Tutorial de foto manipulação no Photoshop: Árvore Macabra

0
1710

Nesse tutorial de foto manipulação você vai acompanhar o processo de criação da arte "Árvore Macabra", numa atmosfera dark e rica em detalhes. Usaremos várias imagens para compor a ilustração, e ao final o aluno terá praticado funções como ajustes de níveis e saturação, Ferramenta Caneta para criação de seleções, mesclagem de camadas para efeitos de sobreposição, Máscaras de Recorte, efeitos de luz e sombra e muito mais.

Bastante conhecimento será agregado; qualquer usuário já introduzido ao programa está apto a completá-lo.

Em algumas etapas será preciso conhecimento mínimo de pincéis (ajuste de forma e tamanho, escolha de cores); se tiver uma mesa digitalizadora à disposição, será mais fácil; senão, ok: mouse e alguma habilidade devem dar conta do recado.

O arquivo criado durante o tutorial está disponível para download ao final, para estudo.

Esse é o trabalho que você vai desenvolver:

tutorial arvore macabra final

Comece baixando o pacote com todos os recursos usados. Origem dos arquivos:

Baixe o pacote de recursos (21 MB, formato zip).

Preparação do cenário

Abra a imagem do céu; vamos diminuir seu tamanho, já que para os propósitos do tutorial, a resolução não precisa ser tão grande! Diminua para  1600 x 1071.

camada 1

Duplique-a e aplique o ajuste de Equilíbrio de Cores (menu Imagem > Ajuste > Equilíbrio de Cores, ou atalho Ctrl + B). Adicione tons de amarelo e vermelho. Você pode aplicar um filtro de fotos (menu Imagem > Ajuste > Filtro de Fotos) amarelo ou laranja com 25% de opacidade.

ajuste de cores
filtro de fotos

Adicione uma Máscara de Camada na camada duplicada e preencha-a com um degradê de preto para branco, linear. Faça isso coma tecla Shift pressionada, para que o degradê fique perfeitamente alinhado. Deverá obter algo parecido com o visto a seguir:

máscara de camada

Insira a imagem das pedras, redimensione-a e ajuste o Equilíbrio de Cores para ajustá-lo ao ambiente. Use a Ferramenta Caneta para criar um demarcador em torno do céu e das árvores. Converta-o em seleção e exclua essas partes deixando apenas as pedras.

Se mesmo após a seleção e recorte ainda sobrarem pequenas imperfeições, limpe-as com a Ferramenta Borracha e um pincel pequeno macio.

céu pronto

Insira a imagem do solo rachado. Nesse ponto, aumente a altura do papel (Ctrl + Shift + C). Posicione a imagem na parte de baixo do papel, sobrepondo alguns centímetros sobre ela a camada das pedras, que vai ficar ACIMA.

Crie uma seleção contornando a parte de baixo das pedras, no encontro com o solo rachado, então exclua essa parte das pedras. Veja:

colocando o solo

Renomeie as camadas para nomes mais óbvios para seus conteúdos (pode ser feito antes, inclusive). Para que o solo tenha compatibilidade de cor com o resto do ambiente, use o ajuste Corresponder Cor (menu Imagem > Ajuste > Corresponder Cor). O ajuste deve ser baseado na camada do céu que foi modificada.

corresponder cor

Reposicione as camadas para que a composição fique parecida com o visto abaixo.

fundo pronto

Inserindo elementos

Mescle as camadas "pedras" e "solorachado" em uma única; crie uma seleção ao redor do conteúdo dessa camada criada, e em uma nova camada vazia preencha essa seleção com qualquer cor; ajuste seu preenchimento para 0%.

camada de preenchimento
Nova camada com preenchimento em 0%

Nessa camada, aplique o estilo Sobreposição de Degradê (menu Camada > Estilo > Sobreposição de Degradê), criando um degradê de marrom para transparente, começando por baixo, com o ajuste de mesclagem em Multiplicação, e escala em cerca de 80%. Isso vai escurecer a parte inferior do solo.

sobreposição de degradê

Insira a imagem da árvore, renomeie a camada como "árvore". Redimensione a árvore e remova as partes que não serão aproveitadas com a ferramenta que achar mais conveniente.

inserção da árvore

Como não gostei das cores, fiz alguns ajustes no Equilíbrio de Cores (Ctrl + B) e nos Níveis (Ctrl + L); faça você também, de acordo com seu gosto.

Crie uma máscara na camada da árvore, e com um pincel aerógrafo macio redondo, em opacidade média, suavize as bordas da árvore e também sua base, revelando algumas pedras do segundo plano.

suavização das bordas

Insira a imagem do rosto. Redimensione, ajuste sua posição e crie uma máscara de camada; com ela, limpe o excesso da imagem, deixando apenas a parte que nos interessa do rosto.

Aplique ajustes de Níveis (veja abaixo) e com a Ferramenta Carimbo (atalho: S), ajustada com fluxo de 20% ou menos, e no modo Sample All Layers (Amostra de Todas as Camadas), termine de mesclar o rosto à árvore, tornando suas bordas mais compatíveis com a textura de baixo. Se preciso, ajuste os níveis e a saturação.

ajuste de níveis

Abra a imagem dos galhos. Transforme a imagem de plano de fundo para uma camada - dê um duplo clique na miniatura da camada. Use o comando Selecionar Intervalo de Cores (menu Selecionar > Intervalo de Cores), no grau de seleção máximo, para selecionar todo o fundo azul. Clique com o conta-gotas no céu para selecionar a cor azul. Delete-o.

intervalo de cores

Como os galhos também tinham um pouco de azul proveniente do céu, você deve notar que eles ficarão semi-transparentes; para voltar à opacidade total, duplique duas vezes a camada e depois achate a imagem (menu Camada > Achatar Imagem). Então copie todo o conteúdo da camada (Ctrl + A para selecionar, seguido de Ctrl + C para copiar) e cole no arquivo em que estávamos trabalhando.

achatar imagem
Duplique duas vezes a camada dos galhos, depois achate (Ctrl + Shift + E), copie tudo com Ctrl + A e cole no documento original

Ao colar os galhos, você vai notar que alguns resquícios do céu ainda permanecem; para eliminá-los, crie uma seleção no conteúdo da camada (Ctrl + clique sobre a miniatura dela na guia de camadas); então inverta a seleção com Ctrl + Shift + I e pressione Delete.

Para reduzir o excesso nas bordas dos galhos, crie outra seleção nos galhos (como antes, clique na miniatura da camada enquanto segura Ctrl), então use o comando Contração (menu Seleção > Modificar > Contração) de 1 pixel; inverta a seleção e pressione Delete.

Posição e dimensão dos galhos
Posição e dimensão dos galhos

Apague (usando a Ferramenta Borracha) os excessos de galho, tanto à direita quando à esquerda da árvore; para isso, use um pincel aerógrafo redondo, sólido, tamanho médio. Veja que uma parte da árvore foi reduzida também, para se adaptar ao galho que vai subir dela.

aparando galhos
Áreas em vermelho são os locais onde houve alteração pela Borracha

Para deixar os galhos com uma cor mais próxima a da árvore, use um ajuste de Matiz/Saturação (Ctrl + U), com a opção Colorir marcada.

matiz e saturação

Para unir os galhos à árvore, use a Ferramenta Carimbo, com uma opacidade média, e um pincel aerógrafo não muito grande; vá copiando áreas da folhagem por cima do galho da esquerda; para a direita, copie a textura da própria árvore. Isso será feito sobre uma nova camada, acima de todas; a Ferramenta Carimbo deverá estar no modo All Layers (Todas as Camadas) para que consiga copiar das camadas inferiores. Quando achar o resultado satisfatório, mescle essa camada com a de baixo. Veja:

camadas mescladas
resultado após galhos corrigidos

Comece a adicionar os corvos à imagem; use os métodos ensinados antes para limpar o fundo de cada um antes de inserir. Redimensione-os e posicione-os onde achar melhor. Suavize as arestas com o comando Feather  (Difusão; menu Seleção > Modificar > Difusão...) em 1 ou 2 pixels; selecione a ave, use o Feather, inverta a seleção e aperte Delete uma vez. De preferência, faça isso antes de reduzir o tamanho dos corvos.

Se desejar faça outros ajustes, como níveis e saturação em cada ave separadamente. Ponha em prática o que aprendeu!

inserindo os corvos

Crie uma camada logo acima da "pedras"; com o Conta-Gotas (atalho: I), pegue uma amostra de cor amarela da região próxima ao horizonte, então pinte com um pincel aerógrafo grande e suave, com fluxo baixo, em pinceladas rápidas, iluminando o alto das rochas. Nomeie a camada como "iluminação".

Não se preocupe exageradamente com detalhes, pois mais à frente a linha do horizonte será melhor tratada.

iluminação geral

No pacote de pincéis "Assorted Brushes" (Pincéis Sortidos) do Photoshop, procure pelo pincel visto a seguir. Utilize-o para aumentar ligeiramente a vegetação no alto da árvore, em uma camada acima de todas, bem como para criar algumas ramagens pendentes e em torno da base dos galhos.

Não exagere, pois a árvore deve ter uma aparência mais "morta", de acordo com o ambiente soturno da montagem. Quando estiver satisfeito com a pintura, reduza a saturação, caso tenha ficado em tons muito vivos.

pintura de vegetação
Pincel usado para pintar mais vegetação
árvore depois da pintura

Adicione a imagem do crânio de animal virado para a esquerda. Como antes, remova o fundo, suavize as bordas (com o comando Feather em cerca de 3 pixels; inverta e exclua). Redimensione e posicione o crânio, então selecione-o e, em uma nova camada, preencha esta seleção de preto. A camada deve ficar abaixo da camada do crânio.

Use o Desfoque Gaussiano (menu Filtro > Desfoque > Desfoque Gaussiano), de cerca de 3 pixels, mova o objeto um pouco abaixo do crânio e este terá uma sombra.

crânio de animal inserido

Insira a chama no arquivo; redimensione e posicione como se estivesse saindo da boca do crânio. Duplique a camada e mantenha uma acima e outra abaixo do crânio. Use o modo de mesclagem Subexposição Linear em ambas. Apague, na chama superior, a parte que cobre o alto do crânio, pois se a chama sai da boca, não pode sobrepor àquela região.

aplicação das chamas

Repita o procedimento para inserir o outro crânio, à esquerda. Utilizando as técnicas mostradas antes sobre inserção de imagens, suavização de arestas e criação de sombras, insira outros detalhes, como os crânios humanos e ossos. Onde for preciso, ajuste os níveis e a saturação.

Para criar as sombras dos objetos, utilize a técnica de criar uma seleção no formato dele, preenchendo de preto em uma camada logo abaixo e usando o Desfoque Gaussiano (baixe a opacidade da camada da sombra se ficar muito escuro). Com a transformação (Ctrl + T), achate um pouco as sombras do crânio humano de lado e do crânio de animal que está sobre a pedra.

criação de sombras

Para a fumaça: insira a imagem na camada mais alta, redimensione e posicione. Mude sua mesclagem para o modo Divisão. Para torná-la mais visível, duplique duas vezes essa camada e mescle as três numa só (selecione-se com a tecla Ctrl pressionada, então pressione Ctrl + E). Se a mesclagem voltar ao normal, mude-a outra vez para o modo Divisão.

Repita o processo para criar a fumaça do lado esquerdo, usando a transformação Distorcer (menu Editar > Transformar > Distorcer) para remoldar a fumaça. Para suavizar as bordas use a Ferramenta Borracha com um pincel aerógrafo redondo macio, fluxo em 25% ou menos.

criação da fumaça

Com um pincel bem fino (1 px) e fluxo baixo (de 7 a 10%), pinte os detalhes como ramos da vegetação, pequenas texturas e ramagens, numa camada acima da árvore (chame-a "vegetação"). Faça isso sem pressa para obter um melhor resultado. Se tiver uma mesa digitalizadora essa etapa será mais fácil, mas com o mouse também é possível.

Nota: esse tipo de trabalho apresenta melhor efeito em imagens maiores, com bastante zoom aplicado enquanto trabalha. Lembre-se que quanto maior a imagem, menos visíveis serão pequenas imperfeições quando vista em tamanho normal.

detalhes com o pincel

Finalização

Detalhes foram adicionados, como mais corvos, luzes e sombras sobre os objetos (feitos com as Ferramentas Subexposição e Superexposição) e iluminações provenientes das chamas recaindo nos objetos próximos e no chão. Essa iluminação foi feita em uma camada acima de cada objeto, como uma Máscara de Recorte (clique com o botão direito sobre a miniatura da camada e selecione Criar Máscara de Camada), e em modo Multiplicação.

Use um pincel aerógrafo redondo, suave, tamanho menor para os objetos e maior para o solo, usando amostras de cores amarelas que você pode pegar da chama, com a Ferramenta Conta-Gotas.

iluminação da árvore

O sombreamento na camada "pedras" (que abrange todas as pedras e também o solo rachado) foi feito com a Ferramenta Subexposição (atalho: O), em cerca de 20%, quase todo o tempo no modo Tons Médios. Procure sombrear onde há objetos, como os crânios e ossos, além de ressaltar a sombras de algumas rochas.

detalhes de sombreamento

Suavize as arestas das rochas ao fundo; para isso, crie uma seleção envolvendo todo o conteúdo da camada "pedras" e use o comando Difusão ajustado em 5 pixels. Inverta a seleção e pressione Delete duas ou três vezes.

comando Difundir Seleção

Para finalizar, crie uma cópia mesclada (selecione tudo com Ctrl + A, então copie com Ctrl + Shift + C, e cole). Você pode fazer outros ajustes nessa camada mesclada, como níveis, curvas e matiz / saturação. Experimente e veja qual atende ao seu gosto. No exemplo do tutorial, apenas parte do céu, à direita, e a porção mais inferior do solo foram escurecidos com a Ferramenta Subexposição, em Tons Médios, e com baixa opacidade.

Tutorial finalizado. Veja o resultado abaixo, ou aqui em tamanho original (em nova guia do navegador).

tutorial arvore macabra final

Se quiser, baixe o arquivo .psd, COM FINS DE ESTUDO (40 Mb, via 4Shared).

Mais um tutorial completo. Comentem sobre suas dificuldades, opiniões e sugestões!

- Publicidade -

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui