Dicas

Efeito Bokeh Ficou Fácil Com Novos Desfoques do Photoshop CS6

Anúncios Google

Pra criar efeitos bonitos simulando bokeh no Photoshop era preciso usar pincéis especiais, misturar filtros ou outras gambiarras, mas depois do CS6 e seus novos tipos de desfoque, ficou bem mais fácil – pelo menos na aplicação sobre fotografias e ilustrações em geral.

Leia também → Efeito Bokeh: Alguns Tutoriais, Pincéis e Texturas

A opção está em “Efeitos de desfoque”, guia que aparece quando começamos a aplicar os desfoques de campo, íris ou tilt-shift. Basta ajustar os valores de suavidade, intensidade de cor e intervalo de luz e sombra.

Vamos ver um exemplo simples e prático. Essa será a imagem que receberá o filtro (se quiser usar a mesma, baixe-a aqui).

Imagem base

Siga ao menu Filtro > Desfoque > Desfoque de Campo.

Desfoque de campo

Nas janelas do lado direito estarão opções do filtro.

Opções de desfoque

Depois de controlar a quantidade de desfoque de campo, arraste a barra do desfoque bokeh. Faça testes com os valores para ver qual o melhor ajuste para sua imagem e seu propósito. Quer simular bastante desfoque, com pontos luminosos grandes? Aumente o valor acima de 50.

Em bokeh suave, ajuste a quantidade de realces. Quanto menos luz, maior o realce necessário, na maioria das vezes.

Em Cor do bokeh, ajuste a saturação das cores. Não recomendo aumentar muito para não deixar muito artificial.

Em Intervalo de cores, controle o brilho geral. Arrastando o ponto do preto para o começo da barra, a imagem vai ficar mais clara.

Algumas variações da imagem de teste:

bokeh 1

bokeh 2

bokeh 3

Author

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Write A Comment

Pin