Foto manipulação surreal e fácil: Frutas Cantantes

1
2647

Nesse tutorial indicado aos iniciantes no Photoshop, você vai acompanhar o desenvolvimento de uma composição divertida e surreal. Utilizando algumas ferramentas mais comuns do programa, a peça "Frutas Cantantes" apresenta um resultado interessante e um fluxo de trabalho que vai ajudar o aluno a memorizar o emprego desses recursos.

Nenhum grande conhecimento de pintura digital é requerido. Acompanhe e ponha em o que você já sabe.

Antes de começar, faça o download dos seguintes arquivos:

Abra a imagem da maçã no Photoshop. Pressione Ctrl + N para abrir um novo documento, ajuste as configurações como visto a seguir:

Tamanho do arquivo

Reduza a janela do documento que foi criado; você terá dois documentos abertos: um vazio e um com a maçã. Com a tecla Ctrl pressionada, clique sobre a maçã e arraste-a para dentro do outro documento. Isto vai criar uma nova camada nele, com a maçã.

Feche o documento de onde pegou a maçã, não vamos usá-la mais. Maximize a janela que sobrou.

Inserindo a maçã no documento

Transforme a maçã (atalho Ctrl + T, ou menu Editar > Transformação Livre), até que caiba no papel. No documento final, a maçã será bem menor, mas mantenha este tamanho por enquanto para trabalhar com uma melhor visão do que será feito.

Fone colocado na maçã

Insira, como feito antes, a imagem da "Boca 1" no documento; sua camada deve ficar logo acima da camada da maçã. Baixe a opacidade da camada para enxergar o que está atrás, então reposicione e redimensione a boca como visto a seguir. Quando terminar, reajuste a opacidade da camada para 100%.

Colocando a imagem da boca

Aproxime mais a imagem para enxergar com detalhes os procedimentos que serão tomados (atalho Ctrl e + para ampliar, e Ctrl e - para afastar). Com a Ferramenta Caneta (atalho: P) ajustada no modo Demarcador, crie um demarcador em torno da boca. Trabalhe com cuidado, contornando bem os lábios. Se não souber, leia este artigo sobre uso da Caneta.

Para mudar a posição da imagem conforme vai trabalhando, use a Ferramenta Mão; basta segurar a tecla de Espaço e arrastar a imagem.

Demarcador

Com o demarcador criado, clique com o botão direito, selecione a opção "Criar Seleção..."; use as opções padrão (Raio de Difusão zero e Suavização de Serrilhado ativada). Você terá uma bela seleção em volta da boca, mas nosso objetivo no momento é eliminar tudo menos a boca, então você deverá inverter a seleção (menu Seleção > Inverter, ou atalho: Ctrl + Shift + I), e então apertar Delete uma vez. A parte do rosto será excluída, ficando apenas a boca.

Imagem da boca já recortada

Com a mesma técnica da Caneta, crie outra seleção, mas abordando apenas a parte interna da boca (sem os lábios).

Quando tiver a seleção pronta, crie uma nova camada por cópia (menu Camada > Nova > Camada por Cópia ou atalho Ctrl + J), que vai ficar acima da camada da boca.

Eliminando rebarbas da boca aplicada na maçã

Precisaremos aplicar aos lábios a mesma textura da casca da fruta, para uma aparência mais realista. Com a Ferramenta Letreiro Elíptico (atalho: M) crie uma seleção como visto a seguir. Certifique-se de que ela abrange toda a área da boca, e que a camada da maçã está ativa.

Selecionando os lábios que receberão a textura

Crie então uma camada por cópia, e posicione a camada criada (nomeie-a "textura") entre as duas bocas: com lábio e sem lábios.

Duplique a camada da boca

Com a tecla Ctrl pressionada, clique na miniatura da camada "boca1", criando uma seleção em torno de seu conteúdo. Então, com Ctrl + Alt pressionados, clique na miniatura da camada "boca1interna".

Isto vai remover da seleção a área preenchida da segunda camada, e você obterá outra seleção em torno apenas dos lábios.

Crie a seleção sobre um boca e edite o conteúdo da outra

Com a camada da textura ativa, inverta a seleção e pressione Delete, ficando apenas com o contorno dos lábios. Faça o mesmo com a camada "boca1" e você terá uma camada apenas com os lábios, nomeie-a assim.

Desligue a opacidade da camada boca1, ou se preferir, exclua, não será mais usada.

Contorno dos lábios obtido

Com a Ferramenta Borracha (atalho: E), usando um pincel aerógrafo com fluxo em torno de 15%, apague suavemente as arestas dos lábios, eliminando o efeito indesejado de recorte.

Suavize com a borracha

Crie uma nova camada acima dos lábios ("sombra"), e usando um pincel aerógrafo com fluxo bem baixo (menos de 10%), faça um sombreamento na parte interna dos lábios.

Sombreie a parte interna dos lábios com tinta preta em uma camada isolada

Agrupe todos os elementos em uma pasta e desligue sua visualização. Repita todo o procedimento para inserir a lima e aplicar a boca2 nela.

Lima com boca
Aplique um ajuste de Matiz/Saturação aos lábios, deixando-os amarelados
Lima com boca
Repita os procedimentos anteriores para suavizar os lábios

Ao pintar para escurecer os lábios da" boca2" (numa camada acima dela), não use preto; pegue com a Ferramenta Conta-Gotas (atalho: I) uma cor mais escura da própria fruta, perto do fone, em seu lado direito.

A textura ficou acima da camada "sombra", com a mesclagem ajustada em Luz Brilhante. Mantenha a opacidade em cerca de 30%. Use um pouco da amostra de cor da língua na borda interna dos lábios, na camada sombra. Como antes, use um pincel aerógrafo suave, com opacidade bem baixa. Enquanto estiver pintando nela, mantenha a seleção no contorno dos lábios ativa, para não borrar outras partes da imagem.

Com a seleção, pinte onde precisar na boca

Ao terminar, coloque os elementos da lima em outra pasta, e passe para a maçã verde, repetindo o processo.

Ajuste de Matiz/Saturação para os lábios da maçã verde
Ajuste de Matiz/Saturação para os lábios da maçã verde
Aplicando textura na boca da maçã
A camada da textura deve ter opacidade média, e mesclagem em Multiplicação

Para tornar os cantos da boca esverdeadas como a casca, duplique a camada "boca3" (aquela sem lábios), ajuste o Matiz (Ctrl + U), e com a camada duplicada acima da original, use a Borracha com um pincel aerógrafo largo e suave para apagar a parte central, preservando próximo à gengiva e cantos da boca.

Use a Ferramenta Superexposição (atalho: O) ajustado para o Intervalo Realces e Exposição em cerca de 50% para escurecer partes de lábio que tenham ficado na boca.

Usando a ferramenta Superexposição

Como antes, agrupe os elementos da maçã verde em uma única pasta.

Desligue a visibilidade de dois dos grupos, mantendo, portanto, um deles visível. Crie uma nova camada a partir da mesclagem (atalho Ctrl + Shift + Alt + E); será criada uma camada com uma das frutas já prontas. Isole-a do fundo com a ferramenta que preferir (por exemplo, com a Caneta, criando um demarcador e convertendo-o em seleção; inverta-a e exclua o fundo).

Desligue a visibilidade da fruta criada, mantenha apenas o grupo de outra fruta ligada e repita o procedimento. Ao final, você deverá ter as três frutas, já prontas e sem o fundo, em uma camada para cada.

Frutas prontas, falta o cenários

Reposicione e redimensione as frutas. Para as sombras das frutas, crie uma nova camada logo acima de cada uma, nomeie-a "sombra + nome da fruta". Com a tecla Ctrl pressionada, clique na miniatura da fruta, então preencha a seleção criada com preto (preencha na camada da sombra, não na camada da fruta!).

Criando as sombras, primeiro com uma forma sólida

Transforme a sombra (Ctrl + T), arrastando seu ponto de transformação superior para baixo. A imagem deve ficar achatada, e de ponta cabeça, abaixo da fruta. Mova-a ligeiramente para cima, de modo que parte da fruta sobreponha a sombra. Aplique então o filtro Desfoque Gaussiano (menu Filtro > Desfoque > Desfoque Gaussiano, com 5 pixels de raio.

Por fim, baixe a opacidade da camada da sombra para cerca de 70%.

Aplique Gaussian Blur na sombra
Sombra criada, posição ajustada e filtro aplicado

Crie outra camada logo acima da sombra, crie uma seleção elíptica achatada logo abaixo da fruta, preencha de preto e aplique outro Desfoque Gaussiano, desta vez com Raio de 15 pixels. Acerte o posicionamento da sombra, então mescle-a com a camada da outra sombra.

Com a sombra mais próxima, efeito fica melhor

O fundo colorido foi criado usando a Ferramenta Caneta para desenhar as formas; elas foram preenchidas em camadas diferentes, usando várias configurações de cor com a Ferramenta Degradê Linear (atalho: G).

Acima de todas estas camadas que formaram o fundo colorido, foi adicionada uma outra camada (nomeada "chão"), preenchida de branco e tapando a base das formas do fundo. O efeito esfumaçado foi conseguido com o filtro Desfoque Gaussiano, e a Borracha foi usada para reduzir o branco perto das frutas.

Os padrões aplicados às formas são todos nativos do Photoshop, e foram inseridos através de Estilos de Camada (menu Camadas > Estilos) do tipo Sobreposição de Padrão, em diferentes modos de mesclagem.

Criação do fundo
Início do desenho do fundo

Repare que as frutas foram reposicionadas:  a maçã verde foi colocada ligeiramente à frente; as outras duas frutas foram sutilmente reduzidas e movidas para cima, dando a impressão de estarem um pouco mais ao fundo, atrás da maçã verde.

A base de cada fruta foi ligeiramente sombreada com a Ferramenta Subexposição, usando um pincel aerógrafo suave, com opacidade baixa, no Intervalo Tons Médios. As partes iluminadas foram clareadas com a Ferramenta Superexposição, de forma similar.

Cada fruta recebeu também um pouco da cor da fruta ao lado; selecione a fruta (clicando na miniatura da camada da fruta, com a tecla Ctrl pressionada), então usando um pincel aerógrafo largo e com opacidade muito baixa (cerca de 5%), pinte suavemente a lateral da fruta com a cor vinda da outra, como se estivesse recebendo o reflexo de cor. Procure não exagerar na pintura para não tornar a aresta das frutas muito destacada.

Criando reflexo colorido
Pinte suavemente a cor da fruta vizinha, dando efeito de reflexo.

Como últimos detalhes, entraram os Balões de Diálogo (feitos com a Ferramenta Forma Personalizada - atalho: U); basta criar um balão preenchido de preto numa camada própria, com outro preenchido de branco e ligeiramente menor na camada de cima. Os símbolos musicais foram feitos com a fonte Arial (para escrever o símbolo, segure a tecla Alt e pressione os números 1 e depois 3, ou 1 e depois 4).

A forma de luz irradiando feita logo atrás das frutas também foi criada com uma Forma Personalizada (do pacote "Símbolos", forma "Registration Target 2"); crie a forma personalizada com a tecla Shift pressionada para manter a proporção, depois converta o demarcador em uma seleção, inverta-a e preencha-a (em uma camada própria) com um degradê radial branco, com o segundo ponto transparente.

Para a fumaça de irritação sobre a maçã verde, foi usado o pincel que você baixou no começo do tutorial. Carregue os pincéis e numa camada acima de todas, pinte de preto, com fluxo e opacidade em 100%. O pincel usado foi o número 10, com tamanho de cerca de 350 pixels.

Pincéis para desenho de fumaça no Photoshop

Trabalho finalizado

tutorial frutas cantantes finalizado

Para saber em detalhes como foi feito o fundo, baixe o arquivo fonte do tutorial. Ele está disponível no botão abaixo, troque-o pela divulgação desse artigo em uma rede social de sua preferência.

Dúvidas, sugestões, quer mostrar seu resultado? Deixe um comentário!

- Publicidade -

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui