Desenho Vetorial no Photoshop: Criando o Super Mario

3
15119

As formas vetoriais no Photoshop costumam ser uma chateação para usuários novatos, já que envolvem uma das ferramentas mais "temidas": a Caneta (Pen Tool) - que de fato é meio complicada até pegar o jeito. Mas quem quer aprender precisa praticar, então o negócio é começar com ilustrações simples.

Vamos ver aqui os passos no desenho de um personagem bem conhecido: Mario, da Nintendo. Usaremos uma imagem como referência enquanto "vetorizamos" por cima usando a Caneta, formas e demarcadores. No processo, vamos ainda mesclar formas e aplicar contornos. Uma base pra você a criar seus próprios desenhos vetoriais.

Pra começar, procure uma boa imagem do Mario. Escolhi uma não muito grande, o que não faz nenhuma diferença pois mesmo aumentando e ficando borrada, ela só serve como referência (será eliminada no trabalho finalizado).

Abra a imagem-base no Photoshop e para trabalhar com um pouco mais de conforto pode aumentar o tamanho do arquivo (atalho Ctrl + Alt + I) para 1000 x 944 pixels. Ou menos, ou mais se você preferir. Não muda grande coisa já que o resultado final será vetor e poderá ser redimensionado sem perdas depois.

base mario em vetor

Vamos começar a "cobrir" o desenho com formas vetoriais. Selecione a ferramenta Caneta, no modo Forma, e mantenha a cor de primeiro plano num tom muito parecido com o do rosto original do personagem (use a ferramenta Conta-Gotas pra capturar um ponto de cor).

configurções da caneta

Crie o primeiro ponto clicando em alguma parte de "juntas" - como a união entre a curva mais suave do queixo com a curva da bochecha, onde há um ângulo. Assim a chance de ficar com uma irregularidade ali é menor. Clique então mais adiante, perto do cabelo, e arraste um pouco o mouse para criar a curva.

No começo parece difícil controlar essas curvas, mas é só questão de praticar um pouco. Recomendo que você leia também o artigo Como Usar a Ferramenta Caneta.

início do demarcador no rosto

Segure a tecla Alt e clique no último ponto criado para rebater o resto da curva (a linha reta de extensão é cortada), senão ao clicar de novo perto do boné, a curva ficará horrível. Essa técnica de aparar a extensão de curva é o ideal quando a última extensão ficou muito alongada.

Vá contornando o rosto. Pode pegar desde o alto da aba do boné, já que ao criar essa peça ela vai sobrepor o excesso. Deixe as orelhas de fora, elas serão criadas à parte. Deverá obter algo parecido com isso:

demarcador sobre todo o rosto do personagem

Faça absolutamente a mesma coisa para criar as orelhas. Elas devem ficar, na ordem de camadas, abaixo da camada do rosto. É importante ter essa ordem de acordo com a posição de cada parte.

Por exemplo: orelhas abaixo do rosto, olhos acima do rosto, etc. O objeto que ficar embaixo pode ser ligeiramente maior que o limite em que junta-se ao conjunto, assim a orelha deve ser ultrapassar um pouco o limite das bochechas para ter assim uma união mais sólida - se tentar criar tudo perfeitamente contornado, vai acabar com pequenas falhas na junção.

demarcadores para as orelhas

Siga criando outras partes, não esquecendo de alterar a cor do primeiro plano: quando for criar as partes do boné, "roube" a cor vermelha, etc.

Assim ficou o boné, primeiro com uma base que pega tanto a parte superior quanto a aba. Essa camada também fica acima da camada do rosto.

área do chapéu

Depois a aba, num tom mais escuro de vermelho. Vá usando a imagem original do Mario para saber o que vai desenhar. Siga com detalhes do boné: primeiro uma forma ovalada para o emblema, depois contorne a letra M em vermelho. Claro que a ordem de camadas é boné > aba > emblema > letra.

emblema do chapéu

Vá para as partes do rosto. Os olhos são feitos em quatro partes: primeiro uma base branca oval; por cima a parte azul; depois a íris em preto, e complete com bolinha pequenas brancas (reflexos).

olhos

Sobrancelhas: crie com a caneta, são apenas duas curvas e a forma preenchida de preto. Deve ficar acima das camadas do boné. Cabelo: também duas formas simples preenchidas de marrom. Devem estar acima do rosto mas abaixo das camadas mais baixas do boné.

sombrancelhas

Crie o nariz com uma simples forma ovalada, pode usar o demarcador do tipo Elipse pra isso. Para ficar mais visível, preenchi com um degradê suave em vez da cor sólida.

desenho do nariz

Abaixo dele mas acima do rosto, crie o bigode, usando a caneta para desenhar a forma. Mantenha preto como cor de primeiro plano.

bigode

Para criar a boca, resolvi usar outra técnica: em vez de criar os demarcadores acima do rosto, vou usar uma forma vetorial vazia, que vai criar um "buraco" na posição, revelando o que tem embaixo.

Faça assim: com a ferramenta Caneta crie uma forma no modo Demarcador (mude naquele menu de configurações da ferramenta, em que estivemos usando o modo Forma até agora). Para ver onde demarcar, mova a camada do Mario (se ainda não fez isso) para o topo das camadas e mude a opacidade para cerca de 15%.

criando a forma da boca

Então, com a ferramenta Seleção de Demarcador (atalho: A, ou clique no botão perto da ferramenta Texto na caixa à esquerda da área de trabalho do Photoshop), selecione a forma da boca, recorte-a (Ctrl + X) e na janela de camadas, ative a camada do rosto, clicando sobre a miniatura do demarcador. Ele vai aparecer em contorno no papel.

camada do rosto ativa

Enfim, cole o demarcador que copiou. Ele vai criar uma área de recorte naquela posição.

Se puder, você também pode criar o demarcador direto sobre o demarcador do rosto, então não vai precisar dessa etapa de copiar e colar (então pra que fiz? Porque muita gente pode se enganar e criar o demarcador em outro lugar, agora já sabe como levá-lo de volta ao lugar certo).

demarcador da boca

NOTA: só fiz assim pra mostrar o uso da sobreposição de demarcadores e formas para criar máscaras. Se quiser, continue só criando as formas preenchidas com cor como estávamos fazendo antes.

Termine a boca com mais formas - todas abaixo da camada do rosto, já que vão aparecer através do "buraco" (a boca será como uma janela): uma parte preta primeiro, depois o vermelho para a língua, e uma branca para os dentes.

boca completa

Nessa altura, já temos uma ilustração bem adiantada. Faltam só contornos e alguns detalhes.

Mario sem contorno

Para os contornos, use o estilo de camada tipo Traçado. Comece com a forma base do rosto. Ative a camada, clique no botão Estilo de Camada (aquele com as letras fx no rodapé da janela de camadas). Escolha traçado, 15 pixels, cor preta. Como fizemos a técnica da boca "vazada", o contorno vai aparecer nela também.

A largura vai depender do tamanho do seu documento. Se tiver o sugerido no início, 15 pixels será o suficiente para um traçado razoavelmente grosso.

configuração de traçado

Siga aplicando contorno nas outras partes. Bigode, sobrancelhas e a parte preta do olho não precisam de contorno. Além disso, o traçado nas partes dos olhos deve ser bem mais fino.

Dica: clique com o botão direito sobre uma camada que já recebeu o traçado, selecione "Copiar estilo de camada", então é só clicar com o direito sobre camadas que precisam receber traçado e selecionar "Colar estilo de camada".

Traçado do rosto

Uma boa forma de refinar o resultado é usar a ferramenta Seleção Direta (fica agrupada junto com a Seleção de Demarcador); clique e arraste perto dos pontos específicos do demarcador que quer modificar. Assim você pode mover os pontos tanto com o mouse quanto usando as setas do teclado, e posicioná-los de modo a criar formas precisas nas junções.

antes e depois modificação do ponto

Complete com os detalhes da orelha: crie em formas preenchidas de preto, logo acima das orelhas.

Linhas da orelha

Se quiser, pode ainda criar um fundo. Tudo que fiz foi usar uma das Formas Personalizadas que acompanham o Photoshop para obter esse efeito de "explosão". Também aumentei um pouco a altura do papel (atalho: Ctrl + Alt + C) para 1000 x 1000 pixels, porque acho que ficaria melhor numa proporção perfeitamente quadrada.

Veja meu resultado final:

Resultado final

Como disse antes, esse desenho é vetorial, então você pode redimensioná-lo à vontade enquanto estiver no Photoshop que ele não perde resolução. Depois você pode salvar cópias em outros formatos como JPG ou PNG e usar como precisar (aí não será mais vetorial, claro).

Se ficou perdido em algum ponto e quiser estudar a posição e nomes das camadas, baixe o arquivo fonte do tutorial no formato do Photoshop, clicando no botão abaixo.

Pratiquem!

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

3 COMENTÁRIOS

  1. ola uso o photoshop online com qual ferramenta consigo fazer a vetorizar ?não tem a "pen tool" só a "pencil tool" consigo com isso?

  2. Muito bom este tutorial. Eu já sabia muita coisa de photoshop más esta pen tool era muito complicada más graças aos seu tutorial aprendi muito.
    Obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui