Kontextua InTextual: Opção de Monetização Para Blogs e Sites

4
1657

Quem já conhece sistemas como o HOTWords sabe que a tal "contextualização dos anúncios" ainda está longe da ideal. Se mesmo assim você acha que esse formato de monetização pode dar resultado, o InTextual da Kontextua funciona do mesmo jeito: basta ativar o script e seu blog passa a exibir anúncios ao rolar o mouse em certas palavras.

Como muita gente reclama dos baixos valores pagos pelo HOTWords, se for o seu caso acho que vale a pena tentar variar. O Kontextua também oferece outros tipos de anúncio, como banners estáticos, anúncios em imagens e outros formatos especiais.

Leia também → Ads em Imagens: Usando com Moderação, Pode Ser Rentável

Como ativar o InTextual

Primeiro, é preciso ter conta no Kontextua. O processo é simples, nem vou entrar em detalhes aqui. Já com sua conta você terá acesso ao painel de controle, onde pode acompanhar seus ganhos e criar novas tags (códigos de anúncios).

É só clicar em criar um site para cadastrar os que você tem e quer exibir anúncios.

Kontextua - opção Criar um site

O site cadastrado vai passar por uma revisão e após aprovação estará listado (não costuma demorar nada, às vezes de um dia para outro). Aí é só criar seus anúncios. No nosso caso, vamos ativar os anúncios contextuais.

Clique no botão Gerar Código. Dê as informações pedidas (nome do anúncio, idioma do seu blog) e selecione o formato inTextual, clicando no botão onde estará OFF. Clique em Continuar.

Ative a opção InTextual de anúncio

Vá clicando nos botões para ativar as categorias de anúncio que poderão surgir. Tome cuidado com a Other - nos anúncios sobre imagem, já vi aparecerem coisas "aumente seu pênis" e "compre viagra"; recomendo que não use a não ser que seu blog tolere tal conteúdo.

Depois de escolher, clique em Continuar.

Selecione as categorias e clique em Continuar

Selecione o limite de palavras que quer ressaltar com anúncios por página. Escolha também a cor e o estilo de destaque das palavras: highlight (ela fica com um fundo colorido, sem sublinhado), double (duplo sublinhado, parecido com o HOTWords) ou normal (sublinhado simples).

Clique em Gerar Código.

Ajuste as opções do anúncio e clique em Criar Código

Como ensina a página, é só copiar o código e colar antes da tag de fechamento da body de seu blog (fica no arquivo footer.php no WordPress em blogs com estrutura padrão).

Por exemplo, num código comum, procure em seu footer.php:

</body>
</html>

Ficaria assim:

<script src="seu-script-aqui"></script>
</body>
</html>

Veja um anúncio em funcionamento:

Anúncio do Kontextua InTextual funcionando

Pelas minhas primeiras impressões, parece que a contextualização não é lá muito eficiente: até artigos e palavras curtas e sem sentido para anúncio são destacadas. Os ganhos ainda estão em avaliação, mas o eCPM inicial é muito baixo.

Se você já testou o inTextual, deixe sua opinião. Como foram os ganhos? Valeu a pena ou já voltou para o HOTWords?

Nota: o Kontextua foi comprado recentemente pelo RedMas , companhia de marketing digital que promete fazer muitos investimentos na ferramenta em mercados como Chile, Argentina e Brasil. Será um sinal de que ele pode ganhar força por aqui? Vamos aguardar.

- Publicidade -

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui