Adicionar máscara de camada" que fica no rodapé da janela de Camadas).

mascara de camada

Pincele algumas vezes sobre a máscara da camada. O resultado deve ser algo assim:

resultado da mascara

Vamos criar o padrão geométrico: crie um novo documento no Photoshop, tamanho 2000 x 3000 pixels. Com a Ferramenta Retângulo, ajustada para criar uma Forma, desenhe um retângulo, qualquer preenchimento e sem contorno.

Aplique nele um Estilo de Camada tipo Sobreposição de Degradê. Escolha as cores que mais agradarem; preferi começar com um tom mais escuro de violeta e laranja, em degradê linear.

forma com degrade

Duplique essa camada (Ctrl + J) e edite a forma, alterando seu tamanho, posição e cores do degradê. Como quero um tom geral entre amarelo e laranja, foi a cor predominante no resto do trabalho, mas insira também alguns contrastes com verde e vermelho. Você pode misturar formas com opacidade um pouco reduzida, para mostrar as formas abaixo dela.

A ideia é criar uma composição com vários retângulos sobrepostos. Duplique diversas vezes as formas e vá fazendo alterações. Para mudar a cor do degradê, é só dar duplo-clique sobre a miniatura do efeito na janela de Camadas.

Ao final, você deve ter algo mais ou menos assim:

formas multiplicadas

Agora o passo mais importante: ative todas as camadas (clique sobre o nome da primeira, segure Shift e clique sobre o nome da última; todas ficarão marcadas em azul) e converta-as em um único Objeto Inteligente (clique com o botão direito e selecione a opção).

Siga ao menu Editar > Transformação > Deformar. Clique e arraste as linhas da grade para moldá-la, dando ao objeto um desenho curvo, como se ele começasse bem estreito e terminasse mais largo, numa onda em perspectiva. Veja as imagens para ter uma referência. Quando estiver satisfeito com sua forma, dê Enter para confirmar.

Preenchi o fundo em vermelho só para facilitar a visualização. NÃO FAÇA ISSO NO SEU ARQUIVO, queremos o fundo transparente.

deformar objeto
Aparência da grade de deformação.
forma geometrica pronta

Dê um Ctrl + A para selecionar tudo, Ctrl + C para copiar, então cole essa forma deformada no arquivo principal. Dê um Ctrl + T e ajuste-o na posição indicada. Se precisar, segure a tecla Ctrl enquanto arrasta os pontos de transformação para um melhor ajuste na base da modelo. Se preferir, nomeie a camada como "forma geometrica".

objeto posicionado

Se ainda não eram as cores ideais na forma geométrica, sem problema: na guia Ajustes, clique em Equilíbrio de Cores. Ajuste como visto abaixo.

equilibrio de cores

Para ver o ajuste só na forma e não sobre a imagem toda, vincule-o ao objeto: passe o mouse na divisão entre as duas camadas e segure a tecla Alt: quando aparece o ícone, clique.

icone vinculo entre camadas
Passe o mouse na divisão entre as camadas e quando aparecer este ícone, clique.

Insira no documento a textura bokeh. Redimensione e reposicione, deixando as partes mais luminosas perto do centro do círculo, na base da modelo.

posicao da textura

Mude a mesclagem da camada para o modo Divisão.

camada no modo divisao

Alguns ajustes para melhorar a textura: acima dela, duas camadas de ajuste, uma de Curvas e outra de Matiz/Saturação. Ambas devem ficar restritas à camada de textura (clique com o botão direito sobre elas depois de aplicadas e selecione "Criar máscara de corte").

ajuste de curvas
Ajuste de Curvas
ajuste de matiz
Ajuste de Matiz/Saturação
apos textura e ajustes

Ajustes finais: crie duas camadas de ajuste do tipo Mapa de Degradê (ficam na guia Ajustes), uma com um degradê de preto para branco e mesclagem da camada ajustada para o modo Luminosidade, e outra de roxo #6f156c para laranja #fd7c00, no modo Divisão e com opacidade em 40% ou um pouco menos.

mapa de degrade 1
Mapa de degradê 1
mapa de degrade 2
Mapa de degradê 2
ordem das camadas
Ordem das camadas
aparencia apos camadas de degrade

Passo final: acima de todas as camadas, crie uma nova vazia. Com a cor de primeiro plano sendo azul #285591, e preto na de fundo, siga ao menu Filtro > Acabamento > Nuvens.

nuvens filtro

Mude a mesclagem da camada para o modo Divisão, e sua opacidade para 50 a 70%, como preferir. Crie uma máscara de camada sobre ela (com ela ativa, clique sobre o botão que fica no rodapé da janela de Camadas).

Usando tinta preta e um pincel redondo suave, bem grande, com opacidade média, pinte na máscara escondendo as nuvens da área central da imagem, depois reduza o tamanho do pincel e passe sobre a cabeça e braços da modelo, a área dos raios acima de sua cabeça, e sobre as formas geométricas.

aparecencia da mascara

É isso, veja de novo como ficou.

Tutorial finalizado

O arquivo criado durante o tutorial está disponível para download aqui (em tamanho reduzido, com só 3,7 Mb). Não reutilize a imagem ou partes do arquivo com nenhuma finalidade além de estudá-lo!

- Publicidade -

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui