Downloads

Onde baixar e como instalar formas vetoriais no Photoshop

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

As Formas Vetoriais (Vector Shapes) são uma das ferramentas mais bacanas do Photoshop, facilitando muito a vida de quem lida com a necessidade de desenhar formas comuns como silhuetas, setas, logotipos… Diferente dos bitmaps (padrão do Photoshop) elas podem ser transformadas, remodeladas e reescaladas, sem perda de qualidade, até que você decida preenchê-la com cor.

Com o desenvolvimento da arte vetorial, hoje são vistos de grandes artistas, que obtém resultados excepcionais. Bons exemplos você pode encontrar no Vectorart.org. Ou pesquise no Google pelos termos arte vetorial ou vector art… No design web, também a arte vetorial tem emprego, na geração de ícones, temas e imagens ilustrativas diversas. A característica de manter a resolução independente do tamanho em que seja reescalada é um ponto a favor.

Ver também → Diferenças básicas entre os principais formatos de imagem

Nem sempre é tarefa fácil encontrar formas que realmente se encaixem nas nossas necessidades, ou quando as encontramos, são pagas, e às vezes com preços bem salgados. Vou mostrar alguns bons blogs e sites com ótimos pacotes de formas vetoriais, gratuitos e alguns pagos, e também como instalar esses pacotes de formas em seu Photoshop.

Como instalar essas formas?

É muito fácil. Aqui vou usar prints do Photoshop CS2, mas o procedimento é similar com qualquer versão do programa.

1) Após fazer o download do pacote de formas escolhido, extraia o conteúdo para alguma pasta (normalmente o arquivo estará compactado em .zip ou .rar).

forma vetorial do Photoshop

2) Se preferir, você pode manter o arquivo neste lugar, ou (mais indicado), colocá-lo na pasta padrão de formas personalizadas do Photoshop. A pasta, por padrão fica no caminho:

C:Program FilesAdobeAdobe Photoshop CS2 (sua versão aqui, podendo ser CS, CS2, etc)PresetsCustom Shapes

ou em português, dependendo de sua instalação

C:Arquivos de programasAdobeAdobe Photoshop CS2PredefiniçõesFormas Personalizadas

3) Inicie seu Photoshop. Abra um arquivo, pressione U, ou clique na Ferramenta Forma Personalizada (Custom Shape Tool), na barra de ferramentas.

forma vetorial

4) Na barra superior, clique na seta ao lado de Formas (A); no menu que será aberto, clique na pequena seta à direita para abrir o menu de seleção de formas (B).

carregar a forma vetorial

5) Selecione o nome do pacote de formas que você colocou na pasta do Photoshop (no meu caso, Aircraft – lukeroberts);

lista de custom shapes
Muitas formas vetoriais instaladas! Não recomendo tantas…

6) Clique em OK para abri-las em uma lista nova ou em Anexar para que sejam anexadas à lista de formas já aberta.

anexar a forma vetorial

Mais fácil que isso, impossível.

formas vetoriais já carregadas

Cuidado para não se empolgar e lotar seu Photoshop com centenas de pacotes de formas, isso pode diminuir drasticamente a performance do programa (especialmente na hora de abrir; quanto mais formas, mais lento fica), então aprecie com moderação!

E onde encontro as formas?

All SilhouetesAll Silhouetes – Mais de 98% das formas são encontradas em formatos .csh (Photoshop) e .ai (Adobe Illustrator), sendo a maior parte grátis para uso comercial. Embora o site seja todo em inglês, é fácil navegar e baixar as formas.
My Photoshop BrushesMy Photoshop Brushes – Além de muitas formas vetoriais, o blog também oferece um sem número de outras melhorias, como pincéis, texturas e degradês. Muitos são livre para uso comercial, mas atenção às licenças antes de sair usando para ganhar dinheiro.
Smashing Magazine Smashing Magazine – site mais que conhecido entre os usuários de Photoshop e designers em geral. Sempre apresenta ótimos pacotes de ferramentas para download grátis, como este, com 80 conjuntos de formas.
DezignusDezignus – Um dos meus preferidos, conta com muitas formas vetoriais de qualidade, e bastante variados. Grátis e excelente variedade. Pena que não tem novos posts desde 2012, mas tudo ainda está lá disponível.
LadyoakLadyoak – Também não recebe novos posts, mas tem quase dez mil formas vetoriais para serem baixadas, de graça! Requer um rápido registro no site. Além das formas, também oferece degradês, texturas etc.

Sem esquecer do deviantART, com muita coisa a ser explorada. Se quiser opções pagas profissionais e 100% para uso comercial, procure no Graphic River.

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Deixe um Comentário

Pin