Fotografia

Galeria: 20+ fotografias vencedoras do prêmio Pulitzer

O Pulitzer é uma das maiores honrarias do jornalismo fotográfico. Confira alguns dos mais incríveis registros já feitos.
Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Concedido anualmente desde 1917 pela Universidade de Columbia, o Pulitzer é uma das honrarias maiores no jornalismo, literatura e música, incluindo categorias de fotografia. Ao longo dos anos, essas categorias mudaram, dividindo-se da inicial “Photography” para segmentos como “Breaking News Photography” e “Feature Photography“.

O prêmio “Photography” foi concedido de 1942 até 1967, quando surgiram as categorias “Feature” e “Spot News” — essa em 1999 mudou para “Breaking News“. Historicamente, registros críticos da política e sociedade vencem, mas nem só de cenas chocantes como guerras e tragédias é feito o portfólio dos honrados: há também salvamentos, reencontros emocionantes e vitórias da humanidade.

Confira uma seleção com vinte (e mais algumas) fotografias que receberam o prêmio.

Bandeira em Iwo Jima

de Joe Rosenthal (Associated Press)

Raising the Flag on Iwo Jima

Tirada em 23/02/1945, mostra seis soldados americanos erguendo sua bandeira no alto do Monte Surubachi, em Iwo Jima (ilha japonesa) durante a II Guerra Mundial. Amplamente conhecida, é uma das fotografias de guerra mais reproduzidas da história, vencendo o prêmio naquele ano.

Dos seis homens na imagem, três morreram em combates e três voltaram à América, tornando-se bastante conhecidos.

SS Andrea Doria

de Harry Trask (Boston Traveller)

Andrea Doria

Venceu em 1957 com uma sequência de fotos do naufrágio do SS Andrea Doria, que no ano anterior colidiu com o MS Stockholm, na costa americana, matando 52 pessoas. Trask fez as fotos de um avião voando a 75 pés, apenas nove minutos antes do navio afundar totalmente.

Ritos Finais

de Andrew Lopez (United Press International)

Andrew Lopez Pulitzer

A imagem vencedora em 1960 mostra um ex-membro do exército do ditador cubano deposto Fulgencio Batista, pouco antes de ser executado por um pelotão de fuzilamento de Fidel Castro. O condenado recebe os sacramentos finais.

Assassinato de Asanuma

de Yasushi Nagao (Mainichi Chimbun / United Press International)

assassination of asanuma pulitzer

Em 1961, o fotógrafo japonês venceu com a impressionante imagem do ultranacionalista Otoya Yamaguchi no instante em que mataria o líder do Partido Socialista do Japão, Inejiro Asanuma, em 12/10/1960.

Embora a cena também tenha sido filmada, a fotografia captou movimentos e expressões perfeitas, como a fúria assassina do rapaz empunhando a wakizashi (tipo de espada japonesa) e a posição defensiva do político, que foi perfurado lateralmente pela lâmina.

Ajuda do Padre

de Héctor Rondón (La República / Associated Press)

Hector Rondon pulitzer

Em 1963 venceu a foto do jornalista venezuelano do La República, mostrando um soldado ferido na revolução local de um ano antes, sendo ajudado por um padre no meio da rua.

Execução em Saigon

de Edward T. Adams (Associated Press)

Edward T Adams pulitzer

Já com o prêmio de fotografia dividido em duas categorias, Eddie Adams venceu em 1969 em “Spot News Photography” com a cena do general Nguyen Ngoc Loan, chefe da Polícia Nacional do Vietnã do Sul, executando um prisioneiro Viet Cong algemado em 01/02/1968. A imagem foi mundialmente divulgada como símbolo anti-guerra no período.

Trégua na Batalha

de Gerald H. Gay (Seattle Times)

Gerald H Gay Pulitzer

Em 1975, na categoria “Spot News”, Gerald H. Gay venceu com a fotografia de quatro bombeiros exaustos após combater um incêndio.

Bombeiro

de Charles Porter IV (freelancer)

Oklahoma Bombing Pulitzer

O fotógrafo freelancer Charles Porter IV venceu na categoria “Spot News” em 1996 com a foto do bombeiro Chris Fields segurando a criança Baylee Almon, morta durante os atentados a bomba em Oklahoma City, quando 168 pessoas morreram na explosão de um caminhão-bomba deixado em frente a um edifício por um veterano da Guerra do Golfo.

Enxurrada

de Annie Wells (Press Democrat)

Annie Wells Pulitzer

Em 1997, a fotógrafa do Press Democrat venceu com o registro de um bombeiro resgatando uma adolescente da enxurrada durante uma inundação.

Momento da Vida

de Brian Lanker (Topeka Capital-Journal)

lanker pulitzer

Em 1973, na categoria “Feature Photography”, Brian Lanker venceu com uma sequência de fotos do nascimento de Jacki Coburn, com destaque para o êxtase materno de Lynda. Curiosamente, ela mais tarde se divorciaria e seria esposa do fotógrafo, com quem teve um filho, Dustin.

Surto de Alegria

de Slava Veder (Associated Press)

Slava Veder pulitzer

Vencedora em 1974 na categoria “Feature Photography”, a imagem ilustra a alegria do reencontro de entes queridos com combatentes americanos que haviam sido prisioneiros de guerra no Vietnã.

O Monge em Chamas

de Malcolm Browne (Associated Press)

Quang Duc

O prêmio de 1963 foi para Browne, com a auto-imolação do monge budista vietnamita Thích Quảng Đức, em protesto contra a perseguição do governo do Vietnã do Sul contra os religiosos, em 11/06 do mesmo ano.

Seu esforço causou comoção mundial e se transformou numa das imagens mais impressionantes do século XX. Mas não surtiu efeito imediato, já que as promessas de liberdade não foram respeitadas nos anos seguintes, levando à repetição do ato por vários outros monges.

Parada das Forças Armadas

de Robin Hood (Chattanooga News – Free Press)

Robin Hood Pulitzer

Na mesma categoria, venceu em 1977 a fotografia de Hood, mostrando Eddie Robinson, ex-combatente que perdeu as pernas na Guerra do Vietnã, em sua cadeira de rodas, segurando o filho no colo durante parada dos veteranos.

Sem Teto da Filadélfia

de Tom Gralish (The Philadelphia Inquirer)

Tom Gralish Pulitzer

Em 1986, Gralish recebeu o prêmio na categoria “Feature Photography” com uma série de imagens de moradores de rua da Filadélfia.

Idade 21 na América

de John Kaplan (Block Newspapers)

John Kaplan Pulitzer

Kaplan venceu em 1992 na categoria “Feature Photography” com uma série de fotos de sete americanos de 21 anos, retratando seus diferentes estilos de vida.

Criança e Abutre*

de Kevin Carter (freelancer)

Kevin Carter Pulitzer

Em 1994, o fotógrafo sul-africano Kevin Carter venceu na categoria “Feature Photography” com a imagem feita em março de 1993, de uma  criança sudanesa, emaciada, descansando enquanto tenta chegar a um posto de alimentos da ONU. Ao fundo, um abutre parece esperar sua possível morte para alimentar-se.

Veja também → Ética na fotografia em três casos que geraram discussão

A fotografia levou alguns profissionais a questionarem a ética de Carter. Em vez de socorrer a criança, o acusaram de se limitar à assistir a cena por quase vinte minutos, esperando que o abutre abrisse as asas para obter uma imagem mais forte (o que não aconteceu) — por isso, acusado de ser também um “abutre”.

As pesadas críticas, somadas a questões pessoais, o levaram à depressão e ao suicídio cerca de dois meses após receber o prêmio, aos 33 anos. Anos depois circulou a notícia de que a criança, um menino de nome Kong Nyong, teria sobrevivido ao evento, morrendo em 2007.

Juventude Centro-Americana

de Don Bartletti (Los Angeles Times)

Riding “The Beast”

Venceu na categoria “Feature” em 2003, mostrando a perigosa jornada de jovens da América Central tentando entrar ilegalmente nos Estados Unidos. Nessa em especial, eles se arriscam sobre trens de carga que saem do México, conhecidos como “Bestas” pelo alto risco que apresentam aos clandestinos.

Saudação Final

de Todd Heisler (Rock Mountain News)

Todd Heisle Pulitzer

Vencedora na categoria “Feature Photography” em 2006, com as cenas da preparação do funeral de Marines de Colorado, que voltaram da Guerra no Iraque em caixões. Na cena, o retorno do corpo do 2º Tenente James Cathey, no Aeroporto de Reno, morto numa explosão em combate. Enquanto os Marines cobrem o caixão com a bandeira para o desembarque, passageiros observam a aproximação dos familiares.

Uma Visão da História

de Damon Winter (The New York Times)

Damon Winter Pulitzer

Série de imagens feitas durante a campanha presidencial de Barack Obama, venceu na categoria “Feature Photography” em 2009.

Elián González*

de Alan Diaz (Associated Press)

Alan Diaz Pulitzer

Em 2001, Diaz venceu na categoria “Breaking News” ao registrar agentes federais cumprindo ordem judicial de retirar o garoto cubano Elián Gonzáles da casa do avô materno, Lazaro Gonzales, em Miami. O pedido de asilo nos Estados Unidos feito pelos familiares de Elián foi negado, já que ele tinha pai em Cuba — sua mãe morreu afogada quando tentava entrar no país levando o filho, sem consentimento do pai.

O fotógrafo foi chamado pelos donos da casa para permanecer no local, e flagrou o momento exato em que o agente Donato Dalrymple descobre Elián, muito assustado e chorando, escondido num closet.

Fogo em Hayman

da equipe do Rocky Mountain News

Colorado on Fire

A equipe fotográfica do jornal de Denver recebeu o prêmio na categoria “Breaking News” em 2003 pela série de imagens na cobertura de incêndios em florestas do Colorado no ano anterior, considerados os maiores então já ocorridos na história do estado americano.

Haiti*

de Carol Guzy, Nikki Kahn e Ricky Carioti (The Washington Post)

Carol Guzy Pulitzer

A equipe de fotógrafos do The Washington Post recebeu o prêmio na categoria “Breaking News” com registros feitos após o terremoto que devastou o Haiti em 2010, recebendo o prêmio em 2011.

Mulher Judia

de Oded Balilty (Associated Press)

Oded Balilty Pulitzer

Venceu na categoria “Breaking News” em 2007, com a foto da mulher judia que parece ser capaz de conter toda a força dos soldados israelenses que removiam acampamentos ilegais.

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

5 Comentários

  1. Vera Lúcia Lopes Responder

    Depois de muitos anos lutando contra meus desejos em fim aos 29 anos abandonei tudo e vou me dedicar ao que me faz feliz;a FOTOGRAFIA.Quanto mais eu pesquiso e conheço descubro o quanto eu realmente amo essa arte!!

Deixe um Comentário

Pin