Efeito de dinheiro (gravura) em fotos com Illustrator e Photoshop

1
8719

O estilo de gravura conhecido das cédulas do mundo todo é um efeito muito procurado por iniciantes e até intermediários no uso de programas gráficos como Photoshop e Illustrator. Aqui no Tutoriart já publiquei um artigo sobre o tema, e apesar do resultado satisfatório, é sempre bom ter opções, certo?

Então acompanhe nesse tutorial o passo a passo do famoso "efeito de dinheiro" usando os dois programas. Até dá pra ser feito com o Photoshop sozinho, mas acredite, é melhor ter o Illustrator à disposição para a criação dos traços, facilita demais.

Você só precisa escolher uma boa foto (e de novo, vou usar o Sílvio Santos de modelo), que tenha áreas de claro e escuro bem definidas, e colocar a mão na massa.

Antes de começar, uma examinada no que vamos criar:

Tutorial gravura no Photoshop e Illustrator

Comece com a escolha da foto que será a base da gravura. Abra a imagem no Photoshop, verifique suas dimensões e então crie um arquivo no Illustrator.

Dimensione a Prancheta para um tamanho um pouco maior que a maior dimensão da imagem que abriu lá no Photoshop. Por exemplo: a imagem tem 786 pixels de largura por 1178 de altura, então o arquivo do Illustrator deve ter a prancheta em cerca de 1300 x 1300.

tamanho da prancheta illustrator

Um pouco acima da prancheta (fora dela), desenhe uma linha reta com a ferramenta Segmento de Linha. Segure Shift enquanto desenha para ajudar. Ajuste seu preenchimento para nenhum, e o contorno para 1 pixel, preto.

Segmento de linha

Com a linha selecionada, siga ao menu Efeito > Distorcer e Transformar > Ziguezague. A configuração depende do tamanho da sua imagem, mas o ideal aqui é obter uma linha com curva suave e frequência não muito alta, mais ou menos como vista abaixo. Nosso ajuste: Tamanho 10, Arestas 10 e Pontos em Suavizar. Marque a caixa Visualizar para ver o resultado enquanto ajusta.

Efeito ziguezague illustrator

Segurando Alt, aperte a tecla para baixo uma vez para duplicar a linha. Solte Alt e leve a linha até a base da prancheta, lá embaixo, posicionando-a também fora dela, um pouco abaixo. Selecione então as duas linhas (segure Shift e clique em ambas).

Posicao das linhas

Siga ao menu Objeto > Mesclar > Criar (ou use o atalho Ctrl + Alt + B). Serão criadas linhas intermediárias entre as duas.

Mesclar aplicado

Mas esse espaçamento não é suficiente, precisamos de um padrão de linhas mais "apertado". Siga de novo ao menu Objeto > Mesclar, e escolha Opções de Mesclagem. Em Espaçamento, escolha Etapas Especificadas, e ajuste em 150.

Opcoes de mesclagem

Já temos a base. Agora copie as linhas (Ctrl + C), volte ao Photoshop e cole no documento da foto, escolhendo a opção "Pixels" na janela de diálogo Colar.

Importante: ajuste a largura e altura do objeto colado em 100% na barra superior, ou o Photoshop vai redimensioná-lo para caber no papel.

Colar objeto no Photoshop

Volte ao Illustrator, e na guia Traçado, aumente o traço do objeto para 2 pixels. Copie de novo.

Tracado illustrator

Repita o procedimento, ou seja, cole no arquivo do Photoshop com tamanho em 100%. Repita isso tudo, aumentando a espessura do traçado a cada 1 pixel, até 6 pixels, sempre copiando e colando do Illustrator no Photoshop, e ao final, terá 6 camadas de traço no Photoshop, mais uma de fundo, com a imagem do Sílvio.

Camadas de traco no Photoshop

Renomeie as camadas assim: a 7, que tem o traço mais espesso, como "Sombras". As duas abaixo dela, como "Sombra Média", as duas abaixo como "Sombra Leve" e a primeira, com o traço mais fino, como "Luzes".

Preparação da imagem. Ative a camada da imagem e pressione Ctrl + J cinco vezes, ficando com seis camadas com o Sílvio Santos (a primeira e mais cinco cópias). Se a primeira estiver bloqueada (depende de como você a abriu), dê um duplo-clique nela e converta em camada comum editável e não Plano de Fundo.

Desligue a visibilidade de todas (incluindo as de traço) exceto a primeira camada do Sílvio. Ative-a e siga ao menu Imagem > Ajustes > Limiar..., valor 60.

ajuste de limiar

Ligue a visibilidade da camada seguinte, de novo aplique Limiar, agora aumentando em 20 pontos (ou seja, valor 80). Siga assim até a última, que deve ter Limiar em 160. As camadas de imagem ficam assim:

Camadas com ajuste de limiar

Agora vem a "mágica" dos traços: ative as camadas de Sombra Média, e com a Transformação (Ctrl + T), gire-as em 90º, para qualquer lado.

girar camadas

Faça o mesmo com a camada "Luzes", mas girando-a em 45º. Deixe as de Sombra Leve como estão.

Desligue a visibilidade de todas as camadas, exceto a camada de imagem Limiar 60. Siga ao menu Selecionar > Intervalo de Cores. No menu, escolha Sombras e confirme. Será carregada uma seleção só na parte escura da imagem.

Selecao de intervalo de cores

Desligue a visibilidade da Limiar 60 e ligue a visibilidade da camada Sombras, tornando-a também a camada ativa. Clique no ícone Máscara de Vetor (o terceiro no rodapé da janela de Camadas). A seleção será usada como máscara nas sombras, com a área de luzes sem preenchimento.

Sombra media mascarada

Ative a camada Limiar 80 e ligue sua visibilidade. De novo, carregue a seleção de seu intervalo de cores (a partir das sombras), então desligue sua visibilidade, ative a camada Sombra Média mais alta, ativando-a. Clique no botão Máscara de Vetor.

Siga o procedimento assim, carregando seleções a partir da sombra de cada camada de Limiar, e mascarando nas camadas de traço equivalentes. Ao final, terá isso:

Camada de traco mascaradas

Crie uma camada preenchida de branco abaixo de todas para ver melhor a gravura. Se quiser adicionar cor, crie outra preenchida com o tom desejado acima de todas, e coloque sua mesclagem no modo Cor.

De novo, o resultado final, com detalhes em 100% de zoom:

Tutorial gravura no Photoshop e Illustrator
Gravura no Photoshop e Illustrator em detalhe
"Ma oeeee"

Conseguiu? É ritmo, ritmo de festa!

 

Os arquivos de apoio estão disponíveis por R$2,00. O pacote contém o arquivo do Illustrator com as linhas-base do efeito e o arquivo do Photoshop com o efeito finalizado, com todas as camadas. Podem ser usados com fins pessoais ou comerciais, de acordo com os Termos de Uso.

R$2.00 – Quero!
- Publicidade -

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui