A alegria de ter um animal de estimação em casa, seja ele qual for, é indescritível, e quem nunca teve não sabe o que perde. Receber o amigo ainda filhote e vê-lo crescer, curtindo sua companhia, quase nos faz esquecer que um dia — às vezes cedo demais — teremos que dizer adeus. Para padrões humanos, a vida deles é curta. No caso dos cachorros, curta demais.
A fotógrafa americana Amanda Jones lançou o livro “Dog Years: FaithFul Friends Then And Now“, onde mostra imagens capturadas ao longo da vida de 30 cães, desde filhotes até suas velhices, por volta dos 12 anos. São álbuns acompanhados por observações tocantes de seus donos, relatando a convivência e importância que tiveram, trazendo alegria em momentos de dificuldade.
De labradores a poodles, bulldogs a daschunds, a série começa com o cãozinho por volta dos 6 meses, seguida por outra imagem de anos mais tarde. Não dá pra evitar certa tristeza ao notar em alguns a vivacidade, os traços ágeis e o olhar atento na juventude, características que desaparecem na figura cansada, pelagem desbotada e olhos sem brilho. Já outros parecem sofrer menos a ação do tempo.
De qualquer forma, é um testemunho de suas vidas ao lado de famílias que cuidaram dele exatamente assim: como alguém da família. Confira.













Veja mais no site de Amanda Jones. O livro pode ser encontrado em sites de importação por volta de US$15,00.