Como editar e colorir olhos no Photoshop

Use o programa para corrigir, alterar brilho e cor de olhos. Método fácil.
0
71

Olhos são sempre expressivos e atraentes numa fotografia. Nem sempre você consegue a iluminação certa, mas isso não significa que a foto está perdida. É onde entra o Photoshop.

É bem fácil fazer ajustes, como corrigir e incrementar brilho, e colorir olhos no Photoshop. Especialmente olhos claros funcionam para alterações de cor e brilho. É o que veremos aqui.

Primeiro, o antes e depois:

Esse método é muito simples e funciona melhor com olhos claros. Primeiro, vamos alterar o brilho, dando um destaque ao modelo. Depois, dois exemplos de como alterar a cor.

Abra a imagem no Photoshop. Na caixa de pincéis (F5), escolha um redondo de bordas macias, não muito grande.

Aperte a tecla Q uma vez. Será ativado o modo de Máscara Rápida. Agora, qualquer área que você "pintar" na imagem, será removida de uma seleção. As áreas em vermelho não fazem parte da seleção.

Por enquanto, use o pincel para "pintar" apenas a íris de cada olho. Aproxime bastante com Zoom (atalho Ctrl e + ou Ctrl e - para afastar) e trabalhe com cuidado.

Aspecto da máscara enquanto é trabalhada.

Quando cobrir as íris de ambos os olhos, pressione de novo a tecla Q e surgirá uma seleção que EXCLUI a área pintada. Como queremos exatamente ela, inverta a seleção (atalho: Ctrl + Shift + I, ou pelo menu Selecionar > Inverter.

Duplique o conteúdo da área mascarada (os olhos) para uma nova camada com o comando Ctrl + J. A camada ficará acima da atual.

Nessa camada, aplique uma camada de ajuste (menu Camada > Nova Camada de Ajuste > Curvas). Marque a caixa "Usar camada anterior para criar Máscara de Corte". Confirme.

Ajuste a curva, tornando as partes mais escuras o menos alteradas possíveis, enquanto dá mais brilho às partes luminosas. Para isso, coloque um ponto na parte inferior da curva, segurando sua posição, e outro na parte superior, deslocando a curva para cima.

Você é livre para ajustar a curva e assim obterá diferentes níveis de brilho, de acordo com o efeito desejado. Quanto mais brilhante, mais tende a ficar artificial, mas às vezes o resultado é interessante exatamente por isso.

Veja de novo o antes e depois:

Bônus: cor dos olhos

Método simples e igualmente rápido para alterar cor dos olhos no Photoshop. Crie uma nova camada acima de todas. Altere seu meio de mesclagem para "Cor".

Nessa camada, com um pincel redondo macio, pinte com qualquer cor. A cor pode ser ajustada mais tarde com um ajuste de camada do tipo Matiz/Saturação, com quase infinitas possibilidades de cor nos olhos. Pode ser recomendável ainda reduzir a Saturação, se a cor ficou muito artificial.

Primeiro pinte na camada em modo Cor. Não importa se ficou muito forte a cor.
Agora ajuste o Matiz/Saturação. Use variações de cor, como verde com azul, para ficar menos artificial.

O resultado da coloração:

Método 2

Outro método é usar um ajuste simples de Matiz/Saturação na íris. Funciona bem em olhos claros, em certos casos até melhor que o método da pintura em modo Cor.

Usando o mesmo método mostrado antes, de Máscara de Camada (pressione Q e pinte para selecionar a íris), duplique o conteúdo e só nele aplique um ajuste de Matiz/Saturação (Ctrl e U). Ajuste a barra do Matiz, e se quiser, a da Saturação também pode funcionar.

Combinando todas essas técnicas, você faz praticamente qualquer coisa com os olhos de seus modelos. Dúvidas, comentem.

Imagens: Pixabay e Pixabay
- Publicidade -

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui