Tutorial Photoshop: foto manipulação em cena de fantasia

5
2811

Em mais um bonito e didático tutorial de foto manipulação, você vai aprender a criar a cena de fantasia intitulada "Mãe Natureza", do designer austríaco Jürgen Heiss. Várias técnicas serão aprendidas e recursos serão empregados, entre eles imagens e pincéis personalizados do Photoshop.

Usando sua criatividade, modificações poderão ser feitas e o resultado final será mais uma bela obra em sua coleção.

Para completar o tutorial, alguns conhecimentos são necessários, como o uso e configuração do Pincel, criação de máscaras de camada, criação de seleções e camadas de ajuste.

Antes de começar, baixe os arquivos para seu computador:

Imagens

Pincéis

Abra a imagem Forest 07 no Photoshop, dê um duplo clique na miniatura da camada de fundo para transformá-la em camada, habilitando-a às modificações. Renomeie a camada como "forest" (floresta") e salve o arquivo com o nome "MotherNature.psd" (MãeNatureza.psd).

Imagem base

Importe a imagem May Queen para o arquivo em que está trabalhando. Crie uma máscara de camada e mascare o fundo, de modo que apenas a modelo apareça, com a floresta ao fundo. Isto pode ser feito com as Ferramentas Caneta (atalho: P), Varinha Mágica (W), Seleção Rápida (W), Laço Magnético (L) ou simplesmente pintando com um Pincel (B) e tinta preta no fundo da camada da modelo. Trabalhe com a ferramenta que lhe for mais confortável.

Apenas pinte de preto a área ao redor da modelo, na camada da máscara, e o fundo vai desaparecer. Note que se você pintar com branco na camada da máscara, fará partes da arte original reaparecer.

Pressione Ctrl + T para transformar a camada, e redimensione e posicione a modelo até que ela fique como visto na imagem abaixo. Renomeie a camda como "girl" (garota).

Silhueta da modelo
Modelo após máscara

Selecione a Ferramenta Borrar (R). Escolha um pincel pequeno (entre 10 e 20 pixels), do tipo aerógrafo, com força entre 10 e 15%, e vá borrando levemente algumas áreas dos braços e rosto da modelo, como perto das sobrancelhas e dedos. Isto tornará a imagem mais suave e limpa, próxima à aparência de uma pintura e não de uma fotografia. Só não exagere.

Nos próximos passos, vamos adicionar cabelos. Primeiro, remova a coroa e partes do cabelo original. Simplesmente pinte, usando tinta preta, na camada da máscara, para ocultá-los. Crie uma nova camada acima da camada "girl", nomeie-a "Hair" (cabelo).

Selecione a Ferramenta Pincel (atalho: B). Carregue os pincéis Painted Hair que você baixou (se não souber como carregar pincéis, leia este artigo do Tutoriart sobre pincéis), e usando a cor preta, clique 2 ou 3 vezes na camada para criar a primeira parte dos cabelos. Pressione Ctrl + T para transformar a mecha de cabelos, redimensionando se for preciso, e ajustando sua posição.

Use também a trasformação Distorcer (menu Editar > Trasformação > Distorcer) para ajustar o modo como os cabelos fluem da cabeça, dando um aspecto mais realista à cena. Você deverá obter algo parecido com a próxima imagem (o fundo cinza foi colocado para que você possa ver melhor os cabelos).

Pintando os cabelos

Duplique a camada "Hair" (cabelo), com o comando Ctrl + J, pressione Ctrl + T e mova a camada para a posição apropriada, deixando como visto a seguir.

Como os cabelos apenas pretos podem dar uma aparência um tanto pobre à cena, o autor decidiu usar uma segunda cor. Escolha a cor #9AC33E como cor de primeiro plano e pinte outra mecha de cabelos, em uma nova camada, acima das camadas de cabelo feitas antes.

Se preciso, você pode apagar alguns fios de cabelos que tenham ficado sobre o rosto da modelo. Experimente diferente níveis de opacidade da Ferramenta Borracha (atalho: E), obtendo assim fios verdes e pretos mais naturais. Use a transformação simples e a Distorcer para reposicionar e ajustar os cabelos como achar interessante.

Cabelos verdes para complementar

Apesar de já termos uma boa camada de cabelos, podemos melhorar a aparência. Selecione todas as três camadas de cabelo que foram criadas (clique em cada uma segurando a tecla Shift), e achate-as através do comando Ctrl + E.

Pressione Ctrl + J para duplicar a camada dos cabelos recém-achatada, mova-a e rotacione, para obter cabelos mais longos.

Crie uma nova camada acima da camada "Hair", e pinte alguns fios de cabelos preto, que recaiam sobre o ombro da modelo. Como sempre, mova e rotacione até a posição ideal. Enfim, adicione alguns fios verdes, como feito antes. Você deverá conseguir algo parecido com o visto a seguir.

Para finalizar os cabelos, pinte algumas mechas verdes em movimento para cima. Sobre elas, pinte alguns fios pretos. Quando estiver satisfeito com o resultado, selecione todas as camadas de cabelos e achate-as. O resultado final deve ser similar ao visto a seguir.

Importe a imagem do Fantasy-Headwear, exclua tudo exceto a coroa que vai usar, e posicione-a e redimensione-a até que sirva na cabeça da modelo.

Pressione Ctrl + T para iniciar a transformação, e segurando Ctrl, arraste o ponto superior lateral da coroa para adicionar alguma perspectiva. Por fim, crie uma máscara de camada na camada da coroa e com um pincel pequeno e redondo, aerógrafo, pinte a área interna da coroa para revelar o rosto da modelo.

Coroa isolada em uma camada, posicione-a...
...redimensionada...
...edite a máscara de camada para revelar o rosto da modelo.

Para dar um toque a mais na coroa, pinte algumas joias nela. Com a Ferramenta Letreiro Elíptico (atalho: M), crie uma seleção oval alongada. Em uma nova camada, preecha a seleção com a cor #C52418, e contorne o objeto com a cor cinza, 1 pixel de espessura. Sombreie algumas partes da joia com a Ferramenta Superexposição (atalho: O) e clareie outras com a Subexposição, ambas com exposição em cerca de 10%, no modo tons médios.

Redimensione a joia e posicione-a no centro da coroa, duplicando-a mais três vezes, para criar um total de quatro joias.

Criação das joias
Desenvolvimento da joia base, e posição em que devem ficar após duplicadas

Achate as camadas da joia em uma única. Para criar as joias com cores diferentes, crie duas camadas de Matiz/Saturação (menu Camada > Nova Camada de ajuste > Matiz/Saturação). Use os ajustes apresentados, ou modifique ao seu gosto.

Ajustes de Hue/Saturation

Para que apenas as joias fiquem com os ajustes, crie uma máscara de camada em cada camada de ajuste, então, com um pincel pequeno, pinte a área da joia que quer revelar com tinta branca (na máscara da camada).

Importe a imagem Bird 02 para o arquivo. Recorte o pássaro da imagem com a ferramenta que lhe for mais conveniente, redimensione e posicione o pássaro sobre o braço da modelo. Use a transformação Virar Horizontalmente no pássaro (menu Editar > Transformação > Virar Horizontalmente).

Posição da ave

Para dar ao pássaro uma aparência mais de desenho, use a Ferramenta Borrar (R) com um pincel tipo Borrifo (é um pincel nativo do Photoshop, está agrupado nos pincéis padrão), tamanho entre 10 e 20 pixels, e força entre 10 e 20%. Borre um pouco na cauda, asas, cabeça e bico. Veja o resultado abaixo.

Com um pincel aerógrafo pequeno, em uma nova camada, pinte os lábios da modelo com a cor #577615. Ajuste o modo de mesclagem da camada para Cor, e a opacidade para cerca de 60%.

Com os lábios pintados

Para a sombra verde nos olhos, use o mesmo procedimento do batom: pinte com verde em uma nova camada, com mesclagem em Cor. Usando um tom de amarelo claro, com a opacidade do pincel em torno de 20%, pinte cuidadosamente por cima do verde.

Maquiagem nos olhos

Crie uma nova camada acima das camadas de maquiagem (batom e sombra feitas antes). Com um pincel pequeno aerógrafo (6 pixels), e tinta cinza #343434, pinte o contorno dos olhos com cuidado. Pinte também os pontos acima dos olhos. Diminua o tamanho do pincel, e com um verde bem claro (#E0EEBF), pinte pequenos pontos luminosos nos pontos cinzas. Faça o mesmo com o outro olho.

Crie uma nova camada acima de todas e selecione a Ferramenta Pincel (B). Carregue os pincéis Butterflies Brushes e Butterflies I que você baixou, e pinte cerca de oito borboletas ao redor da modelo. Fique a vontade para variar o tamanho e cores das borboletas. Pinte-as próximas de lugares como a perna, braço, cabelos da modelo, etc. A ideia é que as borboletas estejam intereagindo com a "Mãe Natureza".

Inserindo as borboletas na imagem

Importe a imagem Greencheek in Flight. Use a ferramenta que achar melhor para recortar ave de seu fundo original. Use a transformação (Ctrl + T) para mover o pássaro para a posição indicada (como se ele fosse pousar na mão na Mãe Natureza), e redimensione-o de forma realista.

Ave em voo

Crie uma nova camada acima da ave anterior e nomeie-a "bird" (pássaro). No menu Editar > Preencher, use o ajuste 50% cinza. Pressione Ctrl + Alt + G para criar uma nova máscara de recorte (isto fará a camada aparecer apenas onde se sobrepõe ao objeto da camada de baixo). Ajuste a mesclagem para o modo Luz Suave.

Com um pincel pequeno (cerca de 10 pixels), aerógrafo, com força de 10 a 20%, pinte com preto ou branco, para criar áreas de sombra ou luz na ave.

Crie uma nova camada de ajustes de Matiz/Saturação no topo de todas e baixe a saturação geral para -27. Pressione Ctrl + Alt + G para criar uma máscara de recorte com a camada de ajustes.

Ajustes de Matiz/Saturação

Na camada da modelo, crie uma máscara de camada, e usando um pincel pequeno e suave, com tinta preta, pinte a máscara, escondendo a parte do vestido e pés que ficam atrás do cenário. Veja as imagens para entender.

Mascarando partes da imagem
Antes
Depois da máscara
Depois

Para que o fundo fique mais adaptado à atmosfera geral da composição, use a mesma técnica que foi usada na ave: crie uma nova camada, preencha-a com cinza 50%, ajuste-a no modo de mesclagem Luz Suave, e usando preto ou branco, vá escurecendo ou clareando áreas. Use um pincel com opacidade entre 30 e 40% para isso.

Antes dos ajustes
Aparência da camada com preenchimento cinza 50%, em modo Luz Suave, já com áreas escurecidas
Depois dos ajustes
Depois dos ajustes

Você ainda pode usar ajustes pessoais, como Curvas (atalho: Ctrl + M). No resultado final deste tutorial, o autor usou Curvas para escurecer a atmosfera toda.

Em uma camada separada, pinte, no canto inferior direito, tons de verde, no modo de mesclagem Cor ou Luz Suave, substituindo o marrom original.

Se quiser adicionar uma assinatura, use uma tablet ou fontes como a Scriptina.

Resultado Final

Mae Natureza tutorial finalizado
- Publicidade -

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

5 COMENTÁRIOS

  1. Oi Charles, é o seguinte: o pincel cria só a parte que deveria ser preta na borboleta mostrada na imagem final. A parte colorida você pinta à parte. Pode fazer assim: numa camada você pincela a borboleta em preto (um ou dois cliques), e numa camada abaixo dessa, com um pincel normal macio e pequeno, pinta cuidadosamente com a cor dela - verde, vermelho, etc. Depois pode mesclar as camadas.

  2. Olá, boa tarde. Desculpe minha ignorância, mas to começando hehe. Gostaria de saber como coloco cor nas borboletas conforme está no resultado final. Quando carimbo, elas ficam apenas da cor de primeiro plano. Talvez seja um processo fácil, mas não to conseguindo, se pudesse incluir essa explicação aqui eu agradeceria.

  3. Ola, Obg pela atenção e responde ..queria um ajuda ...vc poderia posta um tutorial de mudança de tonalidade de pele.
    Ex: De pele Branca para pele Negra.
    Ja achei algumas dicas..mas a pele fica so Bronzeada e Nao NEGRA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui