Exatamente 32 anos atrás nascia nos EUA a MTV (Music Television), emissora a cabo sediada em Nova Iorque com programação totalmente dedicada à música. Pioneira, teve grande alcance entre o público jovem e acabou ganhando status de revolucionária na cultura pop.
Desde os primeiros anos a MTV fez questão de ter personalidade, quebrando padrões para criar uma identidade. Parte dessa identidade foi construída com slogans como o “I want my MTV” (também é o verso inicial da música Money for Nothing, da banda Dire Straits, cujo vídeo foi o inaugural na MTV europeia), além de produções irreverentes como a animação Beavis and Butt-Head, e as artbreaks, mais conhecidas como vinhetas misteriosas.
Segundo alegações da emissora ao longo dos anos, essas vinhetas são só parte de sua identidade visual, compatíveis com o perfil jovem, contestador e descolado do canal. Afinal, quem mais além da MTV veicularia aquelas coisas? Mas a presença do bizarro e nonsense levou a um monte de teorias, que vão da existência de mensagens subliminares maçônicas, ocultistas e até satanistas.
Por sinal, uma mensagem subliminar levou uma das vinhetas a ser proibida em 2002, quando o ministério público foi notificado da existência de imagens de sadomasoquismo em vários quadros do vídeo. Rendeu ainda uma multa superior a 7 milhões de reais, determinado pela justiça como “uma unidade monetária para cada telespectador (estimado) por mês de exibição“.
Se as vinhetas têm intenção misteriosa ninguém sabe, mas não podemos negar que artisticamente são uma grande viagem e requerem criatividade. Vamos ver aqui algumas, para nos assustar, apreciar ou detestar – afinal, parece que o intuito delas sempre foi mesmo despertar reações. Clique nas imagens para assistir.
Aliás, como você reage às vinhetas da MTV? Deixe um comentário lá no final!
A vinheta que foi proibida em 2002 num episódio único da história da MTV. Se pausar o vídeo a partir de 0:28, vai ver várias cenas “estranhas” no fundo. Nada muito explícito, mas para 2002 foi um pouco chocante.
Essa com o tema doces, que formam um coração que se move em várias formas e cores psicodélicas? Doces e viagens?
Mister Furry, a bola de pelos com um animal de estimação (ou algo que o valha) numa marcha enquanto muda de cores e formas. Mais um dos não tão antigos.
Uma mini-animação com Jonas e a Baleia. Afinal algumas tem sentido, mesmo que não seja muito.
O Garoto Enxaqueca (Migraine Boy na versão original) foi muito popular e bastante lembrado até hoje. Um verdadeiro “clássico”.
De volta à linha do surreal-bizarro, essa vinheta da MTV Ásia com um robô.
Nessa, cores emergem do meio de esferas negras. Não consigo nem imaginar um significado, se tiver.
A vinheta do vingador, indignado com a programação de Carnaval. Final surpreendente, afinal todo mundo esperava que ele surtasse.
Outra curtinha, usando “O Grito” de Edvard Munch como referência.
Vinheta do dentista, feita por Danny Antonucci, também conhecida como “tratamento de canal” em 1995.
“O Ataque do M Gigante”, mais uma referência a filmes B e ficção tipo Godzilla.
Vinheta também nos anos 90, com a guilhotina. Bem esquisito e característico da MTV.
Bem legal esse inspirado em filmes B de alienígenas, com o trocadilho das letras invasoras: MTV. Um dos meus preferidos, acho bem criativo.
Nos primeiros anos de Brasil as vinhetas eram ainda mais esquisitas que as atuais, com humor negro e animação em stop motion, tipo essa do paraquedista.
Nos EUA, ficaram famosos os comerciais com o slogan “i want my MTV”. Esse tem vários músicos como David Bowie, Madonna e Billie Idol.
A vinheta do prédio é de 2003, com os moradores cada um num clima e numa música.
Outra muito boa com os artistas em pixel art, dos anos 2000.
Vinheta bizarríssima com pessoas simulando que estão sendo atingidas, de 1997, intitulada “Hits”.
A mulher comendo a cidade, depois a barriga explode e surge o logo da MTV. No padrão da bizarrice.
De 1983, serras elétricas já faziam parte da programação da MTV (um dos itens favoritos de Beavis e Butt-Head).
Outro estranho, com um corpo passando no raio-X de um aeroporto.
“O Castelo de Lária”. A garota devorada pela planta carnívora foi feita para a MTV gringa por uma produtora nacional.
Uma compilação com várias vinhetas que você vai reconhecer se assistia MTV nos anos 90
Pena que não achei muitas “clássicas”. Quem lembra da vinheta que tocava “Holiday in Cambodia” do Dead Kennedys e tinha um clima apocalipse/pesadelo? Era 100% tensa. Ou aquela dos veadinhos sendo perseguidos e de repente começam a soltar lasers tipo Cyclops do X-Men?
3 Comments
Lembro muita bem da vinheta do Holiday in Camboja…..escrevi um roteiro de quadrinho depois de vê-la….aliás meu segundo..
Dá uma olhada neste vídeo que eu achei sobre vinhetas assustadoras. Aquo tem uma vinheta bem assustadora que diz “Desliga a televisão e vá ler um livro”:
https://www.youtube.com/watch?v=uoZFmq9FdV4
Não achava essa assustadora, mas incômoda por ser muito barulhento.