Tutoriais

Logotipo com efeito magma no Photoshop

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Nesse tutorial você verá como aplicar um efeito magma em textos ou desenhos. Serão usadas texturas, imagens de fogo e fumaça para deixar o visual mais agressivo, além de algumas camadas de ajuste e um pouco de pintura para criação de luzes e sombras.

Conhecimento básico do Photoshop é fundamental: saber onde estão ferramentas e menus, fazer ajustes simples como redimensionamento e camadas de ajustes, etc. Qualquer iniciante pode seguir o tutorial sem maiores dificuldades.

Para o modelo, foi usado o logotipo da banda Offspring. Funciona bem com qualquer desenho, desde que seja só o contorno. Desenhos complexos, com degradês, sombreamento, etc, NÃO SERVEM. Ou no mínimo, darão muito mais trabalho.

Antes de começar, uma espiada no resultado final (clique para ampliar):

efeito magma finalizado

Baixe as imagens que vai precisar para completar o tutorial:

Crie um novo documento no Photoshop, tamanho 1370 x 920. Insira a textura de asfalto (arraste e solte sobre o papel) e redimensione no tamanho certo.

Na guia Ajustes, clique em Mapa de Degradê e insira um como visto abaixo. Ele é feito com dois tons de cinza, um bem escuro no começo, e outro só um pouco mais claro na outra extremidade.

Dica: para editar o degradê, é só clicar sobre ele na janela de ajuste do degradê.

Ajuste o modo de mesclagem dessa camada de ajuste em Multiplicação, e baixe a opacidade para 95%.

Mapa de degrade no Photoshop

Após o mapa de degradê
Após o mapa de degradê

Insira o texto ou imagem que será a base do trabalho. Redimensione e posicione ao centro.

Logo inserido

Criação do padrão: em um arquivo separado, abra a “Textura Magma”. Siga ao menu Editar > Definir Padrão, para criar um padrão do Photoshop com a imagem. Isto será usado numa etapa futura. Depois de criar o padrão, pode fechar esse documento. Volte a trabalhar no documento anterior.

A partir daqui, serão aplicados vários estilos de camada no objeto. Ative a camada do logo e clique no botão “Adicionar um estilo de camada” no rodapé da guia de camadas.

Não precisa ser na mesma ordem, mas todos devem estar lá, então atenção.

Sobreposição de cor: use um tom de cinza bem escuro (#232323 ou próximo disso). Modo Normal, Opacidade 100%.

Sobreposicao de cor

Traçado: de laranja #fb830e para branco, o segundo ponto transparente. Tamanho 1 pixel, Posição Externa, Mesclagem Normal, Opacidade 100%, Degradê Linear a 90°. Marque a caixa “Alinhar à Camada”. Escala 125%.

Traçado

Sombra projetada: preto. Mesclagem em Multiplicação. Opacidade 85%. Ângulo 120°. Distância 12px, Expansão 0, Tamanho 8px. Marque a caixa “Suavização de Serrilhado”.

Sombra projetada

Sombra interna: preto. Mesclagem Saturação. Opacidade 75%. Ângulo 120°. Distância 0, Desfoque 0, Tamanho 30px. Ruído 15%.

Sombra interna

Brilho externo: preto. Mesclagem “Mistura Sólida”. Opacidade 100%. Ruído 15%. Técnica Mais Suave. Expansão 10%, Tamanho 2px. Marque a caixa “Suavização de Serrilhado”. Escala 50%, Tremulação 0.

Brilho externo

 

Brilho interno: cor #f28627. Mesclagem “Subexposição Linear (Adicionar). Opacidade 100%. Ruído 0. Técnica Mais Suave. Desfoque 0. Tamanho 6px. Marque a caixa “Suavização de Serrilhado”. Intervalo 50%. Tremulação 0.

Brilho interno

Chanfro e Entalhe: cores do sombreamento usadas foram vermelho #fa2a0f e cinza #191614. Estilo “Chanfro Externo”, Técnica “Cinzel Sólido”. Profundidade máxima, direção Acima. Tamanho 5px, Suavização 0. Sombreamento com Ângulo -110° (desmarque antes a caixa “Utilizar Luz Global”). Altituide 30°. Modos de Realce e Sombra em Normal.

Chanfro e entalhe

Textura: use a textura de magma que criou no passo anterior. Escala em cerca de 45%, Profundidade em -22%.

Textura

Ao final, deve estar mais ou menos assim:

Após efeitos de camada

Duplique a camada do logotipo que recebeu os estilos (pode ser com o atalho Ctrl + J, tendo ela ativa). Clique com o botão direito sobre o nome da camada – na guia de camadas, claro – e selecione “Apagar estilos de camada”, pois vamos criar outros.

Com a camada duplicada limpa de estilos, clique duas vezes sobre sua miniatura e em “Opções de Mesclagem”, ajuste o preenchimento da camada para zero. Assim, só serão visíveis os efeitos e não o conteúdo da camada em si.

Opacidade do preenchimento da camada

Comece a aplicar os seguintes:

Sombra interna: cor #f28627. Mesclagem em “Subexposição de Cores”. Opacidade em 75%. Ângulo -90°. Distância 15px, Desfoque 0, Tamanho 25px. Marque a caixa “Suavização de Serrilhado”. Ruído 0.

Sombra interna

Brilho interno: branco. Modo de mesclagem em Sobrepor. Opacidade em 25%, Ruído 0. Técnica Mais Suave, com Origem em “Aresta”. Desfoque 0, Tamanho 30px. Intervalo 50%, Tremulação 0.

Brilho interno

Chanfro e entalhe: preto em sombreamentos. Estilo Chanfro Interno, Técnica Suave. Profundidade 100%, Direção Acima, Tamanho 30px, Suavização 0. Desmarque a caixa “Utilizar Luz Global”. Ângulo 120°, Altitude 30°. Realce em Saturação com Opacidade 100%, e Sombra em Sobrepor, com Opacidade em 35%.

Chanfro e entalhe

Sobreposição de padrão: use o padrão Magma. Opacidade 100%, Escala 50%.

Sobreposição de padrão

Deve ficar mais ou menos assim:

Resultado com estilos de camada

Ative as duas camadas de logotipo e converta-as juntas num Objeto Inteligente (clique com o botão direito sobre uma delas e selecione a opção). Renomeie essa camada como “Logo”.

Crie uma camada vazia logo abaixo da camada do logo, nomeie-a como “sombras”. Com um pincel redondo macio, baixa opacidade, pinte um pouco de sombras atrás do logotipo, como que projetadas dele sobre o fundo.

Camada de sombras

Crie outra camada vazia, essa acima da camada Logo, nomeie-a “Laranjas”. Com o mesmo tipo de pincel redondo macio, opacidade baixa, pinte algumas luzes alaranjadas sobre regiões mais brilhantes, perto do que seriam as áreas em brasa. Mude a mesclagem da camada para o modo Subexposição Linear (Adicionar).

Luzes alaranjadas

Duplique a camada Logo, clique com o botão direito sobre a cópia e selecione “Rasterizar camada” – ela será convertida num objeto simples. Desligue a visibilidade da camada original, que permaneceu como Objeto Inteligente.

Selecione a ferramenta Borrar e com um pincel pequeno, Resistência em cerca de 30%, comece a borrar as bordas do desenho. A ideia é criar distorções, como se essas bordas estivessem derretidas e emanando grande calor.

Se não tiver uma mesa digitalizadora, o procedimento será levemente mais complicado, mas dá também pra fazer com o mouse. Use o zoom (Ctrl e + ou Ctrl e -) para ver de perto o que está fazendo. Não exagere nos borrões.

Tente mesclar as linhas amarelas brilhantes com alguns veios da textura de magma, os traços vermelhos, como se o magma fluísse desde as partes incandescentes para o interior da imagem. Se precisar, aumente um pouco a Resistência da ferramenta.

Ferramenta Borrar

Após uso do Borrar

Aumente o contraste da figura com uma camada de Curvas (na guia Ajustes). Use o ajuste visto abaixo, e depois clique com o botão direito sobre a camada criada e selecione “Criar máscara de corte”, para afetar só a camada “Logo cópia”.

Camada de ajustes de curvas

Para mais contraste, crie uma camada acima do “Logo cópia”, nomeie-a como “sombras top”. Com um pincel redondo macio, opacidade baixa, pinte algumas áreas mais escuras sobre o logotipo.

Sombras top

Crie outra camada acima do logo, nomeie como “Iluminação”. Mude sua mesclagem para o modo Subexposição de Cor, e com pincéis macios, pinte luzes que lembrem chamas (laranjas, amarelos) caindo sobre o fundo perto do logotipo. Depois, aplique um Desfoque Gaussiano (menu Filtro > Desfoque), com cerca de 45% de força.

Ilumine as áreas mais apropriadas, que são aquelas mais brilhantes: perto dos dentes do esqueleto, acima do osso do nariz, dos olhos, etc.

Iluminação

Dica: se achar que suas luzes ficaram muito fortes, mesmo depois do desfoque, pode reduzir um pouco a opacidade da camada.

Do mesmo modo que criou a Iluminação, crie mais uma camada para Brilho. Sua mesclagem deve estar em Sobrepor, e nela pinte em branco nas regiões que terão mais luz branca. Se ficar muito claro, reduza a opacidade.

Iluminação branca

Adicione as imagens de fumaça baixadas antes e usando as ferramentas de distorção, especialmente a Deformar (menu Editar > Transformação > Deformar), modele-as no logotipo.

Depois de inserir a imagem, altere o modo de mesclagem para Divisão, remova a saturação com o atalho Ctrl + Shift + U, então modele. Se estiverem muito brilhantes, aplique um ajuste de Curvas diretamente sobre elas (atalho Ctrl + M). Use também a Borracha (atalho E) com um pincel macio para apagar rebarbas de fumaça onde não devem aparecer.

Gostei de colocar uma grande no lado esquerdo e outra no topo, faça as suas como achar melhor.

Aplicação de fumaça

Fumaça aplicada

Aplique as imagens de fogo ao documento. Use o Laço para isolar as melhores partes e copie-as em uma nova camada (atalho Ctrl + J). Também devem estar em mesclagem Divisão, usando de novo a borracha ou máscaras de camada para esconder partes das chamas. Modele-as e posicione-as estrategicamente, usando as curvas do logo e o formato da caveira.

Se quiser as chamas menos brilhantes, use a mesclagem Clarear em vez de Divisão.

Laço para isolar chamas
Use o lço para isolar chamas e separe-as em outra camada para reposicionar

Inserção das chamas

Com chamas aplicadas
Aparência após aplicação de chamas

Insira a imagem das fagulhas. Posicione-a num ponto de bastante brilho da imagem, onde há fogo e material incandescente, e usando uma máscara de camada, esconda todo o excesso. É importante ter cautela nesse ponto pra não exagerar e acabar “fantasiado” demais.

Como a primeira imagem de fogo que usei no topo já tinha fagulhas saindo para o lado esquerdo, preferi colocar outra apontada para a direita, e uma na parte de baixo, perto do olho da caveira. Reduza bem o tamanho das imagens e use a Transformação para rotacionar e posicionar como queira.

Posição das fagulhas
Posição das fagulhas

Terminei acertando a posição dos objetos: selecione todas as camadas exceto a de fundo e sua camada de ajuste, e com a ferramenta Mover, posicione mais ao centro. Talvez você não precise.

Veja de novo a imagem final:

efeito magma finalizado

Você pode baixar o arquivo-fonte do tutorial abaixo em troca da divulgação desse tutorial no Facebook ou Twitter (9.5 MB, tamanho reduzido em relação ao original). Lembre-se que só deve ser usado para estudos, é proibida a reutilização dele ou partes com qualquer outra finalidade.

Anúncios Google

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

2 Comentários

Deixe um Comentário

Pin