Diversos

Ron Mueck: Hiperrealismo confundindo arte e vida

Anúncios Google

Não basta usar a imaginação ou explorá-la para criar artes surreais ou de fantasia: para os artistas do Hiperrealismo (ou Fotorrealismo), a necessidade é alcançar algo tão fiel à realidade que se confunda com ela. Embora desde sempre artistas busquem pela perfeição em suas obras, foi em meados dos anos 70 que esse gênero ganhou força, com grande popularidade especialmente nos Estados Unidos e Reino Unido.

De tão fiéis que são as obras, muitas são confundidas com fotografias, com inacreditáveis níveis de detalhamento, atenção máxima a luzes e sombras. Não se restringindo à pintura ou ilustração, o Hiperrealismo é também visto nas esculturas minuciosamente detalhadas, retratando situações do cotidiano, o que as torna ainda mais bizarramente “reais”.

Veja nesta galeria alguns trabalhos impressionantes de Ron Mueck, artista australiano que vive no Reino Unido. Mueck produz esculturas tão realistas que seriam facilmente confundidas com pessoas de verdade, não fosse pelo tamanho. A qualidade de seu trabalho é assustadoramente perfeita, capaz de causar reações de espanto e encantamento.

Atualização: Em 2015, a mostra passou pelo Brasil com enorme sucesso, batendo o recorde de público da Pinacoteca de São Paulo, por exemplo, com mais de 400 mil visitantes.

Mask Self Portrait (2007) de Ron Mueck

Mask Self Portrait aproximado

Mask Self Portrait detalhe

Pinocchio (1996), de Ron Mueck

Angel (1997) de Ron Mueck

Ghost (1998), de Ron Mueck

Boy (2000), de Ron Mueck

Old Woman in Bed (2000), de Ron Mueck

Baby (2000) de Ron Mueck

Big Man (2000), de Ron Mueck

Seated Woman (2000), de Ron Mueck

Wild Man de Ron Mueck - dimensões

In Bed (2005), de Ron Mueck

In Bed de Ron Mueck

Two Woman (2005), de Ron Mueck

Two Woman de Ron Mueck - dimensões

Author

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Write A Comment

Pin