Lista de termos WordPress para consulta rápida

Um guia de consulta expressa de termos relacionados ao WordPress.
0
34

Dias atrás, um leitor entrou em contato com uma dúvida justa:

"O que é esse template WordPress que falam?"

Apesar de ser termo comum pra quem lida com o tema, não é justo achar que todos sabem. Ou que tenham obrigação de saber. Anglicismos em geral deixam dúvida, e às vezes estragam o sentido de um artigo, como tutoriais. Problema é que estão difundidos de tal forma, que é difícil/impossível extingui-los. Sempre vamos topar por aí com templates, plugins, databases, widgets, queries, feeds...

Para facilitar a vida de quem pesquisou e caiu aqui (tipo você), deixaremos uma lista de termos relacionados ao WordPress e seus significados. Pode ser uma tradução idiomática, ou uma explicação resumida.

Note que não são lições aprofundadas. É um tira-dúvida rápido, para consulta e resolução expressa. Para entender melhor conceitos, recomendamos o Codex do WordPress.

Se tiver dúvida sobre algum termo ausente, por favor comente e incluímos.

A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

A

-

B

-

C

-

D

Database - banco de dados, onde fica o "coração" do site, ou seja, toda a organização estrutural de dados, além do próprio conteúdo. Se o site tem acesso a textos, títulos, nomes de autores, categorias, endereços de mídia, etc, etc, é porque tudo foi guardado num banco de dados. Esse arquivo é em linguagem SQL, normalmente gerenciado por um software de bancos de dados, como o MySql (que fica no servidor de hospedagem do site), e manipulado/editado através do WordPress.

E

-

F

Feed - de Web Feed. Formato de fornecimento de conteúdo através de e-mail ou leitores de feed. Geralmente visitantes de um site assinam um feed para receber atualizações do conteúdo, avisos de novos comentários, etc.

G

-

H

Header - o cabeçalho, área geralmente superior do template, onde desenvolvedores costumam colocar informações como o título do site, às vezes menus, etc.

I

-

J

-

K

-

L

-

M

Multisite - sistema que permite gerenciar vários sites WordPress a partir de uma única administração. O gerente pode ter sites independentes ou subdomínios de um mesmo (ou vários) site.

N

Nulled - temas pirateados, ou seja, que foram comprados por alguém legalmente e redistribuídos. Costumam ter vírus embutidos (trojan, códigos maliciosos, etc), como quase todo software pirata.

O

-

P

Plugin - software que se conecta à instalação do WordPress e adiciona novas funções. Os usos são os mais variados imagináveis. Veja a lista de plugins aqui.

Q

Query - consulta. Quando alguém interage com um site em WordPress, como ao clicar um link, o WordPress realiza uma consulta ao banco de dados para responder àquela ação. A resposta pode ser uma nova página, a exibição de uma imagem, etc. Cada comando é um query. Visão geral de Query no WordPress (em inglês).

R

REST API - uma API adicionada ao WordPress a partir da versão 4.7, que permitiu novas formas de acessar e receber dados através do formato JSON, linguagem para troca de informações entre sistemas baseada em objetos, como no Javascript. Com essa interface, o desenvolvedor em WordPress consegue se comunicar com virtualmente qualquer sistema, como plugins de terceiros, APIs de redes sociais, etc, etc. São quase infinitas possibilidades.

S

Sidebar - a área lateral de um template, ocasionalmente flutuam ao lado do conteúdo do corpo principal do template. Na sidebar podemos inserir conteúdo diverso, como texto, vídeos, botões sociais, etc.

T

Taxonomia - mecanismo para agrupar artigos sob um tema, no formato de palavra-chave. Por exemplo, se você tem vários artigos sobre "televisão", eles podem ter a categoria "TV". Além da categorias, outras taxonomias são as tags, e os formatos de post.

Template - tema, o pacote que dá visual e funcionalidade ao motor do WordPress.

U

-

V

-

W

Widget - área que serve para adicionar conteúdo a áreas específicas do template, como a sidebar, o footer ou o header. Com um widget, o usuário tem fácil acesso à essas áreas, incluindo códigos prontos fornecidos por desenvolvedores de plugins e templates.

X

-

Y

-

Z

 

 

 

 

 

-

[conteúdo em desenvolvimento]

- Publicidade -

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui