Manipulação com o Photoshop: luzes e sombras nas Dançarinas das Cores

0
2218

Acompanhando mais um tutorial de nível médio sobre foto manipulação, dessa vez criaremos essa composição com efeitos dramáticos de luz e sombra, e muitas cores, com o tema "Dança das Cores". Ao longo do trabalho, diversos recursos do Photoshop serão explorados, como mesclagem de camadas, filtros de desfoque, camadas em máscara de corte e efeitos de iluminação via estilos de camada.

Serão utilizados recursos externos, como pincéis especiais (um conjunto de pincéis para pintura de respingos) e imagens de uso gratuito obtidos em diversas fontes. Antes de começar, você precisará baixar esses recursos. Será exigido conhecimento prévio de algumas ferramentas, como pincel, caneta e modos de mesclagem.

Essa é a imagem que você vai recriar:

Dançarinas das cores - tutorial finalizado

Esses são os arquivos necessários:

Conjunto de imagens "Zentai Y", de mjranum-stock (no deviantART):

Texturas de BGTextures: precisamos de só uma, mas baixando esses pacotes, você poderá escolher qual; a textura usada foi tirada do pacote 10.

Para fins de estudo, o arquivo-fonte pode ser baixado clicando no botão abaixo e divulgando esse artigo em uma rede social de sua preferência.

Crie um novo documento, com tamanho de 650 x 850 pixels, fundo transparente, resolução pode ser de 72 pixels/pol.

Preencha a camada com um Degradê Radial, de cinza #333333 para preto sólido #000000, começando ligeiramente acima do centro. Deve ficar similar ao visto abaixo.

Degradê radial

Abra a imagem de textura escolhida, posicione-a em uma camada acima da primeira, mude sua mesclagem para o modo "Sobrepor" e remova a saturação da camada (menu Imagem > Ajustes > Remover Saturação...)

Textura inserida

Abra a imagem dos potes de tinta, recorte-os com a ferramenta que preferir e insira no documento como visto a seguir. Com um pincel aerógrafo redondo, suave, grande e fluxo em cerca de 25%, crie os efeitos de luz, roubando a cor dos potes de tinta com a Ferramenta Conta-Gotas. Faça isso diretamente sobre a camada do degradê radial.

Luzes coloridas sobre a textura

Com o mesmo pincel, porém bem menor, pinte em uma camada logo abaixo da camada dos potes de tinta, as sombras desses.

Sombras dos potes

Comece a inserir as imagens de espirros de tinta. Use um método de seleção de sua preferência (Varinha Mágica com tolerância alta, seleção por cor, etc.) para remover a tinta da imagem original; cole-a no documento, redimensione e posicione.

Respingos de tinta

Para recolorir, quando for preciso, use o comando Matiz/Saturação (atalho Ctrl + U) com a opção Colorir marcada. Assim, você pode usar qualquer das imagens sobre qualquer um dos potes, bastando apenas mudar sua cor. Por fim, em cada espirro de tinta, use o estilo de camada Brilho Externo, com os seguintes ajustes, e a cor correspondente:

Estilo de camada
Use a cor semelhante à cor do espirro de tinta
Estilo de camada com estilos de camada

Depois de inserir e colocar os estilos em todos os rastros de tinta, é hora de inserir as modelos. Comecei com a cor amarela; recorte a modelo do fundo, cole no documento, redimensione e posicione. Use o ajuste de Matiz/Saturação (Ctrl + U) para adaptar sua cor e luminosidade à do espirro de tinta.

Ajuste de Matiz/Saturação

Use o filtro Plastificação (menu Filtro > Artístico > Plastificação)em cada modelo que adicionar; a configuração usada foi a seguinte:

Filtro de plastificação

Redimensione e ajuste cada uma, ajustando-as aos espirros de tinta; use a Ferramenta Borracha, em fluxo baixo (cerca de 15%), para criar uma mesclagem entre as imagens. Trabalhe com zoom para ver melhor os detalhes.
Repita o processo para cada modelo inserida.

Apagando imperfeições com a borracha
Usando a Borracha para criar uma "mesclagem" entre modelo e tinta
Figuras mescladas com os respingos

Como não estava satisfeito com o posicionamento dos elementos, mesclei todos eles, com excecão dos potes de tinta, da sombra e do fundo, em uma só camada (selecione cada uma delas com a tecla Ctrl pressionada, então pressione Ctrl + E), e apliquei uma transformação do tipo Deformar (menu Editar > Tranformação > Deformar). Diminuí também o tamanho dos potes de tinta.

Se pretende fazer alguma alteração na sua imagem, faça agora.

Tranformação do tipo Deformar
Tranformação do tipo Deformar

Em uma camada acima dos potes de tinta, usando um pincel aerógrafo suave, fluxo médio, com cor branca, pinte alguns brilhos sobre cada pote de tinta. Deve ficar assim:

Inserindo as luzes

Carregue os pincéis que você baixou (Ink Splatter), através da opção Carregar Pincéis da Ferramenta Pincel. Use-o para pintar, em uma camada logo abaixo dos potes de tinta, respingos de tinta brilhantes, como se espirrassem dos potes. Use um fluxo médio, e se preciso, baixe a opacidade da camada depois de pintar.

Se não entendeu como trocar de pincel, leia esse artigo, ele explica mais a fundo como proceder com a Ferramenta Pincel.

Respingos brilhantes sobre a tinta

Insira a imagem 11 do pacote Particles (se preferir, troque de imagem). Posicione sua camada abaixo da camada dos elementos mesclados. Ajuste seu tamanho, gire-o em 90° e abra o ajuste de Matiz/Saturação (Ctrl + U), elevando a Luminosidade ao nível máximo.

Então duplique a camada duas vezes (ficarão três). Selecione as três camadas (com a tecla Ctrl pressionada) e mescle-as (Ctrl + E). Renomeie-a como "particulas" ou algo que o faça lembrar do conteúdo.

Camada duplicada duas vezes; depois selecione-as e mescle-as
Camada duplicada duas vezes; depois selecione-as e mescle-as

Crie uma nova camada acima da camada partículas (foi nomeada "cor das particulas). Clique com o botão direito sobre a miniatura da camada e selecione a opção Criar Máscara de Corte.

Criar máscara de corte

Com a camada selecionada, crie uma Nova Camada de Preenchimento de Degradê (menu Camada > Nova Camada de Preenchimento > Degradê); clique em Ok. Nas opções do degradê, ajuste-o como visto a seguir:

Preenchimento de degradê
Editor de degradê

Ajuste então o ângulo do degradê para 0°.

Ajuste do ângulo do degradê

Diminua a opacidade da camada "particulas" para cerca de 40%. Adicione algumas imagens do pacote de fumaça ao arquivo; redimensione, posicione-as perto dos tubos de tinta e mude a mesclagem da camada para Divisão.

Se for preciso, faça ajustes na fumaça, como a transformação Distorcer e ajustes de níveis.

Distorcendo uma das fumaças...
Distorcendo uma das fumaças...
Ajuste de níveis
...e ajustando os níveis. Só faça isso se achar preciso.
Fumaças completas
Fumaças completas

Crie uma camada acima de todas, nomeie-a "linha". Com a Ferramenta Caneta ajustada no modo Criar Demarcador (na barra de opções da ferramenta), desenhe curvas, sinalizando o movimento da figura. Clique com o botão direito e selecione a opção Traçar Demarcador, escolha a opção Pincel e marque a caixa Simular Pressão.

A Ferramenta Pincel deve estar previamente configurada com Fluxo de 50% ou menos, e pincel aerógrafo redondo, suave, tamanho 5 px. Dê Ok, então clique com o direito e selecione a opção Excluir Demarcador.

Criação dos traços de movimento
Crie o demarcador em curva com a Caneta...
Ajustes do pincel
...com o Pincel previamente ajustado e a cor branca no primeiro plano.
Traçar demarcador com o pincel

Na linha criada, crie um estilo de camada Brilho Externo, com a configuração semelhante a seguir:

Estilo de camada

Por fim, decidi baixar o preenchimento de todas as camadas das linhas para cerca de 50%. Também diminuí o tamanho da sombra dos potes.

Linhas de movimento concluídas

Ajustes finais

Ajustei os níveis da camada "fundo" (aquela com os pontos de luz coloridos e o degradê radial), pois queria um ambiente mais escuro. Para não modificar permentemente a camada, faça isso com uma Camada de Ajuste (menu Camada > Nova Camada de Ajuste > Níveis).

Ajuste de níveis

Fora isso, você ainda pode fazer pequenos ajustes ao seu gosto. No modelo desse tutorial, escureci levemente a base dos potes de tinta e as modelos com a Ferramenta Subexposição.

Para criar o efeito de movimento nas modelos, duplique a camada "elementos mesclados" (aquela que tem todas as modelos e espirros de tinta), posicione-a abaixo da camada original e aplique um Desfoque de Movimento (menu Filtro > Desfoque > Desfoque de Movimento). A configuração deve ser similar à seguinte:

Desfoque de movimento

Se preferir, use a Ferramenta Borracha para apagar o excesso de rastro que fica nos espirros de tinta, deixando apenas nas modelos. Por fim, criei uma camada por cópia mesclada de tudo (atalho Ctrl + Shift + Alt + E) e apliquei nela um ajuste de Brilho/Contraste (Ctrl + B), aumentando ligeiramente o contraste.

Finalizado

Dançarinas das cores - tutorial finalizado
- Publicidade -

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui