Ferramentas

Hospedagem de imagens do blog: externa ou no próprio servidor?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Atualização 03/03/2013 – como parte da gradual união de serviços do Google, o Picasa foi incorporado aos álbuns do GooglePlus. A descrição de como criar sua conta não é mais o mesmo, mas o método de inserir imagens no blog usando o URL é o mesmo – agora com imagens vindas dos álbuns no GooglePlus.

Alguns donos de blog recorrem, quando precisam de armazenamento para imagens exibidas nas postagens, a serviços externos de hospedagem. Para quem tem contas muito econômicas em servidores com limitação de transferência mensal, manter imagens no próprio servidor pode ser um desastre, especialmente quem usa muitas e muito grandes, como fotoblogs; se a largura mensal estourar seu blog fica fora do ar ou com velocidade restrita o resto do mês (o que causará a perda de preciosas visitas).

Mas com as opções disponíveis para hospedar imagens, em qual devemos confiar, e qual a mais indicada? Recentemente, muitos tiveram a desagradável surpresa com o famigerado “sapo congelado”, imagem padrão que apareceu no lugar das suas imagens hospedadas no Imageshack.

Um serviço confiável pra isso é o Picasa, da Google. Por ser administrado um gigante da internet, a probabilidade de alguma catástrofe acontecer é quase nula (aconteceu, por exemplo, com o Imagehost, que interrompeu os serviços subitamente; já não aceita novos uploads e só promete manter as imagens que lá estão por alguns meses… depois, adeus arquivos).

Atualização 21/12/2012: já fechou faz tempo, quem tinha imagens lá e não tirou, dançou…

Vou mostrar num passo-a-passo como hospedar as imagens para seu blog no Picasa, que é o serviço mais usado aqui no Tutoriart. Afinal, tem a garantia Google de qualidade, e embora alguns reclamem de pequenos detalhes técnicos, você verá que tudo pode ser resolvido, ganhando assim bastante espaço para guardar suas imagens com segurança.

Atualização 21/12/2013: ainda tenho bastante coisa hospedada no Picasa, mas passei a usar meu próprio servidor há algum tempo, por uma questão de praticidade do WordPress: é bem mais simples enviar o arquivo por ele do que fazer o upload no Picasa, copiar o link, etc.

Hospedagem de imagens no Picasa

Você precisa ter uma conta nos serviços Google. Se não quiser usar sua conta pessoal (por exemplo, a conta que você usa para acessar o Orkut, GMail, etc), crie uma nova. São 15 GB de espaço grátis.

Já devidamente logado, acesse a página do Picasa. Na primeira vez, serão pedidas algumas informações; preencha-as e siga em frente.

Hospedagem de imagens - dados requeridos no Picasa ao utilizar pela primeira vez

Clique em Yes, Create my Google Profile (Sim, clique meu Perfil do Google).

Hospedagem de imagens - clique em Create My Google Profile para confirmar

Verifique seu e-mail (o que você cadastrou no serviço do Google) e clique no link da verificação da conta.

A partir daí, você já pode fazer upload de imagens. São oferecidas outras opções, como fazer o download do software do Picasa, que é gratuito e permite gerenciar suas imagens online, mas não abordaremos isso aqui.

Email de confirmação da conta Picasa. Clique no link para validá-la

Siga agora para a página do Picasa. Será oferecido o download do software Picasa, para gerenciar e editar suas imagens online. Não vamos abordar esse assunto agora.

No menu ao lado do logo do Picasa, há algumas opções: Home – My Photos – Explore. Ao lado deles, um botão: Upload. Clique neste botão para começar a enviar fotos para seus álbuns online.

Hospedagem de imagens - clique em UPLOAD para enviar imagens

Será aberta uma janela onde você deve inserir o nome do álbum em que ficarão as fotos que enviará. Em Title, coloque o título do álbum. Em Visibility, você pode escolher o compartilhamento da pasta: Public on the Web torna o álbum visível para qualquer visitante; Anyone with the link permitirá que apenas pessoas com o link para o álbum e seu conteúdo tenham acesso, e Private impedirá que outras pessoas acessem o álbum, garantindo sua privacidade caso pretenda enviar fotos particulares.

Como será uma imagem para a web, usaremos Public on the Web; clique em Continue.

Hospedagem de imagens - escolha a opção Public on the Web

O botão Choose photos to upload (Escolha fotos para fazer upload) vai dar acesso a uma janela, onde você poderá escolher as imagens que quiser publicar.

Clique em Choose photos to upload (Escolha fotos para enviar)

Repare no canto inferior direito da tela, o marcador Online Storage: ele mostra quanto espaço você tem disponível ainda para imagens. Cada conta começa com um espaço de 1 Gb (na verdade, 1024 Mb). Se quiser mais espaço, clique em Upgrade Storage: você poderá comprar mais espaço em disco, começando com 20 Gb por US$ 5,00/ano. Atualização 12/2013: agora o Google oferece 15GB grátis para todos.

Mas continuando: clique no Choose photos… e selecione as imagens que quer subir para o servidor, quantas quiser.

Hospedagem de imagens - janela de busca

Com a imagem selecionada, clique em OK para confirmar.

Imagem preparada para envio; clique em OK

Postando a imagem no blog

Clique sobre a miniatura da imagem escolhida, ela será aberta em destaque. Note que, apesar do tamanho original ser 1200 x 900 pixels, ela ficou bem menor: isto acontece porque o Picasa redimensiona imagens muito grandes, o que poderia ser um empecilho para exibi-las no tamanho original fora de lá. Mas isso pode ser contornado.

Hospedagem de imagens - hospedada no Picasa

Clique com o botão direito sobre a imagem, selecione a opção Copiar Endereço da Imagem (isso no Firefox; em outros navegadores, também há uma opção para copiar o endereço da imagem, normalmente algo como Copiar URL, Copy image URL, Copiar endereço, etc.)

Selecione a opção "Copiar endereço da imagem"

Esse endereço copiado é o que você vai usar no seu blog, onde quiser exibir a imagem. No caso que foi mostrado aqui, o link ficou assim:

https://lh3.googleusercontent.com/_BoKiV_f8Z8c/TbmxwLy9ivI/AAAAAAAAABU/S
NXcRDJeQTQ/s640/lampadas.jpg

Mas ao seguir o link, você nota que ela continua reduzida. Para mostrá-la em seu tamanho original é preciso fazer uma pequena alteração. Note no URL, que há um “s640” (pode ser outro valor, como s512, etc). Ele é um código automático que reduz o tamanho da imagem (ou melhor, redireciona para um script de redimensionamento da imagem original). Deve-se editar esse pedaço do URL. Para conseguir uma largura maior, aumente o valor para um tamanho maior do que o da imagem.

  • Por exemplo, em vez disso:

…SNXcRDJeQTQ/s640/lampadas.jpg

  • Você pode usar isso:

…SNXcRDJeQTQ/s1100/lampadas.jpg

Veja a diferença: esta imagem usa o link original; esta usa  o link onde o s640 foi alterado para s1100.

Esse será o URL para publicar a imagem no seu blog ou qualquer outro lugar.

Método nativo do Picasa

O outro método de conseguir o endereço da imagem no tamanho original é usar  o link oferecido no menu que fica do lado direito da tela quando uma imagem está aberta.

  1. clique sobre o link com a corrente;
  2. escolha entre as opções de tamanho. Se quiser a imagem com seu tamanho máximo, escolha Tamanho original;
  3. em Incorporar imagem, você copia o URL da imagem já com o tamanho que você escolheu, então é só usá-lo onde quiser.
  4. não esqueça de marcar a caixa Somente imagem antes!

Hospedagem de imagens - opções de compartilhamento do Picasa

E pronto, você já tem um bom lugar para fazer a hospedagem de imagens do seu blog, um espaço grátis e bastante confiável. Há plugins para facilitar o processo de envio; mais pra frente talvez eu mostre o funcionamento de algum.Espero que tenha sido útil. Se tiver dúvida, comente.

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Pin