Photoshop

Efeito de dinheiro (gravura) em fotos com Illustrator e Photoshop

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

O estilo de gravura conhecido das cédulas do mundo todo é um efeito muito procurado por iniciantes e até intermediários no uso de programas gráficos como Photoshop e Illustrator. Aqui no Tutoriart já publiquei um artigo sobre o tema, e apesar do resultado satisfatório, é sempre bom ter opções, certo?

Então acompanhe nesse tutorial o passo a passo do famoso “efeito de dinheiro” usando os dois programas. Até dá pra ser feito com o Photoshop sozinho, mas acredite, é melhor ter o Illustrator à disposição para a criação dos traços, facilita demais.

Você só precisa escolher uma boa foto (e de novo, vou usar o Sílvio Santos de modelo), que tenha áreas de claro e escuro bem definidas, e colocar a mão na massa.

Antes de começar, uma examinada no que vamos criar:

Tutorial gravura no Photoshop e Illustrator

Comece com a escolha da foto que será a base da gravura. Abra a imagem no Photoshop, verifique suas dimensões e então crie um arquivo no Illustrator.

Dimensione a Prancheta para um tamanho um pouco maior que a maior dimensão da imagem que abriu lá no Photoshop. Por exemplo: a imagem tem 786 pixels de largura por 1178 de altura, então o arquivo do Illustrator deve ter a prancheta em cerca de 1300 x 1300.

tamanho da prancheta illustrator

Um pouco acima da prancheta (fora dela), desenhe uma linha reta com a ferramenta Segmento de Linha. Segure Shift enquanto desenha para ajudar. Ajuste seu preenchimento para nenhum, e o contorno para 1 pixel, preto.

Segmento de linha

Com a linha selecionada, siga ao menu Efeito > Distorcer e Transformar > Ziguezague. A configuração depende do tamanho da sua imagem, mas o ideal aqui é obter uma linha com curva suave e frequência não muito alta, mais ou menos como vista abaixo. Nosso ajuste: Tamanho 10, Arestas 10 e Pontos em Suavizar. Marque a caixa Visualizar para ver o resultado enquanto ajusta.

Efeito ziguezague illustrator

Segurando Alt, aperte a tecla para baixo uma vez para duplicar a linha. Solte Alt e leve a linha até a base da prancheta, lá embaixo, posicionando-a também fora dela, um pouco abaixo. Selecione então as duas linhas (segure Shift e clique em ambas).

Posicao das linhas

Siga ao menu Objeto > Mesclar > Criar (ou use o atalho Ctrl + Alt + B). Serão criadas linhas intermediárias entre as duas.

Mesclar aplicado

Mas esse espaçamento não é suficiente, precisamos de um padrão de linhas mais “apertado”. Siga de novo ao menu Objeto > Mesclar, e escolha Opções de Mesclagem. Em Espaçamento, escolha Etapas Especificadas, e ajuste em 150.

Opcoes de mesclagem

Já temos a base. Agora copie as linhas (Ctrl + C), volte ao Photoshop e cole no documento da foto, escolhendo a opção “Pixels” na janela de diálogo Colar.

Importante: ajuste a largura e altura do objeto colado em 100% na barra superior, ou o Photoshop vai redimensioná-lo para caber no papel.

Colar objeto no Photoshop

Volte ao Illustrator, e na guia Traçado, aumente o traço do objeto para 2 pixels. Copie de novo.

Tracado illustrator

Repita o procedimento, ou seja, cole no arquivo do Photoshop com tamanho em 100%. Repita isso tudo, aumentando a espessura do traçado a cada 1 pixel, até 6 pixels, sempre copiando e colando do Illustrator no Photoshop, e ao final, terá 6 camadas de traço no Photoshop, mais uma de fundo, com a imagem do Sílvio.

Camadas de traco no Photoshop

Renomeie as camadas assim: a 7, que tem o traço mais espesso, como “Sombras”. As duas abaixo dela, como “Sombra Média”, as duas abaixo como “Sombra Leve” e a primeira, com o traço mais fino, como “Luzes”.

Preparação da imagem. Ative a camada da imagem e pressione Ctrl + J cinco vezes, ficando com seis camadas com o Sílvio Santos (a primeira e mais cinco cópias). Se a primeira estiver bloqueada (depende de como você a abriu), dê um duplo-clique nela e converta em camada comum editável e não Plano de Fundo.

Desligue a visibilidade de todas (incluindo as de traço) exceto a primeira camada do Sílvio. Ative-a e siga ao menu Imagem > Ajustes > Limiar…, valor 60.

ajuste de limiar

Ligue a visibilidade da camada seguinte, de novo aplique Limiar, agora aumentando em 20 pontos (ou seja, valor 80). Siga assim até a última, que deve ter Limiar em 160. As camadas de imagem ficam assim:

Camadas com ajuste de limiar

Agora vem a “mágica” dos traços: ative as camadas de Sombra Média, e com a Transformação (Ctrl + T), gire-as em 90º, para qualquer lado.

girar camadas

Faça o mesmo com a camada “Luzes”, mas girando-a em 45º. Deixe as de Sombra Leve como estão.

Desligue a visibilidade de todas as camadas, exceto a camada de imagem Limiar 60. Siga ao menu Selecionar > Intervalo de Cores. No menu, escolha Sombras e confirme. Será carregada uma seleção só na parte escura da imagem.

Selecao de intervalo de cores

Desligue a visibilidade da Limiar 60 e ligue a visibilidade da camada Sombras, tornando-a também a camada ativa. Clique no ícone Máscara de Vetor (o terceiro no rodapé da janela de Camadas). A seleção será usada como máscara nas sombras, com a área de luzes sem preenchimento.

Sombra media mascarada

Ative a camada Limiar 80 e ligue sua visibilidade. De novo, carregue a seleção de seu intervalo de cores (a partir das sombras), então desligue sua visibilidade, ative a camada Sombra Média mais alta, ativando-a. Clique no botão Máscara de Vetor.

Siga o procedimento assim, carregando seleções a partir da sombra de cada camada de Limiar, e mascarando nas camadas de traço equivalentes. Ao final, terá isso:

Camada de traco mascaradas

Crie uma camada preenchida de branco abaixo de todas para ver melhor a gravura. Se quiser adicionar cor, crie outra preenchida com o tom desejado acima de todas, e coloque sua mesclagem no modo Cor.

De novo, o resultado final, com detalhes em 100% de zoom:

Tutorial gravura no Photoshop e Illustrator

Gravura no Photoshop e Illustrator em detalhe
“Ma oeeee”

Conseguiu? É ritmo, ritmo de festa!

 

Os arquivos de apoio estão disponíveis por R$2,00. O pacote contém o arquivo do Illustrator com as linhas-base do efeito e o arquivo do Photoshop com o efeito finalizado, com todas as camadas. Podem ser usados com fins pessoais ou comerciais, de acordo com os Termos de Uso.

R$2.00 – Quero!
Anúncios Google

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

1 Comentário

  1. Show. Ficou muito bom. Fiz aqui com uma figura e ficou muito bom. Parabéns e obrigado por compartilhar.

Deixe um Comentário

Pin