Dicas

Curso Básico de Photoshop, Cap. XIII: Aumentar e Diminuir Imagens

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

O Photoshop consegue lidar com imagens das mais minúsculas até arquivos para cartazes de grandes proporções, além de fazer reduções ou aumento no tamanho de arquivos já abertos. Isso não quer dizer, infelizmente, que funciona igual àquelas cenas de cinema e seriados, em que uma câmera filma um suspeito, então a cena é ampliada até níveis inacreditáveis e com um filtro fica tudo super nítido…

Imagens podem ser sim aumentadas ou diminuídas, mas é preciso ter algum cuidado pra evitar – quando possível – perdas na qualidade. Exceto que sejam vetores (como os demarcadores, ou arquivos de outros programas vetoriais como o Illustrator), haverá algum efeito de desfoque ao aumentar o tamanho da imagem, e de borda ao reduzir. Mas em alterações menos severas o resultado é quase perfeito.

Leia o Curso Básico de Photoshop desde o início, Capítulo 1: Introdução.

Por que isso acontece?

Você já deve saber que o Photoshop trabalha com uma grade de pixels, pontos coloridos que formam a imagem completa. É como num grande telão de LED, desses que a gente vê em shows: inúmeros pontos luminosos que de longe se transformam em algo maior.

Telão de LED
Imagem: Neal Jennings

Quando a imagem é ampliada, o Photoshop é obrigado a “inventar” pontos (pixels) onde antes não existiam. Se a imagem tinha, digamos, 400 x 250, e foi aumentada para 800 x 500, são duas vezes os pixels originais, que terão que ser criados para manter o aspecto. Assim, o programa aumenta a grade de pixels e, com base nas cores dos que estão mais próximos, preenche os novos pontos.

Mas essa tecnologia não é mágica a ponto de criar detalhes que não eram visíveis na imagem menor.

Na redução é um pouco mais fácil, afinal acontece o inverso: pixels são eliminados, mas se a interpolação certa não for usada, o resultado também não será adequado.

Aumentar imagens

Para redimensionar imagens é fácil: com a imagem já aberta no Photoshop, use o atalho Ctrl + Alt + I, ou pelo menu Imagem > Tamanho da Imagem. Isso abre a janela “Tamanho da Imagem”.

Tamanho da imagem

No meu exemplo, a imagem original tem 2000 x 1500 pixels. Em “Dimensões em Pixels”, o valor 8,58M mostra o tamanho da imagem em megabytes. Largura e Altura mostram os valores atuais, e para alterar é só mudar ali nas caixas com os números.

Note que há uma corrente do lado das caixas: ela mantêm a proporção original, assim se você muda a altura, a largura muda automaticamente para evitar uma imagem “esticada”.

Tamanho proporcional

Se quiser alterar o tamanho sem proporção, desmarque a caixa “Restringir Proporções”. A correntinha some e os valores podem ser mudados livremente.

Proporções livres

A primeira caixa, “Redimensionar Estilos”, faz com que estilos usados nas camadas (como Chanfro e Entalhe, Sombra Projetada, etc) sejam redimensionados proporcionalmente. Sem ele, uma sombra de 2 pixels, por exemplo, tem um efeito na imagem menor, mas ampliada pode ficar quase invisível.

A imagem pode ser redimensionada com base num valor em pixels, ou percentual. Se quiser reduzi-la em 30%, por exemplo, clique no menu ao lado da caixa com o valor de largura ou altura e mude de “pixels” para “porcentagem”.

Porcentagem

Vamos aumentar a imagem, então. As dimensões originais são: 450 x 338 pixels.

Imagem a 450 de largura

Abra a janela Tamanho da Imagem, e na caixa de largura, mude o valor para 640 pixels. Lá embaixo, no último menu, mude a interpolação para “Bicúbico mais Suave (melhor para ampliação)”.

Ampliação

Esse é o resultado. Veja que fica bem “borrado”, já que a ampliação foi severa (quase 30%).

Imagem ampliada

Se precisar mesmo aumentar muito uma imagem, você pode tentar contornar esse desfoque com algum filtro como o Nitidez, Nitidez de Arestas, etc. Não fará milagre, já fica o aviso.

“Então pra que ser aumentar a imagem, se não vai ficar boa?” Se o aumento for mais suave, o resultado pode agradar. Necessidade de aumentar uma imagem já bem grande para algo ainda maior também gera efeitos melhores.

Além disso, aumentar imagem vetoriais (feitas com demarcadores) dá resultado perfeito, ao contrário dos pixels. Por outro lado, vetores não permitem imagens muito detalhadas, com “qualidade fotográfica”.

Leia também → Desenho Vetorial no Photoshop: Caminhão de Reciclagem

Reduzir Imagens

Quas a mesma coisa, mas agora vamos reduzir a imagem já a 640 x 480 em 25%. Original:

Imagem a 640x480

Abra-a no Photoshop, abra a janela Tamanho da imagem. Clique no menu “pixels” ao lado da largura e mude para “porcentagem”. Então altere o valor para 75%. Naquele menu da interpolação, mude para “Bicúbica mais Nítida (melhor para redução).

Redução

Veja que o resultado para reduções é bem melhor que a ampliação.

Resultado da redução

Tamanho do Documento

Aquela segunda seção da janela “Tamanho da Imagem” mostra o tamanho dela para impressão. Note que o valor padrão para altura e largura é em centímetros. Em Resolução, a quantidade de pixels por polegada de imagem, o que altera drasticamente a qualidade da sua impressão.

Para obter uma impressão decente, o mínimo recomendável para quase todos os casos é 300 pixels por polegada. Se você alterar isso, vai notar o grande aumento do arquivo e do tamanho da imagem, já que haverá bem mais pixels.

Lembrando do nosso exemplo anterior do telão LED: é como se passasse de 72 lâmpadas a cada seção, para 300 lâmpadas no mesmo espaço. A qualidade da imagem melhora, mas a tela fica “mais pesada”.

Aumento da resolução
Um aumento nos pixels por polegada aumenta também o tamanho do arquivo de todas as formas.

Supondo que precisamos imprimir uma imagem no tamanho de uma folha sulfite padrão (29,7 x 21 cm), precisaríamos da imagem com 300 dpi (dot per inch, ou pontos por polegada), com as dimensões em cm.

Aumentando o dpi da nossa imagem aqui teríamos um arquivo de 8334 x 6250! Mas veja que o “Tamanho do Documento” ficou inalterado.

Então é só alterar o tamanho também para o necessário. Para manter a proporção da imagem, teríamos que deixar em 28 x 21 cm, ou mudar um pouquinho a proporção para preencher tudo. O tamanho do arquivo muda pra 3307 x 2480.

Tamanho do documento e dimensões alteradas

Mesmo assim, a imagem aumentou de tamanho, por isso o ideal é sempre ter imagens bem grandes quando for trabalhar com impressões desse tamanho.

Você pode escolher desmarcar a caixa “Restaurar Resolução da Imagem” e mudar só a resolução, mas haverá uma grande redução no tamanho da imagem – por isso o ideal é começar a trabalhar com imagens bem grandes quando for imprimir. Se ela não tiver o tamanho ideal para o tipo de impressão que você quer fazer, não há muito o que remediar.

Imagem: Przemyslaw Szczepanski 

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

1 Comentário

  1. Parabéns por mais um ótimo tutorial.
    Acho que esta parte de DPI poderia ter um artigo dedicado apenas para ele, pois as pessoas confundem muito o uso disso, acham que isso reflete na qualidade da imagem em todos os casos, quando na verdade é apenas na parte de impressão do documento.

Deixe um Comentário

Pin