Termos de Uso e Direitos Autorais

Os termos desta página podem ser alterados a qualquer momento, sem aviso ou consulta prévia. O usuário deve consultá-lo quando julgar necessário. O log de alteração é indicado no fim da página.

 

Qualquer conteúdo original do Tutoriart (escrito e/ou desenhado pelo criador do site ou colaboradores) é protegido por direitos autorais. Antes de reutilizar qualquer parte do site, observe os seguintes…

SOBRE TEXTO E MÍDIA

1) Não copie integralmente nenhum conteúdo do Tutoriart. Se quiser compartilhar, crie uma apresentação resumida e publique com link apontando a publicação original. Além de ferir direitos autorais, cópia integral prejudica a posição de seu próprio site em sites de busca como Google e Bing. Em casos mais graves, pode levar a punições do servidor.

1a) Caso sejam encontradas cópias integrais de conteúdo do Tutoriart em sites e blogs em língua portuguesa, será solicitada a correção do problema. Se não obtivermos resposta, serão tomadas as providências cabíveis.

2) Não reutilize mídia hospedada no servidor do Tutoriart.

SOBRE ADAPTAÇÕES

1) Alguns artigos do Tutoriart são baseados em originais de terceiros, publicados em outros idiomas. É feita a adaptação para o português, incluindo em imagens e onde mais for importante para a compreensão do conteúdo.

1a) Qualquer material não-original do Tutoriart tem direitos autorais reservados a seus autores.

1b) Se preferir ler a publicação original, o link sempre está disponível, geralmente no final do artigo como “Fonte” (no caso do site de origem) ou “Via” (site que republicou o original).

2) O Tutoriart autoriza adaptações de seu conteúdo original em qualquer idioma exceto português, incluindo variações regionais destes idiomas.

2a) Exemplos: são permitidas traduções em espanhol, romeno ou francês. Não são permitidas traduções em pt-PT, pt-MZ, etc.

SOBRE ARQUIVOS

1) Alguns artigos oferecem o arquivo-fonte para download em sistema donationware (doe para baixar). São gerados durante a confecção de tutoriais e outros conteúdos educativos, geralmente no formato do software usado (Photoshop, Illustrator e outros), ou publicados por designers profissionais ou amadores.

1a) Estes arquivos são disponibilizados com finalidade de acordo com o estipulado no artigo de origem. Quando não especificado, são permitidos usos comerciais e pessoais, trabalhos remixados, transformados e inspirados, desde que (i) cite a autoria com crédito apropriado, conforme item 2 deste parágrafo; (ii) o material derivado seja compartilhado ou negociado com permissão de uso comercial e pessoal.

1b) É vedada a redistribuição destes arquivos. O download deve ser feito apenas através de links originais fornecidos pelo Tutoriart ao usuário.

1c) É vedada qualquer utilização comercial ou pessoal destes arquivos em sua forma pura, ou seja, sem nenhuma alteração significativa.

1d) Itens digitais oferecidos por donationware ou gratuitamente no Tutoriart não têm garantia de funcionamento e / ou compatibilidade, assistência personalizada ou outros benefícios.

1e) O usuário concorda em não exigir reembolso, troca ou devolução de valores doados, mesmo que tenha dificuldade no uso do arquivo. Caso aconteçam, contudo, casos serão avaliados.

1f) Qualquer conteúdo não-original incluso nos arquivos, como imagens em domínio público ou de terceiros, não é regido por estes Termos de Uso e devem ser usados conforme seus próprios termos.

1g) A doação ou venda de itens digitais no Tutoriart não fornece ao usuário qualquer propriedade sobre o arquivo disponibilizado.

1h) Todos os itens oferecidos em troca de colaboração se enquadram como donationware. Essa troca não constituirá relação comercial entre o site e o usuário.

2) Crédito apropriado inclui nome do autor do arquivo, título do arquivo e link para página original de compartilhamento. Se não souber as informações, entre em contato com o Tutoriart em tutoriarttutoriart.com.br

2a) Exemplo de texto de crédito apropriado: “Nome do Arquivo, por João da Silva”.

SOBRE ANÚNCIOS

1) O Tutoriart exibe anúncios em formatos diversos. Esse anúncios pagam ao site um pequeno valor dependendo do anunciante, podendo ser a cada mil visualizações, a cada clique de um visitante ou por perído de veiculação. Alguns anunciantes também pagam comissões por vendas de produtos e/ou serviços e por publicações.

1a) Publicações pagas com conteúdo meramente de divulgação terão uma tag “Patrocinado”, indicando que o conteúdo é total ou parcialmente patrocinado por terceiros.

2a) Publicações de anunciantes devem respeitar as restrições para editores do AdSense, já que é o principal sistema de publicidade do site.

Fim dos termos de uso de conteúdo do Tutoriart.
Última alteração: 28/02/2021

Direitos autorais

A cópia de conteúdo é um mal que assola a internet. Às vezes acontece por ingenuidade do copiador – e do autor que ocasionalmente permite. Embora seja possível conseguir visitantes com tal prática, ela não traz benefício a médio e longo prazo.

O que acontece:

  • O copiador copia e publica em seu próprio site. Num período curto, consegue algum tráfego.
  • Os bots do Google, Bing e similares já indexaram a publicação original. Ao encontrar a cópia, indexam também, mas algoritmos comparam os dados para determinar qual o original. A cópia tem a importância reduzida e pode causar severa perda de relevância ao site.

Copiadores até conseguiam resultado anos atrás, mas a partir de uma grande mudança no algoritmo do Google chamada Panda, em fevereiro de 2011, conteúdo de baixa qualidade perdeu relevância.

A empresa vem apertando o cerco contra a cópia de conteúdo. Segundo Matt Cutts, então engenheiro do Google:

Estamos avaliando diversas alterações que poderão ajudar a reduzir ainda mais os níveis de spam, incluindo uma mudança que afetará principalmente sites que copiam conteúdo de outros sites e sites com baixo nível de conteúdo original.

Ou seja: o recomendado é não copiar publicações na íntegra mesmo com autorização. O sistema do Google não é perfeito e pode ser “enganado” por fatores diversos, penalizando principalmente o copiador.

Cópia parcial, de parágrafos ou trechos curtos, é justo e aceitável se servir como ilustração num assunto que você está abordando. Lembre-se de sempre creditar a fonte: seu artigo fica mais confiável e você ainda “agradece” ao original.

Atualizado em 11/03/2021

Write A Comment

Pin