Claro que fotografar e filmar é essencial, mas a pós-produção é a fase em que a magia acontece. É ali que designers e artistas transformam cenários ordinários em mundos surreais, colocam pessoas em Marte, lutadores quase desnudos no gelo polar, ou dão vida a criaturas fantásticas.
No cinema moderno, em que grandes cenas de batalha e ficção são quase predominantes via computação gráfica, as técnicas geram resultados beirando o inacreditável, e mais importante: quase indistinguíveis entre o real e a edição. O chroma-key ingênuo que permitia Chaves e Chapolin contracenando é o mesmo antepassado dos fundos verdes — às vezes azuis — de hoje, que continuam firmes servindo como base para criar ilusões impossíveis na vida real, como personagens à beira de precipícios, no meio de chamas ou nos jardins da Casa Branca.
Confira um pouco disso com essa galeria de 20 edições de efeitos visuais em filmes e seriados conhecidos como Mad Max, Robocop, Game of Thrones e Homem de Ferro. Se para alguns pode ser meio decepcionante saber que aquele cenário deslumbrante jamais existiu, para fãs de arte digital é como o descortinar dos truques do mágico.
Mad Max
Game of Thrones
300
Godzilla
Dívida de Honra
Caminhos da Floresta
Homem de Ferro
O Agente da U.N.C.L.E.
Maze Runner: Prova de Fogo
O Ataque
Guerra Mundial Z
Caçadores de Obras-Primas
As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada
Rei Arthur
Robocop
O Segredo dos Seus Olhos
Deadly Honeymoon
Prometheus
X-Man: Dias de um Futuro Esquecido