Photoshop

Tutorial: como criar cartaz tipográfico no Photoshop

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Não é de hoje que vem pipocando na internet trabalhos excelentes com arte tipográfica. Alguns são realmente impressionantes, dão aquela estranha noção de não ter a  ideia como foi feito…

Nesse tutorial muito fácil, você vai aprender a criar o cartaz de divulgação para um evento musical fictício, usando efeito de tipografia para obter um belo resultado. Ao completar o tutorial, terá colocado em prática o uso de criação de camadas a partir de seleções e sobreposição de preenchimento sobre texto.

Talvez até a dúvida sobre como aquela arte tipográfica fantástica que você viu em algum lugar, comece a ficar menos misteriosa =D Altamente indicado para recém-iniciados.

Crie um novo documento (atalho: Ctrl + N), de 600 x 600 pixels, fundo branco. Aperte Ctrl + I para inverter o fundo para preto.

Tamanho do arquivo

Com a Horizontal Type Tool (Ferramenta Letreiro Horizontal – atalho: T), clique e arraste sobre o papel, criando um bloco de texto. Usando a fonte Arial Black, tamanho 10 pt, cor branca, digite uma linha de palavras relacionadas à música, que será o tema do cartaz. As palavras foram POP ROCK DANCE TECHNO TRANCE ELECTRONIC PUNK.

Copie as primeiras palavras que digitou, e vá colando, até encher o bloco de texto.

Siga ao menu Edit > Transform > Rotate (Editar > Transformar > Girar), e gire o bloco de texto em sentido horário, a 45°. Para manter o giro perfeito, segure a tecla Shift enquanto arrasta o mouse. Confira na barra  superior do Photoshop o grau enquanto aplica o giro.

É preciso que o texto ocupe todo a área do papel. Arraste o bloco de texto de modo que ocupe a parte superior do papel (veja abaixo) então selecione o texto com a Horizontal Type Tool, clique nas alças de redimensionamento do bloco de texto e alargue-o tanto na largura quanto na altura, tornando-o ligeiramente maior que o papel.

Mova o bloco para essa posição
Arraste a alça de redimensionamento (veja a alça da largura) do bloco e aumente-o na largura e altura
Resultado esperado

Copie o que já tem de texto e vá colando até preencher tudo.

Insira a figura “poster_girl.png” no documento, e com a Magic Wand Tool (Ferramenta Varinha Mágica – atalho: W), elimine seu fundo, deixando apenas a figura. Se preferir, você pode usar outras imagens, mas desde que não sejam muito detalhadas, caso contrário, o efeito não será tão interessante.

Use a Move Tool (Ferramenta Mover – atalho: V) para reposicionar o rosto da garota mais à direita do papel. Então, segurando a tecla Ctrl, clique sobre a miniatura da camada de texto (veja na próxima imagem). Uma seleção será feita ao redor do conteúdo da camada.

Com a camada da garota (Layer 1, em nosso exemplo), segure a tecla Ctrl e junto, tecle J. Será criada uma nova camada a partir da seleção, ou seja, tudo o que estiver selecionado dentro da camada será duplicado em uma nova camada.

Desligue temporariamente a visibilidade da camada da garota (clique no ícone do olho, ao lado da miniatura da camada), para ver o que foi duplicado.

Reative a visibilidade da camada da garota, e desligue da camada que foi duplicada. Usando uma ferramenta de sua preferência, crie uma seleção em torno da boca da garota. Com a camada dela ativa, crie uma nova camada a partir da seleção (Ctrl + J).

Coloque a nova camada com a boca acima de todas. Desligue a visibilidade (ou exclua, não vamos usá-la mais) a camada da garota, e reative a visibilidade da outra camada.

Para o fundo: com a camada do texto ativa, clique sobre o botão Add a Layer Style (AdicionarEstilo de Camada) no rodapé da janela de camadas. Selecione a opção Gradient Overlay (Sobreposição de Degradê). Clique sobre a janela de edição do degradê para modificá-lo.

Estes foram os ajustes:

Quase pronto. Adicione o bloco de texto com as informações sobre o festival (são fictícias, claro!). Use a Horizontal Type Tool para isso. Para conseguir clicar (já que todo o papel estará ocupado pelo texto de fundo), afaste o zoom (Ctrl e tecla de para afastar e Ctrl e tecla de + para aproximar), e clique fora do papel, depois traga o texto para cima da imagem.

Depois de digitar, pressione Ctrl + T (ou menu Edit > Transform > Free Transform) e gire o bloco de texto em 45°, como fez antes. A fonte utilizada foi a Arial Black, com tamanho 45 pt para o título, 30 pt para o subtítulo, e 17 para a informação de rodapé.

Para criar as notas musicais, use de novo a Horizontal Type Tool; gire um pouco as letras com Ctrl + T, então selecione as duas camadas (uma com cada nota) segurando Ctrl e clicando sobre a miniatura de cada uma.

Pressione Ctrl + E para rasterizá-las e mesclá-las numa só. Então use a mesma técnica de antes: crie uma seleção no texto de fundo, mantenha a camada da nota musical ativa, pressione Ctrl + J e desligue a visibilidade da camada, deixando apenas a que foi recortada. Serviço completo!

Dica: para escrever as notas, use o atalho de teclado Alt + 13 e Alt + 14 (segurando Alt, tecle uma vez no número 1 e em seguida no outro número).

Notas musicais já escritas, uma em cada camada
Camadas unidas e rasterizadas (clique na miniatura de cada uma com Ctrl pressionado, então pressione Ctrl + E)
Seleção em torno do conteúdo da camada do texto de fundo, mantenha a camada das notas ativa e pressione Ctrl + J

Finalizado

Cartaz tipográfico finalizado

Você pode baixar o arquivo-fonte deste tutorial aqui, APENAS COM FINS DIDÁTICOS. NÃO REUTILIZE.

Se tiver dúvida, é só postar aí embaixo nos comentários.

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

7 Comentários

  1. Excelentes dicas!!!! Seguindo o passo a passo é possível alcançar resultados maravilhosos. Parabéns pelo post, está ajudando muitas pessoas!!

  2. Amei o tutorial, fica um efeito super interessante e ao mesmo tempo é muito fácil e rápido de fazer. Obrigada! =D

Deixe um Comentário

Pin