Tutoriais

Efeito de texto em monitor no Photoshop (editável)

Anúncios Google

Nesse tutorial vamos ver como desenvolver um efeito de texto imitando a aparência de monitor, como um print screen ampliado revelando a textura dos pontos que formam a imagem. Pode ser útil na criação de mensagens de destaque, banners, desenhar telões, placares eletrônicos, etc.

As imagens na tela são formadas por padrões de 3 cores distribuídas em pontos luminosos, o chamado RGB, de Red, Green e Blue. Vamos então criar um padrão no Photoshop usando as cores em grupo, e quando repetidas e aplicadas no texto através de estilos de camada, só faltarão pequenos ajustes para o brilho. O arquivo do tutorial, usando Objetos Inteligentes, está disponível para download no final e pode ser editado com seu próprio texto.

Mas o melhor é acompanhar e fazer você mesmo. Veja como deve ficar:

Texto em monitor no Photoshop - final

Comece criando um novo arquivo do Photoshop. Escolhi um tamanho que pode ser usado como papel de parede médio, 1366 x 768. A camada única deve ser preenchida de preto.

Novo documento do Photoshop

Selecione a ferramenta Retângulo Arredondado na barra de ferramentas (fica agrupada com as formas personalizadas, elipse, etc). Na barra superior de opções da ferramenta, clique no botão com a engrenagem e selecione Tamanho Fixo, 7 x 26 pixels. Certifique-se de que o modo esteja em Forma (no primeiro menu deslizante da barra de opções).

ajustes do Retangulo Arredondado

Clique e arraste no papel para desenhar uma camada de forma. Será automaticamente aberta a guia com os propridades da forma, no lado direito da tela. Aplique zoom (Ctrl e +) para ver melhor o trabalho. Clique na caixa de cor, então no Seletor de Cores e digite a cor #FF4C22 para preencher a forma.

seletor de cores da forma

Muito bem, você tem a primeira forma, ou o primeiro pixel da sua tela. Duplique a forma com o comando Ctrl + J (ou arraste a miniatura da camada para cima do botão Nova Camada, na guia de Camadas). Use a ferramenta Mover (V) com a tecla → até mover a forma duplicada a 3 pixels de distância da borda da primeira. É só deixá-los encostados, então dar três toques na tecla para a direita.

formas juntas

forma afastada

Agora repita o procedimento anterior para alterar a cor do segundo pixel para o valor hexadecimal #1283F9. Repita todo o procedimento para criar um terceiro pixel, com a cor #79F95A.

Quando tiver os três, duplique o primeiro pixel, vermelho, e posicione-o no fim da “fila”, ficando assim com 4 pixels, começando e terminando com vermelho, veja:

ordem das camadas de forma

Ative as réguas do Photoshop, se não estiverem ativas (Ctrl + R). Clique sobre a régua da esquerda e arraste para dentro do papel uma linha-guia, posicionando-a bem no meio do primeiro pixel vermelho. Faça o mesmo com o último.

Dica: as guias são atraídas por pontos intermediários e bordas de objetos se a opção estiver ativa (no menu Visualizar > Ajustar, e opções em Visualizar > Ajustar a…). Caso sua linha não esteja sendo atraída pelo centro do pixel, é porque a camada não está ativa – ative-as na guia de Camadas.

linhas guia do Photoshop

Crie agora duas linhas guias horizontais, posicionadas a 1,5 pixel de distância do topo e da base das formas. Como fazer isso? Primeiro crie duas linhas horizontais encostadas nas formas, então verifique o valor da posição para saber onde colocar a outra a 1,5 de distância.

Exemplo: ao colocar minha linha guia no alto das formas, vi que a posição era exatamente 194,0 px.

posição da linha-guia

Como a outra estará acima, o valor diminui – coloque-a na posição 192,5.

posição da segunda linha guia

Faça o mesmo com as linhas inferiores. Agora você tem quatro linhas horizontais, sendo duas exatamente a 1,5 px de distância das formas.

Dica: se tiver dificuldade em posicionar as linhas, aplicar bastante zoom pode ajudar a tornar o movimento delas mais suave.

linhas-guia posicionadas

Com a ferramenta Letreiro Retangular (M), crie uma marca usando como referências as linhas-guia, pegando desde o meio das formas, deixando 1,5 px de espaço acima e abaixo das formas. A marca deve ser atraída pelas linhas se você marcou as opções indicadas antes.

letreiro retangular criado

Siga ao menu Editar > Definir padrão. Nomeie seu novo padrão como “Monitor”, ou “RGB”, etc, como preferir.

criando padrão

Agora fique à vontade para jogar fora as formas, excluir as linhas e deixar só o fundo preto original. O que precisávamos, já temos: o padrão com os pixels coloridos.

O próximo passo é digitar seu texto. Fontes mais encorpadas devem dar melhor resultado, mas nada o impede de testar outras. Aqui foi usada a ChunkFive, que é a mesma do logo do Tutoriart.

texto digitado

Crie uma nova camada acima de todas, nomeie-a como “padrão”. Preencha-a com qualquer cor e clique no botão “Adicionar um estilo de camada” no rodapé da guia de Camadas (ou dê um duplo-clique sobre a miniatura da nova camada).

Aplique uma Sobreposição de Padrão, selecionando o padrão que acabou de criar, com Opacidade 100% e Escala 25%. A camada será toda coberta pelos pixels.

sobreposição de padrão

Agora clique com o botão direito sobre o nome da camada “padrão” e selecione “Criar máscara de corte”. O conteúdo da camada passa a aparecer só sobre a de baixo, que contém o texto.

camada de corte

Ative as duas camadas (padrão e texto) e clique com o botão direito sobre uma delas, selecionado “Converter em Objeto Inteligente”. Duplique o Objeto Inteligente criado. Renomeie cada um como “texto” e “desfoque”.

posição dos objetos inteligentes

Vamos começar a aplicar iluminação, simulada através de efeitos de desfoque. Ative a camada “desfoque” e siga ao menu Filtro > Desfoque > Desfoque Gaussiano. Ajuste-o com Raio 20.

Em seguida, na mesma camada, aplique outro desfoque, esse de Movimento (no mesmo menu, Desfoque de Movimento), em Ângulo 90° e Distância 50 pixels.

desfoques de movimento e gaussiano

Ainda na mesma camada, aplique outro estilo de camada Sobreposição de Padrão, com o mesmo padrão “Monitor”, Opacidade 75%, Modo de Mesclagem em Sobrepor, e Escala em 25%.

sobreposição de padrão sobre o desfoque

efeito após padrão

Agora ative a camada “texto” e aplique um Desfoque de Movimento com os ajustes Ângulo 90° e Distância 15 pixels. Na mesma camada, aplique uma sobreposição de padrão “Monitor”: Modo de mesclagem Sobrepor, Opacidade 75%, Escala 25%.

Nota: se quiser mais nitidez no texto final, pode diminuir o valor da Distância. Acabei usando 10 no meu trabalho final por achar que ficou um tanto “borrado”.  Vai pelo gosto de cada um.

efeitos do texto

Ative as camadas “texto” e “padrão”, convertendo-as também em Objeto Inteligente. Agora você está livre para transformar esse objeto, criando perspectiva, distorções, etc. Se precisar editar o texto, é só dar um duplo-clique no objeto, e dentro dele outro duplo-clique no objeto que contém o texto.


camadas convertidas em objeto

Ficou assim depois de mais texto adicionado, uma transformação do tipo perspectiva (menu Editar > Transformação > Perspectiva) e uma camada de ajuste de Níveis:

Texto em monitor no Photoshop - final

Você deve tentar textos com outras fontes, outros ajustes de cor (através de camadas de ajuste do tipo Matiz / Saturação e de níveis para conseguir resultados interessantes.

follow the white rabbit

Se quiser, baixe o arquivo-fonte do tutorial para estudar as camadas e objetos.

Original: create an editable on screen text effect using Smart Objects

Author

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Write A Comment

Pin