Diversos

Easter eggs do Photoshop: telas secretas e outras (in)utilidades

Entre as brincadeiras dos programadores, estão telas e ícones secretos, incluindo o mascote do Photoshop, o "Big Electric Cat".
Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

A brincadeira começou muito tempo atrás, nas primeiras versões, certamente inspirada nos códigos dos videogames. Com uma sequência de comandos ou seguindo uma ordem na abertura de menus, descobrem-se em várias edições do Photoshop os easter eggs (tradução literal: Ovos de Páscoa, como segredos, dos chocolates escondidos pela casa).

Os segredos não têm sentido prático. São piadas que de certa forma ajudam a fazer o “mito” Photoshop ainda mais forte. A cada nova versão os usuários pensam em como será a tela escondida de “Sobre” pelo truque do Ctrl, ou quais ícones serão modificados.

Veja alguns easter eggs de várias versões do Photoshop.

Tela secreta “Sobre o Photoshop”

O mais conhecido dos segredos é acessado mantendo-se a tecla Ctrl (Command no Mac) pressionada, então siga ao menu Ajuda > Sobre o Photoshop. Um truque já tradicional do Photoshop, então teste-o em qualquer versão e terá uma surpresa — em algumas, pode funcionar apenas com Ctrl + Alt.

Atualização: no Photoshop CC, o easter egg depende do nome do build. Na versão 2017, por exemplo, é o Big Rig (Grande Carreta). Note o gato ao volante.

Photoshop CS6: o truque do “Sobre o Photoshop” não foi esquecido, você pode ver a tela “Superstition”.

photoshop superstition cs6

No Photoshop CS5 surge o White Rabbit (Coelho Branco), referência ao nome de projeto da versão. Quase todas as outras telas secretas em versões anteriores também fazem essa menção ao nome de projeto.

Lá está o gato pintado na tela, personagem tradicional dos easter eggs da Adobe como você vê adiante.

Photoshop easter egg white rabbit

No CS4 surge a tela com o Stonehenge, também nome de projeto.

Photoshop CS4 Stonehenge

No CS3, a Red Pill. Veja mais à frente que essa tela tem mais segredos do que você supõe…

Photoshop CS3 Red Pill easter egg

No CS2, o Photoshop se transforma em Adobe Space Monkey.

Photoshop CS2 Space Monkey easter egg

No Photoshop 8, a Dark Matter (Matéria Escura).

Photoshop CS Dark Matter easter egg

Photoshop 7: Liquid Sky.

Photoshop 7 easter egg Liquid Sky

Photoshop 6: Venus in Furs. O gato em destaque.

Photoshop 6 easter egg Venus in Furs

Photoshop 5: Strange Cargo. O gato não podia faltar. Outra tela que tem mais segredos.

Photoshop 5 Strange Cargo easter egg

Photoshop 4 com a estreia do “Grande Gato Elétrico”, que se tornaria frequente nas telas secretas do Photoshop. Ele é creditado como “mascote oficial do Photoshop” em versões mais recentes do programa.

Photoshop 4 easter egg Big Electric Cat

Photoshop 3 e o Tigre da Montanha.

Photoshop 3 easter egg Tiger Mountain

No Photoshop 2.5, a primeira tela secreta, com o Mago Merlin.

Photoshop 2.5 easter egg Merlin

Merlin (CS5)

Aparição de Merlin no Photoshop CS5

Para uma aparição do Mago Merlin no Photoshop CS5, tenha a guia de camadas (Layers) aberta, então segure Alt, e sem soltar, abra o menu de opções da paleta e clique sobre Panel Options… (Opções da Paleta).

Créditos humorados

Sobre o Photoshop

A tela “Sobre o Photoshop” é o alvo preferido dos gracejos. Ela é acessada pelo menu Ajuda > Sobre o Photoshop. Espere alguns minutos e os créditos começarão a rolar. Para acelerar a rolagem, mantenha a tecla Alt pressionada, e para acelerar ainda mais, mantenha Alt + Shift pressionadas. Quase no final surgirão algumas mensagens engraçadinhas, como visto acima.

Cores e ícones

Ainda no CS6, siga ao menu Editar > Preferências > Interface. Em Aparência podemos escolher entre quatro modos de cor. Se clicar nas caixas de cor segurando as teclas Alt + Shift, elas mudam primeiro para torradas. Se segurar Ctrl + Shift, elas viram xícaras. Funciona em outras versões, como a CC.

easter-egg-photoshop

No CC, você pode trocar o ícone da opção “Edit Toolbar”. São como reticências que abrem o menu para personalizar a caixa de ferramentas.

Abra a janela e segure a tecla Shift, então confirme em OK.

Segurou Shift? Então o ícone muda para uma banana.

Legal pra fazer nas máquinas do escritório ou da escola e deixar todo mundo confuso? Para desfazer é só voltar ao menu e clicar em Done sem Shift.

Taconite Man (Photoshop CS)

Taconite Man Photoshop Cs easter egg

Usando o Resource Hacker, programa grátis que permite abrir e editar arquivos em formatos como .dll e .exe, é possível ver a charge Taconite Man em um arquivo da instalação do Photoshop 8 (no Photoshop.dll, pasta BITMAP).

Cães no Photoshop 7

Cães no Photoshop 7 easter egg

Selecione a ferramenta Letreiro Horizontal, abra a paleta de Caracteres. Na caixa de digitar o nome de fonte, entre com um nome válido qualquer, seguido por um dos nomes: Christopher, Francis ou Anthony (por exemplo, “ArialChristopher”), e verá uma foto dos cães, provavelmente de algum (ou alguns) dos programadores. A notícia triste: é uma homenagem póstuma aos dois últimos cães.

Bruce Fraser e o Gato (Photoshop CS3)

A tela “Sobre” secreta do Photoshop CS3, a Red Pill, que você viu lá em cima, tem mais segredos. Após tirar um print da tela, abra-a no Photoshop e abra os ajustes de nível (Levels, atalho Ctrl + L).

  • movendo um pouco o ajuste de cinza para o branco, o gato refletido na pílula ficará bem visível.
  • movendo o ajuste do branco para o preto, surgirão pegadas de gato atrás do texto, e…
  • movendo o cinza para o lado do branco, será visível o rosto de Bruce Fraser, técnico da Adobe especialista em cores que morreu em 2006, devidamente eternizado no software.

Photoshop Red Pill - mostrando o reflexo do gato

Photoshop Red Pill - mostrando as pegadas de gato

Photoshop Red Pill - mostrando Bruce Fraser

Gato que arrota, gato que mia

Na tela secreta do Photoshop 4, é possível fazer o gato arrotar e miar. Após abrir a tela secreta, digite BURP para ouvir o arroto, e UDO para ouvi-lo miar.

Ainda existem muitos outros Easter Eggs; se conhece algum e tiver imagens, sugira e dê links que eu acrescento ao artigo.

🐰🥚

Até!

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Deixe um Comentário

Pin