Tutorial: efeito de iluminação com filtro (para iniciantes)

3
10075

Iniciantes no Photoshop têm dificuldade quando precisam criar efeitos de iluminação, como reflexos em vidraças, luzes que emanam de fontes como postes e spots, etc. Para edições simples, nem sempre procurar um efeito mais complicado é a melhor solução (pelo menos enquanto você não faz um curso de Photoshop).

Um filtro em especial é capaz de render resultados razoáveis, mesmo quando usado em sua forma mais simples: o Reflexo de Flash. É fácil de ser usado e editado, e mesmo que você tenha conhecimentos superficiais, poderá empregá-lo para obter reflexos realistas e que vão enriquecer seu trabalho.

Vejamos o efeito aplicado a seguinte imagem (se quiser praticar enquanto lê, baixe-a clicando na figura abaixo):

Clique para baixar a imagem

Será criado um efeito de luz naquele poste à esquerda da imagem.

Clique no botão Nova Camada, na paleta de camadas, e usando a Ferramenta Balde de Tinta, clique sobre o papel para preenchê-lo de preto. Não se espante, o papel todo vai ficar preto, não há nada errado!

No menu acima da tela, selecione a opção Filtro > Acabamento > Reflexo de Flash. Surgirá uma janela para os ajustes. Para esta imagem, a configuração usada foi:

Você terá o efeito do reflexo de flash no papel preto. Em seguida vamos modificar a mesclagem da camada para que ele fique sobreposto à imagem original.

Na paleta de camadas, mude a mesclagem do modo Normal para o modo Divisão.

Se o reflexo estiver fora da posição que você quer, use a Ferramenta Mover (atalho de teclado: aperte a tecla V) para reposicionar a camada preta.

Você já tem um efeito de luz. É claro que, dependendo da imagem, ela pode ser melhorada, com outros efeitos, mas como dito antes, as explicações aqui são para iniciantes e trabalhos mais simples.

Outro método é com uso de Degradê Radial. Veja um exemplo: crie uma nova camada, acima da camada original (abaixo do reflexo de flash, portanto).

Use a Ferramenta Letreiro Elíptico para desenhar uma seleção redonda em torno da fonte de luz; segure a tecla Shift enquanto arrasta o mouse para criar um círculo perfeitamente redondo.

Selecione a Ferramenta Degradê, ajuste o degradê de branco opaco para branco transparente.

Partindo do centro do círculo, crie o degradê. Veja se a opção Radial está marcada nas opções da ferramenta.

Segure a tecla Ctrl e aperte a tecla D ao mesmo tempo; a seleção em círculo será desfeita. Mude a mesclagem da camada para Luz Indireta. Se quiser mais força, use o modo Sobrepor, ou deixe no modo Normal.

Outros efeitos, como luz direcionada, podem ser facilmente criados com outros formatos de seleção, dependendo da imagem. Mas isto fica para um próximo artigo.

Por enquanto, que tal praticar com essa imagem?

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

3 COMENTÁRIOS

  1. Vcs também são uns brincalhões hein, não é para a pessoa se espantar com a imagem que vai ser preenchida de preto rsrsrsr somos novatos, mas nem tanto rs

  2. Era exatemente isso que eu estava procurando, um efeito de iluminaçao para spots...adorei esse tutorial...vou praticar agora mesmo. Obg!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui