Photoshop

Tutorial Photoshop: foto manipulação em cena de fantasia

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Em mais um bonito e didático tutorial de foto manipulação, você vai aprender a criar a cena de fantasia intitulada “Mãe Natureza”, do designer austríaco Jürgen Heiss. Várias técnicas serão aprendidas e recursos serão empregados, entre eles imagens e pincéis personalizados do Photoshop.

Usando sua criatividade, modificações poderão ser feitas e o resultado final será mais uma bela obra em sua coleção.

Para completar o tutorial, alguns conhecimentos são necessários, como o uso e configuração do Pincel, criação de máscaras de camada, criação de seleções e camadas de ajuste.

Antes de começar, baixe os arquivos para seu computador:

Imagens

Pincéis

Abra a imagem Forest 07 no Photoshop, dê um duplo clique na miniatura da camada de fundo para transformá-la em camada, habilitando-a às modificações. Renomeie a camada como “forest” (floresta”) e salve o arquivo com o nome “MotherNature.psd” (MãeNatureza.psd).

Imagem base

Importe a imagem May Queen para o arquivo em que está trabalhando. Crie uma máscara de camada e mascare o fundo, de modo que apenas a modelo apareça, com a floresta ao fundo. Isto pode ser feito com as Ferramentas Caneta (atalho: P), Varinha Mágica (W), Seleção Rápida (W), Laço Magnético (L) ou simplesmente pintando com um Pincel (B) e tinta preta no fundo da camada da modelo. Trabalhe com a ferramenta que lhe for mais confortável.

Apenas pinte de preto a área ao redor da modelo, na camada da máscara, e o fundo vai desaparecer. Note que se você pintar com branco na camada da máscara, fará partes da arte original reaparecer.

Pressione Ctrl + T para transformar a camada, e redimensione e posicione a modelo até que ela fique como visto na imagem abaixo. Renomeie a camda como “girl” (garota).

Silhueta da modelo

Modelo após máscara

Selecione a Ferramenta Borrar (R). Escolha um pincel pequeno (entre 10 e 20 pixels), do tipo aerógrafo, com força entre 10 e 15%, e vá borrando levemente algumas áreas dos braços e rosto da modelo, como perto das sobrancelhas e dedos. Isto tornará a imagem mais suave e limpa, próxima à aparência de uma pintura e não de uma fotografia. Só não exagere.

Nos próximos passos, vamos adicionar cabelos. Primeiro, remova a coroa e partes do cabelo original. Simplesmente pinte, usando tinta preta, na camada da máscara, para ocultá-los. Crie uma nova camada acima da camada “girl“, nomeie-a “Hair” (cabelo).

Selecione a Ferramenta Pincel (atalho: B). Carregue os pincéis Painted Hair que você baixou (se não souber como carregar pincéis, leia este artigo do Tutoriart sobre pincéis), e usando a cor preta, clique 2 ou 3 vezes na camada para criar a primeira parte dos cabelos. Pressione Ctrl + T para transformar a mecha de cabelos, redimensionando se for preciso, e ajustando sua posição.

Use também a trasformação Distorcer (menu Editar > Trasformação > Distorcer) para ajustar o modo como os cabelos fluem da cabeça, dando um aspecto mais realista à cena. Você deverá obter algo parecido com a próxima imagem (o fundo cinza foi colocado para que você possa ver melhor os cabelos).

Pintando os cabelos

Duplique a camada “Hair” (cabelo), com o comando Ctrl + J, pressione Ctrl + T e mova a camada para a posição apropriada, deixando como visto a seguir.

Como os cabelos apenas pretos podem dar uma aparência um tanto pobre à cena, o autor decidiu usar uma segunda cor. Escolha a cor #9AC33E como cor de primeiro plano e pinte outra mecha de cabelos, em uma nova camada, acima das camadas de cabelo feitas antes.

Se preciso, você pode apagar alguns fios de cabelos que tenham ficado sobre o rosto da modelo. Experimente diferente níveis de opacidade da Ferramenta Borracha (atalho: E), obtendo assim fios verdes e pretos mais naturais. Use a transformação simples e a Distorcer para reposicionar e ajustar os cabelos como achar interessante.

Cabelos verdes para complementar

Apesar de já termos uma boa camada de cabelos, podemos melhorar a aparência. Selecione todas as três camadas de cabelo que foram criadas (clique em cada uma segurando a tecla Shift), e achate-as através do comando Ctrl + E.

Pressione Ctrl + J para duplicar a camada dos cabelos recém-achatada, mova-a e rotacione, para obter cabelos mais longos.

Crie uma nova camada acima da camada “Hair“, e pinte alguns fios de cabelos preto, que recaiam sobre o ombro da modelo. Como sempre, mova e rotacione até a posição ideal. Enfim, adicione alguns fios verdes, como feito antes. Você deverá conseguir algo parecido com o visto a seguir.

Para finalizar os cabelos, pinte algumas mechas verdes em movimento para cima. Sobre elas, pinte alguns fios pretos. Quando estiver satisfeito com o resultado, selecione todas as camadas de cabelos e achate-as. O resultado final deve ser similar ao visto a seguir.

Importe a imagem do Fantasy-Headwear, exclua tudo exceto a coroa que vai usar, e posicione-a e redimensione-a até que sirva na cabeça da modelo.

Pressione Ctrl + T para iniciar a transformação, e segurando Ctrl, arraste o ponto superior lateral da coroa para adicionar alguma perspectiva. Por fim, crie uma máscara de camada na camada da coroa e com um pincel pequeno e redondo, aerógrafo, pinte a área interna da coroa para revelar o rosto da modelo.

Coroa isolada em uma camada, posicione-a…
…redimensionada…
…edite a máscara de camada para revelar o rosto da modelo.

Para dar um toque a mais na coroa, pinte algumas joias nela. Com a Ferramenta Letreiro Elíptico (atalho: M), crie uma seleção oval alongada. Em uma nova camada, preecha a seleção com a cor #C52418, e contorne o objeto com a cor cinza, 1 pixel de espessura. Sombreie algumas partes da joia com a Ferramenta Superexposição (atalho: O) e clareie outras com a Subexposição, ambas com exposição em cerca de 10%, no modo tons médios.

Redimensione a joia e posicione-a no centro da coroa, duplicando-a mais três vezes, para criar um total de quatro joias.

Criação das joias
Desenvolvimento da joia base, e posição em que devem ficar após duplicadas

Achate as camadas da joia em uma única. Para criar as joias com cores diferentes, crie duas camadas de Matiz/Saturação (menu Camada > Nova Camada de ajuste > Matiz/Saturação). Use os ajustes apresentados, ou modifique ao seu gosto.

Ajustes de Hue/Saturation

Para que apenas as joias fiquem com os ajustes, crie uma máscara de camada em cada camada de ajuste, então, com um pincel pequeno, pinte a área da joia que quer revelar com tinta branca (na máscara da camada).

Importe a imagem Bird 02 para o arquivo. Recorte o pássaro da imagem com a ferramenta que lhe for mais conveniente, redimensione e posicione o pássaro sobre o braço da modelo. Use a transformação Virar Horizontalmente no pássaro (menu Editar > Transformação > Virar Horizontalmente).

Posição da ave

Para dar ao pássaro uma aparência mais de desenho, use a Ferramenta Borrar (R) com um pincel tipo Borrifo (é um pincel nativo do Photoshop, está agrupado nos pincéis padrão), tamanho entre 10 e 20 pixels, e força entre 10 e 20%. Borre um pouco na cauda, asas, cabeça e bico. Veja o resultado abaixo.

Com um pincel aerógrafo pequeno, em uma nova camada, pinte os lábios da modelo com a cor #577615. Ajuste o modo de mesclagem da camada para Cor, e a opacidade para cerca de 60%.

Com os lábios pintados

Para a sombra verde nos olhos, use o mesmo procedimento do batom: pinte com verde em uma nova camada, com mesclagem em Cor. Usando um tom de amarelo claro, com a opacidade do pincel em torno de 20%, pinte cuidadosamente por cima do verde.

Maquiagem nos olhos

Crie uma nova camada acima das camadas de maquiagem (batom e sombra feitas antes). Com um pincel pequeno aerógrafo (6 pixels), e tinta cinza #343434, pinte o contorno dos olhos com cuidado. Pinte também os pontos acima dos olhos. Diminua o tamanho do pincel, e com um verde bem claro (#E0EEBF), pinte pequenos pontos luminosos nos pontos cinzas. Faça o mesmo com o outro olho.

Crie uma nova camada acima de todas e selecione a Ferramenta Pincel (B). Carregue os pincéis Butterflies Brushes e Butterflies I que você baixou, e pinte cerca de oito borboletas ao redor da modelo. Fique a vontade para variar o tamanho e cores das borboletas. Pinte-as próximas de lugares como a perna, braço, cabelos da modelo, etc. A ideia é que as borboletas estejam intereagindo com a “Mãe Natureza”.

Inserindo as borboletas na imagem

Importe a imagem Greencheek in Flight. Use a ferramenta que achar melhor para recortar ave de seu fundo original. Use a transformação (Ctrl + T) para mover o pássaro para a posição indicada (como se ele fosse pousar na mão na Mãe Natureza), e redimensione-o de forma realista.

Ave em voo

Crie uma nova camada acima da ave anterior e nomeie-a “bird” (pássaro). No menu Editar > Preencher, use o ajuste 50% cinza. Pressione Ctrl + Alt + G para criar uma nova máscara de recorte (isto fará a camada aparecer apenas onde se sobrepõe ao objeto da camada de baixo). Ajuste a mesclagem para o modo Luz Suave.

Com um pincel pequeno (cerca de 10 pixels), aerógrafo, com força de 10 a 20%, pinte com preto ou branco, para criar áreas de sombra ou luz na ave.

Crie uma nova camada de ajustes de Matiz/Saturação no topo de todas e baixe a saturação geral para -27. Pressione Ctrl + Alt + G para criar uma máscara de recorte com a camada de ajustes.

Ajustes de Matiz/Saturação

Na camada da modelo, crie uma máscara de camada, e usando um pincel pequeno e suave, com tinta preta, pinte a máscara, escondendo a parte do vestido e pés que ficam atrás do cenário. Veja as imagens para entender.

Mascarando partes da imagem
Antes
Depois da máscara
Depois

Para que o fundo fique mais adaptado à atmosfera geral da composição, use a mesma técnica que foi usada na ave: crie uma nova camada, preencha-a com cinza 50%, ajuste-a no modo de mesclagem Luz Suave, e usando preto ou branco, vá escurecendo ou clareando áreas. Use um pincel com opacidade entre 30 e 40% para isso.

Antes dos ajustes
Aparência da camada com preenchimento cinza 50%, em modo Luz Suave, já com áreas escurecidas
Depois dos ajustes
Depois dos ajustes

Você ainda pode usar ajustes pessoais, como Curvas (atalho: Ctrl + M). No resultado final deste tutorial, o autor usou Curvas para escurecer a atmosfera toda.

Em uma camada separada, pinte, no canto inferior direito, tons de verde, no modo de mesclagem Cor ou Luz Suave, substituindo o marrom original.

Se quiser adicionar uma assinatura, use uma tablet ou fontes como a Scriptina.

Resultado Final

Mae Natureza tutorial finalizado

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Pin