As ferramentas 3D do Photoshop são um verdadeiro pesadelo pra alguns usuários, especialmente os que nunca usaram 😛 Se você tentar, verá que não tem nada de tão assustador nelas, e com um dia de prática já vai conhecer as bases e entender ao menos pra que servem. Claro que não dá pra sair criando super composições, mas captar o basicão, pelo menos, é possível.
Pra tentar ajudar quem ainda não se aventurou, vou mostrar aqui alguns passos elementares com um efeito de texto 3D no Photoshop. Se acompanhar, ao final você terá aprendido a alterar os ângulos de câmera, girar e redimensionar, criar objetos tridimensionais a partir de planos e como renderizar (o chamado acabamento do objeto 3D em uma imagem finalizada).
Esses recursos só tem melhorado, e hoje podemos fazer coisas bem interessantes sem precisar de outro software. Então, trate de deixar a preguiça de lado e começar logo.
Crie um novo documento…
…do Photoshop, tamanho 1280 x 1024 (foi o que usei, se preferir maior ou menor, fica por sua conta). O fundo pode ser branco, mas depois coloque ali um degradê ou algo neutro pra ajudar.
Digite com a ferramenta Texto o que vai transformar em texto 3D. A fonte fica também ao seu critério, mas geralmente as mais encorpadas dão melhor resultado.
Siga ao menu “3D > nova Extrusão 3D da camada selecionada”. O texto será convertido em objeto 3D. É onde começa a brincadeira.
Nota: quando surgir a janela perguntando se quer mudar para a área de trabalho 3D, confirme, assim as ferramentas 3D aparecem. Se preferir isso mais tarde, use o menu Janela > Área de trabalho > 3D.
Clique e arraste sobre o papel e verá a mudança no ângulo da câmera, pois ela é a ferramenta padrão. A janelinha no canto superior esquerdo mostra vários ângulos fixos – se quiser, pode escolher outros clicando no ícone da câmera.
Dica: se ficar perdido no movimento, use o campo “Visualizar” na caixa de Propriedades, colocando em Câmera Padrão. Tudo volta pro lugar!
Quando definir a câmera ideal, pode começar a alterar o objeto. Dê um clique sobre ele e vai surgir um monte de setas e símbolos: é o eixo 3D, que serve para aumentar ou diminuir a extrusão, girar, elevar ou abaixar em relação ao “solo”, etc.
Para entender, é preciso notar os eixos de edição:
Eixo X: movimento na largura, ou horizontal.
Eixo Y: movimento na altura, ou vertical.
Eixo Z: movimento na profundidade (afasta ou aproxima).
A bola azul no meio da imagem acima (na verdade, é a ponta de uma seta vista de frente) serve para mover no eixo Z. Clique e arraste sobre ela e verá que o objeto se afasta ou aproxima da câmera.
Um pouco acima dele, há um tipo de alça – passando o mouse, surge o aviso de giro. Experimente: o objeto gira no eixo Z.
Veja o objeto antes e depois. Na segunda imagem abaixo, arrastei o ponto “Mover” do eixo Z para cima (afastou o objeto).


Um pouco abaixo da ponta da seta tem outra alça (vermelha), que serve para girar em torno do eixo X. Clique e arraste um pouco, note que o objeto vai girar para frente ou para trás.
Se clicar e arrastar sobre o quadrado no meio, vai dimensionar uniformemente o objeto.
Os mesmos pontos na extensão verde da guia servem para dimensionar ao longo do eixo Y (achatar ou alongar o objeto na altura), girar no eixo Z (de lado), e mover no eixo Y (objeto sobe ou desce).
Faça testes com os eixos vermelhos. Conhecendo o efeito de cada um, posicione seu texto do jeito que quiser. Mais perto do chão? Com leve inclinação, ou quem sabe girando no ar?
Textura, extrusão, luz
Abra a paleta 3D (fica perto das Camadas). Estão ali todas as partes que compõe o texto 3D, como material, extrusão, iluminação, etc.
Vamos aplicar uma textura em todo o material. Selecione todas as partes do objeto, como se selecionasse camadas, assim:
Lá em cima, na paleta de Propriedades, na caixa de Materiais, escolha “Metal Aço”. Ela é aplicada ao objeto.
Clicando no objeto, aparecem ferramentas na guia de Propriedades. Vamos usar a Cap para criar um efeito de chanfro.
O tipo de hub que aparece sobre o objeto serve para vários controles. Passe o mouse sobre cada seta para ver. A do canto superior altera o ângulo do chanfro, encontre-o e arraste, deixando uma borda mais iluminada.
Clique de novo no primeiro botão das propriedades, Malha. No controle deslizante, ajuste a profundidade da extrusão.
Outra vez na paleta 3D, clique no último botão, “Fitrar por: Luzes”. Você pode adicionar mais pontos de iluminação, seja ela direta (Spot), em todo o ambiente (infinita) ou pontual. Faça o teste adicionando mais um foco de luz infinita. Arraste seu controle para dar uma leve iluminação no alto da extrusão.
Como não quero sombra projetada, cliquei sobre o objeto e nas propriedades, desmarcando a caixa Projetar Sombras.
Vamos renderizar agora (fazer o acabamento). Use o atalho Ctrl + Alt + Shift + R, ou use o menu 3D > Acabamento. Dependendo da complexidade do objeto, pode levar vários minutos. Nesse exemplo aí, usando um Core2Duo com 4GB de RAM e placa de vídeo 512MB GDDR5, a previsão era de 9 minutos, mas demorou bem mais. Nem quero imaginar quanto demoraria num trabalho muito elaborado 😯
O acabamento é o que vai transformar o objeto 3D numa imagem finalizada e suave, sem as arestas sólidas e mal acabadas que temos durante a edição. Veja como ficou (clique para ampliar):
Nota: se depois de “acabado” você voltar a editar o objeto, perderá a definição, aí tem que fazer o acabamento outra vez antes de salvar em outro formato como JPG ou PNG. Se quiser manter o resultado anterior, crie uma camada por cópia de tudo e preserve.
Outro exemplo
Girei o ângulo da câmera para o alto, religuei as sombras e girei o texto até ele ficar “encostado” no chão. Como?
Primeiro, naquela janelinha da câmera, clique no ícone da câmera e selecione “Superior”, então clique no ícone do cantinho, “Trocar exibição principal e secundária”, assim o objeto no papel passa a ter a visão da janela (no caso, superior). Aí é só girar o objeto como fez antes (usando os pontos do eixo 3D).
Para remover luzes, é igual uma camada: na paleta 3D, clique no botão “Filtrar por: Luzes”, e exclua aquela luz que criou, deixando a original (clique com o botão direito sobre ela e depois em Excluir Objeto).
Para facilitar o posicionamento do texto, use a caixa de propriedades. Clique no botão Coordenadas (com o objeto selecionado), e coloque eixo X em 90°, eixo Y em -4° (ou quanto precisar para deixar o texto perfeitamente alinhado) e o Z em zero – teste outros.
Para tirar toda a altura do texto em relação à base, clique no botão “Mover para o chão”.
Para centralizar perfeitamente o texto, clique no botão Redefinir da primeira coluna.
Para testar as predefinições de iluminação, clique sobre o ponto de luz (um ícone parecido como sol), então nas propriedades; teste cada tipo.
Depois coloquei uma luz pontual (na paleta 3D, filtre por luzes, clique no botão adicionar luz): ela não cai sobre o objeto todo como as luzes infinitas, mas emanam de um ponto. São ótimas para criar reflexos. Ajuste suas propriedades, e use os pontos para arrastá-la até o pingo do I. Se marcar a caixa Sombra, ela também projeta sombra e não só ilumina. Nem sempre esse efeito será agradável.
Depois uma simples modificação na câmera (lembra como? Clique fora do objeto e altere o ângulo arratando o mouse, ou use as propriedades da câmera). Reposicione a luz infinita 1 para um dos lados, jogando a sombra projetada para o outro, e deixe a outra (luz infinita 2) ligeiramente por cima. Dê o acabamento de novo.
É um exemplo simples, destinado a mostrar onde estão as ferramentas. O melhor jeito de conhecê-las bem é praticando, então digite um texto e vá experimentando vários tipos de iluminação, como ficam com ou sem texto, etc. Depois, sabendo mais ou menos como funcionam, procure tutoriais com resultados mais bem acabados.
Com paciência e técnica, alterando texturas e cores, e entendo como a luz funciona (noções de sombra e iluminação ajudam demais) dá pra conseguir peças muito bonitas muito além de texto 3D. Pratique!
Saiba mais sobre as ferramentas 3D a partir do Photoshop CC.
PS: Se não conseguiu criar o texto e quiser estudar o arquivo usado neste tutorial, pode baixá-lo aqui (8 MB).
PS2: lembre-se que os recursos 3D do Photoshop são só para versões CC, e anteriores em pacotes Extended.
4 Comments
Amigo boa noite,
Estou tentando seguir este tutorial abaixo, tudo sai conforme o video abaixo com execeção a RENDERIZAÇÃO, a hora que vou aplicar o render, o quadrado que vai dando realce ao efeito é pequeno ( não como o video que é grande ) e ele não consegue aplicar a sombra dourada como cor do background, a mesma fica focada somente no centro proximo as letras.
O video tem 8 minutos,
How to Make 3D Text – Photoshop CC Tutorial
https://www.youtube.com/watch?v=Q3bEF0PHR00
poderia me ajudar enviar alguma dica via e-mail amigo por favor ?
Vc tem que ter uma placa gráfica com CUDA como uma Boa GForce
Daniel, sabe como usar a linha do tempo com a caada 3D (exportar para vídeo uma transformação de texto em 3D).
Valeu.
Oi Elton, nunca usei pra nada “sério”, mas tendo noção básica de timeline é fácil usar. Depois de feitas as edições na linha do tempo, é só clicar em Render Video (botão logo abaixo da linha do tempo) e ajustar as configurações da exportação.