Photoshop

Efeito de texto simples para banners no Photoshop

Veja como criar um banner usando ferramentas básicas do Photoshop, indicado para iniciantes.
Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Veja nesse tutorial como criar um efeito de texto decorativo, usando recursos básicos do Photoshop, mas com um resultado bem agradável e suave. Não é preciso prática em uso de ferramentas avançadas como pincel ou caneta, por exemplo. Indicado para quem tem menos prática no Photoshop.

O banner será simples: além do texto estilizado, alguns elementos externos como árvores, pássaros e um cenário, com o tema “natureza”. Embora o assunto do tutorial seja o efeito no texto, veremos como desenvolver o banner todo, com adição das imagens e uso de alguns filtros.

 

Vamos precisar de dois arquivos:

Crie um novo documento no Photoshop; 1000 x 450 pixels está de ótimo tamanho tanto para nossa prática, quanto para a maior parte dos usos, caso queira empregar seu banner para ilustrar sites e blogs.

Preencha a camada única com a cor #8dc63f.

Cor para o fundo do trabalho

Com uma fonte decorativa, crie seu texto. Eu usei a “Bello Script”, mas você pode usar outras se preferir ou não tiver essa (a “Mistral” é uma boa alternativa nesse exemplo). A cor usada no texto foi a #c6f685.

Faça o texto razoavelmente grande, mas não pegando o papel todo, pois vamos colocar uns ingredientes extras e precisaremos de espaço.

Texto digitado em tom de verde

Ao pé da janela de camadas, você encontra o botão com os estilos de camada. Clique nele e (estando a camada de texto ativa) escolha Traçado.

Estilo de camada Traçado no menu

Aplique um traçado de 12 pixels, cor branca.

Traçado de 12 pixels, cor branca

Clique com o botão direito sobre a miniatura do efeito, na janela de camada, e selecione Criar Camadas. Será criada uma camada à parte, com o contorno branco do texto.

O estilo de camada vira camada isolada com o comando "Criar camada"

Sobre a camada gerada, aplique dois estilos de camada: Sombra projetada e Chanfro e Entalhe. Configurações:

Configuração do estilo de camada "Sombra projetada"

Configuração do estilo de camada "Chanfro e Entalhe"

Agora ative a camada do texto (clique sobre sua miniatura) e aplique os estilos de camada Sobreposição de Padrão e Chanfro e Entalhe. Veja os ajustes:

Configuração do estilo "Sobreposição de Padrão"

Configuração do estilo "Chanfro e Entalhe"

Nota: para encontrar o padrão “Tela Carregada Extra”, procure no grupo de padrões chamado “Superfícies Artísticas”. Acompanhe o caminho de onde clicar para achar os padrões:

Sobreposição de padrão: localizando o padrão "Tela Carregada Extra"

Na camada do fundo (aquela preenchida de verde), aplique o filtro Ruído (menu Filtro > Ruído > Adicionar Ruído), de Intensidade 2, monocromático.

Filtro Ruído, Intensidade 2, modo monocromático marcado

Estamos prontos com o texto, vamos aos adornos.

Texto estilizado e pronto

Abra o arquivo com as imagens de árvore, copie a escolhida para o documento do texto, redimensione pelo comando Transformar (Ctrl + T) e posicione-o melhor.

Depois, duplique a camada da árvore e coloque a cópia no modo de mesclagem Divisão, para clarear um pouco. Reduza sua opacidade para uns 40%.

Árvore aplicada e duplicada

Insira a imagem do passarinho no documento. Redimensione-o e posicione-o corretamente. Deve ser bem pequeno, é uma ave, não vá fazer um monstro voador! =D

Para dar um “charme”, coloque-o à frente do texto, posicionando sua camada acima de todas.

Ave inserida no documento

Para o “solo” marrom: com a ferramenta de seleção que tiver mais intimidade (caneta, laço poligonal, etc), crie uma forma pegando o canto inferior direito da imagem, similar ao visto abaixo.

Logo acima da camada verde do fundo, crie outra camada, e nela preencha a seleção com a cor #4f3814 (um tom de marrom que obtive a partir da imagem da árvore). Remova a seleção com o comando Ctrl + D.

Solo marrom criado

Para criar o efeito em linhas no solo: duplique a camada do solo marrom. Mova a camada duplicada para cima, segurando a tecla Shift e apertando a tecla direcional para cima três vezes (a camada duplicada deve se mover 30 pixels para cima).

Então, ainda com a camada duplicada ativa, segure Ctrl e clique sobre a miniatura da camada do solo original, criando uma seleção ao redor de seu conteúdo (o solo na posição original). Clique Delete para excluir aquela área na camada duplicada, pressione V para voltar à ferramenta Mover, e pressione a seta para cima para mover a camada 1 pixel para cima. Parece complicado, mas não é.

Veja:

Camada original do solo
Original, uma camada de solo.
Camada do solo duplicada e movida 30 pixels acima da posição original
Camada do solo duplicada e movida 30 pixels acima da posição original
Seleção criada em torno do conteúdo da camada original do solo
Com a camada duplicada ativa, crie seleção em torno do solo na posição original
Clique Delete para excluir aquela área na camada duplicada, e mova-a 1 pixel para cima
Clique Delete para excluir aquela área na camada duplicada, e mova-a 1 pixel para cima

Para a segunda linha, repita o processo, mas agora começando na cópia anterior, e movendo-a apenas 20 pixels acima (ou seja, duplique a camada duplicada do solo que acabou de editar, mova a nova cópia 20 pixels acima, crie a seleção ao redor da cópia anterior, Delete na nova cópia, e mova mais 1 pixel acima).

A cada nova linha, vá tornando as novas mais finas, até terminar.

Solo pronto

Quando terminar, mescle todas as camadas com linhas e a camada do solo original em uma única (vá selecionando todas clicando sobre cada miniatura enquanto segura Ctrl, então pressione Ctrl + E).

Camadas que formam o solo, antes e depois de mescladas

Por fim, aplique o filtro Ruído (igual ao que aplicou no fundo verde, lá no começo) ao solo marrom. Como foi o último filtro usado, é só usar o atalho Ctrl + F para repeti-lo.

Solo pronto, com filtro Ruído aplicado

Para esse tutorial, já é o bastante. Veja como ficou:

Efeito de Texto Simples Para Banners no Photoshop.br

Você pode continuar, adicionando mais detalhes e ajustes. Que tal caprichar mais na árvore, com efeitos de sombra e iluminação, ou mais um texto?

O arquivo fonte do tutorial está disponível para download grátis. Clique no botão abaixo.

Abre uma nova guia no Mediafire

Se tiver alguma dúvida, comente!

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

6 Comentários

  1. Tutorial muito bom, o site em síjá é perfeito, o que faltava para designers em geral..Parabéns pelo trabalho!

  2. Olá, sou iniciante no PShop, gostaria de saber se podem me tirar uma dúvida: estou fazendo um banner para aniversário infantil, tenho q salvar a imagem no tamanho original para imprimir na gráfica…o tamanho é de 0,90 X 0,70 cm. A pergunta é: tenho q fazer a montagem do banner com as fotos em escala grande pra conseguir salvar, ou posso montar o banner, mesclar as camandas e depois salvar no tamanho desejado? Mas como faço pra obter o máximo de resolução?
    Se puderem me ajudar, agradeceria muito!! 😉
    Obrigada,
    Rosana

    • Oi, Rosana!

      Suponho que o tamanho certo seja 90 x 70 cm, é isso? Se for, e for criado com resolução de 72 pixels/polegada, o tamanho da imagem será 2551 x 1984 pixels. Se você aumentar a resolução para 300 dpi (coisa que normalmente é pedida pelas gráficas), o arquivo vai pra 10630 x 8267 (tamanho necessário para imprimir com este tamanho, e com esta qualidade).

      Se o banner já está pronto e foi feito 2251 x 1984 pixels (a 72 dpi), você até pode aumentar a resolução na janela acessada pelo menu Imagem > Tamanho da Imagem (colocando 300 pixels/polegada), mas o Photoshop vai ter que “inventar” um monte de pixels para chegar aos 10630 x 8267 (300 dpi), piorando a qualidade da imagem (vai ficar tudo “embaçado”).

      Se você desmarcar a opção Restaurar Resolução da Imagem e então aumentar a resolução, o Photoshop a aumenta, mas ela vai ficar pequena na impressão – no caso, 21,6 x 16,8 cm.

      Resumindo: faça o banner no tamanho necessário para a resolução pedida pela gráfica (se eles pedirem 300 dpi, use 10630 x 8267). Pergunte tudo pra eles, pois conhecem os equipamentos que vão usar e podem dizer exatamente o que você precisa.

    • Legal, Stanley! Fireworks nunca foi muito minha “praia”, já que por ser mais voltado ao design web, eu preferia usar outros softwares. Invista no Photoshop que vale a pena.

Deixe um Comentário

Pin