Discussão

Google Picasa e Sua Falha Censura (Automática?)

Anúncios Google

Que existam controle de conteúdos em serviços online, tudo bem, afinal não queremos topar com certas coisas enquanto navegamos. O problema é que, devido à grande demanda, o trabalho de definir o que é ou não ofensivo fica para ferramentas automáticas, que quase nunca fazem isso direito.

Já não é a primeira vez que tenho problema com o Google quanto a conteúdos considerados ofensivos. Como diria aquela moleque do vídeo (gênio, quem diria), mamilos são mesmo polêmicos! Na primeira, recebi uma advertência e bloqueio do AdSense por causa de algumas imagens de nus artísticos (pinturas) em meu blog sobre arte. Mesmo vendo CENTENAS de outros sites com imagens muito mais fortes que a minha usando AdSense numa boa, não teve conversa: fui obrigado a remover tudo que fosse “ofensivo” (um seio descoberto, um nudez parcial em contexto não-erótico, etc), deformando o conteúdo de várias postagens onde elas eram importantes. Uma lástima.

Nesse caso, não tiro a razão deles, afinal está nos termos do serviço que nenhum tipo de nudez é permitida, seja ela artística ou não. Assim, seria falha minha exibir essas imagens junto com os ads – corri o risco de ter a conta excluída D=

O problema é que agora deram de sumariamente eliminar do Picasa imagens de nu já previamente censuradas. Publiquei um artigo com tutoriais de pintura digital, e quando tentei fazer o upload da imagem abaixo (sem a enorme e rancorosa tarja preta que coloquei para evitar outra punição do AdSense) com um forte filtro de desfoque nos seios da modelo, ela foi excluída.

Judith, pintura de Marta Dahlig que foi bloqueada pelo Picasa
Judith, pintura de Marta Dahlig que foi bloqueada pelo Picasa

Na primeira vez pensei que havia sido erro no upload e insisti: mesma coisa, a imagem some minutos depois de enviada.

Quando abri a página do artigo onde usei o link para a imagem (ainda não tinha notado que havia sido removida), estava isso no lugar:

Imagem bloqueada pelo Picasa

Só depois que fiz a palhaçada vista antes a imagem foi aceita. O que mais irrita é ver tantos outros sites e blogs com imagens bem mais fortes, tanto no Picasa quando hospedadas no próprio servidor e usando AdSense. Parece-me que ainda falta muito ao Google nesse quesito: uniformidade na aplicação dos termos de serviço.

E não é só em conteúdo públicos que a regra se aplica: se você fizer upload de fotos em conteúdo fechado, mas passar o link para alguém, e esse alguém denunciar você, pode ser punido do mesmo jeito. É o que diz esse fórum do Picasa.

Acabamos ficando sob aquela dúvida perigosa: “vi tanta gente fazendo, mas se fizer posso levar um BAN”. E pelo que dizem, não adianta chorar depois. Então fica o aviso: tomem muito cuidado com o que postam, e se tiverem dúvida, enfiem uma grande, violenta e grotesca tarja sobre o assunto.

Um vídeo clássico para refletir, ou não:

A imagem é da artista Marta Dahlig.

Author

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Write A Comment

Pin