Direito autoral no YouTube: cuidado para não violar as regras

Cuidado com o direito autoral no YouTube! Se não tiver certeza de que seu conteúdo é 100% seu, corre o risco de ser banido e perder seu saldo.
344
51118
- Publicidade -

Já faz tempo que o YouTube oferece opções para monetizar vídeos com anúncios vinculados a uma conta AdSense. A gente até acha chato ter que ver um banner no rodapé (ou aqueles insuportáveis cinco segundos de espera, formato que eu detesto), mas quem produz vídeos bacanas pode ter ali a única fonte de compensação por seu trabalho.

O problema — pra quem os cria e quer, com toda a justiça, faturar uns trocados — é que nem todo vídeo está apto pra isso. O cuidado com direito autoral é cuidadosamente vistoriado lá, e as punições para infratores variam de bloqueio de visualização em certas regiões do mundo, até exclusão da sua conta, dependendo da gravidade e da reincidência de erro.

Preste atenção ao regulamento. Não adianta nada juntar uma bela grana e depois tomar o aviso de ban...

Vídeos válidos

Basicamente, você só pode ganhar dinheiro com vídeos no YouTube, sentindo-se 100% seguro, se ele for integralmente de sua autoria. Em qualquer outra situação, sempre vai ter um parêntese aqui ou uma dúvida ali, tipo alguém pedindo divisão dos lucros ou apelando para medidas mais drásticas.

by-ncO que "integralmente de sua autoria" quer dizer? Desde a produção até tudo que ele contiver, incluindo trilha sonora. Esse é o cenário mais seguro de todos, embora muito difícil de acontecer na vida real. Até pode ser tudo de outras pessoas, mas desde que distribuídas sob alguma licença permissiva, que inclua monetização (como as Creative Commons que não sejam do tipo não-comercial; se tiver esse ícone aí do lado na licença, cuidado porque o material NÃO PODE SER USADO em vídeo monetizado).

Há "brechas", como uso justo de pequenos trechos de obras alheias, com fim educativo, jornalístico ou crítico. Por exemplo, não é porque um vídeo mostra em certo trecho uma lição sobre Photoshop que você está violando os direitos da Adobe (se for mesmo um vídeo educacional e não abusar da imagem do produto).

Casos que seguem as diretrizes de monetização (tirado dos fóruns do YouTube):

  • Você filmou seu gato, sem música de fundo ou qualquer marca registrada visível.
  • Seu vídeo tem música isenta de direito autoral, ou você pode comprovar os direitos comerciais com links diretos para a música e para a licença aplicável.
  • Sua banda escreveu e gravou a música do seu vídeo, ou a banda do seu amigo o fez e declara por escrito que você pode usar e gerar receita com ela.

Por outro lado, não estariam aptos:

  • Música que você comprou para uso pessoal (sem licença comercial), por exemplo no iTunes ou em outra loja.
  • Material que você achou na internet e não pode provar que está sob domínio público.
  • Você cantando sua música favorita protegida por direitos autorais. Isso mesmo: vídeo de karaokê com músicas que não sejam suas também não pode, precisa de autorização da gravadora e / ou artista.
  • Conteúdo de outra pessoa sem permissão, mas ainda não recebeu um aviso de direitos autorais (veja mais adiante, em Avisos).
  • Com outros trabalhos que você editou ou misturou sem autorização.
  • Usando "só" 30 segundos de um clip musical ou vídeo sem justificativa.
  • Sem atribuição de créditos conforme solicitado por uma licença ocasional.

Com dá pra notar, pelo menos no papel é BEM rígido. A grande mancada é que por esses exemplos (que eu não inventei, mas tirei das diretrizes), até vídeos com músicas remixadas não poderiam ser monetizados. Será que todos os vídeos de rappers e DJs que usam sample não são monetizados? Acho estranho, mas enfim, nesse caso use por sua conta e risco.

Vídeos que não sejam considerados qualificados para monetização e tentaram fazê-lo, podem ser excluídos a qualquer momento, já que por consequência estão violando direito autoral.

É bom lembrar que o Google, mesmo com aquele lance de "somos diferentes", "empresa divertida" e etc, na essência é uma empresa como qualquer outra, e quer (precisa) fazer dinheiro; se nosso vídeo está lá comendo banda e ocupando servidores sem virar grana, não tem grande serventia pra eles, não é mesmo?

Avisos imprecisos

Pra piorar, as notificações de validade não são muito precisas. Como é impossível fazer verificação de tudo que os usuários enviam em tempo real, scripts detectam o conteúdo para checar o que pode ou não ser monetizado.

Só que essas verificações estão sujeitas a falhas. Tem vídeos claramente com conteúdo protegido, e que pela regra não podem ter anúncios,  aparecendo nas contas como "qualificados para monetização" — mas se você monetizar, vai quebrar o contrato de uso e pode ser punido.

Por exemplo, meu canal de um outro site, sobre videogames antigos. Tenho poucos vídeos lá, são basicamente gameplay (demonstração de jogos), logo, totalmente protegido por direito autoral de terceiros. Pela segurança da minha conta AdSense, não ativei anúncios na maioria deles, mas olha a mensagem no painel Monetização:

videos ativos para monetizar

Se eu fosse um pouco mais afoito, clicaria no botão e ativaria a monetização em todos os vídeos, e claro que me ferraria. Você deve conferir cada vídeo individualmente pra saber se algum está mesmo apto ou é falha.

Como ativar a monetização

Em gerenciador de vídeos, clique no vídeo e na sua página de configurações, na guia Monetização. Marque a caixa "Gerar receita com meu vídeo".

gerar receita com meu vídeo

Só então vem o aviso de que você deve se responsabilizar sobre o vídeo e ter o direito autoral de todo o conteúdo. Então, TOME MUITO CUIDADO ANTES DE CONCORDAR.

Termo de responsabilidade sobre conteúdo

Em seguida, ajuste os tipos de anúncios que aparecerão: sobreposição (aqueles banners que ficam na parte inferior), TrueView InStream (os sacanas que te obrigam a esperar cinco segundos ou mais) ou a terceira opção, caso seu vídeo seja comercial para oferecer um produto.

opções de anúncios youtube

Fez tudo? Salve e fim. Veja que na página de Gerenciamento de Vídeos, um cifrão estará ativo do lado dele, marcado como "em revisão". Ou seja, agora alguém vai checar se seu vídeo pode mesmo lucrar.

Então por que a mensagem de "seus vídeos estão qualificados" antes? Só pra confundir o usuário?

em revisão para monetização

Como vincular AdSense e YouTube

Se já tem conta AdSense, faça o vínculo com o YouTube para controlar seus ganhos, visite esse link. Clique em próximo para ser redirecionado ao AdSense.

vincular adsense youtube

Confirme o login com a conta que já tem no AdSense. Se não tem, ou usa diferentes e-mails para login no YouTube e AdSense, clique em "Usar uma conta diferente ou nova".

seleção de conta para vinculo adsense youtube

Cheque as informações e ajuste o que for preciso (endereço do canal que exibirá os anúncios, idioma de seus vídeos e aceitação dos termos de uso). Clique em Aceitar associação.

[caixa cor="padrao" icone="fa-exclamation-triangle"]A partir daí, sua conta AdSense está vinculada ao YouTube, portanto atenção com violações acidentais. Tenha CERTEZA de que tudo que postar lá está de acordo com os termos, senão sua conta AdSense estará sob risco de suspensão ou até exclusão, de acordo com o nível da violação.[/caixa]

aceitar associação adsense youtube

Aguarde o redirecionamento para o YouTube...

redirecionamento para youtube

Não importa quantos canais você tem, eles podem ser todos vinculados a uma única conta AdSense, seguindo os mesmos passos, e aí todos os ganhos vão pra lá. Mas lembre-se que se houver grave violação em um só dos canais, adeus AdSense, e aí honestamente não sei se eles aceitam vincular os demais canais a outra conta AdSense.

[caixa cor="padrao" icone="fa-lightbulb-o" titulo="Leia também"]Como criar canais adicionais YouTube na mesma conta.[/caixa]

Convites de monetização: cilada, Bino!

Se você escolheu não monetizar seus vídeos por não ter certeza se pode — ou tiver quase certeza de que não pode — e um deles tornar-se popular (geralmente quando chega a mais de dez mil visualizações), é provável que receba por e-mail uma mensagem:

Prezado(a) Fulano,
O seu vídeo X pode ser qualificado para o Programa de Parcerias do YouTube, o que permite a você ganhar dinheiro com as reproduções dele.

Ganhar dinheiro com o seu vídeo é fácil. Funciona deste modo: primeiro, faça login na sua conta do YouTube. Depois, analise e execute as etapas descritas aqui: link.

Se o seu vídeo for aprovado, começaremos a colocar anúncios ao lado dele e pagaremos a você uma parte dos lucros, contanto que atenda aos requisitos do programa.

Estamos ansiosos para incluir o seu vídeo no Programa de Parcerias do YouTube. Obrigado e boa sorte!

Equipe do YouTube

Recebi um e-mail desses por causa de um vídeo de FIFA e fiquei logo feliz, achando que poderia faturar um trocado, mas alguma coisa estranha me deixou em alerta. Reparou que eles não dizem em momento algum "seu vídeo está qualificado, coloque o anúncio e vamos ganhar dinheiro"? É só um "pode ser que seu vídeo esteja qualificado", então mesmo que ele esteja bombando, se tiver qualquer conteúdo que não seja seu, NÃO ATIVE ANÚNCIOS ou tenha certeza do que está fazendo.

Como monetizar vídeos de games?

Pra completar o exemplo que citei antes, existem sim formas de monetizar vídeos com trechos de games, afinal grandes canais como os da IGN e o Angry Video Game Nerd o fazem. Como eles conseguem?

  • Alguns usam sistemas como o Machinima, que repassa parte do lucro para as detentoras de direito autoral, assim o uso fica legalizado. Claro que seu ganho será bem menor do que para vídeos originais. É indicado pra quem produz trabalhos derivados de games, como curtas e animações com personagens ou trechos de gameplay, cenários, etc.
  • Outros simplesmente estão protegidos pela lei americana (que se aplica ao YouTube, com sede lá) do "fair use", ou uso justo. Resenhas e críticas são consideradas construtivas, portanto podem exibir esses materiais protegidos por lei de direito autoral, desde que não usados em abuso ou fora do contexto.

Essa página também cobre o tema, deixando claro que: "Sem a licença adequada do editor, o uso de jogos de videogame ou da interface de usuário de um software deve ser mínimo. Será possível gerar receita com o conteúdo de videogame se a explicação passo a passo associada for estritamente relacionada à animação que é exibida e se fornecer valor educativo ou pedagógico. Os vídeos que se limitarem a mostrar um usuário jogando videogame ou usando um software por tempo prolongado podem não ser aceitos para monetização".

O que é mínimo? Não sei, vai do seu bom senso e da situação. Dez segundos de uso pode ser muito se o vídeo tem 30 segundos, mas num vídeo longo onde o software é necessário, caberia no "uso justo"; nessa visão, mesmo num vídeo de 1 hora, um software aparecendo como ferramenta teria papel menor diante do conteúdo que seria a lição, tutorial, etc.

Quanto aos jogos é mais claro: simplesmente gravar a partida sem motivo algum não pode, deve ter conteúdo crítico, técnico, etc; precisa ter algo a dizer.

 

Resumindo...

Se você consegue criar vídeo com conteúdo original, vá em frente e seja feliz com seus ganhos. Em canais de sucesso como o Porta dos Fundos ou o Parafernalha, estima-se que os ganhos ultrapassem R$60 mil por mês.

Mas se seu vídeo, mesmo com trechos originais, tem partes importantes que não pertencem a você, não arrisque, exceto se tiver certeza absoluta de que é "fair use". É difícil dizer se a equipe (ou scripts) de avaliação de direito autoral no YouTube concorda com seu jeito de ver as coisas, e numa bobeira você perde a conta AdSense — e todo o saldo que sofreu por horas a fio na frente do computador pra juntar.

Importante: não sou funcionário do Google ou YouTube, esse artigo não é uma palavra oficial mas o resultado de minhas pesquisas e experiências pessoais. Antes de fazer qualquer coisa, não deixe de ler os termos de uso do YouTube.

- Publicidade -

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

344 COMENTÁRIOS

    • Olá, acabei de ver aqui (sem áudio no momento), está com anúncios. Se retiraram o SEU anúncio, pode ser questão de requisição da Capcom, ou por filtro de idade. Nunca ouvi nada sobre não poder colocar sobreposições no vídeo.

  1. Olá! Bom tarde, parabéns pelo site, gostaria de saber se eu fazer um video tutorial tipo, como baixar musicas do youtube, e uso um softwares para baixar a musica, posso monetizar pelo adsense?

  2. Olá tudo bem? Bom, eu sou youtuber e meus vídeos tem vinheta, e nas vinhetas eu coloco música de artistas sabe as vinhetas tem somente 5 segundos, coloquei pra monetizar eu tipi deu certo, (meus vídeos são de auto autoria minha, só a musica da vinheta q nao) vc acha q mesmo assim meu video poderá ser excluído? E se eu colocar na descrição do meu video o link pra música original e tals? O video é excluído mesmo assim?

    • Olá, Paula. O Content ID não deve ter pego porque o trecho é curtinho, mas risco tem sim. Link não basta, a não ser que o autor tenha licenciado a música tipo "use mas dê crédito".

  3. boa tarde amigo

    Fiz uma compilação com as piores brigas relacionadas a um esporte que pratico.
    Baixei vários vídeos que encontrei no próprio youtube, editei e mandei pro ar.
    Claro que levei um strike. Rss
    Gostaria de saber se isso é permitido e qual a maneira correta de se fazer um vídeo desses que usa conteúdo do próprio Youtube.
    Obrigado
    Felipe

    • Oi, Felipe. Compilação aumenta a chance de strike, afinal são vários donos de conteúdo num vídeo só...
      Pelos relatos, compilações em geral são muito problemáticas. Não tem exatamente uma "maneira correta".

  4. Olá! Bom dia, parabéns pelo site, gostaria de saber se fazer tutorias de softwares open source ou não, posso ter problemas,pois vejo muito youtube fazendo tutorias falando sobre softwares sendo monetizados.
    gostaria de fazer um canal com esse tema.
    Desde já agradeço

  5. Daniel desde já lhe agradeço por ajudar tantas pessoas.
    Sou cinegrafista e editor e infelizmente entraram na minha casa e levaram meus equipamentos. Preciso me reerguer e no momento estou apenas editando vídeos e abri recentemente um canal de vídeos engraçados na internet, esses vídeos foram de downloads de YouTube, sites e grupos de Whats porem não são iguais e foram bem editados.
    Estou ciente desde canais concorrentes querer dar deslike, denunciar e criticar e Haters querendo minar meu canal e até de direitos autorais dos proprietários que fizeram a filmagem. Li todos os tópicos antes de perguntar:
    1 -Vou abrir outro canal de artesanato e tutoriais para festas, se eu perder o canal de vídeos engraçados automaticamente eu perco o canal de artesanato, existe um risco de cancelar a conta do Google AdSense daí eu perco a monetização do canal de artesanato?

    • Mattos, todos os canais sob o mesmo e-mail caem se um deles cair. E se você tomar 2 strikes em um canal, e mais um em outro, continua contando como 3 strikes e todos são encerrados juntos.

      Se os canais forem encerrados, o que já ouvi relato é que o AdSense não é encerrado junto a não ser no caso de uma violação muito grande (vídeos altamente rentáveis através de fraude ou coisa do tipo), mas impede futuro link com qualquer conta de YouTube como fonte de lucro.

  6. Olá amigo, gostaria de saber sobre o direito de expor nossa opinião sobre determinado produto, falar bem ou mal sobre algum aspecto, etc... Tem algum problema expor nossas impressões em vídeos de reviews? Seja falar bem ou falar mal se for o caso do produto não me agradar.

    Agradeço desde já.

  7. Oi Daniel, gostaria de saber como esses canais de coreografias de músicas fazem? Será que não monetizam os vídeos? Gostaria de montar um canal de dublagem de músicas, onde tocariam as músicas originais mesmo, porém eu as dublaria e faria uma interpretação, será que daria pra monetizar?... e mesmo sem monetizar será que poderia postar esses conteúdos de dublagem sem problemas? Desde já agradeço!

    • Olá, canais de dublagem e afins geralmente entram como cover, dividindo a receita com o dono do direito autoral. Lembrando sempre que alguns autores podem ser mais rigorosos e não permitir, então depende da música usada.

  8. Se eu produzir um video com um aplicativo que baixei em sites como Baixaki ou posso publicar e monetizar? Posso usar trechos de musicas em vídeos educativos, matérias jornalística ou documentário de 20 a 30 minutos e monetiza-lo?

      • boa tarde por favor mata a minha duvida ! , eu comecei agora com um canal editei uma vinheta de começo com apenas 10 segundos de uma musica de fundo nessa vinheta , eu perco alguma parte do lucro por isso ou não?

  9. Ola, Daniel. Tentei encontrar se alguem tinha feito a pergunta que tenho a fazer e nao encontrei. Ficarei grata se puder me ajudar.
    Eu usei uma musica com intuito educacional, sempre pausava a musica para traduzir e explicar aspectos da lingua inglesa. Fui barrada. Fiquei triste, mandei um email e ate agora nao tive resposta.
    Aproveitei o que jah tinha feito e tirei os trechos da musica, entretanto, dei print na imagem do clipe. Ou seja, a cada estrofe, usei uma imagem do clipe equivalente a parte da musica e usei em meu video. Eu gostaria de saber se tem algum problema.
    Minha duvida eh chata e muito especifica, mas se puder me ajudar, ficarei super feliz.
    Obrigada 🙂

    • Olá! A produção visual tem direitos, então se você está usando, pode ter problema se as imagens forem detectadas — pelo jeito é alguma obra com permissões bem restritivas. Lembrando que a própria letra da música tem direitos com potencial problema, se o dono de copyright resolver abrir uma reclamação.

  10. oi, vou te fazer uma pergunta apenas como suposição. Caso ocorra um jogo de futebol, por exemplo, flamengo x vasco. ai eu queira colocar os melhores momentos dele, será que pode?.
    Uma outra pergunta, caso eu monetize um video que tenha direitos autorais de outra pessoa, ai o google descobre. o que acontece? minha conta é bloqueada? ou acontece algo a mais?

    • Olá, não pode. Vários canais já foram fechados por causa disso . Claro que tem muitos outros com compilações de lances, etc, mas estão sempre correndo risco de cedo ou tarde cair.

      Da parte do Google, o que vão fazer é encerrar sua conta se ela tiver múltiplas violações. Se for algo de menos gravidade, vão só bloquear aquele vídeo. Processo ou coisa do tipo teria que partir do dono do conteúdo.

  11. Bom dia Daniel, Fmza?!
    Sou Rapper e tenho distribuido minhas musicas pelo Site oneRPM, que joga as musicas pros Apps como Spotify e etc, Tenho alguns clipes no youtube e o oneRPM vem pedindo direitos autorais em nome do meu Studio IMGMuzik, até ai tudo bem, mas eu tenho uma parceria com uma produtora de videos a AcusmaFilms, e a Acusma Films teve que responder reinvindicações assim como eu, e o problema é, que, um dos meus clipes foi retirado do Ar, no Canal da AcusmaFilms, e não sei como devo proceder nesse caso, poderia me ajuda?!
    Teria como eu enviar tudo explicando para algum email, algum caminho que eu consiga resolver isso e se possivel ter o meu clipe de volta ao ar, e com as visualizações que tinha se possivel.
    Aguardo. e desde já Agradeço e parabenizo o grande trabalho.

  12. Daniel postei um vídeo que em um trecho gerou direitos autorais, porém, diz isso:

    Anúncios podem aparecer em seu vídeo.
    Um conteúdo protegido por direitos autorais foi encontrado em seu vídeo.
    O reclamante permite que o conteúdo dele seja usado em seu vídeo do YouTube. No entanto, anúncios podem ser exibidos.
    RESTRIÇÕES DE VISUALIZAÇÃO
    Nenhuma
    MONETIZAÇÃO
    Monetizado pelo reclamante

    Vou ganhar Receita com isso?

  13. Daniel, primeiramente parabéns pelo trabalho. Foi bem útil o conteúdo do texto porém ainda ficaram algumas dúvidas, entre elas uma que é bem parecida com um comentário já feito, mas vamos lá:
    Quanto aos canais que ensinam a tocar músicas em algum instrumentos, como que ficaria a situação? Há vários canais do desse tipo, tanto grandes quanto "pequenos", eles teriam que ter tais licenças ou nesse caso se encaixaria como "uso legal" já que se trata de um canal educativo?
    Agora, se eu fosse abrir um canal desse mesmo tipo e todo o trabalho apresentado na aula fosse meu, no caso a minha didática sobre uma música alheia sendo que sem nenhim uso da música original, apenas a minha versão (desde da harmonia até as linhas de vozes feita no próprio instrumento - seria violão, no caso), eu poderia ter um canal com esse desse tipo sem ter problemas com os Direitos Autorais?
    Vejo alguns canais que são de covers e são monetizados porém são apenas voz e violão, outros com o violão como base e a(s) linha(s) melódica(s) em outro instrumento, e ainda tem o "fingerstyle" - que eu já acho mais aceitável quando se trata de Direitos Autorais - e fico me questionando quanto as questões apresentadas acima.
    Se possível me responder ficarei muito feliz pela ajuda!
    Desde já obrigado!

    • Oi, Gabriel. O funcionamento é o mesmo de vídeos de cover em geral. Se o dono da música já permitiu divisão de receita, assim que o conteúdo for detectado, o YouTube vai oferecer isso pra você (dividir a receita gerada com o(s) dono(s) do direito autoral). Alguns são mais radicais e vão querer TODO o rendimento do vídeo que use música dele. Então depende do artista.

  14. Daniel, eu estou pensando em criar um canal para postar Karaokê de músicas famosas, com os arranjos produzidos no meu homestúdio. Queria saber se é possível realmente monetizar os vídeos, e como fazer isso de forma legal para não ter o meu canal bloqueado.

      • Daniel, tem uma opção no próprio YouTube que indica esse tipo de coisa antes de subir o vídeo.
        Bom, só tem para saber sobre monetização quando se trata de músicas.
        Vou deixar o passo a passo aqui
        Entre no YouTube > Faça o login com a sua conta > Clique no seu avatar que fica no canto direito da tela > Estúdio de Criação > Criar > Políticas de Música
        Ao clicar em Políticas de Músicas abrirá uma página com o nome de algumas músicas. Ao clicar nela você terá acesso a algumas informações sobre o uso de tal Música.
        Por exemplo:
        Logo de cara a primeira música é "This Is What You Come For" - Calvin Harris feat. Rihanna. Ao clicar nela aparece uma caixa com a seguinte mensagem:

        SE VOCÊ USAR ESSA MÚSICA
        Reprodução: Bloqueado em 244 países
        Monetização: Não é possível gerar receita com seu vídeo

        SE VOCÊ FIZER UM COVER
        Reprodução: Visível no mundo todo
        Monetização: Qualificado para divisão de receita

        Os proprietários de direitos autorais podem alterar as políticas deles ou realizar ações em seu vídeo diferentes daquelas descritas aqui.

        Nessa mesma página você pode digitar o nome de alguma música para ter acesso a esse tipo de informação.
        *Obs: Pode haver mudanças nos critérios em relação as políticas de direitos autorais e o vídeo acabar sendo bloqueado, levar um flat ou um strike. Isso não é uma regra fixa.

        Espero poder colaborar de alguma forma.

  15. Daniel, tive 2contestações em 1 video meu de gameplay de um jogo,porem eu verifiquei as marcaç~oes em questao que o cidadao fez do primeiros 23 segundos ate os 45 segundos, e a outra marcação dos 17 minutos e 15 ate os 17 minutos e 40 e meu nao tem nada a mais nesse periodo é só o jogo rolando da mesma forma do tempo total.Ele mandou o link do video dele e pelo que entendi ele diz que ta igual kkk,porem como vou mudar o jogo p nao ficar igual? impossivel.. ai eu entrei no processo de disputa e escrevi o seguinte p o cidadão:

    "Verifiquei novamente a parte que foi gerada a marcaçao no video, nao entendi aonde que esta a quebra de direitos autorais reivindicados.O video sobre o jogo é de dominio publico e o conteudo dentro do jogo e o que nele é mostrado tambem... favor especificar o que,porque e o motivo de quebra de direitos por gentileza."

    a minha url do meu video é essa: https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=tJd--qSZuzw . aonde o mesmo questiona o tempo de: 0:23 a 0:53 ( esse trecho ele diz que tem em um video dele e que tem o direito de imagem) e tmbm do tempo: 17:03 a 18:28.( ja esse outro trecho ele diz que ta em outro video dele e que ele tem direitos autorais sobre a imagem) ..

    ele questionou esses dois periodos do meu video dizendo que tem direitos de imagens sobre o video.Porem sao imagens do próprio game e não dele.

    o canal e o vieo em questao é: https://www.youtube.com/watch?v=0Jpgnoji7E8 e https://youtu.be/2XBCpplmKDI .

    quem ta reivindicando o direito de imagem é quem representa esse cidadão a "United_Screens_Network".

    sobre sua analize voce acha que eles estao com a razao ou nao? mesmo porque tem inúmeros youtubers gravando e que ja gravaram o jogo milhares de vezes.

    "Verifiquei novamente a parte que foi gerada a marcaçao no video, nao entendi aonde que esta a quebra de direitos autorais reivindicados.O video sobre o jogo é de dominio publico e o conteudo dentro do jogo e o que nele é mostrado tambem... favor especificar o que,porque e o motivo de quebra de direitos por gentileza."

    • Bom Billy, pelo que pesquisei aqui, a tal USN é uma network, que - supostamente - deve ter os direitos de reprodução do jogo, talvez por negociar direto com a Ubisoft. Você tem duas alternativas: ir em frente e questionar o strike, e se eles tiverem mesmo direito você vai se ferrar bonito, ou acatar e remover o vídeo. Eu sinceramente iria na segunda opção, afinal tem N outros games pra fazer vídeo, pra que se complicar por causa desse? É igual fazer vídeo de jogo da Nintendo, é dor de cabeça na certa.

      Mas é algo a se pesquisar mais. Se eu lembrar, depois vou procurar algo nos fóruns em inglês do YouTube.

  16. Bom dia.

    Estou pensando em fazer um canal com gameplay em loja de games com o dono da loja e clientes jogando, só a parte do gameplay pode gerar problemas para mim?
    Grato

    • Mesmo sem o áudio original, o filme ainda tem imagem, que pertence a algum estúdio/corporação, então pode levar strike, sim. Basta que os donos reclamam direito sobre ele (considerando que você não terá autorização prévia de uso).

      • Daniel Lemes, já viu o canal Canadense Watchmojo ? Se sim, saberia me dizer como eles não levam strikes, sendo que em todos os vídeos eles usam cenas de filmes, séries, desenhos, etc ?

        • Em 2013 eles chegaram a ser derrubados, mas depois voltaram. Provavelmente o conteúdo recai sobre o famoso "fair use", nesse caso o uso é permitido. O mesmo vale para listas, críticas, resenhas, etc (pelo menos na teoria - na prática, canais pequenos podem tomar strike mesmo).

  17. Posso fazer vlogs com uma máscara famosa e monetizar? E posso usar essa máscara no banner também, ou não recomenda??? Me responde por favor... li muito nas regras do YT mas não achei nada.

    • Tem gente fazendo isso o tempo todo, vídeo canais com imagens de super-heróis. Provavelmente não vai ter problema, mas vamos dizer que é uma área meio cinzenta da legalidade.

  18. Tem como eu ter noção se o vídeo, tem direitos autorais ou se pode ser bloqueado!
    Se eu publicar ele no meu canal modo PRIVADO e esperar tem como eu saber ou só quando estiver público?

  19. Em caso de videos com paródias, ele pode ser monetizado? Por exemplo, a pessoa cria uma música em português totalmente diferente da original, ela pode ganhar dinheiro com esse video? Temos vários Youtubers conhecidos que fazem paródias, como o Whindersson fez da Adele https://www.youtube.com/watch?v=tWs1E2BfNZE
    A Kéfera já fez com Work da Rihanna https://www.youtube.com/watch?v=WjkZI4U6HFI .
    Vídeos assim geram uma visualização imensa, esse do Whindersson está com mais de 30 milhões.
    Como funciona nesses casos? Abraços!

    • Na teoria, paródia se encaixa no uso justo (não existe isso legalmente por aqui), então poderia monetizar em paz. Mas na prática, se você tem canal pequeno, correndo por conta própria, é quase certo que terá problema ao fazer o upload da paródia. Canais como Kéfera e outros grandes não precisam se preocupar: se alguém reclamar, a administração do canal apela e a questão se resolve, $ABE COMO $ÃO A$ COI$A$. Já nanicos não conseguem crescer assim. Não recomendo de jeito nenhum, a não ser que seu canal já tenha relevância.

  20. Boa noite. Se eu pegar varios trechos de videos, ou imagens na internet para falar sobre determinado tema esse video não podera ser monetizado ? Tipo os videos do canal Nerdologia....

  21. eu não entendo com as pessoas fazem to 10 top 5 e conseguem monetizar o video olhas esses videos com varios views tenho quase certeza que são monetizados e como eles conseguem isso '-' ????
    1 https://www.youtube.com/watch?v=LBB2DfxyffU como ele colocou foto de famoso ?
    aliás cara olha esse canal olha o tanto de coisas que ele usa no canal e ele tem muitos videos não é possivel q ele não ganhe nada com isso https://www.youtube.com/user/mundodoluffy/videos

    e esse que tem um quadro chamado detona clip em que ele rodam o clip e o julgam https://www.youtube.com/user/canalokok?feature=hovercard como ele fazem isso sem direitos ???

    esse aqui tbm me ajuda quero fazer videos desse estilo mas tenho medo de não ganhar nada https://www.youtube.com/channel/UCbAiIkPobUFy71zlmwVw3jw

    • No primeiro vídeo, veja que tem muita foto, mas eles fazem uma "produção": tem comentário, conteúdo. Esse tipo de uso dificilmente é considerado abusivo. O tal Ok Ok, apesar de ser uma porcaria (na minha opinião, claro), pode ser considerado conteúdo crítico. No Fatos Desconhecidos (e outros também), viu como usam trechos de filmes com moldura, e até efeitos por cima do vídeo com brilhos e partículas? Isso ajuda a não ser detectado pelo Content ID, se bem que o uso complementar do material já torna discutível uma suposta ilegalidade.

      O "segredo" é: não enfie simplesmente conteúdo alheio no seu vídeo só pra angariar views, mas como ilustração e complemento do SEU conteúdo.

  22. Olá Daniel
    Se eu fizer um video colocando partes de entrevistas de emissoras de TV o meu video será bloqueado ?

  23. Olá,

    Gostaria de saber o motivo da remoção de dois de meus vídeos de meu canal no Youtube tendo em vista que inclusive em um deles não havia nem sequer música de fundo pertencente a algum cantor. São apenas vídeos que mostram eu jogando com meu personagem em um jogo, algo que se encontra aos milhares no Youtube, se for para remover o vídeo de todos que fazem isso não haverá mais Youtubers Gamers, pessoas que ainda ajudam a popularizar e divulgar os jogos.

    Outra motivo de não entender essa reivindicação é por se tratar de vídeos antigos, de mais de 2 anos e só agora terem sido removidos.

    Decidi entrar em contato porque realmente não entendo o motivo dessas remoções e as considero injustas já que não lucro nada com o Canal, minha monetização é desativada, apenas gravo vídeos de meus personagens e os compartilho com outros jogadores que também fazem o mesmo.

    • Olá, aí só o pessoal do Google pra explicar mesmo. Note que ser ou não monetizado não faz diferença; se conteúdo protegido for detectado, está sujeito a ser bloqueado do mesmo jeito.

  24. Olá Daniel, Bom dia!
    Pretendo criar um canal com historia criadas com jogos de videogame.
    Por exemplo, crio historia e vou criando elas jogando e depois eu mesmo faço as vozes.
    tem um canal que faz isso, Girl in the house.
    Gostaria de saber se nesse caso pode haver monetização.
    E gostaria de saber saber tambem, se trilha sonora pode colocar apenas sons das musicas sem as vozes.
    Desde ja agradeço, tenha um bom dia!
    Parabens pelo blog.

    • Boa noite, Leandro. Com a maioria dos jogos não deve ter problema. Mas experimente mexer com marcas da Nintendo, por exemplo. Todos os vídeos do meu outro site que tem marcas deles tiveram monetização vedada (aparecem anúncios, mas revertem para a Nintendo).

  25. Olá Daniel, tudo bem?

    Se eu colocar trailers de filmes no meu canal e não monetizar da problema? Porque eu acho interessante pelo conteúdo dos meus vídeos ter lá trailers também, sendo que pode até ajudar a aumentar meus inscritos.

    • Tudo bem, Alan? Depende do filme e do "rigor" do estúdio. Pode ser bloqueado assim que enviar, ou monetizado pelo dono do conteúdo, etc. De forma geral, qualquer conteúdo de terceiros, até sem monetizar, pode dar problema se não tiver autorização

  26. Cara, vejo vários canais que usam imagem de Animes e todos os vídeos monetizados. Como conseguem isso? Se eu fizer vídeos usando somente fotos de Animes, não vídeos. Apenas para ilustrar uma narrativa. É certeza que vou ser notificado por direitos autorais ou não? O que sua experiencia no ramo já viu sobre esse exemplo?

    Agradeço a resposta...

    • Tem várias possibilidades, como fazer parte de uma rede que paga os direitos, por exemplo. Certeza nunca é, você pode ter uma violação grave de direito autoral lá, bem mascarada e ficar anos impune, mas é aquela coisa do "viver no limite". Já viu aqueles canais de filmes inteiros que espelha a imagem, coloca um quadro em volta da tela, etc? É tudo para tentar enganar o Content ID.

    • Unboxing pode, e é um dos tipos de vídeo que mais são assistidos no mundo. Longplays entra na regra geral de games: algumas empresas permitem, outras não, e algumas permitem com divisão de receita, então é melhor procurar vídeos do mesmo jogo antes pra ter certeza.

  27. Olá!!! Por favor, se puder me tire essa dúvida. Tenho um canal onde posto aulas de artesanato feitas por mim, e quero postar um vídeo monetizado ensinando a fazer um Pikachu do Pokemon com e.v.a. , será que terei problemas com os direitos da marca? Devo colocar o nome do personagem no titulo do vídeo e nas tags?
    Desde já agradeço. Abraços!!!

    • Olá! Quase impossível de ter problema com isso, é "uso justo"; apesar de não existir legislação no Brasil sobre o assunto, não tem dono de direito autoral que vá implicar com tal conteúdo (a não ser que o autor seja brasileiro, aí nunca se sabe...). Abraço!

  28. Posso usar o nome de algum personagem em meu canal?
    Como por exemplo o que o VenomExtreme fez com o Venom.
    No meu caso eu ilustraria o personagem com algumas alterações nele,colocaria um nome parecido,e depois creditaria os criadores.
    Isso pode? Tem como levar strike assim?

  29. Oi queria saber se posso usar audio de realitys ou aquelas de shows com cantores q se juntam pra cantar uma musica de uma outra pessoa?

  30. daniel gostaria de saber se apos voce ter o canal excluido por ter levado 3 strikes se o youtube te da uma nova chance pra ter seu canal de volta pois ouvi dizer que um canal muito famoso hoje chegou a ser excluido porem conseguir recuperar tudo o nome desse canal é nostalgia

    • Se não me engano, só recupera se provar que um dos strikes foi por erro. Se tiver três confirmados e sem questionamento, perde mesmo o canal e tudo que tiver nele.

  31. Daniel, primeiramente parabéns pelo seu excelente trabalho e dedicação em nos ajudar.
    Mesmo lendo varias perguntas e respostas, peço sua ajuda. Quero criar um canal mais sem expor minha imagem e minha voz, uma porque não tenho equipamento apropriado. Pensei em um canal de desenhos animados, ou de vídeos engraçados do WhatsApp. De desenho, mesmo eu baixando no Yotube de terceiros e editando a imagem inicial do vídeo e outras partes, posso ter problema e consigo monetizar? Ou até baixando de algum site. De vídeos do WhatsApp, mesmo eu baixando de um aplicativo, posso ter problemas e consigo monetizar? Se puder responder fico agradecido! Obrigado desde já.

    • Carlos, quanto mais conteúdo SEU tiver, menor a chance de problema. Se você só colocar os desenhos em sequência sem inserções como texto, vinhetas, etc, aumenta a chance de cair no detector de conteúdo. Quantos aos vídeos, em teoria você precisa de autorização, afinal eles pertencem a alguém. Se usar sem autorização como muitos fazem, cedo ou tarde (ou talvez nunca) pode aparecer o dono reclamando.

  32. Tenho uma Duvida eu tenho um canal que nao monetizo nenhum video . nem ativei a qualificação pra monetização de videos .. se eu postar videos de terceiros que contenham direitos autorais eu posso tomar strike e leva a exclusão do Canal ou nao???

  33. daniel gostaria de saber se existi a possiblidade do youtube excluir um video porem não dar strike apos essa exclusão quanto a pergunta que fiz das pessoas em videos me refiro a pessoa que aparecem rapidamente na cena porem não participam dela-ex estou filmando na rua e aparece o video de pessoas em segundo plano o rosto das pessoas são visiveis porem elas não são a ação principal do video, neste caso se algumas delas pode conseguir derrubar o video alegando direito de imagem?

    • Até onde eu saiba, não. Se eles removeram o vídeo, vai ter um aviso de copyright. A posição do YouTube é "Se você receber um aviso de direitos autorais, isso significa que seu vídeo foi removido porque o proprietário dos direitos autorais nos enviou uma solicitação oficial concluída e válida." https://support.google.com/youtube/answer/2814000

      Entendi, chance zero de ter problema por pessoas passando num lugar público ou onde a filmagem foi autorizada.

  34. daniel no caso dos videos no formato react a qualquer hora o dono do video pode dar strike? como canais de react conseguem monetizar os videos sendo que em todos os videos deles o dono do video que esta sendo exibido pode dar um strike?

  35. daniel gostaria de tirar duvidas sobre a questão de imagens/videos de pessoas ex: faço um video e mostro alguma pessoa nesse video ai a pessoa vai la e denuncia o video nesse caso eu perderei a monetização?

  36. Olá Daniel , ótimo post

    Daniel , minha dúvida é a seguinte pretendo criar um canal no youtube com estilo de ''Top 5'' como 5 coisas que não sabia sobre tal coisa , 5 site para passar o tempo , 5 videos mais engraçados. a maioria dos conteúdo seria de terceiros mas eu editando e fazendo narrações poderia monetiza-los? ou existe grande risco de strike?
    Abraços

  37. Posso citar e mostrar o nome dos cremes e shampoo que uso?. Meus brinquedos ? Por exemplo ...o nome das minhas bonecas? Por favor nos ajude.

  38. Olá Daniel, tenho uma duvida, tenho um canal de diversidade e gostaria de postar um desenho da Disney nele mas não quero monetizar só para atrair visualizações para meu canal, isso eh legal? pode se fazer isso em um canal monetizado mesmo que não monetize o vídeo ?

  39. Daniel

    Parabéns pelo conteúdo do seu Post, acredito que muita gente é punida pelo Google ou Youtube por não conhecer essas regras. Muito obrigado pela ajuda. Abraços e Sucesso.

  40. olá!!! eu estou abrindo um canal de videos e series; e gostaria de saber se eu gravar um filme ou série pelo celular da tv e fizer algumas edições e falar durante o video; quando postar no youtube, corre o risco de ser bloqueado por direitos autorais?

    • Olá, veja a resposta que dei ao Alisson sobre animes, é a mesma coisa. Se a maior parte do vídeo é com você falando sobre as séries e trechos curtos das séries, é tranquilo.

  41. Olá Daniel, tudo joia mano? Então cara eu quero criar um canal pra falar de animação japonesa, com comentários meus enquanto passa um pequeno trecho do anime em questão, tipo o que esse canal faz https://www.youtube.com/watch?v=q21oqmqBYC4, teria problema em monetizar isso com o Adsense, correria o risco de levar um strike?
    Abraços.

    • Opa, tranquilo. Como você vê lá, tem um conteúdo que na maioria é dele, com filmagem e comentários, os trechos dos animes são curtinhos, não tem porque dar problema. Chance de strike mínima, pra não dizer nenhuma. Abraço!

  42. oi gostaria de saber, eu tenho um grupo no whtasspp.
    entao as meninas estao fazendo o comentario com # no video isso pode?
    fico no aguardo

  43. Olá Daniel,
    Sou professor de informática aqui na minha cidade e estou com um projeto de colocar "Vídeo Aulas" do MicrosoftOffice (Word, Excel, PowerPoint, Access), e queria saber se esse tipo de vídeo pode ser monetizado. Gostaria de poder ajudar meus alunos e também outras pessoas q não podem pagar por um curso presencial, mas não posso deixar de admitir que gostaria de poder também lucrar com isso!
    Abraço!

  44. Olá Daniel! Eu tenho vontade de criar um canal de Gameplays, mas não por dinheiro, mas sim como hobbie. Tem algum problema postar vídeos de gameplays comentadas sem eles serem monetizados? Ainda há risco de direitos autorais? Uma outra pergunta: o único modo de um canal de gameplays ganhar dinheiro Youtube é sendo obrigatoriamente sendo parceiro de alguma network? Obrigado e muito bom seu texto.

    • Oi Bruno, monetizando ou não, postar vídeo com conteúdo que não é nosso pode ser violação de direito autoral, depende do conteúdo. Por exemplo: se o game tiver trilha de alguma banda, o vídeo pode ser bloqueado, mesmo sem monetizar. Depende do jogo, mas geralmente não vai ter problema. Não, você não é obrigado a fazer parte de network, embora ajude em certos casos.

  45. Daniel tenho um grupo de reeducação alimentar e gostaria de fazer alguns videos falando sobre alguns livros de dieta que li, será que eu iria encontrar problemas em relação a este tipo de divulgaçao?

    • Oi Júlia, se seu conteúdo é crítico em relação ao outro vídeo, até pode, mas vários trechos de 30 segundos pode ser visto como abuso. Depende do caso, mas o dono do vídeo original pode questionar.

  46. Opa daniel, tudo tranquilo? Seguinte: estou pensando em montar um canal de gameplay de 5 minutos de diversos games de celular, monetizado (penso em crescer e melhorar os dispositivos para uma melhor criação de conteúdos). Se esses 5 minutos forem totalmente de gameplay, sem comentários sem nada (talvez com umas musiquinhas isentas de direitos autorais), eu estaria infringindo as leis? Pois no caso do fair use é necessário fazer algo como uma crítica (até onde entendi). É meio confuso isso tudo para mim.
    Outra coisa: se a produtora permitir (talvez num dos melhores cenários possíveis, elas considerarem os vídeos como uma forma de promover seu produto) há algum risco que eu possa correr? Já ví alguns vídeos de gameplay sem nenhum comentário do criador do conteúdo (só com o game) que tinha alguns ADS...
    Top 10 Seria permitido?

    • Tranquilo, Lucas. Dependendo do jogo, pode ser mais ou menos rígido o dono, então alguns ficam lá numa boa até com anúncios, outros são barrados logo ao enviar. Parece uma resposta genérica, mas varia mesmo. Alguns gameplays "secos", sem comentários, tem ads porque o próprio dono do jogo requisitou os direitos sobre o vídeo, aí o valor vai pra ele. Top 10 é permitido sim.

  47. Olá Daniel, por favor me tira essa dúvida. Estou com um projeto para criar um canal de dança no youtube. As coreografias serão minhas, mas as músicas serão essas conhecidas e principalmente internacionais. Como faço para tocar meu canal em frente ? PS: Pretendo gerar receita. E mais uma dúvida... Vejo alguns canais de dança que na descrição aparece assim: Música
    "Nome da música" por "nome do artista" (Google Play • iTunes). O que isso quer dizer? Já que na sua explicação mesmo comprando a música os direitos autorais não permite, e você sabe como faço pra anexar na minha descrição o link do google play ou iTunes como nesses vídeos ? Pois minha esperança é que na loja do google play vi músicas com a licença creative commons, que pelo youtube ( gratuitamente ) não são autorizadas. Isso significaria que se eu comprar a música vou poder partilhar e usá-la ?

    Desde já, muito obrigado !

    • Olá Guilherme.
      Segundo a ajuda do YouTube, só vídeos de cover podem ter música de terceiros, e mesmo assim, com divisão de receita na maioria das vezes. Como você disse, tem um monte de vídeos assim, mas ou são monetizados revertendo para o dono da música, ou pediram autorização (ou pior, estão irregulares). Aquela descrição é automática, exibida assim que o sistema detecta a música no vídeo.

      O que você pode fazer é: continuar gravando seus vídeos com música, enviar e ver a advertência de copyright (no gerenciador de vídeos). Muitos donos de música tem acordos com o Youtube para permitir a música com divisão de receita. Se ele permitiu, vai aparecer o cifrão, e se não, estará riscado com o aviso de "monetização indisponível". Na melhor das hipóteses, metade dos seus ganhos vai pro dono da música. Na pior, vai levar um ou mais strikes e ter o canal fechado.

  48. Daniel...parabéns pelo post/tutorial...
    Canais de sucesso como (Fatos desconhecidos...Você sabia...Nostalgia...etc) usam trechos de musicas e filmes, imagens famosas, marcas famosas, vinhetas famosas e muita coisa relaciada a conteúdo de terceiros...esses canais são grandes...duvido muito que eles não lucram com seus vídeos...já que são bem trabalhosos e tal...
    Entao...como eles fazem isso sem serem banidos...
    Obs...eu tenho um vídeo com (0,58 segundos) de uma música do Queen...e esse vídeo NÃO PODE SER MONETIZADO

  49. Olaa td beem...gostaria de postar filmes no youtube se eu editar ele e colocar uma vinheta criada por mim mesmo no começo do filme. Mesmo assim ele sera bloqueado?Agradeço desde ja a resposta.

  50. Posso usar banner, quadros ou cortinas com desenhos de personagens animados no fundo dos videos ? tenho uma pano bem grande, quase uma cortina com o desenho do BATMAN, q eu queria por como parte do cenário.

    • Partindo do princípio de que música de fundo não pode, então personagens alheios como fundo também não. Se a dona dos direitos vai reclamar, já é outra história.

  51. Para usar trechos de programas de tv, tipo lances de futebol, posso gerar renda ou vou ter problemas com com direitos?.
    2- Se eu levar ban em uma conta do adsense q já coloquei os dados do cartão do banco etc...
    e der um jeito de fazer outra conta, tipo usando outro computador, posso usar o mesmo cartão ?

  52. Olá

    Eu estou com um problema é preciso que alguém me ajude.
    eu tenho um canal no youtube, entrei em uma network depois sai agora o google adsense não estar me pagando, tipo eu recebo o dinheiro da monetização do youtube mais o dinheiro não vai pro google adsense fica (retido no youtube)

  53. Olá. Estou a criar um canal sobre The Sims em que, por exemplo, eu crio coisas da vida real lá (por exemplo, recrio o GTA, ou crio as personagens de GoT lá e por aí...) ou simplesmente a história da família de lá e já entendi que provavelemente não dá para ganhar dinheiro lá segundo as regras do AdSense (até porque tenho que ir buscar logótipos de jogos e alterá-los...). Não existe nenhuma maneira de ganhar algum dinheiro nem que seja por outro caminho (legal, claro)?

    • Olá. Quanto mais você modificar os elementos, mais eles terão característica de sátira e menor a chance de strike. Veja que o YT tem muitos vídeos com simulações de GTA na vida real, monetizados. Se conseguir uns logotipos parecidos, mas não iguais, e usar música própria, por exemplo, não vejo porque teria problema.

  54. Veja a minha dúvida, tenho adsense para sites e para youtube, vinculados na mesma conta, se algum video meu der problema com direitos autorais e necesitar banir, eu perco só os ganhos do adsense do youtube ou minha conta inteira, sendo que o conteudo de uma não tem haver com a outra.

    • Se a conta AdSense for suspensa (violação "ao nível da conta", como diz o Google), tanto faz se é por atividade inválida no YouTube ou em sites, você perde tudo que tiver. Segundo a empresa https://support.google.com/adsense/answer/57153, "De acordo com os Termos e Condições do Google AdSense, os editores desativados por atividades de cliques inválidos não receberão mais pagamentos. Quando apropriado e possível, efetuaremos o reembolso dos seus ganhos para os anunciantes afetados". Se o problema for conteúdo ilegal, o encerramento também é permanente e afeta inclusive todos os canais que o usuário tiver e não só o que publicou a infração. https://productforums.google.com/forum/#!topic/youtube/hX_MbwDC1Q4

  55. Olá tudo bom ? Gostaria de saber como vários canais postam filmes completos, eu sei q isso viola o direitos , mas mesmo assim os vídeos deles passam e eles ganham com isso , a conta do YouTube tomar strike ou ser banida n interfere na conta associada do Adsense ? Obrigado

    • Olá, Paulo. Eles costumam criar vários canais iguais, mudando só o nome. Assim se um toma strike, já tem outro funcionando. A aposta é lucrar enquanto o conteúdo não é identificado. Além de ilegal, óbvio, é bastante arriscado, precisa ter várias contas do AdSense (porque cedo ou tarde pode acontecer uma punição), etc.

  56. Oi Daniel. Acho que até já sei a resposta mas, não encontrei nada específico para este caso. Como achei muito interessante este seu post, por ter muita experiência em relação a este assunto, gostaria de saber se acha que eu poderia, por exemplo, utilizar uma máscara de um personagem de cinema em vídeos de teor crítico para assuntos diversos, que nada tem a ver com o filme relacionado a este personagem. Isso poderia ferir direitos de imagem e/ou gerar problemas para monetizar meus vídeos? O que acha?

  57. Olá Daniel, eu tenho uma dúvida quanto ao uso de imagens de filmes e series. Pensei em criar um canal com essa temática, fazendo críticas, comentando cenas, erros, fazendo listas tipo top 10, queria saber se posso usar trecho de cenas desses filmes, séries, novelas sendo que na maior parte do tempo a minha voz vai estar por cima do áudio original enquanto passa a imagem no vídeo e só em algumas partes não. Será que tem problema? Posso monetizar? Por favor me responda. Obrigada.

    • Olá Aline! Se seu vídeo tem conteúdo crítico (não é só uma salada de imagens para atrair o visitante sem acrescentar nada), pode usar trechos curtos, note que há muitos canais quem fazem crítica de cinema e TV.

  58. Olá Daniel! Existem vários videos ,no youtube mesmo,de tutorial ensinando a mudar o tom da música,usando por exemplo o programa Audacity,isto é,modifica-la para que possa ser usada sem problema de direitos autoriais. Isso funciona? A música realmente fica diferente e livre de direitos autoriais? É permitido postar e monetizar? É permitido fazer isso? Obrigado!

    • Olá! É só uma forma de mascarar a música, pra que ela não seja identificada pelo sistema automático. É o mesmo que o pessoal que publica cenas de TV e cinema, espelhando a imagem ou colocando uma moldura. O conteúdo continua sendo de terceiros, mas um pouco mais difícil de ser pego.

      • Daniel,muito obrigado por responder! Excelente teu tutorial,super completo,mostra tudo passo a passo sem deixar praticamente nada sem resposta e o que falta a gente acaba descobrindo nos comentários em tuas respostas! Meu filho de onze anos está começando como youtuber e a gente já tinha dado várias mancadas com publicação de videos de games ,pois não conhecia teu tutorial. Muito obrigado e parabéns,nos ajudou muito!

  59. Olá Daniel,
    eu gostaria de monetizar um canal que use trailer completo com comentários meu ao final? Se não, você teria alguma ideia?

    • Eu já vi essa pergunta aqui e a resposta pra ela é mais ou menos a seguinte: o google apena indexa as imagens, então elas podem estar protegidas por direitos autorais ou não.

  60. Ol@, boa noite. Achei as informações bastante úteis. Eu estava pensando em postar gameplays descontraídos de games da geração do X360 com comentários durante os vídeos, com a trilha sonora bem baixa ou mesmo "mutada". Entendi que se eu não monetizar vai de boa. O que o amigo pode discorrer sobre as networks? Li que as networks exigem um número X mínimo para ser afiliado. Sinceramente eu preferia atuar sem uma network. Abraços.

  61. Olá Daniel! Minha dúvida é porque quero postar desenhos animados tipo Barbie, chaves , Naruto... e não sei se vai ter bronca de ter que pedir autorização ou se vou ser bloqueada .

    • Quer postar como? Desenhos na íntegra, trechos curtos fazendo parte de um vídeo com seu conteúdo (comentários, etc)? Quanto mais você usar, maior a chance de ser bloqueado.

  62. Boa tarde! 🙂
    Postei um vlog de viagem e utilizei músicas gratuitas oferecidas pelo proprio youtube, até aí tudo bem, mas tem uma parte no vídeo em que estamos no carro e tá tocando Eddie Vedder no som, alguns segundos de um vídeo de 12 minutos. Devo retirar essa parte?

    Obrigada pelo artigo, muito esclarecedor, parabéns!

  63. Ótimo tutorial cara, me ajudou muito. Porém, ainda tenho algumas dúvidas.
    1 - Farei um canal para falar acerca de todo conteúdo de terror filmes, lendas etc. para falar dos filmes por exemplo posso colocar os posteres dos mesmos? Ou alguns Prints de cenas, por alguns segundos? Mesmo colocando uma legenda especificando de qual filme a cena ou poster é?
    2 - E quanto a música de fundo eu penso em usar apenas efeitos ou músicas de sites de free royalty, mas posso por exemplo colocar o efeito ou pequeno trecho de uma trilha sonora de algum filme existente? Por exemplo: música tema de O Exorcista, aquele "kill kill kill a a a a" da franquia sexta-feira 13 ( do jason), A voz da Samara de O Chamado dizendo "7 days"

    Aguardo resposta e obrigado mais uma vez pelo tutorial!

    • Obrigado. Tem muitos canais que fazem o mesmo, então depende de como você vai usar. Se seu vídeo tem realmente um conteúdo, não deve ter problema pois encaixa-se no "uso justo". Mas é aquela história: como a detecção de conteúdo é feita por script, pode acontecer de ser marcado e bloqueado. Depende do filme, de como o estúdio permite ou não a publicação, etc.

  64. Ainda sobre o canal a respeito da saga Harry Potter: se eu usasse esses mesmos elementos e não monetizasse eu teria problemas? Usar 7 segundos da trilha sonora pra minha vinheta, alguns trechos pequenos dos filmes, fazer resenhas e unboxing de livros e produtos, compartilhar informações com outros fãs, tudo isso seria errado?

    • O identificador de conteúdo pode pegar até menos que 7 segundos, e aí depende de como o dono do conteúdo permite (ou não) o uso. Alguns simplesmente bloqueiam o vídeo, ou bloqueiam em certos países, outros metem um anúncio no seu vídeo revertendo pra eles, etc.

  65. Oi, Daniel! Seu artigo é ótimo e me ajudou muito, mas gostaria de saber algumas coisas ainda: Pretendo montar um canal sobre Harry Potter, de fã pra fã, comentando notícias, falando sobre os livros e tudo mais. O nome do canal envolveria a palavra "Hogwarts", e além disso o cenário conteria objetos meus e mais outras coisas minhas relacionados à saga, mas seria mais uma espécie de propaganda do que violação de direitos autorais, né? O conteúdo consiste basicamente em falar sobre Harry Potter sempre nessa perspectiva de fã. Eu pensei em usar algumas cenas beeem curtas dos filmes (pra ilustrar algumas coisas) e músicas que fazem parte da trilha sonora. Sem contar que imagens também seriam necessárias, uma vez que certas notícias envolvem divulgação de posters dos novos filmes e tudo mais, mas seria nesse sentido de divulgar e mostrar para as pessoas mesmo. Você acha que alguma dessas coisas me trariam problemas na hora de monetizar, mesmo sendo um canal que vai falar e fazer propaganda gratuita dos livros, filmes e produtos relacionados à saga Harry Potter? Já existem alguns canais desse tipo. Não sei se eles ganham dinheiro, mas todos usam esse elementos que eu citei. Espero a resposta. Desde já, muito obrigada! 🙂

    • Olá! Se seu canal for realmente informativo, os vídeos tiverem conteúdo, provavelmente não terá problema. Há inúmeros canais sobre cinema, jogos e todo tipo de material sob direito autoral.

      Quanto ao nome do canal, acho que pode ter problema se ele causar confusão com produtos oficiais. MAS vale lembrar que um dos canais mais rentáveis do mundo leva Disney no nome, e não é da Disney (DisneyCollectorBR), então...

      • Muito, muito obrigada mesmo, me ajudou muitíssimo! O post é incrível e você ainda responde todos os comentários de agora, sendo que o post é de 2013. Sério, parabéns pelo conteúdo! Não conhecia o site, agora vou sempre voltar aqui! 🙂

  66. Boa Tarde. Muito bom seus esclarecimentos, porém, fiquei com uma dúvida, pois estou pensando em criar um canal com propagandas antigas que passavam na televisão, pois tenho muitas fitas de vídeo cassete guardadas, com várias horas de filmagens. Minha pergunta é, se caso uma dessas propagandas já estiver sendo veículada no youtube, eu não poderia postar a mesma propaganda no meu canal?

    Desde já agradeço

  67. Muito bom texto, Daniel.
    Tenho uma dúvida. Quero fazer um canal no youtube, que posta coisas sobre carros, mas na forma de zoeira e tal. Só que aí eu usaria trechos pequenos de outros vídeos que já existem. Teria problema?

    • Obrigado. Depende do dono do vídeo e de quanto você vai usar. Se for poucos segundos, geralmente não tem problema. Eu uso trechos curtos (5 segundos, por exemplo) até de filmes e não tive problema (ainda).

  68. Olá, gostaria de parabenizar pelo artigo, foi muito util mas eu queria saber, por exemplo eu gostaria de criar um canal de fã club para outros youtubers, uma variação de youtubers que eu gosto e costumo assistir, mas não comigo gravando, mas apenas exibindo os videos, no caso eu poderia monetizá-los com divisão de lucros?

  69. Quero fazer um canal para mim no youtube dublando de forma engraçada programas de tv de outros paises, exemplo (got tallent american) teria problema?

  70. Amigo, estou querendo fazer vídeos falando sobre coisas, mas para "ilustrar" tais coisas eu estaria usando imagens que encontramos no google mesmo. Por exemplo: se no vídeo eu for falar de uma arma, no vídeo eu coloco fotos da arma em questão... fotos que tem no google imagens mesmo, em formato de wallpaper. Considerando que apesar dessas imagens estarem disponíveis no google imagens, elas sejam de autoria de alguém, tem algum problema?

    • Se o dono da foto encontrar seu vídeo e não gostar do uso, pode denunciá-lo sim. O ideal é procurar em bancos de imagem gratuitas, ou imagens com direito público, até no Flickr dá pra encontrar alguma coisa. Tente o FreeImages, por exemplo.

  71. Pessoal, se violar os direitos autorais, além da conta banida, quais são as consequencias? Posso sofrer algum processo judicial? Posso ser preso?

  72. Oi Daniel, estou fazendo algumas animações (desenhos pra crianças)e claro não tenho todas as licenças dos softwares que uso, por exemplo tenho um video no qual usei ilustrator, photoshop, after effects, premiere, 3d max. tenho só a licença do photoshop, terei problemas? e caso eles me peçam a licença depois de alguns videos já publicados e eu adquirir as licenças a partir disso eu perco a monetização dos videos anteriores? desde já eu agradeço

  73. Primeiramente parabéns pelo compromisso de responder todos acima, Daniel

    Eu li todos os comentários e o seu post todo, é muito instrutivo, obrigado, acho até que você já tirou todas as minhas dúvidas mas como não achei nada sobre o caso específicos de AMV's, sinto que preciso perguntar e saber sua opinião, para me esclarecer...

    Eu já tenho certeza que Fair Use não se aplica a esse tipo de conteúdo (a música não é da autoria, e nem o vídeo, que é da produtora), e você basicamente tem o vídeo disso, editado.
    Todo esse trabalho de edição, pode ser monetizado se for além do simples cortar cenas e por música?
    Envolvendo sincronização, efeitos, transições ritmadas e alteração do áudio e vídeo, e legendas, ou seja: um trabalho bem feito?
    Canais como: AstylesMusic, AnimeUnity e TheBestAMVsOfAllTime eu sei que monetizam o vídeo, só não sei de que forma. No caso de AnimeUnity e TheBestAMVsOfAllTime são grandes canais que inclusive postam vídeo de outros editores dando os devidos créditos a estes (provavelmente dividindo lucro entre os EDITORES), além de dar informações sobre o conteúdo utilizado:
    ex:
    "Anime: xxxxxx -não sei por que mas TheBestAMVsOfAllTime evita por o nome do anime na descrição, fazendo-o no comentário ou linkando a algum lugar que o mostre, enquanto os outros simplesmente põe na descrição-
    "Music: ~~~~~ -link da música no youtube-
    "Editor: -link do canal-
    e nesse caso o AnimeUnity utiliza isso no fim dos vídeos, enquanto TheBestAMVsOfAllTime (que é maior) não:
    "Copyrights:
    I do not owner video and the original song .The credits go to their respectful owners."
    Eles dividem renda com o estúdio que fez o anime, e com os donos das músicas (e ou não com os editores, que é menos importante no meu caso porque eu mesmo vou fazer os meus)? Ou eles simplesmente dizem que o vídeo e o áudio não são deles, dão os créditos e monetizam só para eles?
    No caso como que seria possível monetizar meu vídeo além de levar em conta que apesar de eu ter bastante experiência em edição?
    (Quanto ao sistema automático do youtube de remover faixa de áudio/ou video/mandar solicitação de direitos autorais para o autor da música tenho 99% de certeza que não terá, uma vez que o programa não reconhece o áudio editado)

    • Oi Doug, obrigado. Não respondi antes porque tive uns problemas com servidor, mas vamos lá.

      Se o conteúdo não é deles (como é o caso), tem algumas possibilidades:
      1. Estão passando ilesos, mas cedo ou tarde ou o YouTube detecta, ou o dono do conteúdo entra com uma reclamação e o canal sai do ar.
      2. Pedem autorização a todos os donos de conteúdo.
      3. Participam de alguma rede que paga a porcentagem devida aos donos de conteúdo.

      Honestamente acredito na primeira opção. Segundo uma resposta no reddit, alguns desses canais criam até clones, canais redundantes como segurança caso um deles seja derrubado. Se der problema no futuro, forem todos fechados, etc, até lá já terão lucrado alguma coisa.

  74. Cara,tava afim de criar um canal onde faço "reboot" de clipes. É simples, seria a mesma música, com as mesas vozes.Oque mudaria são os atores,eu teria meus atores fazendo as vozes e em locais diferente.Sei que é dificil de entender. Obviamente vc sabe oque é reboot: Espetacular Homem Aranha,novo Quarteto Fantástico,Carrie-A Estranha etc. Seria o mesmo com os meus clipes,eu faria reboot das músicas. Isso me traria problemas? Pf, responda no meu e-mal [email protected]. Eu agradeço de coração. Marcos!

  75. Olá boa tarde, quando posto um vídeo de uma receita pode aparecer a marca do produto, eu sempre cubro a marca, mais gostaria de fazer uma receita com brigadeiro moça fiesta só pode usar esse brigadeiro e gostaria de mostrar a lata para as pessoas saberem bem qual é será que vai dar problema se eu monetizar o vídeo será que só escrevendo o nome brigadeiro moça fiesta pode imagem não.
    Desde já agradeço.

  76. Olá Daniel,
    Gostaria de postar meus vídeos no Youtube, os quais fiz em formato de vlog, sem músicas de fundo protegidas , nem vídeos de terceiros, nem outros participantes, tudo feito no SnapChat (utilizando os filtros), filmados em meu celular Samsung J5 e, finalmente, editados no aplicativo Adobe Prèmiere Clip (gratuito). Terei problemas se monetizar isso?

  77. Ola. Muito boa a matéria bem esclarecedora. Só gostaria de fazer uma pergunta e gostaria muito que você me tirasse essa cruel dúvida. Estou em vias de fazer um canal, mais bem diferente dos que aí já estão. Mais não é de maneira alguma exclusivo, mais o farei nesse seguimento mais completo do que tenho visto. E a dúvida é: tem mais de 02 meses que venho fazendo meu arsenal de músicas e imagens com permissão de uso, porém tenho necessidade de textos (poéticos, prosas, poemas, pensamentos) enfim qualquer mensagem bonita e reflexiva. Vou usar muitos em domínio publico e outros não , usarei muitas frases de autores Como Carlos Drummond (que não é de domínio público) por exemplo, e frases de autores desconhecidos, encontrados aqui na internet. Resumindo: usarei musica e imagens liberadas, porém a maioria dos pensamentos e os textos não, esses videos podem ser monetizados?

  78. Olá Daniel...sou totalmente leiga no assunto, por isso não me leve a mal se pergunta for muito óbvia (rsrsrs...). Estou iniciando meu canal, e quero saber, se esses vídeos de tutorial de maquiagem, cabelos, que citamos que o produto é legal e citamos a marca, por exemplo...dizer que estou usando um batom da MAC que é maravilhoso, e que o creme finalizador de cachos da Salon Line é meu preferido, enquanto ensino como finalizar os cachos. Posso monetizar esses vídeos de tutorias de maquiagem e cabelo? Agradeço desde já sua atenção! Muito Obrigada!

  79. Olá,
    Monetizei meu canal por causa de um vídeo que ficou com bastante visualizaçoes (260mil), mas semana passada a FIFA bloqueou ele em todos os países, ele é da reação de minha família no 7x1 que o Brasil tomou da Alemanha, e eu tinha colocado um vídeo que eu peguei do próprio youtube para acompanhar os lances no canto do video.. eu gostaria que este video fosse liberado, então pedi uma disputa e foi negada =(.. agora eu tirei monetização do meu vídeo, pq eu só quero o video no ar, não quero mais receita.. como eu faço pra ter o vídeo de volta? Quando eu aperto pra contestar, tem que colocar endereço, assinar o negócio que pode dar até problema judicial se eu estiver mentindo.. aí fiquei com medo! Alguma dica aí? Vlw

    • Olá! Conteúdo da FIFA, F1 e outros eventos de esporte costumam dar problema. Se perdeu a disputa, pro YouTube você não é dono dos direitos e fim, acho que não vai ter como provar o contrário. Sugiro que remova a visualização do jogo.

  80. Oi! A pergunta é boba mas gostaria de saber se pode mimetizar o video estando com roupa que aparece o nome da marca (tipo GAP). Obrigada!

  81. Oi Daniel, eu pretendo começar um canal onde eu falo sobre a história, gameplay, ambiente, trilha sonora de diversos jogos. Como se fosse um Review.Além disso, faria vídeos de curiosidades sobre os mesmos e listas como TOP 10, também dos mesmos. Em certa parte do vídeo, serei eu falando e mostrando a minha cara, mas outras será apenas a gameplay e trilha sonora do jogo, enquanto eu falo de fundo (e ás vezes não). Vídeos assim estariam dispostos a ter divisão de receita? O meu objetivo é que as pessoas conheçam jogos bons e ruins, e dividir a receita não seria nada ruim para mim, afinal de contas, eu estarei usando conteúdo deles.Mas o que você acha? Desde já, agredeço pela atenção.

    • Oi Gabriel, é difícil dizer porque depende do jogo. Algumas produtoras são muito restritivas com o que podemos mostrar do conteúdo ou não. Por exemplo: no meu canal (memoriabit), TODOS os vídeos com jogos da Nintendo tiveram problema (monetização bloqueada). Já outros eu envio com áudio e tudo, e monetizo mesmo assim sem problema. Você pode trabalhar tranquilo com a maioria, mas já sabendo que vez ou outra algum vai ser bloqueado, exigir uma edição aqui e ali, etc.

  82. Ola daniel , queria saber se posso postar um filme (deadpool) no youtube , estou com medo de algo acontecer , entao preciso de ajuda , pode me ajudar? E se eu quiser ganhar dinheiro com ele?consiguiria?

  83. Olá Daniel, Me esclarece uma dúvida. Quero fazer vídeo para o youtube e para ficar bem humorado pensei de ao fundo em dados momentos colocar frases de gente famosa, elas falando alguma coisa, só a voz, não colocarei imagem. Será que cairei na "malha fina" rsrsrs. Pensei de primeira nem monetizar o vídeo. O que acha?

  84. Olá, tenho duas duvidas.

    1 - Na intro do meu canal eu usei trecho de uma musica por 11 segundos e não deu em nada sendo que meus videos não são monetizados, se eu ativar a monetização eu posso receber um strike?

    2 - Em um dos meus videos eu botei uma musica de fundo sendo que alguns canais usaram essa mesma musica nos videos e conseguiram monetiza-los, se eu monetizar eu posso receber um flag ou strike?

  85. Olá,
    Tenho uma conta apenas para seguir minhas assinaturas.
    Sou estudante e as vezes baixo algumas aulas de meu interesse e coloco no youtube porém no privado.
    Corro o risco de perder esses videos mesmo os eles não sendo visualizados por outros usuários?

    Obrigada!

    • Olá! O sistema que detecta conteúdo copiado é automático e "varre" todos os vídeos, incluindo os privados. O que pode acontecer é você receber uma notificação de direito autoral.

      • O sistema apenas detecta conteúdo duplicado em sua conta, se for em canais diferentes não existe problema nenhum desde que sejam com a licença Creative Commons ou vc tenha permissão para posta-los. Nunca vi isso de varredura.

  86. Olá Daniel, muito esse seu artigo. Mas me tira uma dúvida. A respeito de vídeos virais, postados sem compromisso no youtube, usá-los em meus vídeos daria problema? Por exemplo, tem vários canais com grande número de inscritos nesse formato, tipo Fail Army, People are Awesome, os vários canais com narração do google tradutor...como eles funcionam? É permitido fazer isso sem ter problemas com direitos autorais?

  87. Eu queria montar um canal com minhas séries e novelas prediletas e caso desse certo eu iria também fazer um resumo semanal... pelo que li não tem chance de monetizar com os videos de series e novelas néh?
    super completo sua matéria... parabéns.

  88. Olá! Tenho uma dúvida: se eu criar um canal para capturar imagens de bonecos famosos ou alguma pelúcia (exemplo, bonequinho dos Simpsons), no máximo una 2 min de vídeo e colocar música de fundo (do próprio youtube).. teria problema pelo fato de usar um brinquedinho famoso?

    • Olá! Sinceramente não sei te responder, porque na teoria sim; esses brinquedos e personagens são marcas registradas. Mas na prática não tem acontecido nada, tem gente com canais grandes baseados nisso faturando. Acho que vale arriscar.

  89. Olá Daniel
    Eu queria Saber meu canal no youtube tem muitos videos mas n muitos inscritos e tem poucos Viwns , Pouco tempo comecei a criar meu videos mas no começo eu postava alguns videos que n eram de minha altoria mas msm assim n apareceu que alguem tinha revogado a autoria destes taus videos sera que serei punido mas adiante ou posso monetizalos sem temer punições???Aguardo A Sua Resposta???

  90. Olá. Tenho um vídeo de 2014 com uma hora e meia de duração que atualmente está bloqueado injustamente em alguns países. Já contestei o Youtube e recebi uma mensagem avisando que o vídeo será removido do portal no dia 25 de abril por reinvindicação de direito autoral em uma música (trecho de dois minutos) e um aviso de direitos autorais será aplicado à minha conta. Sei que existe a opção de remover somente a música problemática, mas quando tento fazer isso o Youtube mostra a mensagem “Falha ao remover música. Não foi possível remover a reivindicação de direitos autorais”. Estou tentando há dias em todos os navegadores (IE, Firefox e Chrome) e a mesma mensagem sempre aparece. Ah, nenhum vídeo meu é monetizado. O Youtube também informou que eu posso cancelar a minha contestação até o dia 25 de abril para que o meu vídeo volte para o estado de antes de eu iniciar a disputa. Acontece que o estado dele quando eu iniciei o processo era “bloqueado em todos os países”, ou seja, invisível e sem servir para nada. Foi exatamente por isso que entrei com a disputa. O que eu faço???

    • Se você ainda tem o arquivo original do vídeo, acho que devia remover o áudio com alguma ferramenta própria e reenviar pro seu canal. Vi relatos de gente dizendo que mesmo emudecendo o trecho sob reclamação, continuou sob aviso. Se não tiver, baixe o vídeo, edite em algum programa para tirar o trecho de áudio e reenvie.

  91. Olá... Tenho um canal no youtube que é monetizado... Faço vídeos lendo mensagens, coloco fundo musical, e imagens.
    Porém 3 vídeos meus não foram monetizados por conta de direitos autorais. Preciso removê-los do meu canal ou posso deixá-los mesmo sem monetização sem correr riscos de perder o canal?
    E mais uma, posso postar filmes que não estão no youtube ainda, no meu canal sem ter problemas com isso?
    Vlw.!

      • Eu Tambem Tenho Essa Duvida...Quero Criar Um Canal De Traduções De Musicas Em Inglês (Rap/Hip Hop) Mas Tenho Maior Medo De Levar Strike...
        Tenho 3 Perguntas :
        1-Posso Colocar A Foto Da Capa Do Álbum De Um Cantor No Video Tendo Aquela Informação [ADVISORY : Content Explicit] ??
        2- Vou Levar Strike Se Eu Traduzir O Album Todo?
        3- Posso Colocar Todas As Informaçôes Do Album No Video?

        • Varia muito de artista pra artista. Mas a princípio não pode, exceto com autorização. Quem faz corre o contínuo risco de ser advertido ou banido, sim.

  92. Olá, meu chará 😉

    Eu tenho gameplay no meu canal. Há apenas o vídeo, limpo e seco, não há nenhum áudio externo, apenas a trilha sonora do jogo em algumas partes do vídeo. No entanto, não há aviso nenhum de direitos autorais e no símbolo do cifrão, não há restrições de monetização, apenas o de que ele não é monetizado ainda. Será que eu não recebo nenhuma advertência futura se eu monetizar o vídeo?

    • Olá, Daniel! Acho que só se a detentora de direito autoral "mudar de ideia" e resolver reclamar o conteúdo no futuro. Também tenho um canal de games e ativei a monetização em vários vídeos nessa mesma condição, até agora não tive problema.

  93. Tenho um canal do youtube e como queria tentar ganhar dinheiro com isso resolvi enviar videos de minha bebê. Acontece que esses videos estavam somente no canal de youtube da minha esposa, dessa forma eu os tive que baixar para o pc. Assim que eu fiz os downloads eu postei um deles no youtube e depois solicitei a monetização e agora o youtube quer que eu tenha provas de que possuo os direitos comerciais do vídeo sendo que o mesmo não possui músicas e nem nada que seja de conteúdo protegido, somente possui imagens da minha bebê se balançando e falas nossas dentro da minha casa...Será que o problema é que eles detectaram que o vídeo já estava em outro canal?

  94. Olá me cadastrei no adsense e enviei um vídeo no yutube para teste e para ganhar com ele ,mas até agora fui correspondido ,quais os dias para pedir meus dados bancários e outra como faço a mudança do yutube para outro site .

  95. Muito bom o assunto minha dúvida ´´e são duas primeiro )posso colocar os vídeos do yutube em meu site e ganhar com eles no adsense, por que vejo os sites como Viral Nova e e GodVine fazem isso ,posso fazer o mesmo
    farei o memso com o canal Porta dos Fundos,e tambem utilizar as imagem de filmes para fazer gif para tumbly e também em meu site como o site GIPHY. OBRIGADO Aguardo a resposta.

  96. Oi, Daniel,
    Bacana suas explicações. Farei uma pergunta direta. Gravei um quadro de 3 minutos e a trilha original é de David Bowie, no vídeo inteiro. O vídeo consegue 3 milhões de visualizações. Se eu tiver concordado com a divisão de lucros na monetização, estou livre de problemas?
    Obrigado e abraço

  97. Fala Daniel, boa noite. Tenho uma duvida referente a um tipo de canal. Minha filha vive me pedido para criar um canal para ela, tipo aqueles que as pessoas ficam brincando com bonecos como: peppa, bob esponja, galinha pintadinha e varios outros personagens famosos. Essas pessoas brincam com esses bonecos e fazem as vozes com a boca mesmo. Esse tipo de canal tem algum problema referente a copyright. E outra pergunta é como posso fazer a indicacao de um filme passando cenas do mesmo atravez do canal?? Agradeço,,,

    • Oi George, a resposta oficial aparentemente não existe, já que o YouTube e o AdSense não se manifestam a respeito, apesar de no meu entendimento haver um conteúdo de terceiros (como o famoso DisneyCollectorBR, que é baseado na imagem dos brinquedos e logo personagens). Mas fato é que existem inúmeros canais só disso, então não vejo porque você não deveria tentar também.

  98. Olá amigo estou com muitas dúvidas e espero q vc me ajude por favor! Se por exemplo fiz um vídeo de vloguer e em uma parte do vídeo botei um áudio de uma música famosa ,se eu não monetizar vou receber direitos autorais?
    Por acaso tem como eu fazer meus vídeos botar qualquer audio de música famosa e não receber direitos autorais? ou se tbm tenho como receber algum trocadinho monetizando ou fazendo outra coisa desde q não me incomodo com direitos autorais e possa botar qualquer música sem me incomodar com isso??? Agradeço se responder ! Pfvr tire minhas dúvidas!

    • Olá! O sistema de detecção é automático, então sendo monetizado ou não o vídeo estará sujeito a aviso de copyright se tiver música famosa. É quase impossível ficar tranquilo se estiver usando conteúdo de terceiros, pois em um vídeo ou outro vai acabar acontecendo o aviso. A melhor forma seria ter um vídeo com muito conteúdo SEU e o mínimo dos mínimos de conteúdo alheio.

  99. Oi Daniel, gostaria de fazer um canal sobre filmes antigos, usando os trailers oficiais dos mesmos e com os meus comentários. Eu poderia monetizar esse material? Tenho dúvidas se trailers de filmes podem ser usados com fins comerciais. Desde já agradeço.

    • Olá, é como eu respondi para um comentário anterior sobre cinema: tipo de conteúdo altamente problemático, porque os estúdios são ferozes na proteção. Você pode até fazer isso desde que a maioria do conteúdo seja seu (sua crítica, texto, etc), mas ainda assim está sob risco de levar um aviso de violação de copyright.

  100. Amigo, tenho uma dúvida pertinente: estou criando um canal no youtube e a proposta envolve citar filmes, séries e etc. Gostaria de saber quais são as formas possíveis de apresentar algo sobre os filmes sem riscos para o canal e com possibilidade de monetização. Pra facilitar vou dar alguns exemplos de coisas que penso em colocar: capas dos filmes, comumente encontradas pela internet; print de cenas idem; parte de trailers oficiais que você encontra no próprio yt;

    Tem um canal que coloca até mesmo cenas dos filmes, pequenas partes do mesmo, e por sinal o canal é bem grande:

    https://www.youtube.com/watch?v=oTHqrjoKcVM

    Como isso é possível?

    • Assisti um pouco do vídeo indicado e claramente é conteúdo crítico, com trechos curtos, logo se enquadra no uso legal. Desde que o principal conteúdo do vídeo seja seu (a crítica) e não o filme em si, você tem direito de usar. MAS isso não quer dizer que você estará livre de tomar um aviso de violação de direito autoral, porque é feito por um sistema automatizado. Trabalhar com esse tipo de coisa é muito complicado, sugiro que você tente contato com um dos donos do canal para perguntar.

  101. Muito bom o artigo, porém tenho uma duvida; tenho um canal de música no youtube (bandas e etc que não são tão conhecidos) subo o áudio dos proprios cds, algumas músicas não são possiveis monetizar pois tem direitos autorais, já outras tem a opção para monetizar... tem problema monetizar o canal com as músicas que não infringem os direitos autorais? Obrigado.

  102. Olá! Abrir um canal no youtube, no momento só pra comentar videos e me inscrever em alguns, sou leiga no assunto, vou ter algum problema com isso ?

  103. Olá, poderia me ajudar a tirar minhas duvidas?
    Estou querendo fazer uma canal infantil para minha filha de 2 anos já gravei 7 videos.
    2 videos ela esta cantando uma musica gospel que esta tocando em um celular. ela canta a musica toda
    e nos outros videos ela canta trechos de musicas dos desenhos animados.
    Ela brinca com brinquedos, conta história que ela mesma inventa.
    E agora gostaria se posso monetizar esses videos ou não?

    Acredito que tudo exista direito autoral não só as musicas..
    tem muitas you tubers que mostra creme de cabelo maquiagem falando bem e falando mal... e elas estão ganhando com os videos visualizados.
    Os caras que jogam video game e gama milhoes de acessos .. eles tem autorização?

    Então será que conseguiria monetizar o canal da minha filha de 2 anos?
    Obrigada pela atenção

    • Olá! Você pode TENTAR subir os vídeo, monetizar e ver o que acontece. É assim que muitos começam, porque como já foi dito por aqui, mesmo vídeos de karaokê podem violar copyrights. Esses canais grandes com milhões de visualizações participam de redes (networks), que juntam diversos canais e negociam os direitos de forma mais direta, logo não são amolados com esses problemas com frequência. Note que muita gente perde contas ao tentar, alguns perdem quatro, cinco vezes antes de conseguir manter uma por mais tempo.

  104. Olá Daniel, Eu fiz um canal no YT e quero fazer vídeos falando sobre filmes e séries, por exemplo eu faço um vídeo falando sobre o filme O Regresso, no vídeo falo tudo sobre o filme, de como ele é, sobre o que é, etc. E estou pensando em colocar pequenas partes do filme (ou série) no vídeo, eu tomarei strike?
    Mesmo se eu usar uns 5 a 10 segundos do filme? pois o canal Nostalgia por exemplo usa cenas de filmes e séries e não toma mais strike (sei que ele quase já perdeu o canal)! É dificil entrar em uma Network boa quando ainda está começando a fazer vídeos, ai até entrar em uma corre o risco de perder o canal! Pode me explicar sobre isso? Valeu pela atenção e por compartilhar seu conhecimento a todos!

    • Olá! Acho que é importante sempre lembrar no começo de não seguir o que outros fazem, tipo "tal canal publica vários segundos", porque eles podem estar numa network e logo protegidos, aí o carinha começando tenta e perde a conta. Como deve ser o seu caso, acho mais recomendável restringir a máximo o uso das cenas, pois se for detectado, é certeza de flag mesmo. Abraço!

  105. Olá! Adorei a explicação. Me tira uma dúvida. Posso ter dois canais no YouTube, no caso com dois e-mail diferentes, registrados no AdSense?
    É que eu tenho um canal antigo e abandonado, sobre cabelos "estou pensando em excluir esta conta". Tem 2 anos ou mais que não posto nada nela.
    Gostaria de voltar a gravar vídeos, mas sobre outros conteúdos. Viagens e um de culinária. P/ isso quero criar outros dois e-mails que tenham mais haver com os novos assuntos.
    Ouvi falar que a pessoa pode ter mais de um canal com contas diferentes e veicular os dois na mesma conta adsense. Ou, como os e-mail são diferentes criar 2 contas AdSense. Dai queria saber se na hora do registro no AdSense, tem algum problema, do dinheiro de dois ou mais canais irem p/ uma mesma conta bancaria? No caso a minha, banco do Brasil.
    Obg pela informação!

    • Olá, obrigado! Sim, você pode monetizar vários canais numa única conta AdSense (até porque só é permitido ter uma), e os canais podem ser de e-mails diferentes. Veja a resposta no fórum do Google:

      "...com uma conta do AdSense voce pode monetizar quantos canais quizer. O canal pode ter sido aberto com qualquer conta Google ou conta de email. Voce pode abrir mais de um canal também com a mesma conta Google."

  106. Eu estava pensando em fazer um canal de remix com músicas nacionais (as mais conhecidas). Eu posso monetizar? Tem vários canais de remix que usam músicas internacionais famosas, ganhando dinheiro com isso... Eric Clapman, por exemplo. Como fazer então para poder remixar músicas e monetizar?

    • Se você não tiver um canal GRANDE que seja parceiro do YouTube, com contratos e regras diferenciadas, provavelmente não vai conseguir subir muitos remixes sem tomar várias notificações de conteúdo de terceiros, porque no remix, só a parte que você inseriu no vídeo é sua, o resto pertence a outras pessoas, então teria que ter autorização. Tem casos de canais grandes como Galo Frito que tiveram que remover conteúdo de paródia porque a gravadora exigiu (se não me engano, uma paródia de Justin Bieber). O ideal é fazer parte de alguma network.

  107. boa noite, daniel!
    posso gravar video da tv e menorizar melhores momentos de futebol tipo campeonato brasileiro,copa do brasil e libertadores??

  108. Muito bom o tutorial Daniel. Parabéns
    Agora eu não entendi uma coisa, como é que eu posso por um vídeo e não posso monetizar esse mesmo vídeo... ou seja se eu posso por ele então é por que esta tudo certo, ou não. Vou dar um exemplo, vamos supor que uma artista case, e eu coloco as fotos dela em um vídeo, ai se eu não monetizar tudo bem? ou seja eu também não tenho direito autoral para por foto de uma artista, não é uma contradição? Exemplo fui la e coloquei agora cleo pires tem muitos videos a anos dela, de fotos dela etcetcetc, como eu posso colocar um vídeo e esse mesmo vídeo eu não posso monetizar, ou seja então eu não poderia por ele tb sem ser monetizado, tem milhões de videos de famosos, milhões de trechos de novelas, concluindo rs, gostaria de sua analise de como eu posso por um vídeo e não posso monetizar esse mesmo vídeo? Obs só gostaria de saber sua opinião se isso não é uma extrema contradição independentemente de regras ou leis. E se o que eu acabei de dizer condiz com os fatos mesmo, ao menos eu vejo que tem milhões de videos de álbum de fotos de famosos, etcetcetc. Abraços.

    • Valeu Alexandre! Aí entram dois pontos:
      1) Uso justo: se você colocou as fotos por algum motivo tipo jornalístico, crítico, etc, vai monetizar sem problema. Mas se estiver usando as imagens só pra lucrar aumenta a chance de ter problema. Isso vale pra todo tipo de conteúdo. A contradição acho que está mais para impossibilidade de gerenciar tudo que é enviado, porque são milhões e milhões de megabytes de vídeo todo dia, imagina a dificuldade pra verificar tanta coisa, mesmo com scripts.

      2) Você pode até fazer upload de algo protegido e não monetizar, porque cedo ou tarde o dono vai achar e bloquear (ou não, depende do dono do conteúdo), ou o vídeo que você enviou vai render para o dono do material. Como exemplo falei de vídeos com jogos da Nintendo: mesmo que a gente marque ele pra não ter anúncio, o detector de conteúdo vai achar e mostrar automaticamente anúncios que revertem para a Nintendo.

    • Se a música está sob domínio público, não tem problema. Se não está, não entra em domínio público antes de 70 anos após a morte do autor, então precisa de autorização para usar.

  109. Olá, bom dia!
    Tenho duas dúvidas e espero que possa resolve-las contigo meu colega.
    1 - Faço games em uma engine e to querendo criar um canal, mas pelo que vi aqui, nao poderia monetizar os videos, estou certo? Complemento da pergunta: Os videos seriam de tutoriais dentro da engine msm, sempre nela, ensinando a criar jogos. E se eu nao posso fazer ele monetizado, posso postar o video pelo menos só pelo prazer de ter ele postado? Digo, sem ganhar grana nehuma com ele?

    2 - Se eu fizer um site com tutorial criando um jogo por exemplo e postar print's da interface do software e monetizar a page com o adsense posso ser punido?

    Obrigado desde ja pela resposta e obrigado tambem pelo ótimo post! Parabéns por ter um site tão bom! Sucesso!

    • Boa tarde, Ebert!
      Se você usa a engine pra criar seus próprios jogos ou ensinar, não tem problema em monetizar, senão os inúmeros canais de tutoriais diversos também não poderiam. O mesmo vale para prints do software: aqui mesmo no Tutoriart tem inúmeros prints de Photoshop e o site é monetizado com Adsense, sem problemas.
      Obrigado!

  110. Olá Daniel
    Você sabe se eu usar na minha série efeitos de brilho do photoscape no meio dela, pode dar direitos autorais? Tipo, aqueles negócios de depois ter até que deleta-lá toda?
    - Grata desde já

  111. Oi, Daniel.
    Estou criando um canal pra ensinar idiomas usando músicas. Dividirei cada música em 3 ou 4 vídeos de uns 10 min cada. Deve ser um uso "ultra-abusivo", uma vez que usaria a música inteira! rss Nem penso em monetização. Mas eu poderia apenas colocar, no próprio vídeo, um link para algum site/blog/produto meu. Seria uma forma de divulgar. O que me diz sobre essa prática? Obrigada!

    • Olá! Se os seus vídeos passarem pelo Content ID (algumas músicas podem ser bloqueadas, outras permitidas), provavelmente vão ficar lá gerando receita pros donos da música, mas não acho que terá problema pela "vantagem" do link. O que pega mesmo são os anúncios.

  112. Boa noite Daniel. Tenho visto nestes dias um numero grande de canais que utilizam brinquedos de personagens muito famosos como a Barbie por exemplo, nesses videos os personagens são usados para brincadeiras e para produzir "novelas infantis" com diálogos e aventuras destes personagens de brinquedo, veja um exemplo: https://www.youtube.com/channel/UCy7whoHQXzhYxp9AQmrPFVw, tem outros canais nos estados unidos, muitos alias, eles tem milhões de views e segundo o site socialblade geram uma receita considerável. Sei que no caso dos gamers se eles estão em uma Network é a Netword que tem o acordo com os donos dos direitos, no caso se o canal que usa brinquedos de personagens da Disney estiver em uma Network que tenha acordos com a Disney talvez respalde estes youtubers, mas vejo muitos que não estão afiliados a nenhuma Network e continuam monetizando seus videos, vc tem alguma informação ou poderia fazer alguma observação sobre estes casos? Imagino eu que correm o risco te ter os videos reclamados no futuro, ou não? Estes outros usam a imagem de personagens para criar conteudo https://www.youtube.com/channel/UCZV00VTzoRHjGqWCdPsR1tA eles monetizam e lucram com o canal. Muito obrigado pela resposta.

    • Olá Daniel! Se não usam network nenhuma, honestamente não tenho ideia de como conseguem ter o vídeo aprovado, ou como estão recolhendo lucros, se é que estão. Esse pessoal mostrando brinquedos, me parecem ser todos derivados desta https://www.youtube.com/channel/UCqdGW_m8Rim4FeMM29keDEg, que já teria lucrado mais de 5 milhões de dólares, e claro que a Disney, fabricantes e demais partes levam suas fatias, senão não dá negócio. Quem achar um filão pra explorar e entrar numa network fatura forte.

      • Oi Daniel, valeu pela resposta. Esse é meu pensamento também, mas fico com bastante duvida, por que, por exemplo, esse canal FunToyzCollector segundo o socialblade http://socialblade.com/youtube/user/disneycollectorbr como você pode ver ai, não pertence a nenhuma network, acredito que pelo volume de views eles possam ter feito um acordo diretamente com os donos dos direitos autorais etc, mesmo assim vou entrar em contato com o próprio youtube e com alguma network e deixo aqui a resposta que eles me deem, muito obrigado.

        • Deve ser pelo volume de tráfego e ganhos sim, esses canais muito rentáveis são VIPs, têm acordos especiais, etc. Se um canalzinho fuleiro qualquer fizer algo parecido, é bem capaz de tomar um aviso de copyright.

        • Também estou com um canal de brinquedos, queria saber se preciso, Pq tenho um de games e minha network nao tem direitos autorais de nenhum jogo, ela manda fazer gameplay de jogos que permitem isso.
          Talvez os donos dos brinquedos também permitam isso!

  113. Olá Daniel.
    Excelente sua exposição do assunto. Gostaria de saber o seguinte: Criei uma planilha para gerar apostas da Lotofácil. O fato de usar o Excel me expõe ao risco de burlar direito autoral da Microsoft, caso eu publique esta planilha em minha página do YouTube?

  114. Ola, estou com uma duvida .. eu vou criar um canal no youtube sobre programas de tv comentados, então na edição coloco trechos de programas de tv, reality shows e afins da tv brasileira e logo em seguida eu comento .. corro risco de perder o meu canal, vai ser possível monetizar ?

    • Tem canais que usam imagem de TV e monetizam, então acho que vai do seu bom senso de não abusar do conteúdo dos outros. Se tiver conteúdo SEU no vídeo, não terá problema.

  115. Ola Daniel, vc já respondeu acima que mesmo o vídeo não sendo monetizado, não pode colocar conteúdo protegido... mas então como funciona com esse pessoal (pessoas comuns) que coloca nos vídeos alguma música de algum cantor famoso tipo Eminem e a música continua lá de boa e sem problemas?

    • Pois é, aí entra a incrível coerência do YouTube e outros grandes sites. Uma pessoa faz, não acontece nada, e outras fazem e tomam bomba. Fato é que os termos de uso dizem claramente que não pode, então vai de cada um correr o risco ou não. Sem falar que alguns canais grandes fazem partes de networks que pagam direito autoral através de parte dos ganhos, pode ser o caso também.

  116. Olá Daniel, primeiramente, obrigada pelo conteúdo do post, está sendo muito útil. Eu não entendi exatamente quando pode ou não monetizar um gameplay. Eu faço vídeos jogando jogos (android, jogos de PC online tipo WOW, etc.), não somente jogando, mas fazendo uma crítica, falando da história do jogo, como joga, se eu gostei, jogabilidade, gráficos. Também queria saber se eu poderia monetizar um gameplay de jogos retrô, somente revelando segredos (tipo Donkey Kong ou Mario). Obrigada!!

    • Olá, Suellen! Tenho um canal sobre games antigos, e sempre que posto qualquer coisa da Nintendo, por exemplo, mesmo sendo não-monetizado, eles imediatamente requerem a autoria do conteúdo e colocam anúncios que revertem pra eles. Outros como a Microsoft parecem ser mais "light" no tratamento de gameplay monetizado. O certo é que se você mesma fizer a gravação (não pegar gameplay alheio) e comentar de forma adequada, a maioria deles não terá problema pra monetizar.

      Quanto a conteúdo da Nintendo eu realmente não sei como fica, porque há um programa de parceria https://r.ncp.nintendo.net/guide/ que beira o desonesto, já que eles ficam com parte dos lucros não de cada vídeo, mas de todo o canal, mesmo vídeos que não tenham conteúdo da Nintendo.

      • Oi. Tenho um vídeo no youtube com uma música que não é minha. O autor da música colocou anúncio para reverter pra ele também. Nesse caso tá tudo bem se deixar o vídeo? Posso monetizar o mesmo vídeo?

        • Oi Victória, se já tem anúncio revertendo pro dono do conteúdo, você não vai conseguir monetizar, aparece um ícone com a mensagem "Não qualificado para monetização".

  117. Faço vídeos de Top 10. Teria problema eu usar o conteúdo de outros Youtubers como forma ilustrativa para o que falo? (Para entender melhor o que eu quero dizer, de uma olhada no vídeo Top 10 Best Video Games of 2015 do canal WatchMojo, onde eles apenas mostram trechos de gameplays e colocam o nome do canal no canto). Me ajude com essa dúvida para eu conseguir dar prosseguimento no meu projeto.

    • Vai do seu bom senso. Se usar muitos segundos do vídeo, a chance de ter problema aumenta. Enquanto estiver caracterizado como conteúdo ilustrativo do SEU conteúdo, como uma crítica, não dá nada.

  118. Boa noite, eu me chamo EDVALDO RAMOS DELGADO,

    Eu tenho uma dúvida, eu estou criando um site de futebol e pretendo exibir os gols da rodada.

    1) EU DEVO COLOCAR "imagens cedidas pela ESPN".

    2) DEVO COLOCAR A LOGO DA "ESPN" no canto do vídeo.

    Como devo proceder, quero agir dentro da lei?

    Abraços

    • Olá, não sei te responder com certeza, porque tem muita gente usando vídeos de futebol tirados de Rede Globo, por exemplo, sem assinatura nenhuma e até com a voz do narrador, mas os termos do Youtube são bem claros sobre isso:

      "Embora você próprio tenha gravado o conteúdo, o criador ou autor original do conteúdo em questão (como a produtora do programa de TV transmitido, por exemplo) pode deter muitos dos direitos necessários para exploração comercial do conteúdo. Caso queira gerar receita com uma gravação de um programa de TV, DVD ou CD, você precisa de permissão por escrito explícita emitida pelo detentor dos direitos relevantes aos elementos visuais e/ou de áudio gravados."
      https://support.google.com/youtube/answer/2490020?hl=pt-BR

      Ou seja: na teoria (ou legalmente) você deveria ter autorização para usar as imagens, mas se quiser arriscar...

  119. Oi, blz? posso ensinar a fabricar um personagem famoso de espuma pra ensinar a executar uma mágica que eu criei?

  120. Obrigado Daniel, estou tentando da melhor maneira que o cara pare de pegar meus videos, caso ele não pare irei fazer isso. Eu fico aqui na duvida sobre tipo, se depois de enviar esse formulário o Youtube digamos entender que não tem fundamento, eu teria meu canal prejudicado? ou apenas o vídeo roubado não sairia do ar? Bom, de qualquer forma fico muito por sua atenção, encontrei o site na busca por um acaso, porem de tão bom já fiz minha inscrição e está em meus favoritos.

  121. Daniel se poder mim ajudar ficaria muito grato, tenho um canal com pegadinhas do Mução que é muito conhecido aqui no nordeste, até hoje nunca deu nenhum problema com direitos até porque ele não proibi que suas pegadinhas sejam vinculadas no youtube. meu problema é, eu faço toda arte do vídeo com minha logo marca do canal meu nome tudo bonitinho, apenas o áudio que não é meu, porem como falei é basicamente uma conversa onde ele liga e brinca, passa trotes.

    Agora de uns dias pra ca um cara vem copiando todo meu trabalho de edição e colocando no canal dele na maior cara de pau, já falei pra ele não fazer isso pedi e nada, ele não para, basta eu postar um vídeo que ele copia para o canal dele, mesmo com meu nome logomarca e por aí vai... você acha que eu teria como reclamar isso ao youtube? nesse caso toda arte do vídeo é minha, eu teria alguma chance dele tirar esses videos do canal dele? Eu ficaria grato se tiver alguma dica pra mim ajudar.

  122. Oi, estou planejando com meus amigos fazer um canal de musicas cover de vários artistas e bandas e queria monetizá-los. Se eu postar um video fazendo cover e monetizar o video será banido na hora ou eles me mandaram uma notificação de alguma providência que eu possa tomar para meu video não ser retirado?
    E como consigo alguma ''licença'' para monetizar esses videos?

  123. Olá amigo boa tarde, gostaria de saber eu trabalho com desenhos, tutoriais, jogos alguns desenhos que eu posto podem ser monetizados outros não, gostaria de saber uma coisa: Como é que pode vários youtubers terem desenhos protegidos por direitos autorais principalmente em inglês e quando eu quero colocar o mesmo desenho o YouTube Barra?

    • Olá, Patrick. A ferramenta de detecção do YouTube é bem imprecisa, pelos relatos de usuários. E é preciso levar em conta que canais grandes, com muitas visualizações (que rendem muito dinheiro para o site) devem ter tratamento especial na moderação de conteúdo.

    • Provavelmente não caso não tenha conteúdo informativo, crítico, jornalístico, etc. E tem sempre a auto-detecção de conteúdo que possivelmente barrará o vídeo.

  124. Oie Daniel, minha dúvida é, estou criando um canal para falar sobre celebridades, porém para falar deles preciso usar fotos dos mesmos, o youtube pode barrar meus videos? o uso das fotos é apenas ilustrativa

      • Amigo, voce sabe me informar se os videos feitos nos parques da Disney e nas montanhas Russas podem ser monetizados?

        • Segundo resposta não-oficial no fórum do Google (https://productforums.google.com/forum/#!topic/youtube/YZQJPUUsozQ)

          "Eu teria cuidado... A Disney tem mãos firmes sobre tudo deles. Você pode acabar tendo uma música de fundo, e ela provavelmente será identificada pelo sistema de identificação automático. Mesmo sendo música incidental e geralmente aceita como "uso justo", você pode ter uma disputa aberta e aí terá que provar ser dono do conteúdo.

          Pode tentar contatar os parques da Disney pedindo uma autorização por escrito para usar o vídeo com fins comerciais (já que estará fazendo dinheiro com ele). Frequentemente parques e espaços público permitem gravação para uso pessoal (ou seja, visualização privada, na sua casa) e podem não permitir transmissão ou uso comercial".

  125. Olá, tenho um canal com vídeos com conteúdo próprio e todos monetizados, mas agora fiz um vídeo estilo TOP 5 onde as pessoas me mandaram os seus videos, mas ao fazer o upload o Youtube me enviou um alerta e me deu a opção de não monetizar ou mais 3 opções:

    1 - Meu vídeo contém apenas meu conteúdo original
    2 - Tenho uma autorização online para todo o meu conteúdo ou parte dele
    3 - Tenho permissão por escrito para o usar todo o meu conteúdo ou parte dele

    Eu acredito que teria que usar esta 3ª opção, mas como faço pra obter essa 'permissão' ? eu li na ajuda que um documento com a Data e o nome completo do proprietário poderia ser utilizado, mas como eu encaminho para o google essas autorizações? por email?

    Att

    • Olá André,

      O que vou te falar aqui é por experiência pessoal e não uma certeza absoluta. Precisei usar uma música de outra pessoa num vídeo, e bastou inserir na descrição do vídeo o nome do autor e seu URL. No seu caso, provavelmente vai precisar ter consigo a autorização por escrito (para provar, caso necessário) e na descrição do vídeo, as informações de cada autor do conteúdo.

  126. Estou produzindo um curta sem fins lucrativos ou comerciais e preciso inserir um pequeno trecho do filme Kill Bill, há alguma maneira de eu fazer isso sem infringir direitos autorais? Por exemplo se eu colocar nos créditos que aquele trecho pertence a tal distribuidora e todos os direitos estão reservados...isso funciona legalmente?
    Valeu.

    • Não sou advogado, mas a resposta é "provavelmente não". Ainda mais sendo conteúdo de grandes corporações, estúdios, a chance de ter problema é grande. Sem falar que o detector automático de conteúdo do YouTube é capaz de bloquear o vídeo assim que for feito o upload.

  127. Eu gravei um vídeo próprio, quando eu for monetizar como posso provar para o youtube que o vídeo é meu? Existe alguma forma de registrar o vídeo como sendo meu?

  128. Estou fazendo um vídeo de ranking de games e coloquei nele os vídeos de divulgação. Dá para usar ou vou ter que pagar direitos autorais?

    • Sobre conteúdo de games, da ajuda do Youtube https://support.google.com/youtube/answer/2490020?hl=pt-BR

      "O uso de conteúdo de videogame para gerar receita depende dos direitos de uso comercial concedidos a você na licença emitida pela distribuidora do jogo. Algumas distribuidoras de jogos podem permitir o uso comercial de conteúdos de videogame e confirmam tal permissão nos contratos de licença.

      Em outros contratos de licença, as distribuidoras podem não conceder direitos comerciais para vídeos que simplesmente mostram o jogo por longos períodos. Conforme esses termos de licença, o uso de videogames tem de ser mínimo, a menos que os comentários e as instruções associados proporcionem valor educativo e/ou instrutivo e estejam estritamente associados à ação exibida."

      Ou seja: só pode monetizar se tiver autorização da produtora dos games, mas algumas licenças podem permitir se você não estiver simplesmente mostrando o jogo por vários minutos sem acrescentar nada de útil.

  129. Tenho postado vídeos de melhores momentos de futebol, alguns monetizar outros não, a base é a mesma, 3 vídeos foram reinvindicados os famos direitos autorais, alguém consegue me ajudar?

  130. Tenho postado vídeos de melhores momentos de futebol, alguns monetizar outros não, a base é a mesma, 3 vídeos foram reinvindicados os famos direitos autorais, alguém consegue me ajudar?

  131. Olá! Fiz um vídeo time lapse de um desenho, mostrando toda a sua produção. Faço ele em um programa desenho. Posso monetizar? Ou por usar esse programa eu não consigo?

    • Segundo o suporte do Google sobre o assunto, aqui https://support.google.com/youtube/answer/138161?hl=en

      "Without the appropriate license from the publisher, use of video game or software user interface must be minimal [...] Videos simply showing a user playing a video game or the use of software for extended periods of time may not be accepted for monetization."

      Traduzindo: "Sem a licença apropriada do publicador, uso de videogame ou interface de software deve ser mínimo [...] Vídeos simplesmente mostrando um usuário jogando um game ou usando um software por longos períodos de tempo pode ou não ser aceito para monetização."

      Ou seja: se seu vídeo for simplesmente você usando Photoshop ou outro programa, sem grande valor educativo ou motivo para aquilo, provavelmente será recusado. Não parece ser o seu caso, então ACHO que pode usar, mas a palavra final é sempre deles...

  132. oi meus videos cotem musica de dominio publico, como faço pra provar direitos autorais pra usar essas musicas eu nao consigo monetizar

  133. amigo meus videos do meu canal sao hinos evangelicos, todos de dominio publica as melodias e nao consigo monetizar, poderia me ajudar

    • Tem certeza? Pra ser domínio público, são no mínimo 70 anos depois da morte do autor da obra, e mesmo que uma música já tenha perdido qualquer direito autoral (uma música com 200 anos, digamos), ainda tem o direito de quem executou aquela música.

      Já se as músicas são suas ou o autor a colocou em domínio público por vontade própria, aí tudo bem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui