Ideias

Galeria temática #1: o calor e a força do vermelho

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Antes de começar: esse artigo não tem qualquer conotação política, o teor aqui é puramente artístico. Comentários nesse sentido serão apagados.

Ela pode ser a cor da paixão, fogo, revolução, sensualidade, guerra. Sempre associada às manifestações mais enérgicas — violentas ou pacíficas, de amor ou ódio — o vermelho aquece e causa impacto num trabalho visual. Seja no choque do sangue ou um pôr-do-sol fulgente, pode ser usada sem erro numa infinidade de temáticas, harmonias e combinações.

Na música, foi bem empregada pela dupla The White Stripes, que abusou da estética combinando vermelho, preto e branco, em belas composições; foi também a base de vídeo clips, como o da banda Queens of the Stone Age, em Go With The Flow, produzido pelo grupo artístico inglês Shynola.

É considerado sensual usar vermelho, mesmo que o traje não seja dos mais ousados. É a cor do planeta Marte, que na mitologia romana era também o Deus da Guerra. É associado ao fogo, às estrelas e alguns ícones religiosos. Nos trabalhos de Frank Miller, era presença constante como destaque nos ambientes em preto e branco.

O pigmento em tintas pode ser obtido com elementos químicos como dióxido de ferro, ou matéria orgânica — caso do cochonilha, extraído do inseto de mesmo nome quando seco e triturado, prática iniciada pelos astecas. Afirma-se que a cor carmim seria obtida a partir de lesmas.

Uma das razões do emprego de corantes naturais na pintura seria a alta toxicidade de alguns pigmentos como no Vermelho Chumbo (Vermelho 105). O Vermelhão (Vermillion, CMYK 0 71 77 11) era outra tinta potencialmente perigosa, contendo sulfeto de mercúrio. Vários mestres da pintura sofriam com sintomas como dores de estômago, possivelmente pelo envenenamento por chumbo (que inclusive causou a morte de Cândido Portinari, e supostamente afetou vários gênios). A loucura de Caravaggio, segundo estudos recentes, também foi causada por chumbo.

Red
de Roden

red de rod n

Village Voice SXSW Cowgals
de stuntkid

village voice sxsw cowgals de stuntkid

Paint it red
de Iulian Dumitresco

Paint it red

Red
de JonGibbons

red by ashmantle

Red Queen
de ElleChups

red queen de ellechups

the red besides the red
de renansa

the red besides the red by renansa

red sea
de Francisco Albert Albusac

red sea by tatitati

The Red Room
de 2DCale

The Red Room

Red Passion
de Yukkabelle

Red ferret

Red Rain
de ajshin

red rain in asia de ajshin

Red by Request
de VickyM72

red by request de deviantvicky

:: Red ::
de hypnothalamus

red by negativefeedback

Lady in Red
de D-Guru

lady in red de d guru

Portrait N1
de Ros-Kovac

portrait n1 de ros kovac

Vamp Nadine
de PapaNinja

vamp nadine de papaninja

Red
de ursulav

red de ursulav

Red
de Igor Piwowarczyk

red de Igor

Roses
de Anastasia Kuznetzova

Roses de Anastasia Kuzne

Anúncios Google

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

2 Comments

  1. É impossível não gostar de vermelho. É minha cor favorita.

    Excelente post amigo. As imagens são incríveis

Write A Comment

Pin